quarta-feira, 27 de agosto de 2014

5 anos cada são poucos para "líderes africanos" cumprirem seus planos.


Joaquim Chissano antigo presidente moçambicano veio a terreiro dizer que dois mandatos de 5 anos cada são poucos para "líderes africanos" cumprirem seus planos.
Bem, vou ser duro com este líder.
Para começar deplorar suas afirmações presidente. Não é a primeira vez que assim o afirma, mas chefe, está errado!
Dois mandatos de cinco anos cada são mais que suficientes para alguém contribuir com seu saber e inteligência para qualquer projecto nacional.
O problema meu chefe e dos demais é pensar que foram escolhidos por Deus para dirigir um rebanho, tipo Gado Humano para a terra prometida. Então, quando o deixam a meio dos processos ou quando se acham os dois na cova sem saída (tipo crise financeira, militar ou golpe de estado) alegam falta de tempo ou obra estrangeira.
Não chefe, você chefe e seus amigos são meros mortais, que são escolhidos de entre milhares para dirigir projectos de uma sociedade. O projecto não é seu, senhor Chissano. É dos moçambicanos. A sua vez coube dirigir o enfrentamento sensato dos desafios do seu povo tendo para tal conseguido alguns resultados e faltado aos outros. Ora, por ter estado tanto tempo que a maioria dos outros, 18 anos, de 1986 a 2004, o senhor achou que afinal o projecto de sociedade moçambicana era seu e tinha por isso que completa-lo para assim deixar-nos na terra prometida e aí vivermos o desenvolvimento consumado! Prepotente, presunçoso e egocêntrico! Viu como o poder o transformou?
Guebuza também veio com suas promessas, fez algumas coisas e falhou outras. Nem por isso vai querer o terceiro mandato para terminar o que tinha na sua cabeça. Se estas coisas que estão na cabeça de Guebuza ou na sua são boas, serão continuadas, até porque é assim mesmo. Cada época tem seus campeões e desafios. Por exemplo, não imagino o trabalho que teve em lidar com mutilados de guerra! E olhe presidente Chissano que já na época de Guebuza o calcanhar de Aquiles foi mesmo Hermínio dos Santos. Mas o senhor Presidente assistiu o roubo do Estado feito aos madjermanes mas não o resolveu. Nem Guebuza concluiu. Queria ficar mais dez anos para resolve-lo? E o dos homens armados da Renamo? E o desenvolvimento? É este um projecto acabado? E onde queria deixar a Frelimo? Nas mãos de Muteia ou Mulembwe? Ou nas do Pacheco? Portanto, queria que seus projectos, portanto suas vontades se sobrepusessem aos dos demais sem debate? Pelos vistos a própria Frelimo rejeitou o seu projecto de continuidade ao ter acelerado a alteração da constituição por achá-las nocivas ao desenvolvimento das sociedades. Não é porque iria continuar que pensa que iria evitar alguns processos. Tem aí, meu chefe, alguém que tem mais mandatos:Robert Mugabe. Se não fosse o senhor presidente e sua cúria proteccionista não sei onde ele estaria hoje. E você com seu camarada transformariam nesta África austral num barril de pólvora, tenso e pestes a rebentar! Porque aconteceria o mesmo aqui.
Eu sou da opinião que o senhor presidente deve parar de lamentar de mandatos. Muito menos deve rogar a Deus para da-lo mais anos de vida para concorrer em 2019! Não. Use o tempo que lhe resta para cuidar dos muitos assuntos pessoais que não teve oportunidade de trata-los quando jovem e adulto. Lembro-o que é dirigente deste país há mais de 40 anos! Isto é bastante para um ser humano.
Os projectos são dos moçambicanos. Não são seus. E somos 24 milhões. Se acha que tem ideias brilhantes coloque-as em livro, para todos lermos, vai dar aulas na escola primária e universitária, leia versículos da Bíblia aos domingos na igreja, visite doentes em hospitais e, quando tiver tempo ainda arranje aí algumas conferências para juntar os líderes moçambicanos para discutir a Paz. Assim ganhamos todos. Porque ser presidente com esta sua idade só sai a ganhar sozinho.
Abraços, meu presidente!
  • Livre Pensador Pois eu acho que um UNICO mandato de 7 anos era suficiente
    14 mins · Like · 1
  • Francisco Cabo O texto é meio contundente em alguns aspectos e por vezes soa meio a um ataque voraz a figura do ex-presidente, mas traz à tona alguns aspectos que merecem uma análise zetetica...
  • Mirza Maxaieie pois pra mim km ker fzr algo pelo outro, nao precisa de 5anos... e olha k ele teve 10anos e nao fez nada,ou melhor fez, ficou mais rico. Agora o k o chissano ker e k 10 passe para 20 os anos de governacao de um presidente k nem consegue manter a paz no proprio pais...

Sem comentários: