segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Sobre o Post dos Jovens e Velhos nos Governos

A mente Moz ama bastante a teoria de conspiração e do superman. Tudo o que acontece resulta de má fé de algumas pessoas sentadas nalgum sítio com ar condicionado. Quase sempre é entre nós difícil pensar que o que vemos pode ser um resultado, um sintoma de processos complexos que precisam ser discutidos, se houver algum mal nisso.
Acho interessante que no post mais famoso sobre as beldades da Filândia a gente tenha corrido para destacar os nossos velhos que dominam o poder. Não pensamos os processos que visibilizam as mulheres e as jovens na Filândia e escondem os jovens e as mulheres em África. O que faz com que uma democracia com um peso significativo de velhos, tenha um conjunto de jovens abaixo dos 40 a decidir sobre os seus destinos? No sentido negativo, como é que a nossa África democrática com uma maioria feita por mulheres e jovens, produza poderes executivos, legislativos, judiciais e económicos grosso modo feitos por homens no fim das suas carreiras? As mulheres e jovens que são a maioria precisam dum estatuto especial, uma declaração, lei específica e um Ministério. Quando fazemos isso, nem nos damos conta de que quando falamos de Mozes, de Áfricanos estamos a falar de maiorias jovens e mulheres.
Como é que isto tem sido possível? Com isso, ganhamos ou perdemos? Não acredito que as questões de fundo tenham a haver com a dicotomia jovens e velhos, tanto mais que Moz está cheio de exemplos de jovens velhos e velhos jovens, de mulheres nefastas e homens progressistas. Enquanto focalizarmos estas diferenças, dedicando quotas, mas fugindo dos processos que produzem pessoas progressistas, a caravana vai continuar a passar com direito a tapete vermelho.
Na verdade, a Filândia produziu aquelas beldades e as colocou no governo porque as regras de jogo, os arranjos institucionais e os contractos que fazem o seu sistema político permitiram. Duvido que tenham chegado lá por serem apenas jovens e mulheres. Nós temos os nossos velhos, porque as nossas regras de jogo assim o determinam. Nem foi por serem apenas velhos que chegaram ondem chegaram. Aliás, o boss Maleiane faz muita economia e dança melhor Bawito que muitos jovens da geração 90.

Sem comentários: