quarta-feira, 23 de maio de 2018

Ivone Soares diz que eleição do administrador é transitória


Ivone Soares diz que eleição do administrador é transitória
A chefe da bancada parlamentar da Renamo, Ivone Soares, que falava, hoje, numa conferência de impressa, depois da sessão plenária de aprovação da lei de revisão pontual da Constituição da República, diz que a questão da eleição do administrador é uma questão transitória.
“O governador eleito será consultado e o ministro de tutela faz a nomeação, a partir de 2024 começa um processo de verdadeiramente dar poder ao povo a possibilidade de eleger o administrador”.
Soares diz ainda que a Renamo tem todas as condições para, a partir de 2019, ter o ministro de tutela que vai ser aquele que consulta o governador eleito, uma vez que o governador pode ser proposto pelos partidos políticos ou a sair de grupos de cidadãos organizados.
Soares afirmou ainda que, no fim, os governadores serão eleitos como é da vontade da Renamo e de todos moçambicanos e que o processo de descentralização não significa divisionismo. “Nunca pretendemos criar divisão, mas dar uma possibilidade de que tenham o governador a responder às necessidades da população daquela província”.
Já o Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, diz que a proposta foi depositada sem o consentimento do seu partido. No entanto, o seu partido tinha questões a fazer, uma das quais sobre a eleição do administrador.
“O MDM levava oito questões à mesa, ganhou sete e perdeu uma que era em relação aos administradores”. Simango acrescentou que havendo a prorrogativa do governador ser consultado eles serão ouvidos e suas propostas aceitas.
RENAMIZAÇÃO DA FRELIMO?
Tenho acompanhado que com júbilo e garbo, camaradas meus (entenda-se, da FRELIMO) têm publicitado os habituais telecomícios de Afonso Dhlakama, líder incontestável e inabalável da RENAMO, a respeito das “installment tréguas” com que tem brindado os moçambicanos. O que salta a vista nesses comícios é o facto de Dhlakama dar a entender que os seus correligionários devem saber perdoar a FRELIMO e não agir com ódio! Oh Senhor, assim mesmo está bom?
Quer dizer, a FRELIMO é que deve ser beneficiária de uma clemência por parte da RENAMO, mesmo se sabendo que quem mata, viola e saqueia é ela e não a FRELIMO! Ora nem mais, há aqui uma tentativa de renamizar a FRELIMO que, como membro não posso conceber. Aliás, sempre achei estranho que Afonso Dhlakama fosse quem viesse anunciar os entendimentos com o Presidente Nyusi. Há quem vê nisso um exercício de “empowerment” de Dhlakama, alguém que quando lhe dá na real gana foge para o mato, manda matar, saquear e destruir e no fim diz que deu presente aos moçambicanos porque vê o sofrimento do povo e está sensibilizado pelos constrangimentos dos empresários. Parece-me haver inversão de papéis.
Por outro lado, a renamização da FRELIMO é caracterizada pela ausência da FRELIMO nas bases. Já há bom tempo não vejo os Chefes das Brigadas Centrais de assistência as províncias (também membros da Comissão Política) nas respectivas províncias assistidas, tanto é que boa parte deles são deputados eleitos por esses círculos eleitorais, portanto, com responsabilidades com o seu eleitorado. Assim, como acontecia com a RENAMO, apenas o Presidente do Partido se faz ao terreno, numa espécie de “one man show” a moda Dhlakama. Em contrapartida, a Renamo vai descendo as bases e fazer aquilo que a FRELIMO sabe fazer melhor que ninguém: desdobrar-se as bases. Muito estranho para mim!
Finalmente, num exercício a todos os níveis estranho, flagranteamos quadros da FRELIMO e da RENAMO em troca de propaganda romântica, quais galhardetes de amor e paixão, com declarações de fazer inveja. Em suma, são adversários em campo que parece jogarem para empatarem o jogo. Vale recordar que quando o adversário nos elogia é porque não estamos no bom caminho e da última vez que entre a RENAMO e a FRELIMO houve este “exchanging vows” a FRELIMO esteve a um passo de morar na oposição. Preciso lembrar os resultados de 1999? O adversário não pode ser objecto de carícias, mas alvo a abater numa guerra, naturalmente, com o devido respeito.
Em todo o caso, o que me anima é saber que a FRELIMO, sabiamente inspirada pelo espírito da gesta libertária e pelos briosos combatentes da luta de libertação nacional, as nossas reservas morais, tudo fará para evitar esta renamização a que tem sido imposta!
19 comentários
Comentários
Jaime Guambe Amigo ROXIN queremos paz! Assuntos de fórum partidário convém serem tratados lá. Bom dia
Gerir
Alexandre Chivale Entao nos deixe. Ninguem te chamou!
Gerir
Jaime Guambe E alguém precisa de ser chamado para assuntos que podem pôr em causa a paz? Só um irresponsável se colocaria nessa posição.
Gerir
Alexandre Chivale Jaime Guambe, sim. Se não és membro e o assunto não te interessa, baza. Não te chamei porque sei que não és membro. Se não gosta do que escrevo tens duas opções: ignore or unfriend! Custa? Mencionei teu nome aqui? Falei de Guambização da Frelimo? Baza meu brada. Não perca tempo comigo ya!
Gerir
1 ano(s)Editado
Augusto BáfuaBáfua Yuuu, o mambo ta agressivo.
Gerir
Tomás Paulino André Paz sim, mas não a qualquer custo, parabéns Dr Alexandre Chivale.
Gerir
1 ano(s)Editado
Liliana Sulila Baza mesmo Jaime Guambe. Nos membros da INCOMPARAVEL, INABALAVEL, COMPETENTE, INVEJAVEL A NIVEL MUNDIAL E GLORIOSA FRELIMO, estamos satisfeitos com o texto do nosso Cda Alexandre Chivale.
Gerir
Antolinho André Falei disso num dos post em que o ofensor está anunciar perdão ao ofendido. Inversão de papel. Se a paz que tanto almejamos nos levará a doar a nossa casa acho que está longe de acontecer. Qual é o alcance deste perdão que a Renamo tema em anunciar. Brevemente a Renamo e seu líder irão anunciar Amnistia geral.
Gerir
Tomás Paulino André Me parece que Jesus Cristo está a ficar ignorado em determento de Barrabás.
Gerir
1 ano(s)Editado
Tomás Paulino André Analizando bem este discurso do dono da tal organização me parece que ele sabe o mal que cometeu ao povo moçambicano e teme que este se insurja contra a sua aparente reaparição do lugar incerto, dai que esteja a clamar pelo perdão, este é sinal de que está pra sair da toca e quer mais uma amnistia.
Gerir
1 ano(s)Editado
Antolinho André De acordo apenas que seja coerente. Que não confunda em nome da paz. Afinal que está no mato?
Gerir
Augusto BáfuaBáfua Eish, "Installement Tréguas". Morri.
Gerir
Taisse Sigaúque kkkk, aka " Treguas as prestacoes" 😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
Armistício Mulande Concordo contigo amigo Alexandre Chivale. Não tenho nada contra a confraternização entre membros da Frelimo e da Renamo, que muitos até são amigos e familiares. O que inquieta-me é a aparente ausência de estratégia do partido para encarar os próximos pleitos para ganhar. E como bem recordas, 1999 é uma referência obrigatória. As recentes eleições internas a nível distrital e abaixo foram muito "low profile" (ou eu não acompanhei bem), e a única pessoa que parece estar a fazer algum trabalho partidário é o SG. Eu nem conheço a cara dos outros secretários, à excepção do amigo Niquice. Como tu, estou realmente preocupado com a vitalidade do partido. E sinceramente, não acho que o Presidente do partido esteja a fazer alguma coisa pelo partido; nunca o vi em acções concretas de galvanização das estruturas.
Mas como acredito no partido, tenho fé que haja por ai uma carta na manga, um plano B. 😀
Gerir
Antolinho André Amigo não espere que os órgãos venham ao seu encontro. Se és membro aconselho a aproximar a rua célula do Partido do seu bairro de residência para dar o seu saber. Muita coisa está acontecer neste momento. Trabalhemos nos órgãos camaradas.
Gerir
Armistício Mulande É bom ouvir que muita coisa está a acontecer ao nível das células amigo Antolinho André. A questão é que não estou a conseguir ver nem ouvir. Se te recordas, há alguns anos o partido era praticamente uma marca, uma marca bastante forte. E quando chega a hora das eleições o importante não é o que fazemos lá na célula, mas o que cá fora transparece do trabalho que fazemos a nível da célula. É essa pujança que não se vê, que não se sente.
Gerir
Antolinho André Pois então tu, eu e ele somos chamados a levantar bem alto essa marca para que não morra enquanto existimos.
Gerir
Cnmutemba Mutemba Ontem vi no jornal de Portugal: ladrão confesso , processou a família , sua vítima, alegando que levou muita porrada, e isso não era forma de se tratar um ladrão. Muito caricato nê ? 
Então , estou eu a dizer que está aí outro caso....
Gerir
Antolinho André Então o ladrão vai exigir indemnização por ter roubado.
Gerir
Liliana Sulila Bandido. Ntlha
Gerir
Antolinho André Bandido que é igual a Dhlakama.
Gerir
Cnmutemba Mutemba Pediu indemnização e ganhou a causa mas a família e todo bairro saíram em defesa da vítima e recorreu da sentença. Muito caricato , assim descrevia também o jornal .
Gerir
Eusébio A. P. Gwembe Tambem achei estranho, um agressor querendo perdoar as suas vitimas. Exchange of actions
Gerir
Mathause Fernando O Filipão tá a ferrar, o estratega de Dlakama tá a agir inteligentemente....depois vai lhe dar rasteira...Adágio Popular : Quando o CAMARÃO, A ONDA LEVA!
Gerir
Mathause Fernando Quando o camarão dorme, a onda leva.
Gerir
Sergio Ndava Mano Alexandre Chivale, nem sempre que quando um adversário elogia é porque não estamos num bom caminho, ms sim sinônimo de reconhecimento das capacidades tecnicas das que dispomos. No entanto assume que estamos à altura de fazer bem ou melhor aquilo que sabe fazer bem. É uma questão de paz n espírito
Gerir
Alexandre Chivale Em política as coisas não são assim, meu caro. Um partido político tem como mote alcançar e manter o poder. Isso já e luta e na luta não há abraços e carícias. Se vives de elogiar o adversário e lhe reconheces capacidades, por que razão não te juntas a ele?
Gerir
Taisse Sigaúque Eu so posso dizer: Meu afilhado Escreveeeeee....!! O resto 🤐🤐🤐🤐🤐🤐
Gerir
Alexandre Chivale Fala só madrinha
Gerir
Lenon Arnaldo De facto, preocupa-me o marasmo organizacional no partido. Dito de outro modo, o partido perdeu a vitalidade que lhe é peculiar. E isso, deve preocupar qualquer que seja membro da Glorioso Frelimo.

Com esse andar, corremos sérios riscos termos que rev
iver a triste situação de 99. Estamos muito relaxado, e quiçá, preocupados em lutas internas, desnecessárias.

É verdade que uma cabeça é uma sentença, mas não podemos perder de vista os objetivos coletivos. Mas, se esse romantismo e carícias levar tempo mais do que necessário, e sem que nada seja feito de substancial (o que é feito até então, é mais paliativo e não estruturante) para inverter essa situação calamitosa, camaradas, por mais paz e reconciliação ou melhorar a situação econômica e financeira, iremos acordar na frigideira, porquê a luta ultrapassa questões de umbigo - é o poder político.

O poder conquista-se com trabalho árduo. 

NB: a comunicação fluida e organizada para membros e mais, sobre a real situação do partido e do país que existia morreu. E hoje, ficamos reféns das teleconferências do líder, Well Street Journal, Zitmar ou, máxime, do Canal de Moçambique para saber o que está acontecer ou por acontece - vê se pode.
Gerir
Isalcio Mahanjane Citamos o Presidente Samora quando nos convém... e não quando se impõe.... FRELIMO SOU EU CAMARADA, FRELIMO SOU EU...
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive A Frelimo é que deve perdoar,porque a milícia da renamo assassinou muitos secretários do Partido Governamental incluindo o régulo Muxùngué.
Gerir
1 ano(s)Editado
José Mucavele Concordo plenamente camda!
Gerir
Osvaldo Zunguene Bandido nao muda so muda de tatica
Gerir
Solomone Manyike Bdia! Um ponto de vista intressante!
Gerir
Guilherme Npanha Esses o povo vai fazer justiça na urna ja em 2018 agora eleitores que mataram nas estradas e jubilo que faziam dstruindo postos de saude robando medicamento.... Nao se esqueça o eleitor de hoje ja tem outra visao tem objetivos claros. Lembrem-se voces asneiras assistidas na Beira sobre governo desses massacradores da Renamo...
Gerir
Elsa Aurora Li e tentei perceber cada palavra do teu post. 
Entendo que é a tua opinião.
Mas,

Já que fizeste a exposição, estou aqui a tentar perceber o que pretendes? Contribuir para a Paz em Moçambique? Ou agitar mais confusão? Ou acordar o que agora dorme? Não sei, não sei, não sei!!!!

Para terminar, secundo o que o Jaime Guambe escreveu...
Bha
Gerir
Nilva Nhatugueja Talvez porque a maneira de "matar,saquear e violar da frelimo"seja mas dolorosa e longa. E os "camaradas"já estejam a sentir na pele...
Gerir
5 dia(s).

Sem comentários: