terça-feira, 18 de setembro de 2018

NUNCA NINGUÉM SE AFOGOU EM SEU PRÓPRIO SUOR

A imagem pode conter: texto
Egidio Vaz

19 h ·

Quando amanhã, dia 18 de setembro, o Presidente Nyusi terminar a visita oficial em Nampula, terá completado um mês na “rua”.

Pequim, Beira, Tica - Buzi, Roma, Vaticano e ainda uma viagem “não avisada“ a Genebra; Cidade de Nampula, Ilha de Moçambique, Monapo e Mossuril. No rasto do seu périplo, Nyusi apresenta ao seu povo, um combinado de resultados de fazer engordar a vista. Mas é sobretudo no seu método e na forma de trabalhar que Nyusi faz jus ao sentido de “trabalho árduo”.

Como se diz na gíria militar, “nunca ninguém se afogou em seu próprio suor”. Em palavras simples, o trabalho árduo não mata; pelo contrário, compensa. De Pequim a Mossuril, as notícias a que temos acedido apenas confirmam a verdade contida na tirada de Manoj Arora, empresário indiano em Tecnologias de Informação e famoso autor do “From the Rat Race to Financial Freedom” (da corrida à liberdade financeira): "Ideias não fazem o trabalho. É você quem deve fazê-lo".

Da China, onde conseguiu significativos ganhos para o desenvolvimento do país no âmbito do Fórum Africa China, Nyusi rumou ao Vaticano para falar com o Santo Padre, Papa Francisco, levando a agenda da paz na manga. Até conseguiu o SIM do Santo Padre, à um convite por ele formulado para visitar Moçambique. Ninguém deveria ficar indiferente à notícia. O poder de influência da diplomacia Católica na face da terra é aparatoso, forte e determinante. E no contexto dos processos de Paz e Reconciliação por que o país atravessa, a visita sabe(rá) a uma bênção; trinta anos depois do Papa João Paulo II ter visitado o país (setembro de 1988); ele que também lançou as sementes para o processo negocial que levara a assinatura do Acordo Geral da Paz em 1992, igualmente auspiciado pela Igreja Católica através da Comunidade de Sant’Egídio (eu neste caso, risos).

Mas antes do Vaticano, o Presidente Filipe Nyusi escalou Beira para inaugurar uma infraestrutura que vai aliviar a população da Beira do sofrimento causado pelas inundações. E ainda teve tempo para inaugurar a asfaltagem da estrada Tica-Búzi; um feito aguardado pelos Buzenses desde a independência nacional.

Mal se recompôs do “Jet Lag” chinês e das mais de 10 horas de voo para o Vaticano, ei-lo que nos saúda a partir do Moçambique profundo – aos que não sabem, chama-se Jet Lag ao distúrbio temporário do sono, mas não temporário o suficiente para muitos viajantes. Por exemplo, se estiver a voar de Maputo a Pequim, para uma viagem de 10 dias, pode levar de seis até nove dias para se recuperar totalmente. Isso porque pode levar até um dia para cada fuso horário atravessado para que o seu corpo se ajuste à hora local.
Em Nampula, Nyusi não está para bagatelas. Está mesmo para grandes entregas. 90 mil carteiras para a província, numa aposta certeira de tirar toda a criança moçambicana do chão, até 2019.

E Gaza será a primeira província com défice zero em termos de carteiras! Um milhão de crianças já estão sentadas na carteira até hoje. Um feito magnânimo, inimaginável em tempos de carência como os nossos! Um feito que faz justiça ao lema “com a força de vontade e trabalho árduo, tudo é possível”. E neste caso específico, tudo começou com a Operação Tronco! Confiscar a madeira de larápios e criminosos; incumpridores de leis e operadores ilegais, vender uma parte e transformar o resto em bem útil as crianças, ao ensino à dignidade humana. Quanta visão!

Mas não é só isso. Em Nampula, o Presidente da República inaugurou ontem, Domingo, O MAIOR ARMAZÉM DE MEDICAMENTOS DO PAIS. Trata-se de uma infraestrutura construída de raiz, com uma área de 3625 metros quadrados e capacidade para armazenar medicamentos por um período de 9 meses. Toda a região norte e centro do país serão assistidas por este armazém: Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, poupando cerca de 120 milhões de meticais por ano, dos cofres do Estado, quando comparado com o ciclo de distribuição de Medicamentos anterior, que pressupunha o envio de Medicamentos a partir do Armazém de Medicamentos do Zimpeto, em Maputo.

Trabalho árduo não é conversa fiada. Há quem de facto esteja a fazê-lo. Inspiremo-nos nele.

“Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada” William Cowper (1731 – 1800), poeta inglês. Daí que os brasileiros entendem que "cabeça vazia, oficina do diabo".

E para quem vive permanentemente com a cabeça virada para a garrafeira, dificilmente vai entender o que escrevi.




88 comentários
20 partilhas
224224

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Mouzinho Zacarias Egídio Vaz, meu caro amigo,nhusi foi eleito para trabalhar e servir o povo...o não vejo milagre o que senhor escreveu
30Gerir


Gosto · 19 h

Ocultar 20 respostas



Egidio Vaz Não falei de milagre nenhum. E não irás encontrar tal palavra em nenhuma parte do meu texto. Admiro porque estás a comentar se não viste milagre.
5Gerir


Gosto · 19 h


Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ...deixe nhusi trabalhar e cumprir seu mandato...ele não te pediu elogios
15Gerir


Gosto · 19 h


Sic Spirou antagônicos sempre. eheheh
5Gerir


Gosto · 19 h


DellaCerda Langa E nao pediu mesmo. Hehehehehr
5Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Mouzinho Zacarias saber elogiar não é para qualquer um. Vem do berço...ser grato. Dar feedback positivo; encorajar; estimular...isso não é qualquer um que sabe fazer. Ora, insultar, estar sempre mal humorado, etc, é tipico de Velhos de Rastelo do Facebook, algo que muitos aprendem a fazer rapidamente. Abraços meu irmão; evite falar comigo hoje ta?
16Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Egidio Vaz DellaCerda Langa assim está "fulo" por reconhecer os bons resultados da sua governação. Hehehehe
2Gerir


Gosto · 19 h


Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ...estas nervoso ninguém te insultou irmão...não te esqueças que nhusi é nosso presidente também...fica calmo e beba um duplo de whisky...um abraço
7Gerir


Gosto · 19 h · Editado


Egidio Vaz Mouzinho Zacarias já não bebo. E não disse nada de novo eu. Então, fica calmoGerir


Gosto · 19 h


Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ....estou calmo mano...
2Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Mouzinho Zacarias então mantenha esse estado emocional. Abraços. Até amanhã. Pelo menos neste meu mural.Gerir


Gosto · 19 h


Rafael Este mural... Já não discute ideias, mas pessoas... Decadente.
7Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Rafael tú, Mouzinho Zacarias e outros piolhos vêm aqui discutir pessoas. E depois reclamam. O normal era bloquear-vos, pois não? Julgo que estou atrasado neste aspecto.
4Gerir


Gosto · 19 h


Abdullah Afonso Aba Assim em moçambiqie no teu olhar ta tudo bem aqueles compatriotas de capirizange que perderam suas vidas é por causa de ma governação ,pobreza absoluta provacada por estes senhores e vir elogiar é hipocrisia e lambebotismo sem precedente...agora fora ninguem fala bem desses gajus agora se quer fazer uma lavagem cerebral que faça o povo vai decidir no 10/10,antes te adimirava muito agora uma decepção nao sei que tipo de osso te deram para roer.o povo em primeiro lugar.
4Gerir


Gosto · 19 h


Rafael Egidio Vaz, eu levantei esse problema: de discutir-se pessoas e sou eu mesmo as quem discute? Releia meu comentário. Sobre bloqueio, faça como desejar. Aqui. No WhatsApp, Twitter, Instagram etc..
5Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Abdullah Afonso Aba é tudo o que sabes dizer?Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Rafael ok. Estou cansadissimo. Os tipos vêm aqui apenas para insultar. Acho que devo estar a dever-lhes algo em outra vida. Entendi mal a tua colocação, pelo que peço desculpas.
2Gerir


Gosto · 19 h


Tesoura Júlio Tuboi Mouzinho Zacarias kkķkkkkkkGerir


Gosto · 18 h


Guilherme Noronha Todo o trabalhador e pago para trabalhar, todavia é preciso e é importante motivar o trabalhador, incentivar, estimular. Parabenizar o trabalhar por cumprir com suas obrigações e uma das formas de motiva-lo a fazer mais e melhor.Gerir


Gosto · 16 h


Paula Chiuenda So vim ler os comentários
1Gerir


Gosto · 14 h


Tiago Sith Elogiar é bom mas lamber botas é triste, é lamentável, e sinceramente nesse texto não há elogios mas sim lambibotismo, o presidente tem feito boas obras como também tem feito más, mas o que se tenta transmitir no post é uma imagem dum presidente "messias" e "enviado de deus" e isso é lambibotismo, por favor se lamber é a única via de sobrevivência ao menos vamos lamber com moderação... Tudo em excesso prejudica....
5Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Estevao Simoes Ya sapato denuncia k percorreu km ao encontro do liderGerir


Gosto · 19 h


Amar Azevedo É dever de quem ocupa o cargo de Presidente da República. Não vejo nada de extraordinário.
12Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Pois é. É sua obrigação. Disse algo diferente? O meu apelo foi simples. Que com o exemplo que ele nos dá, que também nos inspiremos nele para fazer a nossa parte. Foi apenas isso que pedi aos que ainda não fazem a sua parte, que é trabalhar duro para atingir seus objectivos. Algum mal nesse apelo? Algum mal em usar a figura do chefe do estado como exemplo? A nossa sociedade precisa de role-models; modelos que sirvam de exemplo. É isso que tentei fazer aqui.
4Gerir


Gosto · 19 h


Julio Lacitela Ele é pago para isso. Tem avião património do estado para isso. O que é extraordinário aqui?
3Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Julio Lacitela é normal que tu não vejas algo extraordinário. Mas o que te deve preocupar é a tua dificuldade em comoreender textos menos complexos. Pensei que fosse fácil entender do que estava pedir com esse texto. Deves te esforçar para superar essas lacunas. Para o teu próprio bem.
5Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Julio Lacitela Egidio Vaz Nao vou e nao quero testar o sabor da pomada no sapato do presidente.
1Gerir


Gosto · 10 h


Ildo Dombe Egídio Vaz, daqui algum tempo, as pessoas vão começar a não ler os seu posts ! elogios são normais mas há exagero da tua parte ultimamente tens nos trazido quase mesma coisa o pior é a escova que estás a usar é tão forte que acaba por aleijar os leitores!
26Gerir


Gosto · 19 h


Danilo Tiago Ilustre Egidio Vaz, o Presidente Nyusi está a fazer mais do que a sua obrigação? Como Docente Universitário exige - se que seja permanentemente "informado". Leia mais obras de Ciência Política e Direito Constitucional para perceber melhor as obrigações de Presidentes Constitucionalmente eleitos. Não me admira que alguns lhe acusem de "camaleão", há que saber os momentos propícios para elogiar. Abraços
21Gerir


Gosto · 19 h

Ocultar 22 respostas



Egidio Vaz O senhor Danilo Tiago não podia fazer uma critica objectiva?
Mas ok, vamos por partes.
1-As pessoas que fazem bem o seu trabalho, cumprem com suas obrigações não merecem encorajamento, reconhecimento ou estimulo? Essa é uma pergunta cuja resposta é SIM/NÃO.
2- Haverá alguma contradição em reconhecer um empregado peos seus bons prestimos?
3- Para sua informação, se tiversse lido com atenção veria que a minha mensagem está no antepenúltimo parágrafo. Trata-se de um texto motivacional. Serve para elevar a motivação pública em prol de um bem ou objectivo comum.
2Gerir


Gosto · 19 h


Egidio Vaz Danilo Tiago, a Gradiva Editora, lá para os anos 90-2000 tinham um lema que dizia: "Ha maneiras de ler que são maneiras de ser". Não me alongarei no lema. Fica ao seu critério interpretar da melhor forma...como entender.
1Gerir


Gosto · 19 h


Danilo Tiago Egídio, claro que o PR precisa de incentivos. Precisa de elogios. Mas antes dos elogios é preciso termos em conta que a posição de alto magistrado da nação exige esse trabalho todo. E não sei se é correcto elogiar o PR a cada dever que este exerce sob a batuta do cargo desempenha, pode confundir - se aquilo que os demais tendem a conotá - lo caro amigo. Reconheço o empenho do PR Nyusi, herdar um país de rastos e começar paulatinamente emendar os erros cometidos por outros é próprio de homens da postura do nosso Presidente. Não ponho em causa esta entrega abnegada do Presidente. Estou sim a chamar atenção a si para que não veja em todo cumprimento do "dever presidencial" como oportunidade para elogiar. Não sei se me fiz perceber. Abraços
13Gerir


Gosto · 18 h


Lennon Faque Jr. Danilo Tiago, meus parabéns
1Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Danilo Tiago a que propósito me chamas atenção? Aproveito a sua qualidade de "técnico de elogios". Com que frequência se deve elogiar um colaborador? Na Páscoa? Natal? Aniversário? Ou fim do exercício financeiro?
8Gerir


Gosto · 18 h


Danilo Tiago Não desconverse sei que entendeu e bem a minha mensagem. Abraços Mate.
3Gerir


Gosto · 18 h


Sabino Nhantumbo Danilo Tiago meus parabens. De tano leigo que sou, acabo confundido quando leio certas publicacoes. E' neste meu "leigismo", e no meu entender, que para alem de parabenizarmos o PR " today hora "sobe" aviao, deviamos comecar a procurar fazer as nossas analises sob ponto de vista de resultados nas suas diferentes dimensoes (output, outcome & impact level vis-a-vis sustentabilidade). Mais uma vez, meus parabens
2Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Lukuekue Amani 😅😅😅😅 fazes o teu trabalho sr. VAZ... Pecas por se pronunciar somente quando tratar se de assuntos figurativos... contudo muita força, ainda resulta...😅😅😅😅

Assuntos que assolam a nação se quer fazes menção...
1Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Sergio Baloi Sergio EV eu pessoalmente vou passar agradecer aquela máquina do ATM quando levantar o meu dinheiro.
18Gerir


Gosto · 18 h


Joseph Mata Parece notável existência de fiscalizadoras dos textos partilhados no Facebook, independentemente da mensagem transmitida a intenção é mesmo atirar pedras a cada post feito... parabéns Egidio Vaz pela reflexão em torno da entrega do Presidente em busca de soluções para alavancar o nosso belo Moçambique.
2Gerir


Gosto · 18 h


Danilo Tiago Joseph Mata se eu não te conhecesse miúdo... Kkk
5Gerir


Gosto · 18 h


Joseph Mata Mano DDanilo Tiagoo reconhecimento da entrega, da dedicação e do compromisso é essencial para qualquer colaborador em qualquer área de actuação. O texto que o EEgidio Vaz partilhou noto somente o reconhecimento do esforço que o governo do dia tem feito, em particular neste caso o presidente da República.Gerir


Gosto · 18 h


Aleixo Mandava Sergio Baloi Sergio essa, matou me, de risos.
1Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Joseph Mata sinto que algo pior que mera divergência de opinião esteja a se passar. Tenho que descobrir. Não está sendo concebível que as pessoas vejam mal num singelo apreço ao trabalho e empenho de um homem que chamamos Presidente. Ora porque já é pago para isso, ora porque não está a fazer nada senão seu dever. Mas somos nós todos que gostamos receber um feliz aniversário, um parabéns pelas novas responsabilidades, ou Obrigado pelo amor, etc, etc. Ficamos felizes quando somos eleitos melhores trabalhadores, melhores alunos ou melhor qualquer coisa. Tudo isso não passa das nossas responsabilidades. Uau.
4Gerir


Gosto · 18 h


Joseph Mata Não devemos esquecer que o presidente é um ser humano antes de todas responsabilidades.
1Gerir


Gosto · 18 h


Danilo Tiago Vaz, não perca postura. Sei que é muito inteligente e eu lhe admiro por isso. Não fiz história na UEM talvez se fizesse diria que ter sido seu estudante foi a melhor coisa que me aconteceu na vida. Fiz Direito na UEM, Universidade onde o meu Mate é Docente. O meu penúltimo comentário resume tudo. Não se faça de despercebido. Sei e bem que entendeu a minha mensagem. E comparar elogios consecutivos a elogios que recebemos ao ascender a um cargo ou ao completarmos anos é voluntariamente desproporcional. Foco caro Mestre Vaz, foco. Não se deve elogiar sempre quando sabemos que a pessoa está a cumprir um dever de ofício. Não irei voltar a este post, esmiucei o suficiente o meu Conselho.
3Gerir


Gosto · 18 h


Aleixo Mandava Egidio Vaz acalme ilustre....!Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Egidio Vaz Danilo Tiago o último comentário não era especificamente para si. Era geral, principalmente em linha com o Joseph Mata. De tanto receber ataques no meu próprio mural, já não consigo ver onde devo responder. E se sarceasse alguns falariam de intolerância
6Gerir


Gosto · 17 h


Sergio Baloi Sergio Egidio Vaz então a partir de já começa fazer um trabalho profundo de modo que perceba estás pessoas que mesmo PR fazer estas coisas que não sua opinião merece enaltecimento...o porque de as pessoas não o fazem? Alguma coisa esta errado não achas?
1Gerir


Gosto · 17 h


Aleixo Mandava Egidio Vaz mano. É as vezes você exagera nos teus elogios.
2Gerir


Gosto · 17 h


Sergio Baloi Sergio Egidio Vaz as pessoas estão descontentes com política pública Moçambicano , as pessoas não se re-ve no atual modelo de gestão governamental.... colocar isso na sua cabeça...por isso quando você vê com bajulanmento dizemos que você é meio palhaço...por isso muitos a preocupação é saber a marca da sua escova.
3Gerir


Gosto · 17 h


Lukuekue Amani Egidio Vaz é muito simples... cá na nossa pátria amada se pudéssemos trocar essas visitas e viagens constantes do Presidente da República por soluções claras de nossos problemas já era muito.

As fotos são boas somente para arquivos...
1Gerir


Gosto · 15 h


Adelino Buque Francamente! Nao conseguem ver nada de extraordinario quando o PR faz um mes de bagagem as costas!? Sejamos honestos e serios.
4Gerir


Gosto · 19 h


Moulinho Lehuany Adelino Buque realmente, este país tá mal, apenas sabe atacar....e não trabalham.
1Gerir


Gosto · 16 h


Nkulu Wa Munu Wow... que trabalhoso, ter acessores para tudo e mais alguma coisa e depois dar uma volta pelo mundo. É mesmo de se parabenizar pelo esforço 😂
2Gerir


Gosto · 15 h


Moulinho Lehuany O esforço deve também de pensar bem e depois escrever bem.
1Gerir


Gosto · 6 h


Bilis Soda Presidente Nhusi exemplo de homem comprometido com as suas obrigações. Muito bomGerir


Gosto · 19 h


Cristo Pedro Mawai Jr. FAÇAM O FAVOR DE DEIXAR O NOSSO(vosso) Deus trabalhar,ele existe pra isso.Gerir

2


Gosto · 19 h


Julio Lacitela Em Nampula está também Na rua?
3Gerir


Gosto · 19 h


Mwene Ma Viye Ser lambe botas é igual a prostituir-se. Sim isso mesmo prostituir-se.
8Gerir


Gosto · 19 h


Abel Nort Coitado do presidente Nyusi! Ele deve estar passando fome, sede, e dormindo na rua de tanto trabalhar. Oremos por ele pessoal
21Gerir


Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
· 19 h · Editado


Adelino Buque Respeitar o seu ponto de vista e... Oremos!
2Gerir


Gosto · 18 h


Momade Braimo Ahahahahaha.Gerir


Gosto · 18 h


Txio Theo Matsule Mas esperava outra coisa?
É tarefa dele esse. Não esquece que somos o patrão dele...
3Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Txio Theo Matsule um patrão não pode elogiar um servente quando este faz um belo trabalho? Tu não fazes isso?
1Gerir


Gosto · 18 h


Txio Theo Matsule Mano.
O empregado quando pediu emprego disse que ia fazer isso. E já?
6Gerir


Gosto · 18 h


Manuelinho Albino Soares no próximo mandato em 2020, quem sabe, o ilustre E.V. não será Ministro na Presidência para Assuntos Biográficos...
2Gerir


Gosto · 17 h


Lino Seye Isto é mesmo que agradecer uma atm por aceitar a operação de levantamento de dinheiro que a pessoa depositou, mais não digo.
5Gerir


Gosto · 18 h


Jorge Mario Jorge Lino Seye muito obrigadoGerir


Gosto · 18 h


Ismael Chutumia Agenda carregada, nada mais. Por vezes acontece, normal.
1Gerir


Gosto · 18 h


Jose Waite Ser presidente da República não é obrigatório, é de sua livre vontade, concorreu e foi eleito, querendo ele pode deixar da mesma forma que voluntariou-se para o ser. Não é nenhum favor que ele está fazer e não passa mais do que o dever dele para com seu mandatário(povo). Se não seria vão a sua eleição.
5Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Davio David O povo está afogado nas dívidas dos outros.
2Gerir


Gosto · 18 h


Catman Mandlazi Grande Homem este. A Paz é a sua marca registada. Bem haja FJNGerir


Gosto · 18 h


Marcio Morais Well done Mr President.Gerir


Gosto · 18 h


Geraldo Manjate Que tal elogiar também este tipo de trabalhadoras?, trabalham também duro, sem AC, Caviare, agua mineral, transporte de luxo, nem sabe o que é avião...acordam as 3 ou 4 da matina caminham todo " Xilunguine" para por o pão na mesa, contrariamente ao nosso "empregado" Nhusy, este tem tudo de bom, vamos variar um pouco elas tambem merecem conforto.Gerir

26


Gosto · 18 h


Armandinho Caula Não entendi o porque de elogiar um PR por inaugurar um armazem de medicamentos, sair para ir passear a Roma e outras províncias, com direito a perdiem e tudo. Kkkkkk
10Gerir


Gosto · 18 h


Zefanias Macicane Acho que ate o proprio PR fica nhenhentsado com o teu escovismo
27Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Zefanias Macicane nyenyetsado estas tu. E não escrevi para ele. 😜
4Gerir


Gosto · 18 h


Moses Filho Deixe esse paspalho meu caro Vaz, quem se sente mal, que pule fora.
Está habituado com gente que se sabe criticar e rebaixar os que trabalham e colocam suas ideias.
É preciso elogiar quem faz alguma coisa para o bem.Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Jorge Mario Jorge Ai vem o nosso ministro sem pasta! Ou seja... o bombeiro!
11Gerir


Gosto · 18 h


Aghast Alili Oremos pelo nosso presidente, vai voltar magro de tanto trabalho!
3Gerir


Gosto · 18 h


Nelson Aires Johane É preciso reconhecer e enaltecer a entrega abnegada do Presidente.Gerir


Gosto · 18 h


Armandinho Caula Nelson Aires Johane, se ele jurou essa entrega. Alias, ele está a trabalhar para merecer as regalias e benesses que o damos!!! Vocês paaaa. Até quando esse comportamento de escova?
3Gerir


Gosto · 18 h


Joaquim Micas Isso não se difere de elogiar o Governo X por ter construído uma estrada ali ou acolá, se eles não o fizerem quem irá o fazer?? Ele está a fazer nada mais que a obrigação dele, ponto final.Gerir


Gosto · 3 h


Nelson Aires Johane Se leu o meu comentário, há-de notar que não escova nenhuma. Não acho nenhum exagero reconhecer alguém pelo trabalho abnegado que faz.Gerir


Gosto · 3 h


Joaquim Micas Nelson notei sim, tenho a mesma opinião que a sua mas isso não se torna motivo para que estejamos a bajular o PR pelo trabalho que ele mesmo aceitou desempenhar no acto da sua tomada de posse, o meu raciocínio está nessa vertente.Gerir


Gosto · 3 h


Muniro A. Amade Ainda não fez nada ai. E, aliás, nada mais que a sua obrigação. Os salários e regalias dele são pra quê? Podem me dar o que dão a ele e ver se não vou viajar também.
9Gerir


Gosto · 17 h


Inacio Mavuto Cachigamba Homem de palavra, não me esqueço do discurso de tamada de posse de presidente nyusi, vejo que tudo que prometeu está a cumprir e cumprir bem mesmo.
1Gerir


Gosto · 17 h


Eliseu Soares Kkkk
1Gerir


Gosto · 17 h


Tato Tomocene Viva o nosso PresidenteGerir


Gosto · 17 h


Nelson Junior ...........................Ps!...Esqueceram-se de um elemento muito importante e relevante...O Presidente nao viaja sozinho, tem uma comitiva...mas,todas e todas essas viagens quem paga é o cidadao Moçambicano...Quanto ele ou eles gastaram no total com todas essas viagens???...ele pode fazer todas essas viagens, mas, enquanto nao resolver o caso das dividas ocultas,todo esse esforço que ele faz resulta a zero, pois nos distritos ha hospitais sem medicamentos, nas zonas rurais o povo realmente sofre...Pena e pena de que o Papa Francisco nao o tenha chamado à atencao sobre governar com moralidade...Se, a Renamo o "ajudou" na questao da paz, sobre a questao dos dinheiros roubados, é ele e so ele que deve resolver...e nao consegue!...O Nyusi é um espertinho e manhoso: faz de tudo pra que o cidadao Moçambicano se esqueça o caso dos dinheiroes roubados...e está conseguindo!...e os dinheiros da Lam?...o dossier está fechado???...Sinceramente, so em Ajoia de África
12Gerir


Gosto · 17 h


Sebastiao Guiamba Dom Vaz, esse é o seu ponto de vista. Lembre-se: a maneira de ver qualquer coisa é diversificada, o que quer dizer, que mesmo se tivesse dito o contrário haveriam os que iam opor-se. Relaxe e continue a ser atencioso aos acontecimentos e exploda sempre que necessário mas não se enerve porque muitos dos que querem te ver abaixo não costumam a lançar posts críticos se calhar por receio de represálias. É verdade que o PR não está a fazer mais que sua obrigação, mas podia estar relaxado porque o Salário, as regalias já estão lá. Entendo que os que não entendem os seu elogios estejam baseando-se no que são resultados que não se fazem sentir na base ainda e por isso tem sua razão de não identificar-se com a análise feita. Beba água e relaxe. Parabéns pela coragem.
1Gerir


Gosto · 17 h


Nelson Junior ...!...Sim, todas essas viagens sao importantes e sao bem vindas, mas a prioridade do povo Moçambicano é o caso dos dinheiros roubados das dividas ocultas...ele mesmo prometeu ao povo de que resolveria este caso.......as viagens sao "migalhas" que o Nyusi oferece ao Povo...Se tinha estabelecido de que apos de resolver o caso da paz, o Nyusi "tocaria" no dossier das famosas dividas....Mas, so ha silencio
3Gerir


Gosto · 17 h


Maia Anussa Cassimo Abasse sinceramente falando quem te vê, quem te viu..... Egidio Vaz, .... Esse seu Lambibotismos quer chegar aonde....
15Gerir


Gosto · 17 h


Custodio Cumbane Nos últimos tempos dá para ver o seu empenho ilustre. Deus vai te compensar. Além demais ele moçambicano
5Gerir


Gosto · 17 h


Benjamim Agostinho Mucopote Se é que ainda não compensou...
1Gerir


Gosto · 16 h


Bernardo Jeremias Parabéns meu presidente digo meu empregado!!!
Há gente com talento para tudo criticar tudo até o que está bom!!!.
Não se pode falar verdade neste país vão te chmar de lambe bota!!!
O que ilustre Egídio disse é ou não? Qual é de tanto palavrão aqui?
É escovinha sim e daí? Te chamou para comentar? Se achas que que isso não ti interessa é simplesmente ignorar simples quanto isso!!!!
BLATCHIT PAH
1Gerir


Gosto · 17 h


Meque José Meque Sou obrigado a concordar com a Angela Maria Serra pires , juro que com este dinheiro todo com o nosso câmbio do dia eu nem ia ser escova, seria Lambe bota mesmoGerir

11


Gosto · 17 h


Júlio Jorge Mutapate EM Um mês Nyusi viajou tanto quanto José Eduardo Dos Santos nos 37 anos de poderGerir


Gosto · 17 h


David Dinheiro A escrever.....Gerir

7


Gosto · 17 h


Olívia Nicolau de Jesus Isso já é "culanbismo", reduz um pouco camarada, estas a exagerar.
18Gerir


Gosto · 17 h


Ákila Jeremias Papasseco Papasseco É seu dever, não vejo nada de sacrifício. Mwatekera pai
5Gerir


Gosto · 17 h


Gildo Manuel Ser presidente é uma missão um ofício que precisa esse tipo de exercícios porque de tanta admiração
5Gerir


Gosto · 17 h


Joaquim Micas Nem eu também sei.Gerir


Gosto · 3 h


Moulinho Lehuany O presidente está nó bom caminho, ele deixou de dar ouvidinhos está a fazer bem a parte dele.Gerir


Gosto · 16 h


Serafim Alfredo Mavale A arte da bajulação.
6Gerir


Gosto · 16 h


Abel Vilanculos Tanta intelectualidade, a discutir um assunto destes!
Vamos trabalhar e pensar outras coisas que possam desenvolver o País...kkkkkkk
2Gerir


Gosto · 16 h


Abelario Machava Kkk. Coisas de vergonha.
2Gerir


Gosto · 16 h


Abel Vilanculos Vergonha só!....
2Gerir


Gosto · 16 h


Zitha Zitha mil e uma maneiras de manifestar o feitiçoGerir


Gosto · 14 h


Nacer Choy Não só muito de alongar, mas desta vez o Vaz foi bem verídico, o nosso Presidente esta realmente andado, e como vejo em algum lugar vai realmente trabalhar em outros só vai inaugurando. Apoio que o trabalho esta visível sim. E vejo que esta num trabalho de estado. Isto trás um novo paradigma na sua liderança, posso acreditar que já esta realmente a tomar conta do recado.
2Gerir


Gosto · 16 h


Teólogo Sequeira Jequecene Elogio nunca foi mau.
Mano Egídio Vaz, as pessoas que acompanham as suas publicações, em outras palavras estão a confundir a sua página com da assessoria do presidente da República. Talvez não é só seu caso, caso de muitos analistas são partidários mesmo nas ciências.

Enfim, os comentarários do povo já da para fazer qualquer análise para as próximas publicações suas.

Para terminar, Viva Frelimo, Viva Renamo e viva MDM, viva outros partidos.
5Gerir


Gosto · 16 h


Cossito Freitas Força Presidente Nyusi estamos contigo.Gerir


Gosto · 16 h


Adelino Chavana "Escovismo" ao mais alto nível.
8Gerir


Gosto · 16 h


Francisco Langa A quém você escova?
2Gerir


Gosto · 14 h


Francisco Jose Certo. Trabalho árduo!!Gerir


Gosto · 16 h


Heitor Guedes Só para variar hoje não vou criticar o #EgidioVazvou elogiar os pôsteres bonitos que tem nos servido. Nem vale pena discordarem meus amigos ( Emidio Beula, Euclides Flavio e Simao Zacarias Sithole )
3Gerir


Gosto · 15 h · Editado


Gerson Zacarias VAZ, Estas apresentar o informe mensal de Nyusi? O impacto do Nyusi ainda nao atingiu a minha familia e amim em particular.
7Gerir


Gosto · 15 h


Tiago Valoi Querias que fosse distribuir sacos de arroz na tua casa?
5Gerir


Gosto · 6 h

Nkulu Wa Munu
😂Gerir


Gosto · 4 h

Nkulu Wa Munu
😂Gerir


Gosto · 4 h


Adamo Manonga Kkk... mentinhaGerir


Gosto · 3 h


Nkulu Wa Munu Wow... que trabalhoso, ter acessores para tudo e mais alguma coisa e depois dar uma volta pelo mundo. É mesmo de se parabenizar pelo esforço 😂
2Gerir


Gosto · 15 h


Arcelio Gabriel Muchave Santo padre? Santo padre? Por favor senhor Egídio Vaz . Santo é aquele que está livre de pecados , Santo é Jesus Cristo , Santo é Deus.
6Gerir


Gosto · 15 h


Egidio Vaz Arcelio Gabriel Muchave os Papas tambem são chamados Santo Padre. Isso é para você aprender. Não é para discutir
4Gerir


Gosto · 15 h


Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Não se discuteGerir


Gosto · 14 h


Tiago Valoi Egidio Vaz ser chamado Deus não te dá o privilégio de ser Deus! Se não bastava chamar para que fossemos isto ou aquilo! PS: Não estou a discutir o mérito do teu post que até concordo com muitas coisas que afirmas...Gerir


Gosto · 6 h


Vintan M. Machindano Avante!Gerir


Gosto · 14 h


Nicolau Zalimba Certo. Filipe Nyusi Geral é um homem incansável, trabalhador do Povo. Um presidente que não se cansa na busca de soluções para seu País.

Avança estamos contigo. Te apoiamos.
1Gerir


Gosto · 14 h


Manuel Julai Brada Nyussi, vamos trabalhar boss. Se tu nao dormes, quanto mais eu?! Vamuzimbora trabalhar.Gerir


Gosto · 14 h


Franchelone Appollo Granz Está apenas gastando o pouco dinheiro que se consegue internamente
2Gerir


Gosto · 13 h


Franchelone Appollo Granz Ele quis esse trabalho, não está a fazer favor nenhum apenas cumprindo seu papel, tem que suar sim...
6Gerir


Gosto · 13 h


Edy Maunge 👏👏👏👏👏👏👏Gerir


Gosto · 13 h


Rui Rullcash Até berrar a crise ai sim irei render
2Gerir


Gosto · 13 h


Rui Rullcash Lá hhhhhhGerir


Gosto · 13 h


Sacur Bro Podemos lhe esperar no aeroporto assim como foi recebido o Papa??Gerir


Gosto · 12 h


Jojo Joao Manuel

4Gerir


Gosto · 11 h


Carmona Uanicela Não está fazer mas que sua obrigação de servir o seu povo e para tal que jurou a bandeira...
2Gerir


Gosto · 11 h


Sérgio Manuel Caetano Com certeza não sei esse espírito da lambebotismo fora de época levamos anmonde mesmo agradecer alguém que está a fazer mais do que a sua obrigação putzGerir


Gosto · 3 h


Chadreque Capece Jr. Apenas um reparo professor: Na estrada Tica-Buzi, o Presidente da República apenas foi fazer o lançamento da primeira pedra. As obras arrancam brevemente
2Gerir


Gosto · 10 h · Editado


Lazaro Cau É mais do que tolo quem dá" Ao mundo satisfação".Tenho dito é muito obrigado.
3Gerir


Gosto · 6 h


Humberto Vitorino Só os cegos é k não podem ver esse esforço professor. Os distraídos sempre dizem k é campanha, haaaa, é só pra engabar e por aí fora. Continue professor a escrever coisas destas pra os distraídos.
2Gerir


Gosto · 6 h


Chano Raposo Raposo O nosso presidente merece, obrigado Egídio pelo artigo.Gerir


Gosto · 6 h


Supeta Pemba Oye PRESIDENTE Nyusi. Verdadeiro Homem de causas. I SUPPORT you.
1Gerir


Gosto · 6 h


Felizarda Manuel Macuacua Realmente ele esta viajando bastante tanto a nível interno e externo è de parabenizá-lo. Espero não estar a lhe parabenizar apenas por isso mas sim vendo rendimento ou frutos dessas viagens porque viajar todo presidente viaja mas cuidar dos assuntos do povo poucos lideres o fazem.
5Gerir


Gosto · 5 h


Januario Magalhaes Palavras sábias é preciso reconhecer o bom trabalho do PRGerir


Gosto · 4 h


Pascoal Bernardo Manga Manga Realmente, temos que dar mérito a quem trabalha.
Parabéns ao Presidente da RepúblicaGerir


Gosto · 4 h


Gilberto Correia Obrigado pela informação.Gerir


Gosto · 3 h


José Mambo Força Senhor Presidente Filipe Nyusi, pelo teu engajamento para o bem da Nação...
1Gerir


Gosto · 3 h


Ivan Manuel Felix Boa descrição, o PR está incansável
1Gerir


Gosto · 3 h


Ozono Aly Omar Bom diaGerir


Reproduzir



-0:31
Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo


Desativar


1


Gosto · 3 h


Adamo Manonga Força presidente do Povo moçambicanoGerir


Gosto · 3 h


Jorge Panguene Ilusionismo à espreita das autarquias. Esforço inglório porque o Partido que dirige e células do partido, nomeadamente CNE e CC, marcham no sentido oposto para minar e ofuscar o desempenho do Short.
1Gerir


Gosto · 2 h


Euclides O Protetor Tenho uma grande admiração por este Homem!Gerir


Gosto · 2 h


Adelino Joao Sunde Apenas para retificar um trecho: não inaugurou a estrada Tica- Buzi,mas sim lançou a primeira pedra. Inaugura se uma obra já terminada. A não ser que faz se o inverso. Inaugura se e depois lança se a primeira pedra. Já que Moz tudo funciona.Gerir


Gosto · 2 h


Narciso Sandulane No texto tenho um pequeno,no Troço Tica-Buzi é lançamento da primeira pedra e não inauguração.o resto está perfeito.Força Presidente Nyussi
1Gerir


Gosto · 2 h


Lúcio Langaa So Deus mesmo.
tem ou nao tem razao o Secretário Geral? kkkkkkkkkkkGerir


Gosto · 2 h


Valter Madogolele Esta a ser pago para fazer seu trabalho .Gerir


Gosto · 2 h


Lurdino Tivane Marrengula Nada a comentar!Gerir


Gosto · 1 h


Milton Dos Anjos Paulino

5Gerir


Gosto · 1 h


Cpr Elton Troço Tica Buzi lançada a primeira pedra para a construção da estrada asfaltada. Obrigado Egídio Vaz Raposo
1Gerir


Gosto · 1 h


VG Mathavel Estudou de borla, nao trouxe nada ao pais.Gerir


Gosto · 50 min


Simon Cossa Ele deve estare a fazer um grande favore ao povo Moçambicano!Gerir


Gosto · 46 min


Diana Filomena certos comentarios aqui sao lastimaveis... temos que saber criticar e tambem saber elogiar. o egidio no meio de tanta coisa negativa que temos verificado na governacao do presidente conseguiu extrair pontos positivos. e estamos ca nos a dizer que eh obrigacao dele(Nyusi) etc etc, SMD
1Gerir


Gosto · 41 min


Isaias Nyamunda PARABÉNS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.
PARABÉNS AO EGÍDIO VAZ.
1Gerir


Gosto · 25 min

1 comentário:

Anónimo disse...

SENHOR, NÃO SERIA MELHOR LIBERTAR AS PESSOAS DA CAPOEIRA, DEIXAR QUE PARTICIPEM NA TOMADA DE DECISÕES E NA PARTICIPAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DAS SUAS VIDAS, EM VEZ DOS DONOS DA CAPOEIRA ESTAREM A DAR-NOS COMIDA COMO BEM ENTENDEM? POR OUTRAS PALAVRAS, NÃO SERIA MELHOR DAR AUTONOMIA AS PROVÍNCIAS E AOS DISTRITOS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM PARTICIPAR NA TOMADA DAS DECISÕES DAQUILO QUE QUEREM E PARTICIPAR NA CONSTRUÇÃO DAS SUAS PRÓPRIAS VIDAS?
PERMITA-ME RECORDAR-LHE QUE FOI ESSE SENHOR QUE EXPULSOU OS MEDIADORES POR TEREM PROPOSTO A AUTONOMIA DAS PROVÍNCIAS E AUTARQUIZAÇÃO DE TODOS OS DISTRITOS E MANDOU ELIMINAR O SENHOR JEREMIAS PONDECA.
SERA QUE O SENHOR PRESIDENTE E O VATICANO NÃO SE RECORDAM DISTO?
SE SE RECORDAM ENTÃO É POUCA VERGONHA!
SE NÓS ESTIVÉSSEMOS INSERIDOS NUMA PROVÍNCIA E NUM DISTRITO AUTÔNOMOS DECIDIRÍAMOS E FARÍAMOS O MELHOR PARA A NOSSA VIDA, PORQUE NÓS É CONHECEMOS MELHOR AS NOSSAS NECESSIDADES.