quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Edson Cortês é alvo de ameaça e intimidação

O aguerrido Director-Executivo do Centro de Integridade Pública, Edson Cortês, está a ser ameaçado. Um episódio insólito aconteceu nesta segunda-feira. Por volta das 12 horas, o pai de Edson Cortês deslocou-se às instalações do CIP, bastante assustado. Na véspera, ele tentara em vão falar com o filho por telefone. Edson Cortês estava numa reunião com um destacado membro do Governo e, por isso, não atendeu às chamadas do pai.
O Sr. Cortês contou no CIP que um irmão mais novo de Edson tinha sido perseguido ao sair do ginásio. Uma viatura de cor preta, cuja marca não foi possível captar, seguira o rapaz até à casa do pai, na Coop. Quando o rapaz imobilizou a viatura defronte da residência, três homens irromperam do carro preto, armados de facas. Cercaram-no e perguntaram-lhe pelo paradeiro de Edson Cortês. O irmão do Director do CIP respondeu, após insistência, que Edson “estava em França”. De seguida, os homens levaram-lhe o telemóvel e zarparam. O Senhor Cortês dirigiu-se a uma esquadra da PRM e relatou a ocorrência.
Os colaboradores do CIP estão alarmados. Edson Cortês tem dirigido a organização com firme contra a improbidade pública. Ele é o responsável pela exposição de aspectos sinistros da corrupção no quadro do endividamento oculto. E foi o mentor da campanha “Eu Não Pago” das “dívidas ocultas”. Sua liderança incisiva do CIP tem suscitado paixões e ódios.
Ninguém suspeita no CIP donde poderá vir a ameaça. Mas os dados circunstanciais sugerem que pode ser uma encomenda com origem nos círculos do poder. (M.M.)
Yorumlar

Sem comentários: