O idoso não sofria de nenhuma doença terminal mas estava, simplesmente, cansado de viver. David Goodall morreu a ouvir Beethoven e perguntou à família que estava a preencher os documentos das testemunhas “o que estavam à espera”.
A perda de independência motivou a decisão do cientista em viajar para Basileia, na Suíça, onde a eutanásia é legal, para acabar com a vida: “Não estou feliz. Quero morrer. Isso não é triste.
O que é triste é que me impeçam”, disse Goodall numa entrevista que deu no mês passado, quando completou 104 anos de idade. O cientista começou a sentir-se insatisfeito quando foi forçado a reduzir as suas funções como investigador na Universidade de Perth, em 2016. Para além disso, deixou de ter capacidade para conduzir ou andar sozinho nos transportes e de continuar a frequentar as aulas de teatro.
Ainda assim, a decisão de terminar com a vida foi tomada no mês passado, após uma queda em casa que levou a que os médicos o aconselhassem a passar a ser acompanhado a tempo inteiro por uma equipa de enfermeiros ou então que se mudasse para um lar.
A ideia de perder a independência e a capacidade de cuidar de si sozinho não agradou ao cientista, que pretende “morrer com dignidade”.
Observador
Ontem às 14:41 ·
David Goodall considerou que a sua vida já não merecia ser vivida e esperava que a sua história pudesse levar à legalização da eutanásia.

Cientista de 104 anos viajou para a Suíça para se submeter a eutanásia. "Obrigar alguém a permanecer vivo é cruel".
OBSERVADOR.PT
220 comentários
195 partilhas
868868
GostoComentar
Partilhar
Comentários

Escreve um comentário...
Mais relevantes
Ver comentários anteriores

Maria Helena Costa Não consigo estar de acordo...tento entender, mas não consigo...
A sociedade civil, não os políticos, devia debater seriamente este assunto.
Envelhecer é um processo longo, capacidades perdem-se, a saúde degrada-se, mas o foco devia ser na manutenção do bem estar, na criação de condições para evitar o isolamento, no investimento na assistência. Não na autorização para morrer, essa é a solução mais simples, menos dispendiosa e definitivamente, a que requer menos empenho.
Todos vamos morrer um dia, a morte deve chegar com dignidade. Mas devemos investir em viver com humanidade, antes de investir em morrer rápido e sem incomodar.
69Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 42 respostas

Tiago Freire Em quê que a despenalização da eutanásia vai impedir que se invista em tudo o que referiu? A eutanásia é a opção dada ao doente de terminar com a sua vida por está já não ter qualquer dignidade. Vá lá para o IPO perguntar se aquelas pessoas consideram a sua vida digna e se tendo a opção não terminavam já o sei sofrimento, vá perguntar às pessoas com Alzeimer numa fase inicial se acham que a sua vida é digna e se tendo a hipótese para tal não terminavam com a sua vida antes da doença os deixar incapazes de reconhecer os seus entes queridos, afinal o que é a vida sem memórias, sem amigos, sem capacidade de viver sozinho? entre outras doenças degenerativas que até à data não têm cura e a mesma não está em vias de acontecer futuramente.
A eutanásia não é uma obrigação nestes casos mas é sim uma decisão pessoal numa situação complicada e com quase nula chance de recuperação. Se a senhora não concorda então numa eventual situação semelhante opte por não a praticar mas permita a quem não tem mais esperanças que tenha uma morte Boa, sem sofrimento e com uma dignidade que a doença não iria certamente oferecer.
52Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Gabriela Sotma Quando lá chegar talvez entenderá
14Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Francisco Vidigal Não tem que estar de acordo. Só tem que respeitar.
32Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Miguel Laskasas Maria Helena Costa falar pelo sofrimento dos outros é facil!!!
9Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Tiago Freire de todas as pessoas que conheci com cancro, mesmo em fase terminal, nenhuma quis pôr termo à vida.
Assim, ou tenho estado distraído, ou há muito mais gente com vontade de acabar com o sofrimento, do que os próprios...
Há cerca de 2/3000 anos isto era normal, a vida tinha um valor reduzido. Agora preparamo-nos para "evoluir" e regressar a esses belos tempos!
Depois já se sabe o que irá acontecer, tal como na Belgica e Holanda. Esta aberração servirá para desocupar algumas camas de hospital, em prol da rentabilidade.
12Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Gabriela Sotma quando lá chegar, onde?
Comentário idiota...
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Francisco Vidigal não se pode respeitar, quem promove a legalização do homicidio, o total desrespeito pela vida Humana e o regresso às cavernas, altura em que o homicidio assistido era praticado proficuamente...
4Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Excelente comentário!!Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Mas quem são as outras pessoas para decidir se eu vivo ou morro? Porque se julgam nesse direito? Entra-se aqui no espaço individual e não vejo o que é que outras pessoas têm a ver com isso. Eu tenho 27 anos e espero que uma vida longa pela frente mas se alguma vez estiver numa situação miserável gostava de poder tomar decisões relativas à minha vida.
28Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fábio Monteiro Eu acho que deve seguir o mesmo caso da legalização do aborto. Dizia-se o mesmo na altura e o aborto não é prática normal... as pessoas devem ter o direito de escolher, só isso.
9Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Fábio Monteiro no aborto já estamos a mexer com outras vidas.
1Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Telma Miranda Vivemos mesmo num mundo hipócrita. Todos os dias morrem crianças e jovens na guerra, desnutridas e sem acesso ao mínimo de condições. E o que fazemos?! Nada. Alguém quem quer morrer porque efetivamente já não "vive", porque já não há esperança de melhorar e devidamente acompanhado por relatórios médicos, tem todo o direito de morrer e não é o "vizinho do lado" com as suas demagogias baratas, que na prática não fazem nada para um mundo melhor, nem os nossos governantes que não dão condições para muitas crianças crescerem, que vão dizer o contrário. Hipocrisia!!
11Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Diana Santos Tambem sou de acordo com o Pedro, mas quem sao os outros para decidirem o que eu quero ou deixo de querer?
neste caso cada um pode apenas falar por si, nao ha certo nem errado !
😑
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues a única pessoa que conheci com cancro quis, tentou tomando toda a caixa de comprimidos para as dores, maquilhou-se, deitou-se, tomou os comprimidos e ficou à espera de morrer, foi para o hospital, foi internada no IPO, levou 1 mês a morrer é a implorar que acabassem com aquele inferno que foi o seu cancro no pâncreas. Uma senhora que só queria ter morrido com dignidade em vez de morrer a definhar numa cama de hospital, era a minha avó. Espero que nunca veja um familiar seu nestas condições a implorar que termine o seu sofrimento, e espero ainda mais que nunca seja você á implorar por tal. Usando o seu raciocínio básico ao obrigar as pessoas em sofrimento a viver até à morte então estamos a torturar essa pessoa até que está entre em falência quando ela já suplicou vezes sem conta pelo fim do seu sofrimento.
Em Portugal o que está a ser discutido é que será necessário obrigatoriamente o pedido do paciente ou do representante indicado no seu testamento vital! Não seja energúmeno e informe-se.
20Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Maria Helena Costa Tiago Freire Na minha família próxima há pessoas com Alzeimer, outras com muita idade e alguns condicionamentos, problemas crónicos e doenças condicionantes.
Por isso mantenho a minha opinião e acrescento: não, não há investimento no apoio às necessidades de todas estas situações. E não, a doença e a velhice não devem ser evitadas, devem ser acompanhadas e os cuidados paliativos desenvolvidos.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

João Neiva Santos A decisão é dele e só dele.
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Maria Helena Costa Francisco Vidigal Em momento algum disse que não respeito. Mas, na medida do possível, para aqueles que fazem parte da minha vida, tentarei sempre que nunca vejam a eutanásia como a sua única solução.
Farei sempre o possível para que sintam que existe algo que vale a pena.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Nunca disse que havia investimento nessas áreas, O que disse foi que a despenalização da eutanásia em nada tinha a ver com o ausência ou início de investimento nesse sentido.
É a sua opinião e certamente a dos seus familiares doentes, O que não invalida que outra família e outros doentes tenham uma opinião diferente que deverá ser tão respeitada quanto a sua é.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Maria Helena Costa João Neiva Santos Acha? Eu discordo. Quando à volta de um ser humano existe uma rede de afetos e cuidados, baseados em relações familiares, amizades ou sociais, de preferência envolvendo várias gerações, então teremos muitas vontades a influenciar a decisão, não lhe parece? Sentir que se faz falta, que nos querem, muda tudo.
Já agora, isto não ter nada que ver com religião. Eu não professo nenhuma.
1Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Maria Helena Costa Tiago Freire Eu respeito todas as opiniões, mesmo as que me desagradam ou aquelas de que discordo.
Não reside aí o problema.
Mas quando sobre um assunto tenho uma opinião, defendo-a, luto por ela. Como luto pelo bem estar das pessoas que estimo.
Já li aqui sobre a hipótese de familiares próximos ajudarem/influenciarem a decisão de morrer...bom, isso abre portas perigosas. Não acredito que uma lei com essa possibilidade inscrita fosse constitucional, de qualquer forma, para mim, coloca a questão: estamos a falar do bem estar de quem, afinal?
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Celso Monteiro Se o homem quer morrer com dignidade não pode?... Na sua opinião mais vale que ele apodreça aos poucos e borre-se e babe-se todo, que respire como se estivesse sempre com falta de ar, que não possa mastigar a sua refeição, etc.. E tudo isso durante anos. Vale a pena esse fim de vida indigno?
Para a malta que é contra a eutanásia eu recomendo umas visitas aos hospitais, pra verem aqueles doentes que estão em agonia e demência, a morrer aos poucos, com dores e exames que não os vão fazer ficar mais jovens ou melhores, sem nenhuma dignidade. Talvez isso vos faça reflectir na importância da eutanásia.
9Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Celso Monteiro Não, isso faz-me refletir na importância da dignidade humana e no investimento que ainda falta fazer em cuidados paliativos e consciencialização da sociedade para que uma vida mais longa pode representar desafios duros, sobre a necessidade de darmos aos últimos dias de cada ser humano uma maior atenção, não remetermos exclusivamente para o ambiente hospitalar e para os profissionais de saúde essa responsabilidade.
A sociedade civil deve fazer parte da solução, as famílias, os grupos sociais e todos nós. Talvez possamos parar de procurar formas de parecer 30 aos 60 e devamos procurar formas de viver bem connosco aos 80, começando esse processo aos 30.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Catarina de Abreu Nem toda a gente tem pachorra para ser incapaz
1Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Catarina de Abreu Com todo o respeito pelo seu direito a exprimir a sua opinião, isso que diz, na minha opinião, é cruel e faz-me temer que possa significar que nem toda a gente tem pachorra para cuidar dos outros.
Claro que não tenho maneira de saber se o meu temor tem fundamento, mas foi o que senti quando li as suas palavras.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Sandro Batista Se acha isso muito bem, é a sua vontade e deverá aplicá-la à sua vida, mas isso não lhe dá o direito de decidir sobre a dos outros, da mesma forma que ninguém vai decidir sobre a sua e obrigar a praticar eutanásia!
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Sandro Batista Eu não tenciono decidir nada sobre a morte de ninguém ou sequer sobre a vida.
A sua luta pode ser legalizar a eutanásia, a minha é melhorar os cuidados e assistência dados aos mais velhos, sobretudo quando o nível de autonomia ou a doença exigem apoio de terceiros. A minha luta é também que os grupos sociais, sejam as famílias tradicionais ou outros, integrem os mais velhos, não os segreguem, não separem as gerações e que não desmereçam os que já não podem fazer tudo, como faziam noutros tempos, ou até já pouco podem fazer como seres humanos que já não merecem a vida.
E, não, não é uma convicção religiosa, é uma convicção humanitária.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Valentim Rodrigues Parte do que diz, é precisamente o meu problema com este assunto.
Todas as pessoas que comigo se cruzaram ao longo dos anos e tiveram, ou tem, de lutar contra uma doença que os limita ou as consequências da idade avançada, não desejam morrer.
Há seres humanos que já nascem muito limitados, vamos promover o quê? Que não podem ser úteis e felizes?
Querer viver com dignidade na doença e na velhice é uma luta pela qual estou disposta a lutar, deixar morrer quem não sente forças para lutar contra uma situação má, ou mesmo muito má, isso não. A minha resposta é: vamos ajudar esses seres humanos a ter força e a querer viver.
1Gerir
Gosto · Responder · 21 h · Editado

Tiago Freire Maria Helena Costa segundo sei em Portugal as propostas dizem que deverá ser exclusivamente o próprio ou o responsável indicado também pelo próprio no seu testamento vital
1Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Maria Helena Costa Tiago Freire Sim, verdade. É isso que se discute. E só se o individuo estiver lúcido no momento em que decide ou indica o responsável.
Mas, não muda a minha opinião. A tristeza e depressão nem sempre são evidentes e a primeira não é uma condição médica, mas ambas são más conselheiras e podem deixar de existir, se a pessoa em causa tiver cuidados e ajuda.Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Celso Monteiro Maria Helena Costa Penso que na Austrália os cuidados paliativos devem estar muito perto da excelência, tal como em muito países europeus que (ainda) não permitem a eutanásia.. E creio que este senhor da notícia e muito outros tiveram todo o cuidado e assistência possível e imaginária.
. O "problema" é que hoje vivemos mais anos.. 85, 90, 100 anos, etc. devido aos avanços na medicina. Infelizmente não é possível para a grande maioria estar saudável aos 80 anos ou mais. É genética. Cuidados alimentares e de saúde desde os 30 podem fazer alguma diferença, mas o fim em vez de ser aos 80 é aos 90 (talvez) ... Mas a realidade é qualquer um pode ter um fim de vida indigno, quando digo indigo, não é sem cuidados, digo indigno na medida do estado em que a pessoa se encontra.
De que vale passar os últimos 5-10 na cama, doente, sujeito a drogas, ligado a máquinas, dependente para tudo e principalmente infeliz (isso quando a pessoa ainda tem consciência)?
4Gerir
Gosto · Responder · 20 h · Editado

Ivo Alves Tiago Freire o meu avô passou pelo mesmo... como não havia eutanásia e forças já não havia para suicídio sequer, recusou tratamento. Uma semana em agonia para poder finalmente ver-se livre do sofrimento que o afligia há meses. Tivesse ele forças ter-se-ia suicidado mesmo sendo um cristão devoto, tal era a dor (física e psicológica)... sociedade hipócrita...
8Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Lígia Maria Vitória Valentim Rodrigues tem estado distraído. Ao meu próprio pai, apesar de o ter suplicado, negaram-lhe uma morte digna e com menor sofrimento do que teve.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Tiago Freire Maria Helena Costa no caso da depressão não estou à favor, sei que há casos em que a depressão pode durar anos e pode ser bastante complicado mas aí há alguma coisa a fazer, no entanto reconheço que possa ser complicado para uma pessoa sem vontade de lutar contra isso de a ultrapassar mas a medicação que é facultada nesses casos ajuda muito pouco à resolução do problema, embora isto já seja outra conversa.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Carla Jesus E como se melhora a vida, a um doente que está em coma, 1, 2, 3 anos, pondo em sofrimento a pessoa, e aqueles que rodeiam?
Prefiro morrer enquanto tiver consciência, e digna, a morrer aos pouco, fazendo-me a mim e aos meus familiares sofrerem por mim.
Deve ser o paciente, decidir morrer com dignidade e "feliz". ou na impossibilidade de ser o doente, ser o familiar perto que decida,
3Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Maria Do Céu Pinheiro Completamente de acordo ! AGerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Narra Valentim Rodrigues as pessoas falam só do cancro e da fase terminal. Eu desde novo peço aos meus q s um dia perder as minhas faculdades psicológicas num acidente, com um AVC.... q m mandem para a Suíça. Qual o problema de não satisfazerem o meu pedido ? Porque s eu tiver com as plenas capacidades posso eu pôr termo à minha vida, mas o q m assusta é s de repente as perder, e não gostaria mesmo nada de deixar esse legado aos amigos e familiares. Este é o meu desejo desde criança, porque razão o estado, políticos da moral sem moral nenhuma tem de decidir como quero e devo viver. Isso só me diz respeito a mim e só a mim.
3Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Telmo Ãlmeida Maria Helena Costa , ja entendemos a sua luta para melhorar os cuidados aos mais velhos numa fase avançada na vida...
Estamos de acordo nesse ponto, mas se "O EU", nao quiser mais sofrer e entender que ja chega, nao serà melhor respeita lo como
Individuo e ir de encontro ao que ele pretende?
Quem somos nós para vetarmos uma vontade de alguem que està farto de viver e que sabe que dali so ficarà pior...
A eutanasia, serà uma escolha pessoal.Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Pedro Narra E não é preciso estar em sofrimento, eu s um dia por exemplo tivesse um acidente e ficasse em falta dos meus poderes físicos ou psicológicos ao cuidado de terceiros, agradecia q m permitam morrer. Simples. O q é q a minha escolha individual interfere na vida dos outros s é o meu desejo.Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Ines Varela Valentim Rodrigues qual aberração qual que, desde quando é que um doente, lúcido, acamado, que sabe que vai morrer, a sofrer horrores, a não aguentar mais o fato de saber que vai morrer e nada poder fazer para controlar o sofrimento físico e psicológico deixa de ter direito a morrer dignamente ? Claro é muito melhor estar drogado , ligado às máquinas, ou em coma induzido a espera que lhe dê uma septicemia....há aqui pessoas que têm zero de sensibilidade para com aqueles que estão a sofrerGerir
Gosto · Responder · 5 h

Ines Varela Maria Helena Costa concordo consigo no sentido em que os cuidados paliativos deviam oferecer melhores condições aos seus doentes e sofrerem todos eles uma alteracao, acompanhamento a família, maior interação com o doente de forma a tentar minimizar a dor do doente, a oferecer lhe melhor qualidade de vida mediante o panorama em que se encontra inserido etc...há um grande documentário agora no Netflix que fala sobre este tema tão sensível, cuidados paliativos e doentes terminais e posso lhe garantir que estamos a anos luz de lá chegar.Gerir
Gosto · Responder · 4 h

Helena Sampaio Valentim Rodrigues absurdo!A eutanásia é uma decisão pessoal.Ninguem a pode tomar sem ser os próprios.Assim sendo vai desocupar camas de hospital como?É que da maneira como expôs a sua opinião parece que vai andar por aí a dizer ‘olha, mata este.É mais uma Cama livre’...Gerir
Gosto · Responder · 26 min

Helena Sampaio Tiago Freire lamento que a sua avó, e todos os que lhe eram próximos, tenha passado por isso.Os meus sentimentos
1Gerir
Gosto · Responder · 23 min

Escreve uma resposta...

Tiago Freire Acho engraçado que grande parte dos argumentos contra a eutanásia baseiam -se na religião e muito pouco nas causas que levam as pessoas a tomar a decisão consciente de ter uma morte Boa, sem sofrimento.
Eutanásia é uma decisão pessoal, às vezes fico com a ideia que as pessoas mal informadas têm receio de ser obrigadas à eutanásia nos casos em que está seja despenalizada -.-"
61Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 23 respostas

Daniel Vaz A maior parte dos argumentos é "mi mi mi mi": "E eu? Como fica a MINHA consciència? Como fica a MINHA religião? Como é que é possível alguém querer fazer com o SEU ser algo que vai contra a MINHA perspectiva de vida? Sofrimento? NÃO é MEU, mas raios parta se for contra a MINHA opinião!" Mi, mi, mi, mi.
11Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Morte Boa!? Uma morte boa é em combate.
Pelo menos era, nos tempos a que nos querem fazer recuar.
Depois se defender a vida e a dignidade humana é estar baseado na religião, pois que o seja.
Não é vergonha nenhuma, antes pelo contrário.
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Daniel Vaz cantas bem, mas não alegras... Com tantos mis, é melhor ir para o Eurofestival.
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Daniel Vaz Valentim Rodrigues já viste como vocês soam?
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Luís Simões Todos têm a pretensão de dizer aos outros como viver a sua vida. É esta a sociedade actual.
5Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tiago Freire Valentim Rodrigues É a sua opinião, eu respeito-a.
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

João Vaz Santos Carvalho Suicídio !Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tiago Freire João Vaz Santos Carvalho Suicídio em condições extremas em que a morte está praticamente garantida.
3Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues Mas da mesma forma que eu respeito a sua decisão deve respeitar a decisão daqueles que optarem por terminar a sua vida, quem é você para me dizer como eu devo morrer?
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Daniel Vaz pelo menos não soamos a falso.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Tiago Freire ninguém, mate-se como quiser, mas não legalize o homicidio.
Isso já foi feito por Hitler e não acabou bem...
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues Se você não sabe distinguir homicídio de suicídio medicamente ajudado então acho que tem de voltar para a escola. Esse seu raciocínio é merecedor de uma medalha de lata, agora pela eutanásia ser despenalizada qualquer gajo podia matar o vizinho invocando que ele estava a sofrer? Já vi crianças do ensino básico com melhores argumentos
😂
7Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Ricardo Ferraz A tortura também é uma prática com 2/3000 anos e até mais. Isso não é selvagem também?Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Tiago Freire pois olhe que é o que irá acontecer e já acontece na Belgica e Holanda.
Qual pensa que será o destino de muitos idosos agora abandonados em Hospitais?
Aliás, basta ler os comentários de alguns dos defensores do homicidio assistido, para o comprovar.
Depois homicidio assistido ou não, é homicidio. E é exactamente isso que se quer despenalizar.
De resto é, em nome do progresso e da evolução, o regresso ao mais negro do tempo das cavernas.
Como ainda frequenta a pré-primária, compreenderei a sua dificuldade de apreensão.
Se quiser posso tentar fazer un desenho...
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h · Editado

Tiago Freire Valentim Rodrigues o que está a ser discutido em Portugal relativamente à eutanásia é a obrigatoriedade do pedido de eutanásia por parte do próprio ou seu representante que deverá estar indicado no seu testamento vital caso o doente não tenha capacidade de a pedir por si.
E se o que diz é verdade o problema não está na eutanásia mas sim na falta de controlo.
4Gerir
Gosto · Responder · 22 h · Editado

Ivo Alves Valentim Rodrigues não soa a falso? Talvez mas garantidamente que a larguíssima maioria dos argumentos é egocentríco, narcisista em alguns casos, sem qualquer vislumbre de capacidade empática. Dos poucos, na minha opinião, que são contra a eutanásia e dignificam o argumento são os que abertamente dizem "para mim, eutanásia não". Não fazem um argumento moral ou ético da eutanásia (porque não o há, ponto!), não fazem uso de falácias para promover um argumento inexistente, dizem abertamente: na minha opinião a eutanásia não é solução. E é um ponto inteiramente válido, mas somente é válido enquanto argumento pessoal e mais nada. Tal como é válido um médico não pretender ser parte no processo, está no seu inteiro direito. Tal como é válido um familiar ter o direito de dizer que não acha bem que o seu familiar que se decide pela eutanásia não está somente a querer escapar ao seu sofrimento mas também a privar a sua família da sua presença... é inteiramente válido! O que não deveria de ser válido é alguém privar-me de uma decisão que deveria de ser tão e somente minha e de absolutamente mais ninguém (tal como o médico e pessoal de saúde que possa, ou não, satisfazer o meu pedido tem todo o direito de recusar... se é algo que lhes causa constrangimento é tão abusivo quanto alguém querer tomar a decisão de eu não poder me decidir pela opção da eutanásia porque não se coaduna com a sua opinião sobre algo que não tem absolutamente nada a ver com ele).
7Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Tiago Freire Ivo Alves
👌Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Sandra Pitti Ferreri Gusmao Espero sinceramente que se um dia eu estiver numa situação em que para mim não faça sentido continuar aqui, possa ter a oportunidade de decidir não estar...
5Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Mario Carvalho Tiago Freire ... tem alguma razão ... Hitler e Estaline e o próprio Marx .. tambem pensavam assim ,,, Hitler nem precisou de ser assistido ... tomou a decisão ... Agora quando é que pensa que deve pedir para o matarem ?! ... Se tiver uma dor de cabeça forte , fruto de uma bebedeira ou de uma dose mais elevada de droga? ... e se isso ficar ao critério de outros? Tipo Hitler Estaline Marx ou um prepotentesinho quelaquer ??!!...... e como explica isto ....http://sicnoticias.sapo.pt/.../2018-05-07-Rapaz-acorda-um...Gerir

Rapaz acorda um dia antes da data prevista para morrer
SICNOTICIAS.SAPO.PT
1
Gosto · Responder · 16 h

Tiago Freire Mario Carvalho É que nem vale apena responder a um comentário tão absurdo...
1Gerir
Gosto · Responder · 16 h

Mario Carvalho Tiago Freire pois não ... ainda por cima com gargalhadas!!! Sugiro que se ofereça já ,,, porque com as listas de espera que existem ... pode morrer antes de o matarem
😁
😁Gerir
Gosto · Responder · 16 h

Graça Peres Tiago Freire, ia escrever algo semelhante. Mas o Senhor já disse tudo!
Infelizmente a morte natural continua, para muitas pessoas, a ser um "acto sagrado", podemos estar a cair de podres, cheios de morfina ou não, a desejar nunca ter nascido porque todos os momentos bons foram engolidos pelo sofrimento e dor. Mas não! Não temos o direito de decidir a nossa morte, só a vida, mesmo que ela se transforme num pesadelo.
2Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Tiago Freire Telmo Ãlmeida ?Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Escreve uma resposta...

Paulo Afonso Isto não é eutanásia... É suicídio assistido! Estamos a falar de um pessoa com 104 anos que por estar débil optou pelo suicídio! E se falasse mos de um jovem sem emprego, família, lar e amigos que estava farto de viver... Essa opção também era válida?
11Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 42 respostas

Pedro Melo Depressão é algo que deve ser tratado. Eutanásia em casos terminais ou em fim de vida devia ser permitida.
4Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Paulo Afonso Ou seja falas na depressão.... Mas não falas das causas que levaram o jovem à depressão. A Falta de emprego, a ausência de lar, de amigos etc... Então a liberdade de escolher por termo à vida não depende da vontade de cada um? Como noutro comentário defendes?Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Paulo Afonso Ou melhor o espaço individual de cada um..Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Paulo Afonso se esse jovem quiser meter termo à vida pode fazê-lo, há muitas maneiras. Um idoso com 104 anos ou um acamado já não conseguem mesmo que queiram.
As causas que levam à depressão são as dificuldades da vida e a grande maioria das pessoas consegue passar por elas com mais ou menos dificuldades. Não podemos meter as pessoas numa redoma de vidro e evitar todas as dificuldades, no entanto podemos tentar tratar a depressão. Parece-me mais fácil tratar a percepção dos problemas da vida do que impedir os problemas.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Isto é eutanasia pura. É homicidio ou suicidio assistido, o que nada tem a ver com morte assistida.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Paulo Afonso "Parece-me mais fácil tratar a percepção dos problemas da vida do que impedir os problemas." Tudo dito! Mais quais problemas? Eu se tiver 104 anos como ele estava não teria problema nenhum... A percepção dos problemas está na mente de cada um... E quem disse que o jovem estava deprimido? Se assim pensa posso pensar o mesmo deste senhor... Que se matou por estar deprimido!!!Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Pedro Melo A eutanásia não deve ser encarada com leviandade e cada caso deve ser analisado individualmente. Não estou aqui a fazer nenhum esboço da lei mas acho que nos 2 casos em que eu disse, falta de saude ou qualidade de vida em idade avançada ou em doenças terminais a eutanásia devia ser permitida. Falo por mim, nesses 2 casos gostava de ter esse direito e acho mal ser impedido por opiniões de outras pessoas.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Paulo Afonso Mas é a minha opinião é que impede ou é a lei? Se a lei o vier a permitir e for a opinião da maioria que seja. Sem problema amigo...Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Karenina Santos Atualmente na Holanda, são 20 eutanasiados/ dia! E porque? Porque quase tudo é um motivo válido para tal. Arranjam-se formas de contornar o que está na legislação e assim conseguem ser eutanasiados só por que sim..
3Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Pedro Melo As leis são feitas a partir de opiniões debatidas (entre outras coisas)Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Rosa Maria Faria Viver uma vida em pleno fazendo o que gosta, construir uma família, que com toda a certeza que o ama e não quer que ele morra, este senhor com 104 anos escolheu a sua hora, porque deve estar débil e sem grande perspectiva de qualidade de vida. Não acho cobardia Nem deverá ser comparado a um jovem ou a alguém com depressão, esses sim deverão ser tratados e ajudados. Agora este senhor com uma vida cheia e plena que quer deixar ainda com alguma dignidade , acho que deveremos respeitar a sua decisão, apesar de não concordamos .
3Gerir
Gosto · Responder · 21 h · Editado

Paulo Afonso Mas quem é que disse que o jovem está com depressão? Chiça... Só porque se quer matar está deprimido o idoso quer se matar viveu uma vida plena....
🙋!!!! Respeito! Mas não concordo... é me permitido? ou só é permitido me suicidar? Já agora leram a noticia? Por ele já queria morrer quando lhe tiraram a carta de condução... O jovem que falo era porque não a conseguia tirar... São opiniões... Dignidade... Tive um familiar com uma doença degenerativa e continuava a ver dignidade nele, já mesmo no termo da sua vida!!! É tudo uma questão de percepção dos problemas!! E se me quiser suicidar sem ser para a frente de um comboio.. até porque isso causa atrasos.... Mas sim num hospital de forma indolor? Irão me tratar para a depressão? E se eu não quiser o tratamento? Estou deprimido porque tenho 34 anos... Com 90 já posso? É que quero morrer porque já não tenho dentes para comer um bom bife! E sei lá porque quero morrer com dignidade seja lá o que isso for...Gerir
Gosto · Responder · 19 h · Editado

Dália Dália Pedro Melo não é verdade. Um acamado se quiser deixar-se morrer, morre, e não precisa de pagar fármacos ou da eutanásia legalizada. Se quiser nesmo morrer, é só deixar de comer que em 7 ou 10 dias morre! Agora, eutanásia em casos de pessoas que estão em sofrimento fisico irreparável é diferente. Eutanásia só porque já se está farto da vida e só dorme e come como o sr cientista neste caso, não me parece válido.
1Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Pedro Melo Dália Dália isso é viável? Se está acamado tem gente a cuidar dele. Quem é que deixa morrer um idoso só porque ele quer naquele momento? Só se deixasse isso escrito quando estava de boa saúde. Novamente, acho que não deve ser a senhora que não conhece o velhinho de lado nenhum a decidir se ele aos 104 anos deve viver ou morrer, deve ser ele.
1Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Paulo Afonso Pedro Melo para me situar qual é a idade mínima em que não é considerado suicídio mas morte assistida? Ou até com que idade é considerado depressão? Aqui não é eutanásia, onde sobre este tema partilho a mesma visão que a sua... Aqui é alguém que está na beira de um precipício e é empurrado...E este é um dos perigos da eutanásia, que os defensores deviam condenar...Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Dália Dália Conheço ou conhecia um sr velhote que se deixou morrer. Deixou de comer, em casa de livre vontade. E sim , era visitado pela familia. Mas pelos vistos ele preferiu "deixar-se ir". Porque talvez já não podia ter uma vida activa como outrora, mas não estava incapacitado nem paralítico, simplesmente deve ter perdido a vontade de viver.Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Dália Dália Pedro Melo mas claro se ele quiser morrer, porque não comete suicidio?! Porquê a eutanásia?! Para não sentir dor? Acho que só paga multa se for um suicidio falhado!
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Dália Dália Daqui a pouco faz-se um " negócio on the side"... homicídios contratados.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Paulo Afonso acho que não tem a ver com a idade (número) mas com o estado da pessoa (já sendo velha).
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Dália Dália porque atirar-se de uma ponte ou deixar de comer é algo drástico.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Paulo Afonso Até porque saltar de pontes não é para velhos... Por causa da arterose... Mas o jovem se quiser atirar para a frente de um comboio não é drástico... é porque é a única maneira que consegue.... Viva a modernidade.... Porque para o Pedro Melo este país não é para velhos..Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Dália Dália Exato. Drástico. Eutanásia se não for por motivos, como disse antes, de não recuperação possível, estado vegetativo ou sofrimento, não me parece plausível, digno de ser legalizado. Veja a série " Mary kills people". Trata disso mesmo. Porque , vai cair, tornar-se num tema banalizado e vão usar para casos como este, cansados de ter 3 refeições por dia e esperar sentados numa cadeira que a vida passe. E provavelmente só terá acesso a esse " luxo de escolha " alguns... e não quem realmente sofre!
2Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Paulo Afonso não deve ser para velhos que não queiram viver.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Paulo Afonso E novos que não queiram viver? Ou melhor sentem se velhos mesmo com pouca idade?
Ah pois é doença.. bem ser velho é só ser velho... Se se deprimir num lar a olhar para a parede não é depressão é vontade de morrer... Como disse viva a modernidade... Que isto do antigo/velho não é cool é para esquecer...Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Paulo Afonso Em geito de despedida Pedro Melo você é a solução para acabar com os problemas de falta de fundos da segurança social... Já estou ver em geito de outdoors numa avenida.. Recebe pouco de reforma? Não quer ir para um Lar? Sente se rejeitado pela sua família? Nós temos a solução? Visite a nossa clínica.. não terá mais com que se preocupar.... Abraço e tudo de bom para a sua vida.... Até Sempre!
1Gerir
Gosto · Responder · 16 h · Editado

Celina Schoonbeek Hum... afinal o problema reside apenas se é ou não suicídio/homicídio, sendo pedido?
:P Que cena mais tola, é essa?
:O O assunto é apenas um:ser permitido a eutanásia! Por outras palavras:ter direito de decidir quando e como morrer. Essa de fazer distinções entre jovens e idosos é de
:D Que não chegue uma hora em que peças (porque não o podes fazer
;) ) que te deixem morrer, mas porque (imagina!
;) ) "ganhou" o NÃO à eutanásia, Paulo Afonso...
😈
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Celina Schoonbeek Uf! Antes isso.
:D 's A tua conversa estava a cansar, acredita
O:)Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Celina Schoonbeek Faz-me confusão pessoal que até sabem expressar-se, não ter problemas em mostrar a sua falta de empatia
:)Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Paulo Afonso Papapapa e nada.. eutanásia não é isto a confusão de conceitos que vai na sua cabeça não é culpa minha.... Leia tudo de novo... Se tiver dúvidas leia outra vez.. e assim sucessivamente... Beijos tudo de bom
😇
😇
😇
😇
👼
👼
👼
👼
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Celina Schoonbeek Oh! Quanta condescendencia, Paulo
:) Essa de pensares que terei de ler seja o que for, é só um continuares a dizer o que disseste até aqui, todo convencido da tua importancia: " Sou mesmo muito espertalhão!"
:DPor favor... menos
;)
1Gerir
Gosto · Responder · 13 h

Paulo Afonso Oh quanta hipocrisia.... Celina!! Leres de novo é só para veres se compreendes a minha posição sobre o tema... Não para me dar importância! Aliás não esperava isso de si já que se um idoso só não tem importância porque haveria de ter eu? Convencida: sou mesmo cool.. por deixar o cota morrer! Por favor...mais!
😘Gerir
Gosto · Responder · 7 h

Paulo Afonso Até porque achar que devo sofrer no meu leito de morte por achar que sou contra a eutanásia ( por isso a mando ler de novo) é de uma elevação extraordinária! Mas eu percebo a... Se fosse lucro por semear batatas... Era capitalista! lucrar com suicídio... É ser simpático e prestar um serviço humanitário! Beijos e tudo de bom a sua vida!Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Celina Schoonbeek Oyê?! É assim tão difícil perceberes que cada um de nós tem o direito de viver... e de morrer?
:OGerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek A eutanásia não se coloca em discussão por causa da idade, Paulo
:)Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek E, não sou hipócrita, Paulo
:D Fico a pensar que não sabes o significado da palavra
O:)
1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Paulo Afonso "cada um de nós tem o direito de viver... e de morrer?"No aborto também é considerado esse direito de toda a gente viver? Ainda bem que não sei o que é hipocrisia...
1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek Paulo Afonso
:O ? Esperava mais de ti, acredita! Misturar assuntos para te sentires "por cima"?
:( Vê se me entendes, não estou a fazer força alguma para que mudes de ideia. O teu "voto" não fará falta para o SIM, acredita
;) Vai ser autorizado quando chegar a hora mas vai ser autorizado, para bem de gente que não consegue imaginar-se acabar os seus dias (não dependendo da idade, nota!
;) ) completamente dependente de outros. Tu até podes achar que para ti, pode ser "giro" borrares-te todo e teres alguém que te limpe. Eu não quero nada disso para mim, nem mesmo por lá perto. Simples assim
:) Fica bem, Paulo.
1Gerir
Gosto · Responder · 2 h · Editado

Paulo Afonso olha eu de ti não esperava nada.... Se for autorizado que seja ainda bem que vivemos em democracia (algo que não sabes o que é ).... e se for autorizado ainda bem... nada contra como já pela enésima vez te disse... mas não muda a minha opinião... sou contra a pena de morte... se fizessem algo a mim ou aos meus filhos queriam que matassem o culpado. MAS CONTINUAVA A SER ERRADO ESSA SOLUÇÂO!!!! é assim tão difícil de entender que não é porque quero e faço que necessariamente seja correto? ...
1Gerir
Gosto · Responder · 1 h

Celina Schoonbeek Decididamente, agora finalmente mostraste que ainda não te debruçaste realmente sobre o assunto, o que é lamentável, pois andei eu aqui a tentar conversar contigo sobre o assunto, convencida que sabias do que falavas
:( Queres misturar assuntos para não teres de dizer: sou contra para ter atenção.
:'( É assim que te deixas interpretar, não sei se percebes isso, claro. Preferia que as tuas
:D fossem reais, Paulo. O que quero dizer é que o emoji
:D não me engana
;)Gerir
Gosto · Responder · 1 h

Celina Schoonbeek E, não será um "garoto" que me vem ensinar o que seja a democracia
^_^ Eu lutei por ela... e tu?
;)
1Gerir
Gosto · Responder · 1 h · Editado

Paulo Afonso Aqui o garoto fez duas perguntas simples... Respostas nada.. Não é misturar assuntos é expor argumentos que podem ser validados por si ou não... Direito à vida como disse também se aplica a bebés que ainda não nasceram ou não?... Decidir como e quando morrer também se aplica a jovens que não queiram viver mais ou isto é depressão? contra argumentos até agora nenhum...até agora só me desejou sofrimento e que me borre todo quando a minha hora chegar para perceber o sofrimento... o que é estranho vindo da sua parte...é que desejar eutanásia é desejar uma morte boa a alguém(aqui hipocrisia aplica-se?)! .. Se lutou pela democracia como disse fez bem... Mas perguntou a alguém se queira viver em democracia ou lutou pelo que achava correto para si e para os demais? Pessoalmente se foi pela segunda hipóteses só lhe tenho a agradecer...Obrigado!!! Chamar atenção não preciso, já tenho a atenção de quem amo... Esposa e família o que me satisfaz! A ideia de Eutanásia que defendo não está de acordo com ideia de eutanásia descrita pela noticia.... deixo lhe aqui um link em baixo, que lhe poder ser útil... Tenha uma vida feliz e sem sofrimento são os meus desejos sinceros.. que não sofra e que não tenha que recorrer à eutanásia mas se tiver que recorrer que nessa altura já possa...Gerir
Gosto · Responder · 18 min · Editado

Paulo Afonso https://www.fnac.pt/.../Dic.../Dicionarios-Lingua-portuguesaGerir
Dicionários Língua Portuguesa - Dicionários e Gramáticas - Fnac.pt
FNAC.PT
Gosto · Responder · 55 min

Escreve uma resposta...

Pedro Narra Mas o q é q não consegue entender . Se eu achar q não tenho condições para viver como quero tenho duas opções ou morro com dignidade e peço para ir para a Suíça ou mato m. S não tiver condições psicológicas e quando chegar a essa fase e o meu desejo quando tinha as possses físicas e intelectuais era a morte, porque razão não tenho direito a morrer? Mas quem determina s quero viver mais ou não s não eu. O q não percebe?
4Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Telmo Ãlmeida Pelos vistos muita gente...
1Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Celina Schoonbeek Estou em crer que muita gente que se diz contra, nem sequer pára para pensar realmente no assunto. Tomam a cena como partidária ( mesmo que nada entendam do partido que defendem
:( ) e, também já sabemos que o fb é um sítio necessário a bué gente que necessita de atenção. Assim...
:)
1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek Afinal o que será eutanásia para o Paulo A.? Fiquei até curiosa em perceber o que é que ele pensa que seja. Por todas as explicações que damos sobre ele diz: "Isso não é eutanásia". P'ssst! Paulo Afonso, explica lá aqui ao pessoal o que é para ti eutanásia
;)
1Gerir
Gosto · Responder · 1 h

Paulo Afonso O Celina Schoonbeek não tenho que explicar nada... Porque depois de explicar não for como pensa sou garoto e devo morrer em sofrimento e todo borrado... Este senhore foi á Suíça porque tinha dinheiro e se fosse pobre? O comboio seria solução? Ou a Dona fazia uma colecta para o pobre ter uma morte digna?... Olhe hoje como sou voluntário da reefood convido a vir comigo ajudar quem precisa e tentar tirar as pessoas da depressão... Covilhã no zona do pelourinho 20 horas até já...
😍
😍
😍
😍Gerir
Gosto · Responder · 6 min · Editado

Escreve uma resposta...

Ana Filomena Fernandes A morte assistida tem se seguir certos critèrios sèrios e comprovados pra ser aprovada. Ninguem pode enviar alguem pro matadouro sem essa pessoa ter consciencia do k ker (como muita gente està a comentar). Nao è a minha ideia pra vida mas consigo compreender como muitos idosos mais velhos e pessoas com doenças terminais pudessem querer esse fim mais tranquilo e sem dor. Sei bem como alguns idosos sofrem no final das suas vidas e como nessa altura jà nao lhes è dado nenhuma qualidade e dignidade de vida que outrora tinham.
E sei que muita gente que tem/teve contacto com essas pessoas consegue entender um bocado do k falo.
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Graciela Nunes Penso que qualquer pessoa só quererá partir quando se sentir desesperada, fisicamente ou psicologicamente. Enquanto cá me quiserem eu tentarei ser útil, até ao último minuto, até ao último sorriso, enquanto o coração bater e o cérebro pensar. Vida, um bem maior.
2Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Belinha Fernandes Eu acho que cada um tem direito a tomar uma decisão sobre a sua própria vida. Ninguém é dono de ninguém para impôr o que quer que seja a alguém. Nós em plena consciência devemos ter o direito de decidir sobre o que queremos e é melhor para nós ! Não temos que sofrer só porque alguém decidiu que tem de ser assim. Sou a favor da Eutanásia Assistida, morrer com dignidade é um direito que todo o Ser Humano tem. Para mim é uma decisão mto pessoal, e que ninguém deve interferir.
3Gerir
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Natália Rodrigues Em toda a nossa vida somos responsaveis e responsabilizados por todos os nossos actos...então porque negar o direito a escolher como se quer morrer...eu quero pode escolher como quero morrer.. morrer com dignidade por isso sou completamente a favor da eutanásia há já muitos anos!!
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Graciela Nunes Também vivemos para os outros. Para os que nos querem bem. A vida assim vivida é um acto de altruísmo. Os mais anciãos detêm sabedoria para dar conselhos aos mais jovens. Estes deverão perceber quanto antes o valor dos avós, o valor da sua sabedoria, da sua experiência. Deverão guardar respeito e sentimento de gratidão pelas pessoas idosas. Sociedade civilizada e de valores humanistas.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Gouveia Sinceramente, compreendo a escolha da pessoa, vivida e esclarecida até pela sua formação! No entanto, não consigo conviver com a eutanásia; para onde caminha a civilização? Se hoje, existem restrições, dentro de dez anos, começamos a escolher aos 40, 60, 80! Qual é a idade para morrer?
1Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Celina Schoonbeek Pedro, não é a idade que dita a escolha de eutanásia, mas a não condição de vida condigna, apenas isso.Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Escreve uma resposta...

Nuno Lorga Deve ser um direito de qualquer cidadão adulto e com capacidade de decisão escolher se pretende ou não terminar com a sua vida.
15Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulo Branco Todos os dias portugueses exercem esse direito.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...

Jose Delgado Machado Vá lá...Clica mais um gosto! Porquê vc em vez de clicar "gosto" não comenta a notícia e dá a sua opinião? A sua opinião pode valer muito mais que essa de clicar "gosto". Tente, não perde nada com isso!
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Ana Gaudêncio Respeito a vontade de cada um...mas vi uma reportagem com um Sr. que também escolheu morrer por ter doença degenerativa e confesso que me fez muita muita impressão...fartei me de chorar e até fiquei mal disposta...mas entendo...
😔Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Paulo Renato Ferreira O que tem de ele ser cientista? E se fosse pedreiro? E se fosse um extraterrestre? Quem se quer matar, que se mate. Mas não me façam pagar homicídios/suicidios assistidos.Gerir
Gosto · Responder · 4 min

Domingos Robalo Quando a vida não merecer ser vivida fazemos eutanásia? Legalizar a eutanásia é abrir a "caixa de pandora", que daqui a algum tempo servirá para os filhos mandarem abater os velhos. É tudo uma questão de tempo e de perspectiva de vida, principalmente se os velhos estiverem a dar trabalho e a conta bancária o justificar.
6Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

André Gago Já faltava a falácia “slipery slope”...
6Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues André Gago então explique porque 20% das eutanásias na Bélgica e Holanda são puros homicidios...
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

João Luciano A matéria nem é sobre eutanásia.
😒
😒
😒Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Patricia Delgado Santos É um suicídio assistido ninguém o matou só lhe deram a seringa e a decisão foi dele. Quanto à sua afirmação Valentim Rodrigues, fontes?Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...

Mario Carvalho Obrigar alguém a permanecer vivo?! Quem é que obriga?.... Prolongar a vida , com qualidade e aliviar a dor foi sempre o lema de todo o cientista ... ... não são valores religiosos ou outros... Hipócrates era o quê? é o problema dos barrigas cheias ... como não têm fome .. inventam...
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Mario Carvalho aqui foram os pais que autorizaram induzidos por alguém... Agora imaginem quem , além dos pais pode ser esses alguém..para justificar mortes e até para poderem aliviar o OE https://www.noticiasaominuto.com/.../rapaz-acorda-do-coma...Gerir

Rapaz acorda do coma depois de os pais concordarem doar órgãos
NOTICIASAOMINUTO.COM
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Mario Carvalho quem era a família de David Goodall, quem eram os amigos, qual era o carinho e apoio que tinha ?" ! Se Tivesse um filho ou um netinho ou bisneto a dizerem -lhe GOSTAMOS MUITO DE TI E PRECISAMOS DE TI ... teria ele a CORAGEM de os abandonar?!!!!... Se não teve porque será ?! Espero que , como cientista , não se tenha preocupado mais em estudar a eutanásia do que em educar e dar carinho aos filhoe e amigos ... estou a especular porque não conheci o senhor.Gerir
Gosto · Responder · 14 h · Editado

Escreve uma resposta...

Sofia Simões Este assunto é sério demais para ser debatido de ânimo leve.
Considero no mínimo chocante o que se está a passar na Holanda.
Abre-se a "Caixa de Pandora" com o intuito de que é apenas o "último dos meios" e apenas para os que não têm cura e estão em sofrimento permanente, e quando se dá por ela é apenas uma das formas mais comuns de se morrer e a "cura" para qualquer mal.
https://www.cbsnews.com/.../euthanasia-assisted-suicide.../
https://amp.theguardian.com/.../dutch-prosecutors...
https://www.nationalreview.com/.../euthanasia.../amp/
https://mobile.nytimes.com/.../dutch-law-would-allow...
https://www.independent.co.uk/.../man-holland-netherlands...
https://www.independent.co.uk/.../netherlands-euthanasia...
3Gerir
Gosto · Responder · 20 h · Editado

Luis Silva Quero la saber se o gajo é cientista, até podia ser alien.
SOU CONTRA, PONTO.
7Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Sofia Rodrigues Lol e é alguma Autoridade intelectual?
4Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Ricardo Costa Bom para si. Não faça:)
2Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Escreve uma resposta...

Angela Oliveira Então, suicide-se. Não peça para o matarem que foi o que fez. Não considero que seja eutanásia.
5Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
2 respostas

Mario Carvalho Sugestão: Todos os que são a favor da eutanasia... assinem o pedido o mais rápidamente possível ... poprque com as listas de espera que existem nos hospitais , correm o risco de morrerem antes de satisfazerem o vosso ulimo e maior desejo .. de vos matarem!Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Silvaneves Fernandes Como estou de acordo.Hoje prolongasse a vida ,na base de medicação, sem qualidade e na depencia .Não é justo submeter alguém a viver é simplesmente muito cruel.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Amanda Perez Grande coragem .Uns querem viver outros querem morrer . Como eu entendo este homem a solidão e um corpo já cansado já pesa grande coragem e grande poder de encaixe sobre o propósito da vida quando está ainda existe e nos faz sorrir
1Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Fernando Maria Borja Santos O estado nem ninguém tem o direito de saber quando termina a vida de alguém , devemos é dar dignidade máxima mediante as opções das pessoas
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Leonor Rosa Perante este tema fico sempre dividida. É um assunto terrível para ser debatido. Desejo profundamente, que este Senhor esteja em paz.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Luísa Dimas Santiago Cada um de nós deve ser dono da sua vontade!! Ninguém tem o direito de nos obrigar ao que quer que seja, quando se trata de nós mesmos!!
2Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Carlos Dias “Obrigar alguém a permanecer vivo é cruel.” Obrigar alguém a matar é justo.
1Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Ricardo Costa Ninguém é obrigado a matar. Na realidade é um dos poucos temas que os médicos podem alegar objeção de consciência.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Carlos Dias Já alegam todos ao fazer o juramento que fazem.Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Patricia Delgado Santos Ninguém o matou. Leia a notíciaGerir
Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...

Machado Capela Lindo serviço, agora vai para o inferno, ficava mais uns tempos em sofrimento conforme a vontade de deus, e ia para o céu.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
1 resposta

Ilda Cruz Porque não deixar ao livre arbítrio de cada um a decisão de viver ou morrer?
2Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Ana Gouveia estou de acordo .....mas morrer sem querer só porque é velho e da gastos ......ao estado...
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
2 respostas

Jeanette Moura A experiência vivida confere outro peso à questão. Aplaudo a coragem. Que a mensagem passe...
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Rosa Couto Paz à dua alma! Vai precisar! Penso que os seus 104 anos lhe disseram: pede para morrer que ficas na história! .......
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulo Branco Todos os dias portugueses põem fim às suas vidas. Praticam o velho e antigo suicídio.
Observador
Ontem às 14:41 ·
David Goodall considerou que a sua vida já não merecia ser vivida e esperava que a sua história pudesse levar à legalização da eutanásia.

Cientista de 104 anos viajou para a Suíça para se submeter a eutanásia. "Obrigar alguém a permanecer vivo é cruel".
OBSERVADOR.PT
220 comentários
195 partilhas
868868
GostoComentar
Partilhar
Comentários

Escreve um comentário...
Mais relevantes
Ver comentários anteriores

Maria Helena Costa Não consigo estar de acordo...tento entender, mas não consigo...
A sociedade civil, não os políticos, devia debater seriamente este assunto.
Envelhecer é um processo longo, capacidades perdem-se, a saúde degrada-se, mas o foco devia ser na manutenção do bem estar, na criação de condições para evitar o isolamento, no investimento na assistência. Não na autorização para morrer, essa é a solução mais simples, menos dispendiosa e definitivamente, a que requer menos empenho.
Todos vamos morrer um dia, a morte deve chegar com dignidade. Mas devemos investir em viver com humanidade, antes de investir em morrer rápido e sem incomodar.
69Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 42 respostas

Tiago Freire Em quê que a despenalização da eutanásia vai impedir que se invista em tudo o que referiu? A eutanásia é a opção dada ao doente de terminar com a sua vida por está já não ter qualquer dignidade. Vá lá para o IPO perguntar se aquelas pessoas consideram a sua vida digna e se tendo a opção não terminavam já o sei sofrimento, vá perguntar às pessoas com Alzeimer numa fase inicial se acham que a sua vida é digna e se tendo a hipótese para tal não terminavam com a sua vida antes da doença os deixar incapazes de reconhecer os seus entes queridos, afinal o que é a vida sem memórias, sem amigos, sem capacidade de viver sozinho? entre outras doenças degenerativas que até à data não têm cura e a mesma não está em vias de acontecer futuramente.
A eutanásia não é uma obrigação nestes casos mas é sim uma decisão pessoal numa situação complicada e com quase nula chance de recuperação. Se a senhora não concorda então numa eventual situação semelhante opte por não a praticar mas permita a quem não tem mais esperanças que tenha uma morte Boa, sem sofrimento e com uma dignidade que a doença não iria certamente oferecer.
52Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Gabriela Sotma Quando lá chegar talvez entenderá
14Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Francisco Vidigal Não tem que estar de acordo. Só tem que respeitar.
32Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Miguel Laskasas Maria Helena Costa falar pelo sofrimento dos outros é facil!!!
9Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Tiago Freire de todas as pessoas que conheci com cancro, mesmo em fase terminal, nenhuma quis pôr termo à vida.
Assim, ou tenho estado distraído, ou há muito mais gente com vontade de acabar com o sofrimento, do que os próprios...
Há cerca de 2/3000 anos isto era normal, a vida tinha um valor reduzido. Agora preparamo-nos para "evoluir" e regressar a esses belos tempos!
Depois já se sabe o que irá acontecer, tal como na Belgica e Holanda. Esta aberração servirá para desocupar algumas camas de hospital, em prol da rentabilidade.
12Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Gabriela Sotma quando lá chegar, onde?
Comentário idiota...
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Francisco Vidigal não se pode respeitar, quem promove a legalização do homicidio, o total desrespeito pela vida Humana e o regresso às cavernas, altura em que o homicidio assistido era praticado proficuamente...
4Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Excelente comentário!!Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Mas quem são as outras pessoas para decidir se eu vivo ou morro? Porque se julgam nesse direito? Entra-se aqui no espaço individual e não vejo o que é que outras pessoas têm a ver com isso. Eu tenho 27 anos e espero que uma vida longa pela frente mas se alguma vez estiver numa situação miserável gostava de poder tomar decisões relativas à minha vida.
28Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fábio Monteiro Eu acho que deve seguir o mesmo caso da legalização do aborto. Dizia-se o mesmo na altura e o aborto não é prática normal... as pessoas devem ter o direito de escolher, só isso.
9Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Fábio Monteiro no aborto já estamos a mexer com outras vidas.
1Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Telma Miranda Vivemos mesmo num mundo hipócrita. Todos os dias morrem crianças e jovens na guerra, desnutridas e sem acesso ao mínimo de condições. E o que fazemos?! Nada. Alguém quem quer morrer porque efetivamente já não "vive", porque já não há esperança de melhorar e devidamente acompanhado por relatórios médicos, tem todo o direito de morrer e não é o "vizinho do lado" com as suas demagogias baratas, que na prática não fazem nada para um mundo melhor, nem os nossos governantes que não dão condições para muitas crianças crescerem, que vão dizer o contrário. Hipocrisia!!
11Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Diana Santos Tambem sou de acordo com o Pedro, mas quem sao os outros para decidirem o que eu quero ou deixo de querer?
neste caso cada um pode apenas falar por si, nao ha certo nem errado !
😑2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues a única pessoa que conheci com cancro quis, tentou tomando toda a caixa de comprimidos para as dores, maquilhou-se, deitou-se, tomou os comprimidos e ficou à espera de morrer, foi para o hospital, foi internada no IPO, levou 1 mês a morrer é a implorar que acabassem com aquele inferno que foi o seu cancro no pâncreas. Uma senhora que só queria ter morrido com dignidade em vez de morrer a definhar numa cama de hospital, era a minha avó. Espero que nunca veja um familiar seu nestas condições a implorar que termine o seu sofrimento, e espero ainda mais que nunca seja você á implorar por tal. Usando o seu raciocínio básico ao obrigar as pessoas em sofrimento a viver até à morte então estamos a torturar essa pessoa até que está entre em falência quando ela já suplicou vezes sem conta pelo fim do seu sofrimento.
Em Portugal o que está a ser discutido é que será necessário obrigatoriamente o pedido do paciente ou do representante indicado no seu testamento vital! Não seja energúmeno e informe-se.
20Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Maria Helena Costa Tiago Freire Na minha família próxima há pessoas com Alzeimer, outras com muita idade e alguns condicionamentos, problemas crónicos e doenças condicionantes.
Por isso mantenho a minha opinião e acrescento: não, não há investimento no apoio às necessidades de todas estas situações. E não, a doença e a velhice não devem ser evitadas, devem ser acompanhadas e os cuidados paliativos desenvolvidos.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

João Neiva Santos A decisão é dele e só dele.
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Maria Helena Costa Francisco Vidigal Em momento algum disse que não respeito. Mas, na medida do possível, para aqueles que fazem parte da minha vida, tentarei sempre que nunca vejam a eutanásia como a sua única solução.
Farei sempre o possível para que sintam que existe algo que vale a pena.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Nunca disse que havia investimento nessas áreas, O que disse foi que a despenalização da eutanásia em nada tinha a ver com o ausência ou início de investimento nesse sentido.
É a sua opinião e certamente a dos seus familiares doentes, O que não invalida que outra família e outros doentes tenham uma opinião diferente que deverá ser tão respeitada quanto a sua é.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Maria Helena Costa João Neiva Santos Acha? Eu discordo. Quando à volta de um ser humano existe uma rede de afetos e cuidados, baseados em relações familiares, amizades ou sociais, de preferência envolvendo várias gerações, então teremos muitas vontades a influenciar a decisão, não lhe parece? Sentir que se faz falta, que nos querem, muda tudo.
Já agora, isto não ter nada que ver com religião. Eu não professo nenhuma.
1Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Maria Helena Costa Tiago Freire Eu respeito todas as opiniões, mesmo as que me desagradam ou aquelas de que discordo.
Não reside aí o problema.
Mas quando sobre um assunto tenho uma opinião, defendo-a, luto por ela. Como luto pelo bem estar das pessoas que estimo.
Já li aqui sobre a hipótese de familiares próximos ajudarem/influenciarem a decisão de morrer...bom, isso abre portas perigosas. Não acredito que uma lei com essa possibilidade inscrita fosse constitucional, de qualquer forma, para mim, coloca a questão: estamos a falar do bem estar de quem, afinal?
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Celso Monteiro Se o homem quer morrer com dignidade não pode?... Na sua opinião mais vale que ele apodreça aos poucos e borre-se e babe-se todo, que respire como se estivesse sempre com falta de ar, que não possa mastigar a sua refeição, etc.. E tudo isso durante anos. Vale a pena esse fim de vida indigno?
Para a malta que é contra a eutanásia eu recomendo umas visitas aos hospitais, pra verem aqueles doentes que estão em agonia e demência, a morrer aos poucos, com dores e exames que não os vão fazer ficar mais jovens ou melhores, sem nenhuma dignidade. Talvez isso vos faça reflectir na importância da eutanásia.
9Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Celso Monteiro Não, isso faz-me refletir na importância da dignidade humana e no investimento que ainda falta fazer em cuidados paliativos e consciencialização da sociedade para que uma vida mais longa pode representar desafios duros, sobre a necessidade de darmos aos últimos dias de cada ser humano uma maior atenção, não remetermos exclusivamente para o ambiente hospitalar e para os profissionais de saúde essa responsabilidade.
A sociedade civil deve fazer parte da solução, as famílias, os grupos sociais e todos nós. Talvez possamos parar de procurar formas de parecer 30 aos 60 e devamos procurar formas de viver bem connosco aos 80, começando esse processo aos 30.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Catarina de Abreu Nem toda a gente tem pachorra para ser incapaz
1Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Catarina de Abreu Com todo o respeito pelo seu direito a exprimir a sua opinião, isso que diz, na minha opinião, é cruel e faz-me temer que possa significar que nem toda a gente tem pachorra para cuidar dos outros.
Claro que não tenho maneira de saber se o meu temor tem fundamento, mas foi o que senti quando li as suas palavras.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Sandro Batista Se acha isso muito bem, é a sua vontade e deverá aplicá-la à sua vida, mas isso não lhe dá o direito de decidir sobre a dos outros, da mesma forma que ninguém vai decidir sobre a sua e obrigar a praticar eutanásia!
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Sandro Batista Eu não tenciono decidir nada sobre a morte de ninguém ou sequer sobre a vida.
A sua luta pode ser legalizar a eutanásia, a minha é melhorar os cuidados e assistência dados aos mais velhos, sobretudo quando o nível de autonomia ou a doença exigem apoio de terceiros. A minha luta é também que os grupos sociais, sejam as famílias tradicionais ou outros, integrem os mais velhos, não os segreguem, não separem as gerações e que não desmereçam os que já não podem fazer tudo, como faziam noutros tempos, ou até já pouco podem fazer como seres humanos que já não merecem a vida.
E, não, não é uma convicção religiosa, é uma convicção humanitária.Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Maria Helena Costa Valentim Rodrigues Parte do que diz, é precisamente o meu problema com este assunto.
Todas as pessoas que comigo se cruzaram ao longo dos anos e tiveram, ou tem, de lutar contra uma doença que os limita ou as consequências da idade avançada, não desejam morrer.
Há seres humanos que já nascem muito limitados, vamos promover o quê? Que não podem ser úteis e felizes?
Querer viver com dignidade na doença e na velhice é uma luta pela qual estou disposta a lutar, deixar morrer quem não sente forças para lutar contra uma situação má, ou mesmo muito má, isso não. A minha resposta é: vamos ajudar esses seres humanos a ter força e a querer viver.
1Gerir
Gosto · Responder · 21 h · Editado

Tiago Freire Maria Helena Costa segundo sei em Portugal as propostas dizem que deverá ser exclusivamente o próprio ou o responsável indicado também pelo próprio no seu testamento vital
1Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Maria Helena Costa Tiago Freire Sim, verdade. É isso que se discute. E só se o individuo estiver lúcido no momento em que decide ou indica o responsável.
Mas, não muda a minha opinião. A tristeza e depressão nem sempre são evidentes e a primeira não é uma condição médica, mas ambas são más conselheiras e podem deixar de existir, se a pessoa em causa tiver cuidados e ajuda.Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Celso Monteiro Maria Helena Costa Penso que na Austrália os cuidados paliativos devem estar muito perto da excelência, tal como em muito países europeus que (ainda) não permitem a eutanásia.. E creio que este senhor da notícia e muito outros tiveram todo o cuidado e assistência possível e imaginária.
. O "problema" é que hoje vivemos mais anos.. 85, 90, 100 anos, etc. devido aos avanços na medicina. Infelizmente não é possível para a grande maioria estar saudável aos 80 anos ou mais. É genética. Cuidados alimentares e de saúde desde os 30 podem fazer alguma diferença, mas o fim em vez de ser aos 80 é aos 90 (talvez) ... Mas a realidade é qualquer um pode ter um fim de vida indigno, quando digo indigo, não é sem cuidados, digo indigno na medida do estado em que a pessoa se encontra.
De que vale passar os últimos 5-10 na cama, doente, sujeito a drogas, ligado a máquinas, dependente para tudo e principalmente infeliz (isso quando a pessoa ainda tem consciência)?
4Gerir
Gosto · Responder · 20 h · Editado

Ivo Alves Tiago Freire o meu avô passou pelo mesmo... como não havia eutanásia e forças já não havia para suicídio sequer, recusou tratamento. Uma semana em agonia para poder finalmente ver-se livre do sofrimento que o afligia há meses. Tivesse ele forças ter-se-ia suicidado mesmo sendo um cristão devoto, tal era a dor (física e psicológica)... sociedade hipócrita...
8Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Lígia Maria Vitória Valentim Rodrigues tem estado distraído. Ao meu próprio pai, apesar de o ter suplicado, negaram-lhe uma morte digna e com menor sofrimento do que teve.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Tiago Freire Maria Helena Costa no caso da depressão não estou à favor, sei que há casos em que a depressão pode durar anos e pode ser bastante complicado mas aí há alguma coisa a fazer, no entanto reconheço que possa ser complicado para uma pessoa sem vontade de lutar contra isso de a ultrapassar mas a medicação que é facultada nesses casos ajuda muito pouco à resolução do problema, embora isto já seja outra conversa.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Carla Jesus E como se melhora a vida, a um doente que está em coma, 1, 2, 3 anos, pondo em sofrimento a pessoa, e aqueles que rodeiam?
Prefiro morrer enquanto tiver consciência, e digna, a morrer aos pouco, fazendo-me a mim e aos meus familiares sofrerem por mim.
Deve ser o paciente, decidir morrer com dignidade e "feliz". ou na impossibilidade de ser o doente, ser o familiar perto que decida,
3Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Maria Do Céu Pinheiro Completamente de acordo ! AGerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Narra Valentim Rodrigues as pessoas falam só do cancro e da fase terminal. Eu desde novo peço aos meus q s um dia perder as minhas faculdades psicológicas num acidente, com um AVC.... q m mandem para a Suíça. Qual o problema de não satisfazerem o meu pedido ? Porque s eu tiver com as plenas capacidades posso eu pôr termo à minha vida, mas o q m assusta é s de repente as perder, e não gostaria mesmo nada de deixar esse legado aos amigos e familiares. Este é o meu desejo desde criança, porque razão o estado, políticos da moral sem moral nenhuma tem de decidir como quero e devo viver. Isso só me diz respeito a mim e só a mim.
3Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Telmo Ãlmeida Maria Helena Costa , ja entendemos a sua luta para melhorar os cuidados aos mais velhos numa fase avançada na vida...
Estamos de acordo nesse ponto, mas se "O EU", nao quiser mais sofrer e entender que ja chega, nao serà melhor respeita lo como
Individuo e ir de encontro ao que ele pretende?
Quem somos nós para vetarmos uma vontade de alguem que està farto de viver e que sabe que dali so ficarà pior...
A eutanasia, serà uma escolha pessoal.Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Pedro Narra E não é preciso estar em sofrimento, eu s um dia por exemplo tivesse um acidente e ficasse em falta dos meus poderes físicos ou psicológicos ao cuidado de terceiros, agradecia q m permitam morrer. Simples. O q é q a minha escolha individual interfere na vida dos outros s é o meu desejo.Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Ines Varela Valentim Rodrigues qual aberração qual que, desde quando é que um doente, lúcido, acamado, que sabe que vai morrer, a sofrer horrores, a não aguentar mais o fato de saber que vai morrer e nada poder fazer para controlar o sofrimento físico e psicológico deixa de ter direito a morrer dignamente ? Claro é muito melhor estar drogado , ligado às máquinas, ou em coma induzido a espera que lhe dê uma septicemia....há aqui pessoas que têm zero de sensibilidade para com aqueles que estão a sofrerGerir
Gosto · Responder · 5 h

Ines Varela Maria Helena Costa concordo consigo no sentido em que os cuidados paliativos deviam oferecer melhores condições aos seus doentes e sofrerem todos eles uma alteracao, acompanhamento a família, maior interação com o doente de forma a tentar minimizar a dor do doente, a oferecer lhe melhor qualidade de vida mediante o panorama em que se encontra inserido etc...há um grande documentário agora no Netflix que fala sobre este tema tão sensível, cuidados paliativos e doentes terminais e posso lhe garantir que estamos a anos luz de lá chegar.Gerir
Gosto · Responder · 4 h

Helena Sampaio Valentim Rodrigues absurdo!A eutanásia é uma decisão pessoal.Ninguem a pode tomar sem ser os próprios.Assim sendo vai desocupar camas de hospital como?É que da maneira como expôs a sua opinião parece que vai andar por aí a dizer ‘olha, mata este.É mais uma Cama livre’...Gerir
Gosto · Responder · 26 min

Helena Sampaio Tiago Freire lamento que a sua avó, e todos os que lhe eram próximos, tenha passado por isso.Os meus sentimentos
1Gerir
Gosto · Responder · 23 min

Escreve uma resposta...

Tiago Freire Acho engraçado que grande parte dos argumentos contra a eutanásia baseiam -se na religião e muito pouco nas causas que levam as pessoas a tomar a decisão consciente de ter uma morte Boa, sem sofrimento.
Eutanásia é uma decisão pessoal, às vezes fico com a ideia que as pessoas mal informadas têm receio de ser obrigadas à eutanásia nos casos em que está seja despenalizada -.-"
61Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 23 respostas

Daniel Vaz A maior parte dos argumentos é "mi mi mi mi": "E eu? Como fica a MINHA consciència? Como fica a MINHA religião? Como é que é possível alguém querer fazer com o SEU ser algo que vai contra a MINHA perspectiva de vida? Sofrimento? NÃO é MEU, mas raios parta se for contra a MINHA opinião!" Mi, mi, mi, mi.
11Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Morte Boa!? Uma morte boa é em combate.
Pelo menos era, nos tempos a que nos querem fazer recuar.
Depois se defender a vida e a dignidade humana é estar baseado na religião, pois que o seja.
Não é vergonha nenhuma, antes pelo contrário.
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues Daniel Vaz cantas bem, mas não alegras... Com tantos mis, é melhor ir para o Eurofestival.
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Daniel Vaz Valentim Rodrigues já viste como vocês soam?
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Luís Simões Todos têm a pretensão de dizer aos outros como viver a sua vida. É esta a sociedade actual.
5Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tiago Freire Valentim Rodrigues É a sua opinião, eu respeito-a.
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

João Vaz Santos Carvalho Suicídio !Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tiago Freire João Vaz Santos Carvalho Suicídio em condições extremas em que a morte está praticamente garantida.
3Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues Mas da mesma forma que eu respeito a sua decisão deve respeitar a decisão daqueles que optarem por terminar a sua vida, quem é você para me dizer como eu devo morrer?
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Daniel Vaz pelo menos não soamos a falso.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Tiago Freire ninguém, mate-se como quiser, mas não legalize o homicidio.
Isso já foi feito por Hitler e não acabou bem...
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Tiago Freire Valentim Rodrigues Se você não sabe distinguir homicídio de suicídio medicamente ajudado então acho que tem de voltar para a escola. Esse seu raciocínio é merecedor de uma medalha de lata, agora pela eutanásia ser despenalizada qualquer gajo podia matar o vizinho invocando que ele estava a sofrer? Já vi crianças do ensino básico com melhores argumentos
😂7Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Ricardo Ferraz A tortura também é uma prática com 2/3000 anos e até mais. Isso não é selvagem também?Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Tiago Freire pois olhe que é o que irá acontecer e já acontece na Belgica e Holanda.
Qual pensa que será o destino de muitos idosos agora abandonados em Hospitais?
Aliás, basta ler os comentários de alguns dos defensores do homicidio assistido, para o comprovar.
Depois homicidio assistido ou não, é homicidio. E é exactamente isso que se quer despenalizar.
De resto é, em nome do progresso e da evolução, o regresso ao mais negro do tempo das cavernas.
Como ainda frequenta a pré-primária, compreenderei a sua dificuldade de apreensão.
Se quiser posso tentar fazer un desenho...
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h · Editado

Tiago Freire Valentim Rodrigues o que está a ser discutido em Portugal relativamente à eutanásia é a obrigatoriedade do pedido de eutanásia por parte do próprio ou seu representante que deverá estar indicado no seu testamento vital caso o doente não tenha capacidade de a pedir por si.
E se o que diz é verdade o problema não está na eutanásia mas sim na falta de controlo.
4Gerir
Gosto · Responder · 22 h · Editado

Ivo Alves Valentim Rodrigues não soa a falso? Talvez mas garantidamente que a larguíssima maioria dos argumentos é egocentríco, narcisista em alguns casos, sem qualquer vislumbre de capacidade empática. Dos poucos, na minha opinião, que são contra a eutanásia e dignificam o argumento são os que abertamente dizem "para mim, eutanásia não". Não fazem um argumento moral ou ético da eutanásia (porque não o há, ponto!), não fazem uso de falácias para promover um argumento inexistente, dizem abertamente: na minha opinião a eutanásia não é solução. E é um ponto inteiramente válido, mas somente é válido enquanto argumento pessoal e mais nada. Tal como é válido um médico não pretender ser parte no processo, está no seu inteiro direito. Tal como é válido um familiar ter o direito de dizer que não acha bem que o seu familiar que se decide pela eutanásia não está somente a querer escapar ao seu sofrimento mas também a privar a sua família da sua presença... é inteiramente válido! O que não deveria de ser válido é alguém privar-me de uma decisão que deveria de ser tão e somente minha e de absolutamente mais ninguém (tal como o médico e pessoal de saúde que possa, ou não, satisfazer o meu pedido tem todo o direito de recusar... se é algo que lhes causa constrangimento é tão abusivo quanto alguém querer tomar a decisão de eu não poder me decidir pela opção da eutanásia porque não se coaduna com a sua opinião sobre algo que não tem absolutamente nada a ver com ele).
7Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Tiago Freire Ivo Alves
👌GerirGosto · Responder · 20 h

Sandra Pitti Ferreri Gusmao Espero sinceramente que se um dia eu estiver numa situação em que para mim não faça sentido continuar aqui, possa ter a oportunidade de decidir não estar...
5Gerir
Gosto · Responder · 20 h

Mario Carvalho Tiago Freire ... tem alguma razão ... Hitler e Estaline e o próprio Marx .. tambem pensavam assim ,,, Hitler nem precisou de ser assistido ... tomou a decisão ... Agora quando é que pensa que deve pedir para o matarem ?! ... Se tiver uma dor de cabeça forte , fruto de uma bebedeira ou de uma dose mais elevada de droga? ... e se isso ficar ao critério de outros? Tipo Hitler Estaline Marx ou um prepotentesinho quelaquer ??!!...... e como explica isto ....http://sicnoticias.sapo.pt/.../2018-05-07-Rapaz-acorda-um...Gerir

Rapaz acorda um dia antes da data prevista para morrer
SICNOTICIAS.SAPO.PT
1
Gosto · Responder · 16 h

Tiago Freire Mario Carvalho É que nem vale apena responder a um comentário tão absurdo...
1Gerir
Gosto · Responder · 16 h

Mario Carvalho Tiago Freire pois não ... ainda por cima com gargalhadas!!! Sugiro que se ofereça já ,,, porque com as listas de espera que existem ... pode morrer antes de o matarem
😁
😁GerirGosto · Responder · 16 h

Graça Peres Tiago Freire, ia escrever algo semelhante. Mas o Senhor já disse tudo!
Infelizmente a morte natural continua, para muitas pessoas, a ser um "acto sagrado", podemos estar a cair de podres, cheios de morfina ou não, a desejar nunca ter nascido porque todos os momentos bons foram engolidos pelo sofrimento e dor. Mas não! Não temos o direito de decidir a nossa morte, só a vida, mesmo que ela se transforme num pesadelo.
2Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Tiago Freire Telmo Ãlmeida ?Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Escreve uma resposta...

Paulo Afonso Isto não é eutanásia... É suicídio assistido! Estamos a falar de um pessoa com 104 anos que por estar débil optou pelo suicídio! E se falasse mos de um jovem sem emprego, família, lar e amigos que estava farto de viver... Essa opção também era válida?
11Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
Ocultar 42 respostas

Pedro Melo Depressão é algo que deve ser tratado. Eutanásia em casos terminais ou em fim de vida devia ser permitida.
4Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Paulo Afonso Ou seja falas na depressão.... Mas não falas das causas que levaram o jovem à depressão. A Falta de emprego, a ausência de lar, de amigos etc... Então a liberdade de escolher por termo à vida não depende da vontade de cada um? Como noutro comentário defendes?Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Paulo Afonso Ou melhor o espaço individual de cada um..Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Pedro Melo Paulo Afonso se esse jovem quiser meter termo à vida pode fazê-lo, há muitas maneiras. Um idoso com 104 anos ou um acamado já não conseguem mesmo que queiram.
As causas que levam à depressão são as dificuldades da vida e a grande maioria das pessoas consegue passar por elas com mais ou menos dificuldades. Não podemos meter as pessoas numa redoma de vidro e evitar todas as dificuldades, no entanto podemos tentar tratar a depressão. Parece-me mais fácil tratar a percepção dos problemas da vida do que impedir os problemas.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Valentim Rodrigues Isto é eutanasia pura. É homicidio ou suicidio assistido, o que nada tem a ver com morte assistida.Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Paulo Afonso "Parece-me mais fácil tratar a percepção dos problemas da vida do que impedir os problemas." Tudo dito! Mais quais problemas? Eu se tiver 104 anos como ele estava não teria problema nenhum... A percepção dos problemas está na mente de cada um... E quem disse que o jovem estava deprimido? Se assim pensa posso pensar o mesmo deste senhor... Que se matou por estar deprimido!!!Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Pedro Melo A eutanásia não deve ser encarada com leviandade e cada caso deve ser analisado individualmente. Não estou aqui a fazer nenhum esboço da lei mas acho que nos 2 casos em que eu disse, falta de saude ou qualidade de vida em idade avançada ou em doenças terminais a eutanásia devia ser permitida. Falo por mim, nesses 2 casos gostava de ter esse direito e acho mal ser impedido por opiniões de outras pessoas.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Paulo Afonso Mas é a minha opinião é que impede ou é a lei? Se a lei o vier a permitir e for a opinião da maioria que seja. Sem problema amigo...Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Karenina Santos Atualmente na Holanda, são 20 eutanasiados/ dia! E porque? Porque quase tudo é um motivo válido para tal. Arranjam-se formas de contornar o que está na legislação e assim conseguem ser eutanasiados só por que sim..
3Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Pedro Melo As leis são feitas a partir de opiniões debatidas (entre outras coisas)Gerir
Gosto · Responder · 21 h

Rosa Maria Faria Viver uma vida em pleno fazendo o que gosta, construir uma família, que com toda a certeza que o ama e não quer que ele morra, este senhor com 104 anos escolheu a sua hora, porque deve estar débil e sem grande perspectiva de qualidade de vida. Não acho cobardia Nem deverá ser comparado a um jovem ou a alguém com depressão, esses sim deverão ser tratados e ajudados. Agora este senhor com uma vida cheia e plena que quer deixar ainda com alguma dignidade , acho que deveremos respeitar a sua decisão, apesar de não concordamos .
3Gerir
Gosto · Responder · 21 h · Editado

Paulo Afonso Mas quem é que disse que o jovem está com depressão? Chiça... Só porque se quer matar está deprimido o idoso quer se matar viveu uma vida plena....
🙋!!!! Respeito! Mas não concordo... é me permitido? ou só é permitido me suicidar? Já agora leram a noticia? Por ele já queria morrer quando lhe tiraram a carta de condução... O jovem que falo era porque não a conseguia tirar... São opiniões... Dignidade... Tive um familiar com uma doença degenerativa e continuava a ver dignidade nele, já mesmo no termo da sua vida!!! É tudo uma questão de percepção dos problemas!! E se me quiser suicidar sem ser para a frente de um comboio.. até porque isso causa atrasos.... Mas sim num hospital de forma indolor? Irão me tratar para a depressão? E se eu não quiser o tratamento? Estou deprimido porque tenho 34 anos... Com 90 já posso? É que quero morrer porque já não tenho dentes para comer um bom bife! E sei lá porque quero morrer com dignidade seja lá o que isso for...GerirGosto · Responder · 19 h · Editado

Dália Dália Pedro Melo não é verdade. Um acamado se quiser deixar-se morrer, morre, e não precisa de pagar fármacos ou da eutanásia legalizada. Se quiser nesmo morrer, é só deixar de comer que em 7 ou 10 dias morre! Agora, eutanásia em casos de pessoas que estão em sofrimento fisico irreparável é diferente. Eutanásia só porque já se está farto da vida e só dorme e come como o sr cientista neste caso, não me parece válido.
1Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Pedro Melo Dália Dália isso é viável? Se está acamado tem gente a cuidar dele. Quem é que deixa morrer um idoso só porque ele quer naquele momento? Só se deixasse isso escrito quando estava de boa saúde. Novamente, acho que não deve ser a senhora que não conhece o velhinho de lado nenhum a decidir se ele aos 104 anos deve viver ou morrer, deve ser ele.
1Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Paulo Afonso Pedro Melo para me situar qual é a idade mínima em que não é considerado suicídio mas morte assistida? Ou até com que idade é considerado depressão? Aqui não é eutanásia, onde sobre este tema partilho a mesma visão que a sua... Aqui é alguém que está na beira de um precipício e é empurrado...E este é um dos perigos da eutanásia, que os defensores deviam condenar...Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Dália Dália Conheço ou conhecia um sr velhote que se deixou morrer. Deixou de comer, em casa de livre vontade. E sim , era visitado pela familia. Mas pelos vistos ele preferiu "deixar-se ir". Porque talvez já não podia ter uma vida activa como outrora, mas não estava incapacitado nem paralítico, simplesmente deve ter perdido a vontade de viver.Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Dália Dália Pedro Melo mas claro se ele quiser morrer, porque não comete suicidio?! Porquê a eutanásia?! Para não sentir dor? Acho que só paga multa se for um suicidio falhado!
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Dália Dália Daqui a pouco faz-se um " negócio on the side"... homicídios contratados.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Paulo Afonso acho que não tem a ver com a idade (número) mas com o estado da pessoa (já sendo velha).
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Dália Dália porque atirar-se de uma ponte ou deixar de comer é algo drástico.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Paulo Afonso Até porque saltar de pontes não é para velhos... Por causa da arterose... Mas o jovem se quiser atirar para a frente de um comboio não é drástico... é porque é a única maneira que consegue.... Viva a modernidade.... Porque para o Pedro Melo este país não é para velhos..Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Dália Dália Exato. Drástico. Eutanásia se não for por motivos, como disse antes, de não recuperação possível, estado vegetativo ou sofrimento, não me parece plausível, digno de ser legalizado. Veja a série " Mary kills people". Trata disso mesmo. Porque , vai cair, tornar-se num tema banalizado e vão usar para casos como este, cansados de ter 3 refeições por dia e esperar sentados numa cadeira que a vida passe. E provavelmente só terá acesso a esse " luxo de escolha " alguns... e não quem realmente sofre!
2Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Melo Paulo Afonso não deve ser para velhos que não queiram viver.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Paulo Afonso E novos que não queiram viver? Ou melhor sentem se velhos mesmo com pouca idade?
Ah pois é doença.. bem ser velho é só ser velho... Se se deprimir num lar a olhar para a parede não é depressão é vontade de morrer... Como disse viva a modernidade... Que isto do antigo/velho não é cool é para esquecer...Gerir
Gosto · Responder · 17 h · Editado

Paulo Afonso Em geito de despedida Pedro Melo você é a solução para acabar com os problemas de falta de fundos da segurança social... Já estou ver em geito de outdoors numa avenida.. Recebe pouco de reforma? Não quer ir para um Lar? Sente se rejeitado pela sua família? Nós temos a solução? Visite a nossa clínica.. não terá mais com que se preocupar.... Abraço e tudo de bom para a sua vida.... Até Sempre!
1Gerir
Gosto · Responder · 16 h · Editado

Celina Schoonbeek Hum... afinal o problema reside apenas se é ou não suicídio/homicídio, sendo pedido?
:P Que cena mais tola, é essa?
:O O assunto é apenas um:ser permitido a eutanásia! Por outras palavras:ter direito de decidir quando e como morrer. Essa de fazer distinções entre jovens e idosos é de
:D Que não chegue uma hora em que peças (porque não o podes fazer
;) ) que te deixem morrer, mas porque (imagina!
;) ) "ganhou" o NÃO à eutanásia, Paulo Afonso...
😈1Gerir
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Celina Schoonbeek Uf! Antes isso.
:D 's A tua conversa estava a cansar, acredita
O:)GerirGosto · Responder · 15 h

Celina Schoonbeek Faz-me confusão pessoal que até sabem expressar-se, não ter problemas em mostrar a sua falta de empatia
:)GerirGosto · Responder · 15 h

Paulo Afonso Papapapa e nada.. eutanásia não é isto a confusão de conceitos que vai na sua cabeça não é culpa minha.... Leia tudo de novo... Se tiver dúvidas leia outra vez.. e assim sucessivamente... Beijos tudo de bom
😇
😇
😇
😇
👼
👼
👼
👼1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Celina Schoonbeek Oh! Quanta condescendencia, Paulo
:) Essa de pensares que terei de ler seja o que for, é só um continuares a dizer o que disseste até aqui, todo convencido da tua importancia: " Sou mesmo muito espertalhão!"
:DPor favor... menos
;)1Gerir
Gosto · Responder · 13 h

Paulo Afonso Oh quanta hipocrisia.... Celina!! Leres de novo é só para veres se compreendes a minha posição sobre o tema... Não para me dar importância! Aliás não esperava isso de si já que se um idoso só não tem importância porque haveria de ter eu? Convencida: sou mesmo cool.. por deixar o cota morrer! Por favor...mais!
😘GerirGosto · Responder · 7 h

Paulo Afonso Até porque achar que devo sofrer no meu leito de morte por achar que sou contra a eutanásia ( por isso a mando ler de novo) é de uma elevação extraordinária! Mas eu percebo a... Se fosse lucro por semear batatas... Era capitalista! lucrar com suicídio... É ser simpático e prestar um serviço humanitário! Beijos e tudo de bom a sua vida!Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado

Celina Schoonbeek Oyê?! É assim tão difícil perceberes que cada um de nós tem o direito de viver... e de morrer?
:OGerirGosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek A eutanásia não se coloca em discussão por causa da idade, Paulo
:)GerirGosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek E, não sou hipócrita, Paulo
:D Fico a pensar que não sabes o significado da palavra
O:)1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Paulo Afonso "cada um de nós tem o direito de viver... e de morrer?"No aborto também é considerado esse direito de toda a gente viver? Ainda bem que não sei o que é hipocrisia...
1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek Paulo Afonso
:O ? Esperava mais de ti, acredita! Misturar assuntos para te sentires "por cima"?
:( Vê se me entendes, não estou a fazer força alguma para que mudes de ideia. O teu "voto" não fará falta para o SIM, acredita
;) Vai ser autorizado quando chegar a hora mas vai ser autorizado, para bem de gente que não consegue imaginar-se acabar os seus dias (não dependendo da idade, nota!
;) ) completamente dependente de outros. Tu até podes achar que para ti, pode ser "giro" borrares-te todo e teres alguém que te limpe. Eu não quero nada disso para mim, nem mesmo por lá perto. Simples assim
:) Fica bem, Paulo.1Gerir
Gosto · Responder · 2 h · Editado

Paulo Afonso olha eu de ti não esperava nada.... Se for autorizado que seja ainda bem que vivemos em democracia (algo que não sabes o que é ).... e se for autorizado ainda bem... nada contra como já pela enésima vez te disse... mas não muda a minha opinião... sou contra a pena de morte... se fizessem algo a mim ou aos meus filhos queriam que matassem o culpado. MAS CONTINUAVA A SER ERRADO ESSA SOLUÇÂO!!!! é assim tão difícil de entender que não é porque quero e faço que necessariamente seja correto? ...
1Gerir
Gosto · Responder · 1 h

Celina Schoonbeek Decididamente, agora finalmente mostraste que ainda não te debruçaste realmente sobre o assunto, o que é lamentável, pois andei eu aqui a tentar conversar contigo sobre o assunto, convencida que sabias do que falavas
:( Queres misturar assuntos para não teres de dizer: sou contra para ter atenção.
:'( É assim que te deixas interpretar, não sei se percebes isso, claro. Preferia que as tuas
:D fossem reais, Paulo. O que quero dizer é que o emoji
:D não me engana
;)GerirGosto · Responder · 1 h

Celina Schoonbeek E, não será um "garoto" que me vem ensinar o que seja a democracia
^_^ Eu lutei por ela... e tu?
;)1Gerir
Gosto · Responder · 1 h · Editado

Paulo Afonso Aqui o garoto fez duas perguntas simples... Respostas nada.. Não é misturar assuntos é expor argumentos que podem ser validados por si ou não... Direito à vida como disse também se aplica a bebés que ainda não nasceram ou não?... Decidir como e quando morrer também se aplica a jovens que não queiram viver mais ou isto é depressão? contra argumentos até agora nenhum...até agora só me desejou sofrimento e que me borre todo quando a minha hora chegar para perceber o sofrimento... o que é estranho vindo da sua parte...é que desejar eutanásia é desejar uma morte boa a alguém(aqui hipocrisia aplica-se?)! .. Se lutou pela democracia como disse fez bem... Mas perguntou a alguém se queira viver em democracia ou lutou pelo que achava correto para si e para os demais? Pessoalmente se foi pela segunda hipóteses só lhe tenho a agradecer...Obrigado!!! Chamar atenção não preciso, já tenho a atenção de quem amo... Esposa e família o que me satisfaz! A ideia de Eutanásia que defendo não está de acordo com ideia de eutanásia descrita pela noticia.... deixo lhe aqui um link em baixo, que lhe poder ser útil... Tenha uma vida feliz e sem sofrimento são os meus desejos sinceros.. que não sofra e que não tenha que recorrer à eutanásia mas se tiver que recorrer que nessa altura já possa...Gerir
Gosto · Responder · 18 min · Editado

Paulo Afonso https://www.fnac.pt/.../Dic.../Dicionarios-Lingua-portuguesaGerir
Dicionários Língua Portuguesa - Dicionários e Gramáticas - Fnac.pt
FNAC.PT
Gosto · Responder · 55 min

Escreve uma resposta...

Pedro Narra Mas o q é q não consegue entender . Se eu achar q não tenho condições para viver como quero tenho duas opções ou morro com dignidade e peço para ir para a Suíça ou mato m. S não tiver condições psicológicas e quando chegar a essa fase e o meu desejo quando tinha as possses físicas e intelectuais era a morte, porque razão não tenho direito a morrer? Mas quem determina s quero viver mais ou não s não eu. O q não percebe?
4Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Telmo Ãlmeida Pelos vistos muita gente...
1Gerir
Gosto · Responder · 6 h

Celina Schoonbeek Estou em crer que muita gente que se diz contra, nem sequer pára para pensar realmente no assunto. Tomam a cena como partidária ( mesmo que nada entendam do partido que defendem
:( ) e, também já sabemos que o fb é um sítio necessário a bué gente que necessita de atenção. Assim...
:)1Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Celina Schoonbeek Afinal o que será eutanásia para o Paulo A.? Fiquei até curiosa em perceber o que é que ele pensa que seja. Por todas as explicações que damos sobre ele diz: "Isso não é eutanásia". P'ssst! Paulo Afonso, explica lá aqui ao pessoal o que é para ti eutanásia
;)1Gerir
Gosto · Responder · 1 h

Paulo Afonso O Celina Schoonbeek não tenho que explicar nada... Porque depois de explicar não for como pensa sou garoto e devo morrer em sofrimento e todo borrado... Este senhore foi á Suíça porque tinha dinheiro e se fosse pobre? O comboio seria solução? Ou a Dona fazia uma colecta para o pobre ter uma morte digna?... Olhe hoje como sou voluntário da reefood convido a vir comigo ajudar quem precisa e tentar tirar as pessoas da depressão... Covilhã no zona do pelourinho 20 horas até já...
😍
😍
😍
😍GerirGosto · Responder · 6 min · Editado

Escreve uma resposta...

Ana Filomena Fernandes A morte assistida tem se seguir certos critèrios sèrios e comprovados pra ser aprovada. Ninguem pode enviar alguem pro matadouro sem essa pessoa ter consciencia do k ker (como muita gente està a comentar). Nao è a minha ideia pra vida mas consigo compreender como muitos idosos mais velhos e pessoas com doenças terminais pudessem querer esse fim mais tranquilo e sem dor. Sei bem como alguns idosos sofrem no final das suas vidas e como nessa altura jà nao lhes è dado nenhuma qualidade e dignidade de vida que outrora tinham.
E sei que muita gente que tem/teve contacto com essas pessoas consegue entender um bocado do k falo.
5Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Graciela Nunes Penso que qualquer pessoa só quererá partir quando se sentir desesperada, fisicamente ou psicologicamente. Enquanto cá me quiserem eu tentarei ser útil, até ao último minuto, até ao último sorriso, enquanto o coração bater e o cérebro pensar. Vida, um bem maior.
2Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Belinha Fernandes Eu acho que cada um tem direito a tomar uma decisão sobre a sua própria vida. Ninguém é dono de ninguém para impôr o que quer que seja a alguém. Nós em plena consciência devemos ter o direito de decidir sobre o que queremos e é melhor para nós ! Não temos que sofrer só porque alguém decidiu que tem de ser assim. Sou a favor da Eutanásia Assistida, morrer com dignidade é um direito que todo o Ser Humano tem. Para mim é uma decisão mto pessoal, e que ninguém deve interferir.
3Gerir
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Natália Rodrigues Em toda a nossa vida somos responsaveis e responsabilizados por todos os nossos actos...então porque negar o direito a escolher como se quer morrer...eu quero pode escolher como quero morrer.. morrer com dignidade por isso sou completamente a favor da eutanásia há já muitos anos!!
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Graciela Nunes Também vivemos para os outros. Para os que nos querem bem. A vida assim vivida é um acto de altruísmo. Os mais anciãos detêm sabedoria para dar conselhos aos mais jovens. Estes deverão perceber quanto antes o valor dos avós, o valor da sua sabedoria, da sua experiência. Deverão guardar respeito e sentimento de gratidão pelas pessoas idosas. Sociedade civilizada e de valores humanistas.
1Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Pedro Gouveia Sinceramente, compreendo a escolha da pessoa, vivida e esclarecida até pela sua formação! No entanto, não consigo conviver com a eutanásia; para onde caminha a civilização? Se hoje, existem restrições, dentro de dez anos, começamos a escolher aos 40, 60, 80! Qual é a idade para morrer?
1Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Celina Schoonbeek Pedro, não é a idade que dita a escolha de eutanásia, mas a não condição de vida condigna, apenas isso.Gerir
Gosto · Responder · 2 h

Escreve uma resposta...

Nuno Lorga Deve ser um direito de qualquer cidadão adulto e com capacidade de decisão escolher se pretende ou não terminar com a sua vida.
15Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulo Branco Todos os dias portugueses exercem esse direito.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...

Jose Delgado Machado Vá lá...Clica mais um gosto! Porquê vc em vez de clicar "gosto" não comenta a notícia e dá a sua opinião? A sua opinião pode valer muito mais que essa de clicar "gosto". Tente, não perde nada com isso!
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h · Editado

Ana Gaudêncio Respeito a vontade de cada um...mas vi uma reportagem com um Sr. que também escolheu morrer por ter doença degenerativa e confesso que me fez muita muita impressão...fartei me de chorar e até fiquei mal disposta...mas entendo...
😔GerirGosto · Responder · 15 h

Paulo Renato Ferreira O que tem de ele ser cientista? E se fosse pedreiro? E se fosse um extraterrestre? Quem se quer matar, que se mate. Mas não me façam pagar homicídios/suicidios assistidos.Gerir
Gosto · Responder · 4 min

Domingos Robalo Quando a vida não merecer ser vivida fazemos eutanásia? Legalizar a eutanásia é abrir a "caixa de pandora", que daqui a algum tempo servirá para os filhos mandarem abater os velhos. É tudo uma questão de tempo e de perspectiva de vida, principalmente se os velhos estiverem a dar trabalho e a conta bancária o justificar.
6Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

André Gago Já faltava a falácia “slipery slope”...
6Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Valentim Rodrigues André Gago então explique porque 20% das eutanásias na Bélgica e Holanda são puros homicidios...
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

João Luciano A matéria nem é sobre eutanásia.
😒
😒
😒GerirGosto · Responder · 21 h

Patricia Delgado Santos É um suicídio assistido ninguém o matou só lhe deram a seringa e a decisão foi dele. Quanto à sua afirmação Valentim Rodrigues, fontes?Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...

Mario Carvalho Obrigar alguém a permanecer vivo?! Quem é que obriga?.... Prolongar a vida , com qualidade e aliviar a dor foi sempre o lema de todo o cientista ... ... não são valores religiosos ou outros... Hipócrates era o quê? é o problema dos barrigas cheias ... como não têm fome .. inventam...
1Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Mario Carvalho aqui foram os pais que autorizaram induzidos por alguém... Agora imaginem quem , além dos pais pode ser esses alguém..para justificar mortes e até para poderem aliviar o OE https://www.noticiasaominuto.com/.../rapaz-acorda-do-coma...Gerir

Rapaz acorda do coma depois de os pais concordarem doar órgãos
NOTICIASAOMINUTO.COM
Gosto · Responder · 15 h · Editado

Mario Carvalho quem era a família de David Goodall, quem eram os amigos, qual era o carinho e apoio que tinha ?" ! Se Tivesse um filho ou um netinho ou bisneto a dizerem -lhe GOSTAMOS MUITO DE TI E PRECISAMOS DE TI ... teria ele a CORAGEM de os abandonar?!!!!... Se não teve porque será ?! Espero que , como cientista , não se tenha preocupado mais em estudar a eutanásia do que em educar e dar carinho aos filhoe e amigos ... estou a especular porque não conheci o senhor.Gerir
Gosto · Responder · 14 h · Editado

Escreve uma resposta...

Sofia Simões Este assunto é sério demais para ser debatido de ânimo leve.
Considero no mínimo chocante o que se está a passar na Holanda.
Abre-se a "Caixa de Pandora" com o intuito de que é apenas o "último dos meios" e apenas para os que não têm cura e estão em sofrimento permanente, e quando se dá por ela é apenas uma das formas mais comuns de se morrer e a "cura" para qualquer mal.
https://www.cbsnews.com/.../euthanasia-assisted-suicide.../
https://amp.theguardian.com/.../dutch-prosecutors...
https://www.nationalreview.com/.../euthanasia.../amp/
https://mobile.nytimes.com/.../dutch-law-would-allow...
https://www.independent.co.uk/.../man-holland-netherlands...
https://www.independent.co.uk/.../netherlands-euthanasia...
3Gerir
Gosto · Responder · 20 h · Editado

Luis Silva Quero la saber se o gajo é cientista, até podia ser alien.
SOU CONTRA, PONTO.
7Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Sofia Rodrigues Lol e é alguma Autoridade intelectual?
4Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Ricardo Costa Bom para si. Não faça:)
2Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Escreve uma resposta...

Angela Oliveira Então, suicide-se. Não peça para o matarem que foi o que fez. Não considero que seja eutanásia.
5Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
2 respostas

Mario Carvalho Sugestão: Todos os que são a favor da eutanasia... assinem o pedido o mais rápidamente possível ... poprque com as listas de espera que existem nos hospitais , correm o risco de morrerem antes de satisfazerem o vosso ulimo e maior desejo .. de vos matarem!Gerir
Gosto · Responder · 15 h

Silvaneves Fernandes Como estou de acordo.Hoje prolongasse a vida ,na base de medicação, sem qualidade e na depencia .Não é justo submeter alguém a viver é simplesmente muito cruel.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Amanda Perez Grande coragem .Uns querem viver outros querem morrer . Como eu entendo este homem a solidão e um corpo já cansado já pesa grande coragem e grande poder de encaixe sobre o propósito da vida quando está ainda existe e nos faz sorrir
1Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Fernando Maria Borja Santos O estado nem ninguém tem o direito de saber quando termina a vida de alguém , devemos é dar dignidade máxima mediante as opções das pessoas
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Leonor Rosa Perante este tema fico sempre dividida. É um assunto terrível para ser debatido. Desejo profundamente, que este Senhor esteja em paz.
2Gerir
Gosto · Responder · 23 h

Luísa Dimas Santiago Cada um de nós deve ser dono da sua vontade!! Ninguém tem o direito de nos obrigar ao que quer que seja, quando se trata de nós mesmos!!
2Gerir
Gosto · Responder · 14 h

Carlos Dias “Obrigar alguém a permanecer vivo é cruel.” Obrigar alguém a matar é justo.
1Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Ricardo Costa Ninguém é obrigado a matar. Na realidade é um dos poucos temas que os médicos podem alegar objeção de consciência.Gerir
Gosto · Responder · 19 h

Carlos Dias Já alegam todos ao fazer o juramento que fazem.Gerir
Gosto · Responder · 17 h

Patricia Delgado Santos Ninguém o matou. Leia a notíciaGerir
Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...

Machado Capela Lindo serviço, agora vai para o inferno, ficava mais uns tempos em sofrimento conforme a vontade de deus, e ia para o céu.
3Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
1 resposta

Ilda Cruz Porque não deixar ao livre arbítrio de cada um a decisão de viver ou morrer?
2Gerir
Gosto · Responder · 18 h

Ana Gouveia estou de acordo .....mas morrer sem querer só porque é velho e da gastos ......ao estado...
2Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)
2 respostas

Jeanette Moura A experiência vivida confere outro peso à questão. Aplaudo a coragem. Que a mensagem passe...
2Gerir
Gosto · Responder · 22 h

Rosa Couto Paz à dua alma! Vai precisar! Penso que os seus 104 anos lhe disseram: pede para morrer que ficas na história! .......
1Gerir
Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulo Branco Todos os dias portugueses põem fim às suas vidas. Praticam o velho e antigo suicídio.
Sem comentários:
Enviar um comentário