domingo, 24 de agosto de 2014

Angoche: MDM sofre abandono maciço



CERCA de duas centenas de militantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) baseados no posto administrativo de Namitória, no distrito de Angoche, em Nampula, abandonaram o partido e entregaram os respectivos cartões, filiando-se seguidamente à Frelimo.
O então delegado político local do MDM, André Mucussete, justifica a sua decisão e dos seus colegas, anunciada na quarta-feira, como tendo sido fruto de uma análise aprofundada sobre a execução das promessas do partido de Daviz Simango, “que não passam de uma simples propaganda política”.
André Mucussete disse que o nível de insatisfação que reina no seio do MDM no posto administrativo de Namitória, com cerca de 56 mil habitantes, é significativo e que não é surpresa o registo de deserções massivas que se verifica, com os apoiantes de David Simango a filiarem-se no Partido Frelimo.
“Eu já não me sentia motivado para continuar a responder às inúmeras perguntas que me eram feitas pelos membros e simpatizantes do MDM em Namitória sobre as razões do não cumprimento das promessas feitas pelo partido, que se traduzem na oferta de bicicletas, motorizadas e viaturas aos membros da direcção local e decidi abandonar e voltar para a Frelimo, para onde estou a ser seguido pelos meus compatriotas”, disse André Mucussete.
Luís Ângelo, delegado político do MDM na zona de Saua-Saua, considerado como um mobilizador incansável das massas no posto de Namitória, também desertou e passou a engrossar o número de membros do partido no poder e justifica as suas razões.
“A inclusão na lista do círculo eleitoral de Nampula de candidatos a deputados das assembleias Provincial e da República que residem nas províncias de Sofala, maioritariamente, Manica, Tete e cidade de Maputo, deu logo um sinal de que o país está em vias de divisão e a unidade nacional comprometida e, não querendo alinhar nessa postura, decidi partir”, disse o entrevistado.
Todas as nossas fontes garantiram, no entanto, que farão parte activa e dinâmica da campanha eleitoral que dentro de dias arranca para as eleições gerais de 15 de Outubro a favor do Partido Frelimo.
Entretanto, José Bonifácio Aiuba, primeiro-secretário do Comité de Zona do Partido Frelimo no posto administrativo de Namitória, garantiu que os novos membros vão merecer um carinho especial e um enquadramento nas várias frentes de trabalho, que visa garantir a vitória convincente da sua formação política.
“O importante é que os compatriotas que tenham errado na escolha do partido possam livremente sentir-se tranquilos e voltar às fileiras da Frelimo, que os libertou da colonização portuguesa, que promove a luta contra a pobreza e ilumina os caminhos para o alcance do bem-estar social das famílias moçambicanas e económico do país”, concluiu o político.
Esta não é a primeira vez que o MDM sofre abandono maciço em Nampula, cujos primeiros episódios foram registados recentemente na capital provincial e na cidade de Angoche, aparentemente pelas mesmas razões: incumprimento das promessas feitas pela liderança do partido.

Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria commented on Angoche: MDM sofre abandono maciço - Jornal Notícias.: "Que motivos levam os moçambicanos a aderirem a um partido seja ele MDM, Frelimo, Renamo:

“Eu já não me sentia motivado para continuar a responder às inúmeras perguntas que me eram feitas pelos membros e simpatizantes do MDM em Namitória sobre as razões do não cumprimento das promessas feitas pelo partido, que se traduzem na oferta de bicicletas, motorizadas e viaturas aos membros da direcção local e decidi abandonar e voltar para a Frelimo, para onde estou a ser seguido pelos meus compatriotas”, disse André Mucussete.
... José Bonifácio Aiuba, primeiro-secretário do Comité de Zona do Partido Frelimo no posto administrativo de Namitória, garantiu que os novos membros vão merecer um carinho especial...
... “O importante é que os compatriotas que tenham errado na escolha do partido possam livremente sentir-se tranquilos e voltar às fileiras da Frelimo...

Fonte: Jornal Notícias – 22.08.2014

REFLEXÃO: O MDM havia prometido tudo isso ou era a espetactiva destes ditos membros ao ingressarem no MDM? Se esses membros da direcção local fossem satisfeitos com bicicletas, motorizadas e viaturas o que satisfaria aos eleitores e o país inteiro? Será que o carinho especial na Frelimo prometido pelo secretário da Zona inclui bicicletas, motorizadas e viaturas? Qual é o verdadeiro motivo para se aderir a um partido em Moçambique seja ele MDM, Frelimo, Renamo, Pimo?
Éram membros da Frelimo? E na altura que abandonaram a Frelimo foram à imprensa?
Para já essa promessa de tratamento especial é enganosa, meus conterrâneos. Perguntem ao Álvaro Chale que também é de Angoche se teve tratamento especial prometido; perguntem ao Almeida Tambara de Manica ao Raimundo Sumaligy entre muitos que antes fizeram o mesmo e hoje nunca mais ouvimos falar deles.

Mas pior ainda é quando os nós nunca questionamos quando alguém justifica desta forma como razão de abandono de um partido e filiação num outro. E invés de questionarmos, aplaudimos essa justificação bizarra.
Se os mobilizadores partidários usam promessas de benefício individual, cometem um erro grave politicamente, mas também é grave um cidadão aderir a um partido com uma espetactiva de benefícios pessoais. É grave ainda quando esse cidadão ou esses cidadãos manipula/m dezenas de pessoas como se a tal bicicleta, a tal motorizada, a tal viatura beneficiaria a todas essas pessoas.
Portanto, nota-se um grande défice na divulgacão e conhecimento dos projectos políticas dos partidos em Moçambique."

Sem comentários: