Oleg Belous tinha 66 anos. Estava destacado em Portugal desde 2013.
O embaixador russo em Lisboa, Oleg Belous, morreu "repentinamente", esta terça-feira, aos 66 anos, anunciou a embaixada da Federação da Rússia em Portugal.
Era "um diplomata notável, um profissional de altíssima qualificação que fez uma contribuição pessoal importante para a criação da nova arquitectura europeia, para o estabelecimento das relações de parceria com a França, Itália, Espanha, Portugal e outros países da Europa", lê-se na nota da embaixada russa.Em comunicado, a embaixada informa que no dia 8 de Maio, em Lisboa, "faleceu repentinamente o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação da Rússia na República Portuguesa, Oleg Belous". Oleg Belous estava na embaixada da Rússia em Portugal desde 2013.
"Uma pessoa de alma rica, mestre para a inteira geração de diplomatas. Um exemplo da devoção à Rússia, da protecção firme dos seus interesses", acrescenta o comunicado, no qual os funcionários da embaixada expressam as "mais profundas condolências" à família do diplomata.
Belous iniciou a carreira diplomática em 1973, tendo trabalhado nas embaixadas russas em França e na Bélgica, além de ter sido representante permanente da Rússia junto da OSCE. Foi também director do primeiro departamento europeu no Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, a partir de 2001. Na década de 1990 tinha dirigido o departamento de cooperação europeia.
Oleg Belous era casado e tinha uma filha adulta
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário