sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

JUMA AIUBA (É)E O GRAU ZERO DO JORNALISMO

JUMA AIUBA (É)E O GRAU ZERO DO JORNALISMO
▪️ A Grande Farsa do “Primeiro Arrumador de Canoas”
▪️ “Aiuba quer fazer de nós Parvos sendo ele um autêntico Lançador de Papaias”, escreve.
Autoria de RICARDO SANTOS
Tenho vindo a escrever algumas notas sobre o mau jornalismo em Moçambique, não tanto por via da crítica de alguns textos mal escritos mas, sobretudo por conceitos perversos associados (mal) à liberdade de imprensa.
Entre esses conceitos avulta a liberdade de insultar tudo e todos, a liberdade de utilizar uma linguagem de barraca em textos publicados em órgãos de comunicação social para gáudio de alguns para quem os fins justificam sempre os meios.
Porém, dei de caras com uma crónica escrita por um conceituado jornalista da Carta de Moçambique chamado Juma Aiuba, crónica que, padecendo dos vícios já anteriormente referidos, acrescenta um pormenor que é, verdadeiramente, um pormaior.
Escreve o autor a certo passo da sua crónica:
“Esquece-se o “doutor” que ele é jurista e os outros jornalistas; que o “doutor” foi “aprender” e os outros trabalhar. Portanto têm metodologias, abordagens, expectativas e interesses totalmente diferentes. O “doutor” foi aprimorar conceitos técnicos de Direito, enquanto que outros foram descodificar os conceitos e relatar factos no “dialecto” do povo.”
Juma Aiuba escreve normalmente com humor e ironia (o que até me dá gosto apreciar) e dissertava sobre um texto publicado no facebook pelo jurista Elísio de Sousa sobre o julgamento de Brooklyn.
Quando ele refere explicitamente que o jornalista e o jurista têm métodos e abordagens diferentes e que compete ao jornalista “relatar factos no “dialecto” do povo” está redondamente enganado ou quer fazer de nós parvos.
Por detrás de todo este debate estão os textos do CIP escritos por Borges Nhambirre a partir de Nova Iorque e divulgados pela Carta de Moçambique.
Nesses textos, o enviado do CIP defraudou sistematicamente os leitores apresentando como factos provados as declarações do arguido Boustani que mencionavam indivíduos moçambicanos. Só para dar um exemplo da forma como o julgamento foi reportado: Juma Aiuba recebeu um milhão de dólares (título da notícia) e no corpo da notícia dizia que Boustani tinha declarado que Juma Aiuba tinha recebido um milhão de dólares. Esta foi a informação factual que foi transmitida. E o jornalista não deve omitir os factos. Mas como esta notícia não faz qualquer sentido, o título nunca poderia ter sido este. E o corpo da notícia tinha que evidenciar logo à partida que o Boustani não apresentou nenhuma prova do que estava a afirmar.
O problema é que o Juma Aiuba não se chamava Juma Aiuba. Chamava-se Filipe Nyusi. Assim já foi possivel atropelar tudo e todos.
Mas o nosso cronista dá a entender que o jornalista que está a reportar um julgamento não tem que ser um especialista em direito. Basta-lhe ser uma espécie de altifalante que faz chegar as vozes do julgamento ao novo no “seu dialecto”.
Nada mais errado e aqui reside o fulcro do problema. O jornalista é um profissional formado para informar com base em princípios deontológicos e éticos e observa na sua conduta os valores universais da liberdade, da democracia e do respeito pelos direitos humanos. Mas o jornalista não é um “tudologista”. Pode ser especializado em determinada área do conhecimento mas nada o obriga a conhecer todas as áreas. Neste contexto, quando o jornalista é chamado a pronunciar-se sobre determinada matéria que não domina, deve estudar, deve falar com quem entende dessa matéria para poder informar correctamente.
Se o jornalista vai acompanhar um julgamento em Brooklyn tem que conhecer as regras do funcionamento do respectivo tribunal e as normas do direito local que são aplicáveis.
A crónica de Juma Aiuba comprova que para alguns que se dizem jornalistas, a sua profissão é assim tipo lançador de papaias.
Mas não é. E não tem nada a ver com as ideais políticas do jornalista. Tem a ver com o seu profissionalismo. Para dar um exemplo pertinente, as minhas ideias políticas estão muito longe das ideias políticas dos jornalistas da revista norte-americana TIME Magazine. Mas eles são todos verdadeiros profissionais. Por isso gosto muito de ler a TIME.
Confira o link:
Yorumlar
Yorum yaz...
  • Buene Boaventura Paulo "Nesses textos, o enviado do CIP defraudou sistematicamente os eleitores apresentando como factos provados as declarações do arguido Boustani...". Estou confuso se o papel de jornalista era de juíz ou de reportar o que ia saindo do julgamento, aonde a dada altura o juiz até foi ao extremo de afirmar algo parecido com: roubar aos pobres para ... E mais foram casando emails que o jornalista tratou de fazer chegar ao público interessado. É verdade que tudo isso não fez de Boustani culpado e só o júri é que sabe porquê... Juma Aiuba devia era neste momento apanhar um sono profundo porque não foi apanhando
  • Felizmente Dzowo Oh soh Dr.! O Diamante Miranda já disse tudo sobre o jornalismo de meia-tigela dos nossos reportes por cá. Então faça das palavras do DM suas.
    1
  • Luciano Mapanga Juma Aiuba, depois de Boris, é tua vez😅😅😅 é o fim da picada.
  • Dilermando Quive Amigo Juma Aiuba,
    veja como o jogo sujo se faz aqui na pátria amada,
    cada dia os alvos mudam consoante a agenda do dia!


    Mano Cal Barroso e Sic Spip,
    para onde está a caminhar este nosso belo Moçambique!?

    No Centro e Norte do país a guerra é das armas,
    aqui em Maputo a guerra aberta é feita através da escrita sem peso e ném medidas.

    Meus amigos,
    o que me deixa indignado,
    é ver pessoas que deviam ajudar o país a progredir,
    a entrar em contra mão numa clara agenda oculta😔😔.

    Eu ainda acredito neste país,
    um dia iremos nos livrar de toda hipocrisia que nos rodeia. Q
  • Hilario Agostinho Mabota Todos os comentários anteriores ao meu, parecem escovar Juma Aiuba e o CIP. Não sejam ignorantes. Juma Aiuba, Borges Nhamire e o CIP não são deuses. É necessário duvidar de fontes de informação, sejam quais forem.
  • Boa Monjane Se você e o Ricardo estão tão preocupados é que o Juma está a fazer um bom trabalho!
  • Justino Manhique Agora este Ricardo Santos "é qual este também"? Seja ele quem for, uma coisa é certa o Juma Aiuba não vai deixar esta sem resposta... E a mana Fátima Mimbire poderá exigir direitos de autor pelo uso sem citação de " tudologista"...
    1
  • Daniell Mugabe Assim Domingo estará na TVM a explicar este texto 🤔 😁
  • Alberto Zuze Dr. Estás a denegrir está nobre profissão por causa desavenças pessoais
    2
  • Arnaldo Paulo Duvas Se esse texto não estivesse acompanhado de uma ortografia mediocre até poderia levar em consideração mas vejo que é melhor continuar a tomar minha Heineken porque aqui em Gauteng a noite está calma

    Zero pra o autor do texto e outro zero pra quem partilhou...
    Daha Fazlasını Gör
    4
  • Hi Mina Deixa o jovem passar o seu fim de semana na boa.
  • Simões António José Um abraço forte ao lúcido e firme Juma Aiuba. Có' licença.
    2
  • Hi Mina Mas,"tudologista"aqui é o senhor junto com os seus correligionários,malta E.V e companhia
  • Atanasio Wamomo Dr. Elisio gostaria de saber se antes de um Jornal Qualquer que seja, passe duma Sensura???
  • Cesar Eusébio Matope Essa novela ainda é uma estreia ainda tem muitos capítulos por vir
    1
  • Macho Elicha Joao Processa eles por calúnia e difamação... Se achas que tens razão... Caso contrário melhor calar... Facebook precisa de novos temas...
    3
  • Naine Mondlane Só Dr. DSousa, Co'licença!
    1
  • Mwenemutapa Fernando Ricardo Santos mesmo? É o seu fundo de poço.
    😄😄😄😄
  • Lucas Muaga Luis Nhachote és tu aqui!
  • Roberto Saviano Parabéns. Assim é que se ganha a Batalha contra, os apóstolos da desgraça...o outro há de vir apagar fogooooo com PETRÓLEO. VIVA A PAZ . VIVA MOÇAMBIQUE 🇲🇿🇲🇿🇲🇿
    VIVA OS INTELECTUAIS ... SAMORA SE TIVESSE CÁ ia mandar alguns ....

Sem comentários: