sábado, 7 de dezembro de 2019

Tenho a impressão de que estamos a lutar. Estamos divididos em gangs (dizia alguém).

We are fighting!
Tenho a impressão de que estamos a lutar. Estamos divididos em gangs (dizia alguém). Uns porque não engolem as falcatruas dos detentores do poder público que agem como inimigos do povo e as expõem, depois outros são mobilizados para atacar os críticos e os que teem capacidade crítica atacam os atacantes dos críticos e os amigos dos atacantes dos críticos atacam os críticos e todos os que o apoiam e defendem. Aí, quando já não há mais fôlego. .. O que acontece?
Porque estamos nisto?
Porque existe um grupo que nos quer convencer, desde 2016 (por isso atacaram o professor Macuana naquele ano) que não há nada de mal um grupo usar o nome do Estado e os instrumentos de gestão do Estado para benefício próprio. Que os But, Chopstick, os Crivo, Três Beijos, Professor , Papá, e companhia limitada não fizeram nada de mal.
Estão a tentar convencer-nos que nós é que estamos errados por não aceitar e ver com bons olhos o que aqueles fizeram. Estão a atacar-nos por não comprarmos os argumentos torpes e falaciosos de que a dívida ilegal e odiosa, apesar de tudo era necessária (resta saber para quê e porque não chegou a ser aplicado no que era "necessario").
Não é por acaso que se convocam juristas, historiadores, sociólogos, criminalista-jornalistas, cientistas, "tudólogos", "nadólogos", aspirantes a cargos públicos para fazerem a defesa dos inimigos do povo e o ataque caninos contra os que denunciam e criticam os inimigos do povo. E os incentivos para tais ataques (os ossos) são os recentes cargos que foram confiados a alguns integrantes muito activos e seniores da "gang".
Assim vai o país, num autêntico facismo. No lugar de debatemos os problemas e de compreendermos o descontentamento justo das pessoas, soltamos os cães.
A internet só veio tornar digital a violência que era feita na rua. E às vezes essa violência volta às ruas. O descontentamento não é virtual, é real, embora possa ser verbalizado virtualmente.
Estamos a virar estranhamente violentos. Olhemos à nossa volta. É só violência. Isso é um sinal que nos deve preocupar.
Yorumlar
  • Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Vamos Voltar Aos Tempos Das Cartas. Éramos Confundidos Com Civilizados.
    Internet Não Está Dar Bons Resultados Cá Em Moz.
    1
  • Leovegildo De Martinho Pura verdade Fátima
  • Raul Brown Concordo plenamente...algumas figuras hoje são simplesmente "patetas"...
  • Nelsoncarlos Tamele Violentos porque somos famitos, e violentos pq a todo custo desejamos alcançar o poder e dele oprimir os famitos!
    Este é meu país, violento!
    3
  • Manuel Horacio Frengue "Tudólogos e nadólogos" grandes quadros esses.
  • Samuel O Proprio Wi Enquanto aguardo o seu parecer sobre o que esta acontecer na Escola secundaria da Matola, deixa me parabenizar pelo seu trabalho
    4
  • Dalmiro Joel "Tudólogos" e " Nadólogos" hahaha too deep. Com toda esta confusão como país não sei se estamos avançar ou recuar.
  • Milton Gruno O Pior dos "Nadólogos" é o "historiador" Gago
    7
  • Júlio Mutisse Fatima Mimbire entre os impropérios podemos encontrar o essencial que possa ser discutido e nos construir?
    1
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse se não conseguiste encontrar o essencial, talvez devemos ler de novo ou ignorar simplesmente. Não sei desenhar
      3
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire não me percebeste. Há muita pedra a ser atirada de um lado para o outro apenas porque um está de um lado e outro doutro. Apenas isso. Ninguém discute essências... Estamos a nos matar so
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse estou justamente a chamar atenção para isto. Porque estamos divididos? O que nos divide?
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire estamos demasiadamente zangados e indignados. Acho que na zanga e na indignação não nos damos tempo para ouvir e compreender o outro. Gritamos só. Não falamos e somos intolerantes ao pensar diferente.
      Não buscamos compreensão dos fenômenos, buscamos razão.
      2
    • Fatima Mimbire Podes fazer uma colocação melhor. Eu agradeceria imenso
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse estamos a atacar nos uns aos outros. Quem pára? Ou melhor... A quem interessa que assim estejamos??
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire estamos intolerantes ao pensar diferente. Queremos que todos se indignem do mesmo jeito.
      Queremos que todos sintam a dor dos calos da mesma forma como se o sapato apertasse em todos da mesma forma e no mesmo local.
      2
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire acho que não interessa a Moçambique pelo menos.
    • Augusto A. Mondlane Fatima Mimbire Não está a lutar contra Governo muito menos chamar ninguém de cão. Apenas ela se levanta por todos nós para revender nosso estado de Moçambique do buraco em que está a caminhar. Quem na verdade é moçambicano puro e limpo e com olhos abertos consegue ver que a situação em Moçambique está de mal a pior.
      Guebuza falou: Ninguém deve ser subordinado sim, mas isso só falou por falar, por que talvez sabia que não queria dividir o bolo com ninguém. Se fosse sério o que ele falou, o filho dele não teria se beneficiado de montantes de milhões enquanto né faz parte do governo. Muito dinheiro foi para os bolsos dos indivíduos que já vem sendo rico e os pobres que né consegue comprar né se quer um pão diário né emprego tem, lhes recai a responsabilidade de pagar essa gigante dívida! Reclamando isso significa odiar. Governo??? Não, não é odiar, mas sim defendendo os nossos direitos e que os que se beneficiaram desse dinheiro deveria eles pagar por que eles na verdade tem condições de pagar sem precisar nenhum outro moçambicano. Fátima estou longe de Moçambique mas estou nessa luta também. Te apoio !
    Yanıt yaz...
  • Canuma S. Canuma Tudo por dinheiro. E biblico. Outros comem a maça No's é que pagamos o pecado....! O tempo Sera responsavel.
    7
  • Edson Mandlaze Passemos a acção nos que ainda temos olhos pra ver...
    Começa contigo Mana Fátima,usemos o exemplos de países que a 100 anos estão 10vezes melhor que o nosso mais que exigem que se faca cumprir os seus direitos.. Potências Mundiais, seu povo vive muito melhor que o nosso,mais estão descontentes...
    #Acção

    #PalavrasChega
    1
  • Antonio Fernando Mimbirre O mais engraçado em torno de tudo é para onde tende tal caravana, ha um bichinho nos lideres Africanos, talvez utopico de que a morte das coisas nao existe! Estamos a lutar! E aos poucos vamos partilhando ideias e opinioes que libertam muitos! Ja la.se vão 44 anos estamos cada dia mais proximos do fim disto! Por vezes nao interessa como deva terminar, apenas que termine!!!*
  • Jaime Tembe teólogos e nadalogos
  • Ismael C. Gocaldas Estamos entregues bixarada.....
    1
  • Zefanias Sitoe No fundo esta publicação também acaba sendo mais um ataque, onde isto vai parar?
    1
    Yanıt yaz...

  • Raissone Farnela "Tudólogos", " Nadólogos'...até têm coragem de duvidar, de pôr em questão o obvio! Quando já não têm argumentos e vêm suas opiniões a serem profundamente rebatidas partem para o ataque de pessoas e poluem as redes sociais e outros meios de comunicação com insultos...os "ciber intelectuais" são venenosos, poluidores das nossas mentes...
  • Gilio Ayman Al-zawayir 🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀
    🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀🔥🔥🌀
    🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀
    🌀🌀🔥🔥🔥🔥🌀🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🌀🌀🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🌀🔥🔥🔥🔥🌀🌀
    🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🔥🔥🔥🔥🔥🔥🌀
    🌀🌀🌀🔥🔥🌀🌀🌀
    🌀🌀🌀🔥🔥🌀🌀🌀
    🌀🌀🌀🔥🔥🌀🌀🌀
    🌀🌀🌀🔥🔥🌀🌀🌀
    🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀🌀
  • Francisco De Assis Cossa Muito triste o que está ancotecer, são nosssas esposas a serem insultadas, esposos, imagino quando nossos filhos visitam as redes sociais como se sentem ver seu pai sua mãe exposta com todos nomes pejorativos que certos titios, que antes eram vistos como referencias e hoje viraram bussais não sei em troca de quê, que legado esperamos deixar para nossos filhos? O pior outros ate são autores de Obras literárias, o que dizer de alguem que o professor vai lhe recomendar a ler livro dum titio que insulta minha mãe ou esposa? Vamos repensar....não deixemos que a fome nos leve ao cumulo de estupidez.
    4
  • Francisco Pacheco Antonio Chigogoro Atacantes intestinais
  • Mauro Jorge Realmente tamos fudidos Fátima .Com Jornalistas de meia tigela como o Borigis, só podemos estar nessa de violência virtual
    1
  • Joaquim Gove Eu acho que a Fátima Fatima Mimbire nesta publicação desfere mais um ataque e no início até julguei que questionasse anseasse por uma reflexão que nos levasse a ver a divisão em que estamos e os seus males. Mas, foi mais uma acção daquelas de que fala e acrescenta golpes. Enfim...

    Do mural do Ser - Huo em screenshot veja a parte em maiúsculas e diga se está tudo certo e bem feito...
    Görüntünün olası içeriği: yazı
    2
  • Alface Sousa Ouvi na stv que Mugabe chegou a comprar uma vila algures de hong-kong e assim k morreu com quem fica a Vila? Lideres africanos sao uma lastima. Vender a consciencia defendendo o errado é pior que uma pessoa que esta no hospital psiquiatrico. Quero dizer: estudou para nada!!
    5
  • Constantino Pedro Marrengula Fatima Mimbire, acho que não estamos a virar violentos. Sempre fomos violentos. Veja a nossa história, antes dos Mfecanes, etc. Veja como tratamos os que não tem poder, os que nao nos podem ser úteis, como a sociedade trata as minorias, as crianças, as mulheres, como sao treinados os polícias, etc. Nos tempos de menino, apoiavamos os nossos incitando para bater até morrer, bhana a fha lweyo. Na verdade, os meninos de ontem são os adultos, os mestres de hoje. Seguem a mesma lógica, bater o adversário até ter a certeza que nao pode levantar. A Questão não é procurar um ponto de entendimento com base em princípios razoáveis e aceitáveis para uma vida em comum. Não pode, por que isso é admitir perder. O que complica ainda mais, é que a luta é também sobre o poder e acesso a recursos. Num jogo de soma zero, a coisa só pode ficar ainda mais violenta, porque o ganho de um é a perda do outro. Os marxistas já diziam que o ser social determina a consciência social.
    6
  • Antonio Acacio Continue a lutar Fatima Mimbire, nossa cidadania em jogo,
    1
  • Ricardo Sebastiao Homwane Um dia isto vai acabar🔥
  • Miguel Julio Madeira A verdade é que a pobreza é real, a falta de escola, carteiras, meios de combate ao crime, medicamentos e outros necessidade para manter um estado em funcionamento de forma normal e racional é real. Somente como diz a fátima os cães estão a solta e a ter cargos de relevo no governo.
    2
  • Djabru Do Rosario Tenho a máxima certeza que os "Sougídeos" terão receio e vergonha de comentar.
    1
  • Marcio Correia Eu já escrevi várias vezes que o Estado da Nação não é Firme, Esperançoso e de Horizonte Promissor, só os xiconhocas e a elite do partido no poder é que acredita que o país caminha rumo a prosperidade.
    1
  • Ma Taibo Admiro muito o esforço k faz k pouco é reconhecido com nos proprio k precisamos, voce é uma mulher k ta a lutar incansavelmente tas de parabens, os verdadeiros herois menos conhecemos...
    3
  • Heleno Bombe Sabias palavras grande Mulher
    1
  • Francisco Banda Esta semana assinalou o dia da pessoa com deficiência. Infelizmente, alguns, não sabem que são deficientes! Porém, no lugar da crítica, porque não apoio para com eles? Eles não sabem o que fazem.
  • Pedro Mufuukula Mentes armadas

    Estamos em guerra sim. A sociedade moçambicana não está em paz consigo mesma. Do que escrevemos e lemos nota-se uma sociedade prestes a explodir. Ninguém se curva para dizer "eu errei".


    Uma sociedade que nega redimir-se, considerando-se sempre certa e infalível, só pode cultivar e destilar ódio e veneno no seu dia-a-dia. O pior é que, nessa marcha, no lugar de recuarmos para nos reencontrarmos, para nos abraçarmos como irmãos, aceleramos, a tendência é procuramos sofisticar o erro, não mostrar fraqueza, manter a superioridade, porque uns devem aceitar a sua condição e venerar os outros, mesmo que esses "eleitos do destino" estejam vegetando na ilicitude, e se encontrem entrincheirados no crime.

    Gaston Bouthoul (1896-1980), o criador da Polemologia (Ciência da guerra), na sua obra "O fenómeno guerra" desmonta o adágio clássico "Se queres a Paz, prepara a Guerra", sugerindo que na era contemporânea se diga "Se queres a Paz, conheça a Guerra".

    O autor olha a guerra de forma crítica nos tempos que correm, afirmando que "O Estado-Nação constitui, sob o ponto de vista da Paz, um grande recuo. Ressuscita as formas de pensamento, da política e das dinâmicas tribais. É um meio beligerante, muito mais activo do que o antigo Estado Monárquico, no qual o inimigo não passava de inimigo do rei e os súbditos se alistavam sem empenho, por lealdade para com o rei. Hoje, o inimigo é de todos e daí o encarniçamento crescente das guerras... "

    Há muitos exemplos que ilustram a guerra cada vez reforçada em Moçambique. Não é sem razão que temos raptos no meio urbano, derramamento de sangue sem fim no centro de Moçambique, guerra em Cabo Delgado, que desce perigosamente para Nampula e Zambézia, cada dia que passa.

    Estamos numa situação sufocante que para cada canto para onde olhamos só encontramos discórdia, discriminação, negação de valores básicos de sã convivência, desprezo, arrogância e guerra psicológica, procedimental, mesmo nas igrejas, nos velórios, no mercado, nas escolas...

    Encontramos gente desclassificada pelos mais fortes, como gente de mente curta, cultora da mediocridade, atrasados naturais, etnicamente inferiores, de visão primitiva, incapazes de discernir (como dizia o Papa, da periferia); e outra, colocada do lado oposto para uma feroz protecção de interesses, do status, de apurada visão e dignidade incontestável, como gente de mente bem mais evoluída, que nasceu para viver...

    A pergunta é: como, de que forma e quando vamo-nos abraçar como irmãos?
    9
  • Fofucho Zafyl Fatima é homem (H).
  • Lino Manecas Chioza Assim maná Fatima Mimbire está a nos chamar de Cães por defender o Governo!? Deus te abençoe!
    2
  • Uacheque Bernardo Francisco E os incentivos para tais ataques ( os ossos)....fim de citação.

    Ainda bem que os tais académicos epigrafados nao fazem parte da ciência médica, a que se obriga fazer e cumprir o juramento de Hipócrates. Falhando em cumprir o juramento, se calhar muitos dos epigrafados nao teriam nascidos.
    2
  • Tome Mutombo Neofascismo.
    1
  • Tony Tony Fátima Mimbiri - uma casa dividida não pode subsistir, e quem saí a ganhar com isso é satanás.
  • Armando Arao Muchanga Joaquim Gove, se o camarada AG quis se distanciar de subornos desde o início, a pergunta que não quer calar é, quem autorizou a posterior a divisão do dinheiro??? E a parte em que o camarada AG pede que se apoie ao fulano e sicrano, como devemos interpretar???
    3
  • Benedito Fabião Bernardo Grande a Mulher Deus te abençoe.
  • Armando Nenane a revolucao pacifica abre o caminho para a revolucao sangrenta
    1
  • Hassan Nordino Engenheiro Se todas mulheres que inundao as nossas praças em homenagem a Josina fossem como a Fátima no futuro teríamos filhos brilhantes
    2
  • Dos Langas Cara Fatima. Claro que somos violentos e concordo plenamente contigo. Veja as páginas dos vossos correligionários Muzungu Ndindi, Nitafa hi nomo, Unay Cambuma, Horácio Mobana e muitos outros. Eles têm se alegrado pelas matanças. Não tem nada a dizer sobre isso?
    • Fatima Mimbire Dos Langas o que tu tens para dizer? Eu já disse o que penso.
    • Dos Langas Fatima Mimbire eu repúdio toda incitação à violência. Vocês que se chamam sociedade civil deviam publicamente repudiar as acções da Renamo Moçambique. Ahhh não há espaço para tal pois são simpatizantes. Cadê imparcialidade.
    • Estêvão Marcos Chavala Dos Langas a fatima fez a sua parte, os tais fazem , e o senhor faca a sua, Nao precisando de insultar. Ela nao inventou nada, fala verdades e algumas do conhecimento internacional, afinal onde te doe?
    • Dos Langas Estêvão Marcos Chavala insultei por acaso? Leia o comentário nesta publicação do Lino Macecas Chiosa.
    • Dos Langas Estêvão Marcos Chavala e onde te doe perante a minha intervenção?
    • Dos Langas Estêvão Marcos Chavala nunca farão o que disse acima porque pertencem ao mesmo grupo homicida.
    • Mujovia Muva Dos Langas,quem nao deve nao teme,o que te preocupa? Se nao pertences a esse grupo melhor fechar os lapios e se pertences mudas de todo mal que é contestado
    Yanıt yaz...

  • Julião Arnaldo Fatima Mimbire rir-se o roto do esfarrapado, e o sujo do mal lavado? É o fim da picada — é o que faltava.
  • Nelson Wa Ka Maculetane Este artigo constitui uma fotografia da actual sociedade. Na verdade a #fome e #intolerância é que deixa-nos neste estágio, lamento que no final do dia somos todos farinha do mesmo saco, exemplo disso é o Mazoio que está preso hoje, pra quem lhe conheceu nos tempos do sindicato pode entender do que falo, era tão barulhento e tinha seguidores, passou para aquela ala, mudou forma de pensar e ver a vida.... #fome.
  • Gongoz Monjane We never give up
    2
  • Manuel Joaquim Luis Triste realidade
  • Manuel Rocha Obrigado Sr. Pedro, disseste tudo. Parabéns
  • Manuel Rocha Não acredito que seja fome. Temos ainda neste país pessoas honestas. É quem o faça afim de atingir objectivos, senão iríamo- nos juntar ao mundo do crime para sermos criminosos.
  • Calamodine Nicolau Dos Santos Parabéns Fátima pela coragem
  • Rogerio Pinto Moreira Forte 
  • Antonio Milane É verdade estamos num caminho muito estreito para sermos um país leal, com esse governo liderado por lesa-pátria, Malucos, ocultadores da verdade...
  • Nelito Da Mara Muirula Lindo artigo, que de certa forma convida nos a uma reflexao profunda...
    Realmente tenho visto o estagio actual dos anti criticos, expondo os feitos realizados pelo pai do Juan Bustani de moz, que ao meu entender é uma tentativa de tapar o sol com a pen
    eira, uma autentica vergonha, os envolvidos devem ser responsabilizados pelos actos de ma gestao e aplicacao do erario publico e da coisa publica, independente dos seus feitos, ate porque era o dever deles pautarem pelas normas e principios que norteam a Administracao publica.
    Eles defraudaram sim e devem ser responsabilizados.
  • Marcelo Machava O colonialismo fez o mesmo más caiu e a historia. Dinamica da sociedade
  • Bras Malique Em tudo isto há uma certeza que não podemos descartar, há uma ousada tentativa desses delapidadores da coisa pública em lavar esses crimes todos para que consideremos justo que paguemos o que eles roubaram.
    Vem esta tendência a partir da dívida de lib
    ertação, que entendem que temos para com eles. Por isso, eles se acham no direito de ficar ricos.
    Estão a aplicar àquela teoria chinesa de que, " quem liberta o escravo fica dono do escravo."
    Por esse motivo é que se incomodam muito quando alguém se passa e começa a gritar por um basta a este estado de coisas. Aí, soltam os cães por cima dele.
    Esses que saiem sempre em defesa dos nossos ilustres bandidos já venderam a alma ao diabo e estão dispostos a fazer o possível e o impossível para manter o sossego dos patrões.
    Querem que nos calemos, e aceitemos caladinhos a nova ordem que estão a instalar em Moçambique onde os ladrões, os corruptos, os assassinos e todo o tipo de malandros se tormam na elite da sociedade moçambicana e a maioria composta de pessoas de bem, humildes e trabalhadores na ralé da sociedade.
    Estão a desvirtuar a sociedade para que tudo o que era punível perante a lei passe a ser aceitável e vice-versa.
  • Rolder DIA 14/01 todos a rua. Do Rovuma ao Maputo
  • Mandinho Luis Daniel Fátima tua renamo e CIP ja perderam e vc também...
    Yanıt yaz...

  • Cassam Gafur Hinga tsikane ao culambismo.
  • Nhachote Wale Kaya Morrumbene Granda Fatíma Mimbire...Que os Lambe Botas da Patriá..e todos principalmente(os Historiadores) possam reescrever a História de Moz.

Sem comentários: