quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Tese sobre presidências abertas de Guebuza sai em formato de livro

Tese sobre presidências abertas de Guebuza sai em formato de livro
Presidências Abertas e Inclusivas como Estratégia de Comunicação Governamental é o título do livro da Stélia Neta, a ser lançado amanhã em Maputo.
Uma marca da governação de Armando Guebuza entre os anos 2005 e 2015, as presidências abertas – nome dado às visitas de trabalho do Presidente da Repúblicas pelas províncias – inspiraram uma tese de douramento em Ciências da Comunicação, defendida na Universidade da Beira Interior (Portugal) pela Stélia Neta, em 2017. Um ano depois, a tese foi adaptada em livro, sob a chancela da Alcance Editores.
Com o título “As Presidências Abertas e Inclusivas como Estratégia de Comunicação Governamental”, o livro faz notar que Armando Guebuza instaurou um ciclo de grande proximidade com os cidadãos através da estratégia conhecida por Presidência Aberta e Inclusiva, “em que o mais alto magistrado da nação abandona a Ponta Vermelha para governar o país a partir de locais humildes, em diversas partes do território”.
A autora conclui que, enquanto estratégia de relações públicas governamentais, as presidências abertas desempenharam um importante papel no esforço de construção da identidade nacional. “Estamos perante uma estratégia que se investe na aproximação da elite política ao povo, na tentativa de encetar um relacionamento de confiança, de participação política e a cooperação entre o Governo e seu povo”, escreve a autora.  
Stélia Neta diz ainda que aquela iniciativa de governação possibilitou uma comunicação sem intermediação entre os populares e o Presidente da República. “Toda a retórica presidencial soube potenciar e estimular os valores da moçambicanidade, com potenciais efeitos redutores nas diferenças étnicas entre a população. O sentido de pertença a um Estado uno e indivisível foi bastante explorado pelo discurso do Presidente”, que sempre recorria à primeira pessoa do plural (nós moçambicanos…). Os discursos de Armando Guebuza serviram também para estabelecer uma comunicação bilateral mais próxima e efectiva junto do cidadão, através da descentralização e reforço da administração local do Estado.
Membro do Conselho Universitário da UEM e do Conselho Nacional do Ensino Superior, Stélia Neta é doutorada em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação Estratégica pela Universidade da Beira Interior e licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra.
O País
13 h
A autora conclui que, enquanto estratégia de relações públicas governamentais, as presidências abertas desempenharam um importante papel no esforço de construção da identidade nacional
OPAIS.SAPO.MZ
Com o título “As Presidências Abertas e Inclusivas como Estratégia de Comunicação Governamental”, o livro faz notar que Armando Guebuza instaurou um ciclo de grande proximidade com os cidadãos através da estratégia.
Comentários
Enock Adriano Tudo fez em Portugal então só assistia pela tv não viveu de perto a palhaçada.
Gerir
Responder13 h
Aurelio Macamo Qual essa identidade nacional qual é que é?
Identidade de pais mais #endividado do mundo?
Identidade de introdução de #Passagens automáticas no sistema nacional de ensino?

Ou identidade de criação de #esquadrões da morte?
Gerir
Responder12 hEditado
Sonil Joanguete Desculpas ...não tive oportunidade de ler a tese mas o desenvolvimento da notícia já da para preparar risadas...
Gerir
Responder12 hEditado
Luis Munharo Aguardada a tese e mererá um bj meu de nunca mas será apreciada por leitores legs mesmo? Estou ceptico. Mas sera que vai constar o custo de Cada helicopter?
Gerir
Responder11 hEditado
Fernando Firmino Esse estudo fala realmente de Moçambique?!?! As conclusões são muito suspeitas.
Gerir
Responder9 h
Fernando Cuche Gostaria de ler chara
Gerir
Responder2 h
Issufo Chona Ela fala das dividas que ele criou e que desgracou mocambique...
Gerir
Responder1 h
Moises Mulhovo Outras coisas nem da pra explicar,o ex presidente já tem livro que defende a mão conduta
Gerir
Responder48 min
Stellio Renovado Que identidade? Qando se fechava escolas primarias e se obrigava os professores a ir as presidencias abertas e...so pra nao alongar a lista é grande, estavam la patentes a identidade?
Gerir
Responder11 h
Linov Milicevic Espero que o custo (Principalmente em aluguer de helicopteros) das ditas presidencias tenha tambem sido estudado
Gerir
Responder1 h
Americo Antonio Baloi Espero que o livro não seja beija mão no seu discurso visto que hoje em dia são poucos investigadores que depois da pesquisa tragam a realidade dos factos muito mas quando for ligado aos membros F.
Gerir
Responder12 h
Mathause Sithoye Pesquisa é pesquisa! Eu não retiro o mérito do estudo em si. Gostaria é de ver a tese, para ler a justificava, para entender as motivações na abordagem deste tema, porque, ao que me parece e a avaliar pelos comentários, não é de interesse para alguns Moçambicanos.
Gerir
Responder1 hEditado
Elvino Dias moçambicano é um caso de estudo. uma conclusão que não carece de ser objecto de tese
Gerir
Responder13 h
Antonio Alicete Forte comentário. Em paucas palavras disse muito
Gerir
Responder1 h
DA Silva Sisal Arrííí... 
O problema de confudir o patriotismo com partidismo dá nisso...
Gerir
Responder3 h
Luis Munharo Afinal o livro ja saiu! !! Lançamento foi hoje no Jornal da manha. Esta moz nao tem nada de ciencia!
Gerir
Responder1 h
Ivo Standy Doctora! Escreva coisas serias, nos nao quremos escrever atua.
Gerir
Responder3 h
Nelito Gungunhana Graxismo só...talvez para justificar a bolsa, também fruto do graxismo. Só quero ver a parte da dedicatória e agradecimentos🙈🙈
Gerir
Responder12 hEditado
Feliciano Pedro Nelito Gungunhana andas muito inspirado.
Gerir
Responder12 h
Inacio Arnaldo Mazive Só os cegos é que se sentem chocados pelas presidências abertas. Todos aqueles que falam mal deste exercício são da oposição.
Gerir
Responder11 h
Xavier Caetano Nicy Assim é o seu pensamento,quem critica é da oposição..! Já estás batizado como esta política, LAMENTO
Gerir
Responder44 min
Aca Alfande Duvido... concordaria chamar tese da politiquisse. Gastou rios de dinheiro sem impacto nenhuma.
Gerir
Responder12 h
Patricio Saide Ernesto Albino a stora Machonisse ia gostar muito de ver isso! 😉
Vou querer esse livro, muito interessante...
Gerir
Responder13 h
Patricio Saide se prestares atenção reconhecerás essa cara! Hahaha
Gerir
Responder13 hEditado
Ernesto Albino TUDO QUE ENTRA NOME DE GUEBUZA, NAO PODE SER BOM. KKKKK
Gerir
Responder13 h
Patricio Saide Tiago meu amigo, porque será que tens essa senhora na memória! 😂😂
Gerir
Responder13 h
Ernesto Albino Actual das f"inanças "
Gerir
Responder13 h
Ernesto Albino 😂😂😅😅😅😅😅😅
Gerir
Responder13 h
Patricio Saide Há aspectos vantajosos inegáveis que as presidências abertas proporcionaram [olhe—se do ponto de vista científico]...
Mas há um "follow up" que foi profundamente negligenciado! E é aí onde se derrubou e ofuscou—se todo esforço de Relações Públicas... 😉
Gerir
Responder13 h
Ernesto Albino estava a ver um documentario sobre a vida e obra de fidel castro. onde se aborda essa questão de ''presidenciais abertas'', e no contexto dele , foi de grande valia pois , usava essa estrategia com o intuito de colher e discutir os assuntos do povo cubano..mas aqui no meu pais onde so se faz para o ingles ver, . so podemos.......
Gerir
Responder12 h
Jr MrBrightside Ribeiro Mas é claro que tiraria essa conclusão! Tsk
Gerir
Responder12 h
Francisco JoseKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk finalmente....!!
Gerir
Responder13 h
Abdul Gafar Baltazar Brincadera de mau gosto....
Gerir
Responder4 h
Sergio Sitoe Deu espaço a corrupção foi bom em parte
Gerir
Responder11 h
Luis Paulo Deu abertura rumo ao caminho d corrupçao acelerado.
Gerir
Responder2 h
Marcio Dias Parabens stelia👍
Gerir
Responder11 h
Responder10 h
Growene Mugas Como ter essa obra???
Gerir
Responder12 h
Pascoal Victorino Tese mesmo? Kkkkkkk.
Gerir
Responder13 h
Joao Cabral .....da-se!
Gerir
Responder13 h
Responder2 h
Tchalshy Belocati So em sua casa
Gerir
Responder11 h
Antonio Milane Ispirto de beija mão
Gerir
Responder12 h
Paulão Pinto Lambebota
Gerir
Responder12 h

Sem comentários: