quarta-feira, 23 de maio de 2018

Araujo pode ter pretenções de concorrer pela Renamo

Negócio de Manuel de Araújo que será desvendado no momento certo



 

O Edil de Quelimane Manuel de Araújo fortalece a teoria que coloca a possibilidade de não concorrer com o apoio do Movimento Democrático de Moçambique.

O político fecha-se em coupas e prefere não esclarecer se vai ou não concorrer para sua própia sucessão a mais um mandato como edil de Quelimane nas eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo com o suporte do Partido que está com ele a oito anos, depois de ter dado uma pausa na sua ligação a Renamo.

Convidado a esclarecer a sua não clarificação das águas no programa "Revista de Imprensa da Ecotv" esta segunda-feira , Mano Mané como é carinhosamente apelidado fugiu do assunto, prometendo para breve desvendar o "segredo".

"Vou me candidatar". E prosseguiu: “o resto das informações dentro da nossa estratégia de comunicação serão lançadas ao público na hora certa e no momento certo, como sabe em qualquer negócio o segredo é a arma".

Que estratégia? Isso o político não desvenda.

O actual edil de Quelimane mete a Frelimo no jogo para não deixar em pratos limpos, se o MDM conta com ele ou se o mesmo tenta piscar o olho a Renamo, partido que sempre pertenceu antes de em 2011 candidatar-se as eleições intercalares.

Diz Araújo que “o partido Frelimo como sempre usa algumas estratégias e eles tentaram dissuadir os munícipes de Quelimane lançando um boato que Manuel de Araújo não ia se candidatar às próximas eleições e isso desmotivou a muitos munícipes de aderirem ao processo de recenseamento".

E reforça o silêncio do que descreveu como “arma do seu negócio”-  com a ideia de que “ deve haver uma estratégia de comunicação em qualquer processo quer individual, de empresas, como de outros actores". 

O peso político de Manuel de Araújo na edilidade e que provavelmente faz com que não antecipe suas prováveis alianças mede-se com o facto de em 2011 ter vencido as eleições com 64% de votos e em 2013 com 75%.

Nestes dois processos a Renamo não participou, dai que o analista político Zito Pedro, entende que De Araujo pode ter pretenções de concorrer pela Renamo.

"É possível que ele queira candidatar-se pela Renamo, uma vez que me parece que ele está indignidado com as políticas internas do MDM". Explicando em seguida que "com a morte de Afonso Dhlakama não sei como isso pode acontecer, mas a propabilidade da Renamo apoiar Araújo é maior em termos estratégicos do que colocar um outro candidato sem popularidade", finalizou.

Entretanto, o tempo escasseia já que o processo eleitoral autárquico está marcado para 10 de outubro próximo, cerca de cinco meses.

Sem comentários: