quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Teste Zé Pequeno de racismo no cinema

Sábado, 30 de novembro de 2019
Teste Zé Pequeno de racismo no cinema

 
Em 1980, a cartunista americana Alison Bechdel criou um teste com três perguntas para avaliar a participação feminina em filmes. Ela perguntava se havia mulheres, se elas falavam entre si e se conversam sobre algo mais que outros homens. Parece impossível que uma obra de ficção não seja capaz de responder a estas questões, mas é chocante a quantidade de filmes e séries que até hoje reprovam no teste. O mesmo acontece em relação a participação negra no cinema e na televisão no Brasil.

Aproveitamos o #TIBnegro para criar a nossa versão do Bechdel: o ‘Teste Zé Pequeno de representatividade negra no cinema nacional’. A próxima vez que você for ao cinema ou ligar a TV para ver uma novela, se pergunte:
Se obra não for capaz de responder essas questões, ela não retrata de forma real um país em que 54% da população é preta e parda.

Um levantamento exclusivo feito pelo GEMAA, um grupo de pesquisas da Uerj que analisa ações afirmativas na mídia brasileira, mostra que nos últimos 20 anos a participação de homens e mulheres negros no cinema nacional praticamente não se alterou, permanecendo extremamente baixa. A pesquisa traça o perfil de diretores e diretoras, roteiristas e personagens dos dez filmes brasileiros de maior público entre 1995 e 2018 (veja aqui a lista completa dos filmes).
Nos 240 filmes analisados, as mulheres negras, em especial, praticamente não apareceram: elas representam MENOS DE 1% dos roteiristas e diretores e apenas 4% do elenco. A maioria das personagens interpretadas por elas foram reduzidas ao trabalho doméstico, a personagens extremamente sexualizadas ou com postura raivosa, o estereótipo da “negra barraqueira”.

Não que a situação dos homens negros seja muito melhor. Eles representam 13% dos personagens na soma geral. O único ano em que essa categoria alcançou os personagens brancos – e ainda assim, as mulheres brancas, ainda sub representadas frente aos homens brancos – foi 2002. Coincidentemente, o ano de lançamento do filme "Cidade de Deus", onde 53% do elenco é de homens negros e 13% de mulheres negras. Não precisamos nem comentar qual é o tema e como o negro é representado no filme. Mais um que reprova no nosso teste – e por isso o nomeia.

Ao excluir mulheres e homens negros da direção, a indústria do cinema apenas ajuda a reproduzir o racismo nosso de todo o dia. O mesmo acontece com a falta de negros roteirizando e interpretando personagens que vão além de estereótipos . A "mulata" e o "pivete" são alguns exemplos sobre como é possível apagar, ainda que simbolicamente, a humanidade de alguém. Você já parou para pensar como a figura da "mulata" reduz a mulher negra a uma posição hipersexualizada e de subserviência?

Como ver sempre a criança negra como como "pivete" no cinema e na novela faz nossas crianças crescerem sem se verem representadas? Mudar isso é uma necessidade – e também um papel do governo. A indústria audiovisual do Brasil sempre foi muito dependente do estado, seja via isenção fiscal, seja através de financiamento. Isso torna o estado diretamente responsável pelas imagens que os filmes nacionais difundem. Não que Bolsonaro e sua turma estejam muito interessados nesse tema. A comissão de diversidade da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, por exemplo, foi extinta e não parece existir a menor intenção de mudar esse cenário. Anteriormente, os últimos 15 anos de governo PT também não fizeram muita coisa  para melhorar  a situação do cinema brasileiro.

Apesar disso, existem muitas pessoas negras no audiovisual demonstrando que equipes com proporcionalidade racial e múltiplas narrativas são uma possibilidade, não uma utopia. A maioria dos cineastas negros, infelizmente, está no circuito independente e lida com orçamentos precários. Sem incentivo estatal é mínima a chance de que venham a rodar nas telonas do país. Isso faz com que, em grande parte, a realidade do Brasil não seja retratada no cinema nacional. E os estereótipos que desumanizam homens e mulheres negras sigam sendo propagados. No geral, nosso cinema é nota zero no Zé Pequeno.

Com o fim do mês da consciência negra, essa também é a última news de sábado do #TIBnegro. Ao menos por enquanto. Espero que vocês tenham curtido ler tanto quanto nós curtimos escrever! E que a gente não passe apenas um mês por ano refletindo o quanto o racismo nos ferra e atrasa enquanto sociedade. Para quem quiser ficar afiado no teste Zé Pequeno, segue a lista com o top 10 filmes mais vistos no país desde 1995 (ficaram de fora documentários, animações e filmes infantojuvenis):

Nada A Perder
Os Dez Mandamentos - O Filme
Tropa de Elite 2
Minha mãe é uma peça 2
Se Eu Fosse Você 2 Minha Vida Em Marte
Dois Filhos de Francisco: a História de Zezé Di Camargo & Luciano
De pernas pro ar 2
Carandiru
Minha mãe é uma peça

Até a próxima! Wakanda forever!
Bruno Sousa
Estagiário de jornalismo
Nathália Braga
Jornalista
 

Destaques

O Intercept Brasil não vai parar de investigar o judiciário, as grandes corporações, políticos e governos. Junte-se a nós na luta por informação e transparência.

FAÇA PARTE DO TIB →

 
 
 
A prisão de integrantes de ONG por fogo na Amazônia tem todo jeito de armação
Tatiana Dias, Alexandre de Santi
E a mídia comprou direitinho a criminalização dos ambientalistas de Alter do Chão, no Pará.
Nos bastidores, PF descarta envolvimento de ONG em incêndios na Amazônia
Rafael Moro Martins, Nayara Felizardo
Os suspeitos são os de sempre: ruralistas. Desmatamento que alimentou fogo foi tão grande que faltou gasolina para motosserras.
O inquérito contra os ambientalistas do Pará é um lixo. Separamos os piores trechos.
Rafael Moro Martins, Leandro Demori, Aldem Bourscheit
Polícia fala em provas fartas, mas não mostra nenhuma e toma acender baseado por começar incêndio florestal. Responsável pelo nonsense foi afastado.
Omissão e ruína na floresta: a segunda morte de Dorothy Stang
Sílvia Lisboa
A missionária foi assassinada porque queria salvar a Amazônia.
O governo quer privatizar Serpro e Dataprev – mas a última vez que tentou fazer isso deu errado
João Paulo Vicente
A desastrada venda da Datamec mostra o que acontece quando dados estratégicos são vendidos à empresas privadas.
Câmara foi racista ao passar pano em racismo de deputados do PSL
João Filho
Tratar racismo de gente com mandato público como infelicidade é incentivar a perpetuação das práticas racistas na sociedade. É racismo também.
‘A esperança é o único antídoto contra o que nos sufoca’: capítulo inédito do livro ‘Amanhã vai ser maior’
Rosana Pinheiro-Machado
Em “Amanhã vai ser maior”, abordo como não podemos deixar que a vitória da extrema-direita nos imobilize. Existe alternativa: fazer da esperança uma opção política.
Ensaio inédito da pensadora Audre Lorde: ‘A transformação do silêncio em linguagem e em ação’
Bruna de Lara
Leia ensaio do livro “Irmã Outsider”, da poeta e feminista negra Audre Lorde, recém-lançado pela editora Autêntica.
Virou rotina agredir e assassinar venezuelanos em Roraima
Sérgio Ramalho
Na fronteira, a xenofobia estimulada pelas autoridades continua matando refugiados que fogem do governo de Maduro.

FAÇA PARTE DO TIB →  

 
Nosso boletim semanal é enviado aos sábados

1 comentário:

dr owualse disse...


Bienvenido al Centro Herbal Dr. Izoya

"SOY HERBALISTA DR IZOYA, curo diferentes tipos de infecciones humanas y
Enfermedades que usan raíces y hierbas naturales. También soy un hechizo profesional
Caster y mis principales áreas de concentración son de transmisión sexual.
infecciones (ITS), también conocidas como enfermedades de transmisión sexual (ETS)
y enfermedades venéreas (VD) "
  Para más información contáctenos en:

+234 8157753971
dr WhatsApp

Envíame un correo electrónico a
Drhealthherbalhomeofsolution@gmail.com