sexta-feira, 30 de novembro de 2018

“Carta” revela detalhes inéditos do caso SIMO e a opção Euronet

A SIMO terá de desembolsar, para a implementação da solução Euronet, perto de 7 Milhões de USD, mais 2 Milhōes do que a BizFirst estava a cobrar para licenciar de forma vitalícia o software Bizswich, que estava na posse da Interbancos. Os 7 milhões de USD correspondem ao valor total do contrato proposto com a Euronet Worldwide e engloba “um licenciamento perpétuo, manutenção e suporte, implementação, bem como os custos de deslocação e hospedagem dos recursos da Euronet”. Os dados constam de um “memo” a que “Carta” teve acesso. O documento mostra, em detalhe, os contornos do caso e as opções avaliadas pela SIMO quando em Abril iniciou contactos com outros provedores do serviço.
A solução Bizswich esteve em funcionamento na Interbancos durante o período em que a instituição operou em Moçambique. No documento, a SIMO diz que o software fazia parte dos activos adquiridos com a aquisição da Interbancos. Quando a SIMO engoliu a Interbancos, ela assinou com a BizFirst uma adenda ao contrato de manutenção com validade até Junho de 2019. Mas essa adenda apresentava limitantes. O software só podia estar instalado nos servidores da Interbancos em Maputo e o SIMO só podia aceder ao Software se celebrasse com a BizFirst um novo contrato de licenciamento para a licença de utilização vitalícia do software no valor de 5 Milhões de Euros sem período de exclusividade. Opcionalmente, um acordo contemplaria uma licença de utilização vitalícia do software com período de exclusividade de 3 anos no valor de 2 Milhões de Euros.
Os gestores do SIMO não gostaram destas propostas e partiram ao ataque: encontrar um provedor alternativo. A busca começou em Abril. Por convite, foram contactadas a Progressoft da Jordânia, a  OpenWay da Rússia e a Euronet dos EUA. Durante os meses de Maio e Junho, a SIMO manteve discussões técnicas com as 3 provedoras. A empresa jordana exigia pouco mais de 1 milhão de USD para implementar a sua solução. A Open Way não apresentou nem proposta técnica nem financeira.
A solução Euronet começou a ser tratada em finais de Junho. No passado mês de Outubro houve viagens e workshops diversos onde a solução foi apresentada. A Euronet submeteu uma proposta técnica e financeira em finais de Outubro. A SIMO optou por esta proposta pois ela apresentava produtos ainda não implementados em Mocambique como é o caso do contactless. A SIMO também considerou positivo o facto de a Euronet apresentar serviços adicionais que o software da Bizfirst não apresenta, nomeadamente: certificação UnionPay (Acquiring e Issuing), certificação Mastercard Acquiring e Issuing), certificação Dinners (Acquiring) e certificação Amex (Acquiring). Por outro lado, em termos de terminais de pagamento ATM e POSs, a solução apresenta a funcionalidade de remote key load, fazendo com que as chaves criptográficas dos terminais possam ser carregadas sem custos de deslocação. A única desvantagem identificada foi que o preço do licenciamento e implementação era superior que o da Progressoft. Ou seja, o preço da Progressoft era estranhamente tão inferior. E a OpenWay nunca apresentou nada.
Ontem, “Carta” apurou que o Banco de Moçambique iniciou já contactos com a Euronet visando a sua contratação. Os contactos estão ainda numa fase preliminar mas confirmam o que o Governador do BM, Rogério Zandamela, foi dizer no Parlamento na semana passada: que estavam a caminho de Maputo consultores ligados a uma empresa, que não revelou, para estudar a alternativa ao apagão. Esse estudo já estava afinal em curso desde Junho. E, com a Euronet, só faltava a assinatura do contrato relevante. (Marcelo Mosse)
A verdade nunca Morre
Ler 1812 vezes
A AMECOM organiza esta tarde um debate sobre o sistema de pagamentos nacional, na ressaca do caso SIMO-BizFirsts. O evento, em parceria com a Associação Moçambicana de Bancos e a SIMO, servirá para uma discussão da problemática e a busca de soluções. Trata-se de um evento irrelevante pois a solução ja foi encontrada sem debate, como revela hoje a manchete da "Carta".
CARTAMZ.COM
A SIMO terá de desembolsar, para a implementação da solução Euronet, perto de 7 Milhões de USD, mais 2 Milhōes do que a BizFirst estava a cobrar para...
Comentários
Herminio Muiambo Solução encontrada sem debate e debate para tentar "mostrar serviço".
AMECON está fora do prazo!
Gerir
Domus Oikos Coisas banais pra nos deixar com apagão. Coisas simples para negociar sem brigas. Mais gestores.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Sic Spirou Zandamela foi ao país onde ele tinha a residência antes de vir a Moçambique. Interessante essa coincidência... Mas tirando isso, parece que pelos serviços que essa Euronet oferece, pode valer a pena, na onda de que o barato podia sair caro.... Há que entretanto começar a pensar se em software local, ou não temos massa cerebral pra construir isso?!
Gerir
Valter Tale Sic Spirou tenho discutido isso com a minha turma. Seria uma óptima alternativa. Como não sou informático tenho cá as minhas dúvidas. Se a BIZFIRST mesmo sendo "uma empresa sem expressão" fe-lo, e tem gerido durante tantos anos.
Gerir
Sic Spirou Sem dúvidas um tema muito interessante e actual.
Gerir
Tato Tomocene Uma coisa k mi espanta fizemos informática porque? Estes que fizeram informática deveriam começar a usar o cérebro pha tal
Gerir
Responder11 h
Joacheim Tembe Sic Spirou Nem supermercado, lojinha da esquina, bar do mavie, do chavane ou sei lá usam softwares locais.
Gerir
Responder11 h
Sic Spirou Por isso Mavie faliu. Lhe avisamos da necessidade de colocar modernidade na gestão e negou.
Gerir
Responder11 h
Manjate Custodio PALMAS para uma solução viavel e bom.
Gerir
Eliha Bukeni Caro MM, no post do "Carta", sugiro que coloque os valores na mesma moeda. Por um lado, refere-se que o contrato com a Euronet custa 7 milhões de USD e o da Bizfirst custa 5 milhões EUR e diz que, tal representa um valor adicional de 2 milhões de USD. Não está correcto porque 5 milhões de EUR são pouco mais de 6 milhões de USD!
Gerir
Marcelo Mosse Boa observacao. Vou consultar os papeis para rectificar. Obrigado.
Gerir
Joao Mazivila Antonio Então não publique sem certeza, estas a tomar partido, isso não nos ajuda como Povo
Gerir
Valter Tale Joao Mazivila Antonio é só levar a maquina de calcular e ver quanto é que dá.
Gerir
Joao Mazivila Antonio Quem disse que sei calcular
Gerir
Lourenco Mabuie Espero que os custos dos serviços não sufoquem o pacato utente dos serviços. Porque daqui a pouco vira aquele discurso " alguem tem de suportar esses serviços de ponta, a demais quem do que recebe nada sobra, digo o que ganha salário mínimo não precisa ter conta bancaria"...''
Gerir
Lourenco Mabuie Exemplos não faltam: - Construímos a ponte e depois calculamos ou pelo menos 48horas da inauguração anunciamos o valor da portagem.
Gerir
Rui Costa Cancelaram o encontro por causa da temperatura???? Ou o patricionador das chamussas para o Intervalo falhou ??
Mas que embaraço ridículo . Por estas e por outras nunca haverá uma Ordem dos Economistas no País .
Gerir
Responder23 h
CARTAMZ.COM
O Governador do Banco de Moçambique aproveitou uma aparição pública em Quelimane para dar o tiro final na nuca da sua credibilidade. Esta já andava de...
Comentários
Leo D. P. Viegas Texto interessante. Poderia ser muito melhor ajudando clarificar muitos zonas cinzentas. Ate aqui ainda estamos entre disse e nao disse ou seja a palavra do governador e dos seus detractores. Seria interessante saber sobre os posicionamentos de figuras ilustres e antigos governantes que sao por sinal PCAs da banca comercial (Tomas Salomao Standard Bank; Luisa Diogo - Barclays; Tobias Dai - Letsego; Namburete - ?; Mario Machungo - ?; entre outros). Tambem seria bom ouvir o Primeiro Ministro ou seu representante, etc. Ha muita coisa a explorar entrevistando estes actores. O que eles pensam, como nacionais e antigos governantes e membros seniores do partido no poder, sobre as decisoes do governador do banco central? , etc, etc. Minha modesta opiniao! Bom dia!
Gerir
Amonge Rafael Macuacua São esses lobistas que estão a tramar o homem que só deve estar a estragar as boladas deles.
Gerir
Sic Spirou Assim ele deve relaxar no excesso de zelo das regras bancárias?! 😯
Gerir
Antonio Sandramo Para entendermos o problema devemos entender a sua origem. 
Quem é a Biz first? 
Como aparece no mercado? 

Sendo a Biz First uma Empresa pequena, como é que operadores nacionais chegaram identificar e ter preferência pela Biz first? 
Quando e como foi assinado o contracto com a Biz first!?
O que se pode falar sobre a qualidade desse contracto?
Quem foi que elaborou o contracto?
A ação ou não do Zandamela vem muito depois e não podemos resolver esse problema através de uma análise complementar do papel do Governador de Moçambique.
Gerir
Ido Alfred Sic Spirou parace é o que OSC ( algumas organizacoes da sociedades civil) querem.
E querem o fora do BM .
Nunca vi um governador do BM desde da independencia sendo atacado como o actual ele disolveu um intervencionou um e esta a reorganizar a Banca Electronica nacional e zagiiii querem o fora dai. 

E o que aconteceu com malta " bepede", "beceemi", "credicupi" foi algo normal para as OSC.
Eu estou com o Zandamela.
Gerir
Sic Spirou osc são quem mesmo... Tsc
Gerir
Ido Alfred Sic Spirou organizacao sociedade civil
Gerir
Sic Spirou Ido Alfred a pergunta não é essa hehehehehe
Gerir
Ido Alfred Sic Spirou são nada ...lol
Gerir
Edmu Joao Panguene Eu estou com RZ este é o melhor governador do BM que o país tem nas últimas décadas.
Gerir
Gervasioa Absolone Chambo Andamos a pensar mal do RZ como se os bancos fossem boas instituições. É mentira. Se os bancos não forem bem apertados por um homem forte como este senhor, vos digo que iriamos chorar até suicidar-nos como ocorre com os titulares de financiamentos imobiliários na Espanha. Os bancos não sao amigos de ninguém mas sim, ladrões engravatados. Registem isso.
Gerir
Responder2 dia(s)Editado
Zitox Fox 👏👏👏👏👏O tempo é que vai dar razão ao RZ, pena porque ele não pode dizer tudo mas alguma coisa sabe acerca do negócio da SIMO e Bizfirst nós é que nos mantemos distraídos há mais de 20 anos.
Gerir
Clâudio Manuel Teixeira Teixeira Eu apoio RZ não podemos continuar a ser espoliados.É o melhor governador que o banco de mocambique já teve. se o bci pagou num aps milhoes de dolares porque é que não melhora salários dos seus colaboradores.
Gerir
Stélio Jeremias Pegou pesado MM
Gerir
Moises Salomao Mazivila Gostava que dissesses algo relacionado com este contrato da Biz First, falar de valores e se não existe no mercado empresas com maior capacidade técnica e com preços mais competitivos? Talvez preços mais competitivos iria reduzir os custos deste serviços.
Gerir
voltar ao t

Sem comentários: