quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rússia e Turquia renunciam ao dólar - Notícias - Economia - Voz da Rússia

Turquia, Russia ,comercio, dolar

Moscou e Ancara decidiram passar para rublos e liras turcas nos pagamentos recíprocos, comunicaram os chefes dos departamentos econômicos da Rússia e Turquia, Alexei Ulyukaev e Nihat Zeybekci, após o “encontro empresarial” dos G20 na Austrália.

Na opinião de peritos, uma das razões do afastamento do dólar é a posição da administração dos EUA, ou seja suas decisões imprevisíveis de introduzir sanções unilaterais contra participantes do mercado internacional.
O chefe da cátedra de relações internacionais da Universidade de Ufuk em Ancara, doutor em ciências políticas e professor Oya Akgonenc Mugisuddin compartilhou com a Voz da Rússia sua opinião sobre a influência de tais sanções unilaterais na situação no mundo:
Mugisuddin: As sanções são um instrumento jurídico internacional teoricamente admissível nas relações entre os Estados. Mas sua aplicação é admitida por uma série de condições. É necessário argumentá-las nitidamente. Por quem, contra quem e que sanções serão declaradas? À base de que e com que objetivo?
Em outras palavras, devemos falar em cada caso concreto não apenas das próprias sanções, mas também da competência do árbitro que autorizou sua aplicação. A tensão em todo o sistema das relações internacionais está crescendo imediatamente no caso da declaração arbitrária unilateral das sanções. A ordem mundial torna-se mais vulnerável, estruturas econômicas são sujeitas à pressão. O ambiente negativo universal não pode deixar de atingir em resultado os interesses do autor das sanções.
Voz da Rússia: Pelo visto, muitos países europeus recusaram-se por esta causa de aplicar sanções contra a Rússia?
Mugisuddin: Sem dúvida! No processo de tomada de resoluções na área da política externa, cada país considera em primeiro lugar seus próprios interesses. Inicialmente, Bruxelas havia apoiado as sanções americanas contra a Rússia, mas, posteriormente, renunciou a elas, porque essas sanções contrariaram abertamente os interesses dos países da UE.
Os europeus são ligados à Rússia por relações econômicas, políticas e históricas profundas. Destaque-se que não teve o último papel nisso a crescente desconfiança em relação aos americanos que estão vigiando constantemente seus parceiros europeus. Além disso, a América exige que os europeus lhe sejam subordinados incondicionalmente, inclusive em relação às sanções. Tal atitude irrita os países da União Europeia.
Voz da Rússia: No contexto da política de sanções imprevisível dos EUA, cada vez mais países preferem utilizar moedas nacionais em seus pagamentos recíprocos. A Turquia não é uma exceção. Isso foi declarado pelo ministro da Economia, Nihat Zeybekci, que propôs usar rublos e liras turcas em pagamentos russo-turcos. Como o Sr. avalia tal perspetiva?
Mugisuddin: Ultimamente, o mundo sobreviveu a uma série de crises financeiro-econômicas que atingiram tanto os EUA, como os países europeus. Esses acontecimentos tornaram-se possíveis inclusive em resultado da ineficiência das existentes instituições financeiras internacionais e da utilização da divisa única no comércio externo. Não todos os países têm uma economia igualmente potente e dispõem de sua própria moeda forte. A ligação à única divisa encerra consequências nefastas. Bastaria mencionar os problemas com que periodicamente deparavam vários países europeus só porque eles se juntaram da zona do euro.
A crise, contudo, contornou a Turquia em primeiro lugar porque o nosso país não faz parte da UE e não utiliza o euro no comércio externo. A Turquia ganhou em resultado da utilização da moeda nacional nas suas transações econômico-comerciais com vizinhos, inclusive com a Rússia, e agora tenta fixar esse mecanismo de pagamentos recíprocos. Não pode haver nada de mais natural. Hoje, para nós é vantajoso utilizar as divisas nacionais e não depender do dólar ou do euro.
  • #Francisco TavaresFrancisco Tavares22 Julho, 18:54
    Uma decisão acertada que deveria ser adotada pelos países do Brics é o primeiro passo para colocar um fim nessa moeda sem lastro que durante anos financiou as aventuras dos EUA. Bombardearam e destruíram o Iraque e enforcaram Saddam Hussein para preservar a moeda, mas agora estão tratando com gente grande, um país quebrado que não paga suas contas não pode dar as ordens na economia do planeta.
  • #ravengarravengar23 Julho, 07:24
    Parabéns a Rússia e a Turquia. Que essa atitude sirva de exemplo para o mundo.
  • #carl edfl camcarl edfl cam23 Julho, 08:27
    Toda a moeda deve ter um lastro,qual é esse lastro real? é a força de trabalho de uma nação, essa perpassa o tempo representada pela moeda e assegurada pela capacidade produtiva de uma sociedade o que um povo produz terá o valor no mercado de acordo com a necessidade que o pais que precisa comprar apresenta, por tanto a moeda de um país não pode representar internacionalmente o valor produtivo do mundo inteiro, somente representa a sua própria capacidade produtiva, conclui-se que o dólar representa naturalmente a força de produção do seu pais de origem e não como se estabeleceu artificialmente por decreto e acordado em uma outra época,em outra situação econômica, isto deve mudar, os tempos são outros e a economia se desenvolve com outras relações entre os países.O atrelamento falseia a realidade econômica.
  • #Guilherme AugustoGuilherme Augusto23 Julho, 14:45
    como israel pode matar milhares de pessõas e os americanos não interferem alemanha frança italia e todos do euro deveriam inpor sançoes aos americnos não para á russia bando de baba ovo do tio sam
  • #edivaldo ulianaedivaldo uliana25 Julho, 13:42
    Porque só a língua e a meda dos americanos deve ser usada internacionalmente como basa para tudo? E hora de mudar esse jogo onde as regras sao unilaterais. Parabéns a Rússia e a Turquia.
  • #Gilton CardosoGilton Cardoso27 Julho, 03:39
    Muiiiito cuidado... Se cutucarem a vara no rabo da besta pode espirar bosta pra todo lado.
  • #Gilton CardosoGilton Cardoso27 Julho, 03:41
    muiiiiito cuidado... se cutucarem a vara no rabo da besta pode espirrar bosta pra todo lado.
  • #eduardoeduardo28 Julho, 01:53
    a russia deveria ser mais energica em relaçao ao americanos,por exemplo:expulsar tds os diplomatas yankes e proibir a entrada de funcionarios ligados ao neguinho presidente americanino.

Sem comentários: