quinta-feira, 10 de maio de 2018

ORA AÍ ESTÁ! DOS DOIS LADOS NOTAM-SE INVERDADES

VLITOS, 09 05 2018
“DHALAKAMA SE FICOU ATÉ À SUA MORTE, NAS MATAS DE GORONGOSA, É PORQUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MOSTROU-SE RELUTANTE NA RETIRADA, DAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA”
Escrito por Adérito Caldeira em 08 Maio 2018
No dia do falecimento de Afonso Dhlakama o Presidente Filipe Nyusi afirmou que estava “muito deprimido porque eu devia ter conseguido transferir a ele, não me deram tempo, até para dizer que ele já estava há uma semana mal só me disseram há um dia”. Questionado por que motivo o partido Renamo não avisou mais cedo sobre o estado de saúde do seu líder o deputado José Manteigas, disse que: “Afonso Dhlakama se ficou até a sua morte nas matas da Gorongosa é porque o Presidente da República mostrou-se relutante na retirada das Forças de Defesa e Segurança” da serra da Gorongosa.
«VLITOS, COMENTA - ORA AÍ ESTÁ! DOS DOIS LADOS NOTAM-SE INVERDADES, O NYUSSE ANDAVA RELUTANTE, ERA PORQUE LHE CONVINHA E CONCERTEZA FOI ACONSELHADO, POR ALGUM MÉDICO CONHECEDOR, DA SITUAÇÃO IRREVERSÍVEL EM MOLDES DE MARCHA TERMINAL, DA CAMINHADA DA VIDA DO NOSSO HERÓI, DAÍ NYUSSE EMPERRAR O PROCESSO DE EVACUAÇÃO, ESFREGANDO AS MÃOS DE CONTENTE, NO QUE ERA APOIADO PELO INTEIRO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO.
NO QUE CONCERNE AOS ALTOS QUADROS E, MEMBROS DA SEDE DA RENAMO, REPARA-SE UMA DESPRENDIDA DESAFEIÇÃO, POR UM VULTO CUJO HERCÚLEO E ESFORÇOSO SACRIFÍCIO, LHES DAVA ESTATUTO DE POLÍTICOS DE “FATO E GRAVATA”, UM VENCIMENTO DE DEPUTADOS E, NO CORAÇÃO DE 28 MILHÕES, ERAM IDOLATRADOS COMO “SEGUNDOS DHLAKAMAS”, MAS QUE NA PRÁTICA VAGUEAVAM EMBRIAGADOS, PELO REGABOFE DAS BENESSES, QUE OS MAÇAROCAS FAZIAM CHOVER, SOBRE AS SUAS CABEÇAS, BOLSOS E CONTAS BANCÁRIAS E, OUTROS MOTIVOS DE PROSTITUIÇÃO POLÍTICA, TAIS COMO MERCEDES, VIVENDAS E METICAIS, HÁ QUEM TIVESSE SIDO “ESCOLHIDA”PARA VIAJAR CONSTANTEMENTE, PARA IMPRESSIONAR A OPINIÃO PÚBLICA INTERNACIONAL, COMO SOBRINHA E QUERIDA HERDEIRA DO REINO DE AFONSO DHLAKAMA.
MAS ENGANAM-SE PORQUE A RENAMO-REAL TAL QUAL FOI FUNDADA, EMERGIU PARA SER UM SIMPLES INSTRUMENTO, PARA O PACATO POVO MOÇAMBICANO, ALCANÇAR A DEMOCRACIA GENUÍNA E TOLERÂNCIA, NO PANORAMA NACIONAL, ESTA AGREMIAÇÃO POLÍTICA TAL COMO OUTRAS CORRECTAS, ALINHA PELO DIAPASÃO DE “ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS” E, COMO TAL NÃO SERVE DE HERANÇA, PARA FILHOS OU “SOBRINHAS”, SEJA DE QUEM FOR, NÃO HÁ HEREDITARIEDADE NENHUMA, ATÉ O PRÓPRIO AFONSO DHLAKAMA, NO JURAMENTO QUE FEZ À MINHA FRENTE, “AFIANÇOU DESCOMPROMISSO COM A CORRUPÇÃO, LUTA CONTRA A OPULÊNCIA E, TENTATIVA DE ESTABELECIMENTO DUM REGIME SOCIAL, BASEADO NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE BENS, RIQUEZAS E CONHECIMENTOS, ESSENCIALMENTE A FAVOR DA MAIORIA DO POVO MOÇAMBICANO” E, A VIDA DELE FOI UMA VERDADEIRA CÓPIA INTEGRAL, DO QUE AJURAMENTOU, COMO TODOS TESTEMUNHAMOS, AO LONGO DAS 65 PRIMAVERAS, QUE O DEIXARAM VIVER.
ESTES INDIGNOS REPRESENTANTES, LEVIANAMENTE NÃO TOMARAM NENHUMA INICIATIVA, DE SOLICITAÇÃO DE AUDIÊNCIA, PERANTE OS REPRESENTANTES DO CORPO DIPLOMÁTICO, DOS PAÍSES DITOS DOADORES E INDUSTRIAIS, DIRECTAMENTE ENVOLVIDOS NA MEDIAÇÃO DO CONFLITO VIGENTE.
SABENDO DE ANTEMÃO QUE AFONSO DHLAKAMA, FORA AGRACIADO PELOS DOADORES E PAÍSES INDUSTRIAIS, COMO UM “INTERLOCUTOR VÁLIDO E IMPRISCINDÍVEL”, PORTANTO HAVIA QUE FAZER CHEGAR AOS MESMOS, O QUADRO NEGRO, QUE SE AFIGURAVA DE DESFECHO TRISTE, QUE DELIBERADAMENTE NYUSSE, ESTAVA A IMPÔR.
**********************************************************************
Na primeira reacção à morte de Dhlakama o Chefe de Estado Moçambique disse estar a viver: “um momento muito mau, principalmente para mim. Estávamos a resolver os problemas deste país. E o momento torna-se muito mau sobretudo porque eu desde ontem (quarta-feira 02) estive a fazer um esforço para ver se eu transferia o meu irmão para fora do país, não consegui e o peso para mim é maior do que para qualquer pessoa”.
“Estou muito deprimido porque eu devia ter conseguido transferir a ele, não me deram tempo, até para dizer que ele já estava há uma semana mal só me disseram há um dia”, afirmou o Presidente Nyusi num telefonema que fez para a Televisão de Moçambique na noite do passado dia 3 de Maio.
VLITOS, COMENTA – PELA ESPERTEZA QUE OS MAÇAROCAS COSTUMAM EXIBIR, EM MATÉRIA DE PODER POLÍTICO, ACREDITA-SE QUE, O NYUSSE POSSA TER ESTADO PROPOSITADAMENTE INCOMUNICÁVEL, É SABIDO QUE ELE, SEMPRE ESTEVE A PAR DE TUDO, UMA VEZ QUE A FRELIMO PAGA A PESO DE OURO, INFORMAÇÕES QUE “ALGUNS” ALTOS MEMBROS E QUADROS LHES FORNECEM, E QUE JÁ DORMEM COM O INIMIGO, HÁ IMENSOS ANOS.
**********************************************************************
A 5 de Maio, entrevista também a televisão pública, na cidade da Beira, José Manteigas, o porta-voz do falecido presidente do partido Renamo, declarou que: “(...)esse pronunciamento do Presidente da República, com todo respeito, é um pronunciamento um tanto a quanto inadequado neste momento porque o Senhor presidente Afonso Dhlakama se ficou até a sua morte nas matas da Gorongosa é porque o Presidente da República mostrou-se relutante na retirada das Forças de Defesa e Segurança que neste momento continuam a cercar a serra da Gorongosa”.
“Portanto, devido as circunstâncias, por ele estar cercado, é razão pela qual o presidente Dhlkama acabou perecendo nas matas. Não vejo que o Senhor Presidente da República diga que foi informado tarde, mas ele teve oportunidade de se encontrar várias vezes com o Senhor presidente (Dhlkama), há assuntos das negociações que já deviam ter tido o seu desfecho”, acrescentou o Manteigas que revelou ainda que “O partido sempre assistiu o seu presidente, sempre teve assistência médica e medicamentosa como qualquer militar, como qualquer quadro do partido”.
VLITOS, COMENTA – QUANTO À POSIÇÃO DA FRELIMO E NYUSSE, TODOS DE COR E SALTEADO, CONHECEMOS-LHES O PAPEL DE CÍNICOS E ARCÁICOS RETARDADORES, EM TODOS OS PROCESSOS DE PAZ, EM QUE FORAM OBRIGADOS A SENTAR-SE À MESA.
AGORA A ASSISTÊNCIA MÉDICA QUE, O SR MANTEIGAS DIZ QUE DISPENSAVAM, AO AFONSO DHLAKAMA, COMO A QUALQUER MILITAR, É INADMISSÍVEL, DADO QUE AS ANÁLISES MÉDICAS, HOJE EM DIA TEM UMA LEITURA FÁCIL, DOS DESFECHOS MALIGNOS E OU BENIGNOS, DALGUMA DOENÇA, ENTÃO PORQUE NÃO SE LUTOU PERANTE O CORPO DIPLOMÁTICO, COMUNICAR AOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO E, FAZER VALER DISCURSOS NA ASSEMBLEIA, DE EXIGÊNCIA URGENTE? PARA AFONSO DHLAKAMA RECEBER TRATAMENTOS APROPRIADOS, AO AVANÇADO ESTÁDIO DA PATOLOGIA DIABÉTICA?
PARA O ESCLARECIMENTO DESTA SITUAÇÃO, DEVIA-SE MOVER UM INQUÉRITO, PARA SE CONHECEREM AS VERDADES, DA PARTE DO GOVERNO E, DA PARTE DOS MEMBROS E SEDE DA RENAMO, PODERMOS CONCLUÍR SE FINGIRAM IGNORAR OU, VIVIAM INTIMIDADOSO PELOS ESQUADRÕES DA MORTE OU, VICIADOS PELA PROSTITUIÇÃO MATERIAL, E SE SIM, ENTÃO SÃO POLÍTICOS INADEQUADOS, AO CALIBRE DA RENAMO, NESTA ERA DA GLOBALIDADE.
HÁ QUE SE ESCOLHER O TRIGO DO JOIO, COM URGÊNCIA.
GostoMostrar mais reações
Comentar
7 comentários
Comentários
Alberto Mario Nhangua A frelimo nao tem argumentos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Mondjovo Zunguza Ilustre Vlitos Renamo .pra mim concluçao kem matou o kota è a frelixo .por tregua terminou a muito tempo mas ate agora nas mata d muchungue e gorngoza esta cheio de militars pork?a final ha tregua ou nao?eu proprio k falo passei por la vi com os meus proprios olhos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Merynho Merinho Fernando Doppa era o sinal deki nao avia paz en moçambique agora ki o afonço moreu a renamo tenki ter muintu cuidado com a frelimo pk a força deles e de acabar com a renamo duma i unica vez
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Simon Paulino Simango Eu ja estou ver que a morte de Dhlakama é a morte da Renamo,agora esses que ficaram vão vender o partido Renamo porque todos querem viver bem equanto o Dhlakama deixou a riqueza na cidade e morreu nas matas por causa de defender o povo Moçambicano.NB:muito desculpe se ofendi alguem eu ñ sou da Renamo nem da Frelimo e nem da Mdm. mas eu gostava daquele velho embora que de tudo que aconteceu no tempo da guerra foi triste mas Afonso Dhlakama foi um Héroi d verdade até merece uma estátua dele na Beira e o dia 03/05 devia ser feriado para sempre como Eduald Mondlane.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 h
Vlitos Renamo SUBSCREVO-ME NAS SUAS PALAVRAS, AMIGO SIMON, É UM PATRIOTA ACIMA DE TUDO E, UM OBSERVADOR IMPA- RCIAL, FOGO NA BAÍA...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Manuel Joao Aevela A força única e pela frente. Fogo na baía
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Manuel Joao Aevela Se alguém pensa q a morte do Afonso é o fim da Renamo é um erro grave. Este é o princípio de tudo. Ele não está morto apenas perdeu a saúde dele e Afonso nunca foi Renamo apenas representante do partido. Para quem nunca assistiu jogo adianto dizer q quando aleja-se o árbitro não é o final do jogo não. Tem mais ... Fogo na baía
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Elidio Juma Meu Deus oq será d nós esses gajos vai dançar nas nossas cabeças
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h

Sem comentários: