quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sondagem antevê resultados de difícil digestão para Dhlakama e Renamo

Nas gerais de 15 de Outubro, Daviz Simango/MDM podem suplantar Dhlakama/Renamo

- MDM e Daviz Simango vencem nas cidades de Quelimane, Nampula e Maputo - Cidade - Até os fiéis eleitores da Renamo e de Dhlakama na província da Zambézia, decidiram elevar o MDM ao posto de segunda força política
Maputo) Depois de um primeiro estudo realizado pela Universidade Lúrio, a Universidade “A Politécnica” acaba também de elaborar uma sondagem de opinião em torno do comportamento que os cerca de 10 milhões de potenciais eleitores podem apresentar nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro próximo.
No estudo de “A Politécnica” o público-alvo foi o eleitorado de alguns distritos municipais da cidade capital (Maputo), de dois distritos a província de Maputo, do município da cidade de Tete e alguns distritos desta província, da cidade de Quelimane e mais dois distritos da província da Zambézia e ainda a cidade de Nampula e dois distritos daquela província do norte do País.
Os resultados, segundo o estudo realizado e que o mediaFAX teve acesso, são simplesmente aterradores para Afonso Dhlakama e o seu partido. É que, se a votação tivesse acontecido entre os dias 6 e 23 de Julho do corrente ano (período em que a sondagem teve lugar), Afonso Dhlakama e a Renamo seriam automaticamente atirados para o posto de terceira força da oposição, passando o MDM (Movimento Democrático de Moçambique) para a segunda força do xadrez político moçambicano.
Com estes resultados, automaticamente, o candidato do MDM, Daviz Simango, passaria para segundo candidato mais votado e com o direito de disputar uma segunda volta com o candidato da Frelimo, Filipe Nyusi.
Daviz vence nos centros urbanos
Além de, no global, obrigar a uma segunda volta na votação presidencial, Daviz Simango sairia vencedor nas zonas de cimento das capitais provinciais de Nampula e Zambézia e ainda na cidade de Maputo.
Aliás, a grande ascensão e vitória do MDM e seu candidato nos principais círculos urbanos do País já tinha sido demonstrada e provada na votação autárquica passada.
Em locais onde a sondagem descortina vitória do MDM e de Daviz Simango, a Frelimo e o seu candidato vem logo a seguir e Afonso Dhlakama e a Renamo vem em último. A alternância é apenas entre o MDM e a Frelimo e entre Daviz Simango e Filipe Nyusi.
Os números exactosTete – Cidade: Filipe Nyussi: 67% Daviz Simango: 15% Afonso Dlakama:
7% Outro candidato: 11%Moatize: Filipe Nyussi: 50% Daviz
Simango: 31% Afonso Dlakama: 13% Outro candidato: 6%
Angónia: Daviz Simango: 43% Filipe Nyussi: 42% Afonso Dlakama: 7% Outro candidato: 8%
A nível da província de Tete, a Frelimo estaria com 53% dos votos, seguido do MDM com 30% , Renamo com 8% e outro com 9%
wine tasting / Prova de vinhos
Nampula – Cidade: Daviz Siman- go: 48%; Filipe Nyussy: 35% ; Afonso Dlakama: 12%; Outro candidato: 5%.
Nacala–Porto:Filipe Nyussi:50%; Da- viz Simango: 28%; Afonso Dlakama; 17%
Outro candidato: 5%
Os números apontam que a nível da província, Filipe Nyussi estaria na frente com 48% dos votos, seguido de Daviz Simango com38 % e Afonso Dlakama com 12% dos votos.
Maputo CidadeDistrito Ka Mpfumo: Daviz
Simango 46%: Filipe Nyussy 37%: Afonso Dlakama: 8%
Outro candidato 10%
Ka Maxaquene: Filipe Nyussi 42%; Daviz Simango 41%; Afonso Dlakama 8%; Outro candidato: 9%
Ka Tembe: Filipe Nyussi: 65% Daviz Simango: 21% Afonso Dlakama: 4%. Outro candidato: 10%
Nesta cidade, verifica-se que enquanto Filipe Nyussi, ganha em KA TEMBE (65%), Daviz Simango ganha em KA MPFUMO (46%). E nível de toda a cidade haveria um empate técnico entre Filipe Nyussi e Daviz Simango de 42%.
Nesta cidade, em termos globais, a Frelimo obteria 44% de votos, MDM
29/08 Tapadinha, red & white
43%, Renamo 8% e outro partido 5%.
Maputo Província Namaacha: Filipe Nyussy: 57%
Daviz Simango: 22% Afonso Dlakama: 5% Outro candidato: 16%
A nível da província, verifica-se que enquanto Filipe Nyussi, ganha com 60% dos votos, Daviz Simango 24%, 10% Dlakama e 7% outro.
Cidade de Quelimane: Daviz Simango 44%; Filipe Nyussi 38%; Afonso Dhlakama 13%; Outro candidato: 5%.
Nicoadala: Filipe Nyussi 46%; Daviz Simango 32%; Afonso Dlakama: 15%;
Outro candidato 7%
Gurué: Filipe Nyussi: 61.6% Daviz Simango: 24.9 % Afonso Dhlakama: 8.9% Outro candidato: 4.6%
A nível da província da Zambézia, verifica-se que enquanto Filipe Nyussi, ganha com 49% dos votos, Daviz Simango obtêm 34%, 12% vão para Afonso Dhlakama e 5% a outro.
Cinco por cento de erro
Tendo em conta o tamanho da amostra dos eleitores inscritos (10.698 unidades estatísticas), a probabilidade de erro (P=0,5), com um coeficiente de segurança de 95%, o erro da amostragem é de mais ou menos 5%:(IN MEDIAFAX edição de 27.08.2014)

Sem comentários: