quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tomada de reféns e operação de resgate na Argélia decorrem "em condições dramáticas"

 
foto PHILIPPE WOJAZER/REUTERS
Tomada de reféns e operação de resgate na Argélia decorrem "em condições dramáticas"
 
A tomada de reféns por islamitas e a operação de resgate por forças argelinas numa exploração de gás no sul da Argélia "parecem decorrer em condições dramáticas", declarou esta quinta-feira o presidente francês, François Hollande.
"As autoridades argelinas estão a informar-se com regularidade da situação, mas ainda não tenho elementos suficientes para fazer uma avaliação", disse Hollande, que falava perante responsáveis económicos e sociais reunidos no Eliseu.
Após a tomada de reféns na quarta-feira, o exército argelino lançou esta quinta-feira uma operação de assalto ao local.
Segundo a agência argelina APS, 600 argelinos foram libertados, mas fonte islamita disse que a intervenção militar já fez perto de 50 mortos, na maioria reféns.
"O que está a acontecer na Argélia justifica ainda mais a decisão que tomei em nome da França de dar uma ajuda ao Mali, no quadro das Nações Unidas e a pedido do presidente desse país", disse o presidente francês.
"Trata-se de travar uma agressão terrorista e de permitir aos africanos mobilizarem-se para preservar a integridade territorial do Mali", insistiu Hollande.
A França iniciou na passada sexta-feira uma intervenção militar no Mali contra os grupos armados islamitas que há nove meses controlam o norte do país.

Sem comentários: