terça-feira, 3 de dezembro de 2019

FOMOS ENGANADOS! O CIP DISTORCE INFORMAÇÕES E DESINFORMA MOÇAMBIQUE

Elísio de Sousa
3 h ·
FOMOS ENGANADOS! O CIP DISTORCE INFORMAÇÕES E DESINFORMA MOÇAMBIQUE
▪ Problema da língua inglesa ou má-fé da CIP?
▪Fomos Enganados por Muito Tempo. Vi isso na primeira pessoa
Por: DeSousa (especialmente de Nova York)
NOTA PRÉVIA:
Para aqueles que acham que um simples moçambicano não pode comprar uma passagem de ida-e-volta para os Estados Unidos sem recorrer à patrocínios, tenho uma má notícia. É possível sim!!! Acreditar no contrário só demostra ausência de auto-estima de ser-se moçambicano. Mas, vamos ao que interessa por agora.
1 - A MINHA AVENTURA
Aprender como funciona a justiça da nação mais desenvolvida do planeta foi a minha missão nesta viagem. E nada melhor do que aprender com um caso que envolve ramificações moçambicanas.
Outra missão que me incumbi nesta aventura foi saber se as informações que chegavam sobre o julgamento de Boustani eram mesmo fidedignas, ou eram imbuídas de laivos perniciosos com o intuito de desinformar ao povo moçambicano.
2 - MINHA CONCLUSÃO SEM CONCLUIR:
Muita da informação que chegou a Moçambique sobre o julgamento de Boustani estava inquinada de mentiras, exageros, tendencialismos e sensacionalismos por motivos ligados à interpretação da língua inglesa e outras também por problemas de interpretação de conceitos jurídicos.
No dia do julgamento fiz questão de chegar ao tribunal antes sequer de entrar o primeiro porteiro e de sair depois de todos saírem. Eu queria perceber tudo, repito, absolutamente tudo que se dizia no julgamento.
Quando o meu amigo Boris Nhamire, representante do CIP ( a quem muito agradeço por me ter emprestado alguns megas do seu telemóvel) chegou ao tribunal muita coisa já havia sido dita. E quando ele ausentou-se (porque certamente, precisava ser o primeiro a informar sobre a absolvição de Boustani) eu e todos outros permanecemos piamente no tribunal a ouvir tudo e mais alguma coisa. Como jurista, precisava eu de acompanhar de ponta-a-ponta o que estava a acontecer.
A. Quando o advogado (negro) de Boustani teceu as suas considerações finais, o meu amigo Boris já lá não estava.
B. Quando o juiz autorizou o Boustani a falar, o meu amigo Boris já estava fora da sala de julgamento.
C. Quando o representante do Ministério Público deu o seu ultimo desabafo em palavras, nem sombra do CIP lá se via
D. Quando o Honorable William Klutz II, deu o seu longo discurso ao jurado sobre as conquistas do Estado de Direito Democrático não ví ninguém da CIP lá para ouvir e registar.
3 - TESTEMUNHEI MOMENTOS NÃO VISTOS PELO CIP
Vi ainda os choros, beijos, abraços, decepções, recomendações, lamentações e todo tipo de emoções típicas de um seriado policial da NETFLIX. Tenho tudo registado na minha mente e nalguns pedaços de papel que trazia.
No vídeo que o CIP lançou para o ar (Youtube), sobre a absolvição de Boustani, senti que toda informação dada relativa aos momentos depois da sentença, pareciam sair da minha boca. Quero dizer, foi da breve conversa que troquei com o Boris no final do julgamento onde eu é que lhe informei sobre as ultimas palavras do Boustani e de outros intervenientes processuais e não foi necessariamente trazida pelo próprio CIP. Se eu estivesse a mentir, o CIP estaria igualmente a mentir, uma vez que naqueles momentos finais a CIP não estava representado naquele tribunal.
Ademais, senti que muito do que foi lá dito foi interpretado de forma incorrecta, onde tive, mais uma vez, aparecer e explicar o que estava a acontecer. Isto é, expliquei ao meu amigo que o juiz informava que um dos júris não se ia fazer presente por motivos pessoais e que o mesmo seria substituído por outro que já estava a caminho. Contudo, numa breve conversa, senti do representante do CIP pouca clareza e até mesmo alguma breve distorção daquele facto o que me fez levantar muitas suspeitas sobre a credibilidades das informações trazidas pelo CIP. Ainda fiquei desapontado porque o meu amigo Boris, não citou no seu vídeo que as informações post-julgamento lhes foram por mim fornecidas… tsk.
4 - NADA PESSOAL. A VERDADE EM PRIMEIRO
Não é este um ataque pessoal ao CIP e muito menos ao meu amigo Boris, mas é um alerta para toda sociedade sobre a credibilidade das fontes que nós confiamos.
Talvez estejamos admirados com a absolvição do Boustani porque as informações que nos chegavam eram incorrectas. Estou quase certo que fomos mal-informados por muito tempo, mas que hoje o caldo entronou. Será que os 12 membros do jurado Americano são todos uns distraídos?
RESUMINDO:
Mentiras da CIP constatadas por mim, pessoalmente:
Não foi a conversão da dívida em Eurobonds que safou Boustani
Não foi a declaração de inconstitucionalidade das dívidas que reforçou a posição do “casal de procuradores”
Os jurados é que decidiram absolver Boustani e não o juiz. E o juiz explicou à pari-passo como é que se procedeu, tendo eu ainda acompanhado todo e cada documentos que os jurados iam pedindo, as discussões entre os advogados, mesmo aquelas que eram off-record (porque estavam bem pertinho de mim, uma vez que gosto de me sentar à frente) e muito longe do representante do CIP.
Esta é daquelas situações em que um amigo te diz, mentindo, que “aquela dama me disse que não aguenta contigo” mas quando vais lá ter com ela, ela responde com um grande bolo na cara e tu ficas admirado. A tua admiração é porque foste mal informado pelo teu amigo e não porque a dama seja má pessoa. Foi o mesmo que aconteceu com a absolvição de Boustani. Fomos muito mal informados
Num post autónomo irei me pronunciar sobre o teor das discussões e as mais prováveis motivações do júri, por ausência de espaço.
Essas críticas vão igualmente a outro amigo meu, o Marcelo Mosse, porque reparo que o que está a fazer no momento é apenas um simples eco da informação distorcida do CIP. Falsas premissas e falsas conclusões.
Em breve, mais virá.
Queens, 3 de Dezembro de 2019
Nenhuma descrição de foto disponível.
138138
193 comentários
35 partilhas
Gosto
Mostrar mais reações
Comentar
Partilhar
Comentários
Mais relevantes
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Julio Macamo
Julio Macamo Apreciei o engenhoso repúdio do esforço q o CIP tem sem sucesso empreendido no seu parecer, mas entao queremos a legitimidade do q se está passando. Quanto à distorçao das infos. Isso me é familiar, formam-nos dia após dia em áreas diversificadas e inserem-nos aleatoriamente em áreas nao vocacionadas ou ainda nao muito bem por nós cultivadas é no que resulta...
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 5 min
Baloyada Baloyada
Baloyada Baloyada Borges Nhamirre nunca publicou, na sua página de Facebook, algo que fosse relacionado ao julgamento que esteve a acompanhar em Nova York. As suas publicações foram sempre profissionais, através das plataformas do CIP (página web, email, facebook, e Twi…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 17 min
Bras Malique
Bras Malique Pena. Que ataque feroz ao B.Nhamire e ao CIP.
Cumpriu cabalmente o seu papel. Parabéns.
Mas agora eu pergunto, não houve roubo, nem subfacturaçao e nem mesmo subornos? É de onde veio aquele dinheiro todo que se falou de transferência e compras astronômicas?…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 16 min · Editado(s)
Leo James
Leo James Meu Pais 🇲🇿🇲🇿, nao merece isso, Meu Deus nao acredito que alguem pode escrever, isso, Se tens NEWS que fale nao fale de alguem que esteve ai desde o inicio, Meu Deus Mocambique 🇲🇿🇲🇿🇲🇿 , meu Pais nos perdoem, Apagar o post seria recomendavel, Es muito mais que isso, Classe nao e so usar casaco e gravata , ha pessoas com roupa rasgadas sapatos be. gastos mas sao pessoas de classe,
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 35 min
Baloyada Baloyada
Baloyada Baloyada Podes crer que não querer acabar com a integridade do Borges Nhamirre que vai ter sucesso, este jovem jornalista que por acaso tem carinho do povo,, vem de longe dr!! foi jornalista da STV, Canal de Moçambique, agora e colaborador do vários organização…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 9 min
Jose Jacinto
Jose Jacinto Dr Elisio aprenda uma coisa irmao nao se ganha merito por denegrir imagem dos outros dizia Mahatma Ghandi nao apague a luz do outro para que a sua acenda a ser assim pode ser bom criminalmente mais com este post demonstra imaturidade e decepciona aqueles que admiram o seu trabalho e os que apoiam imoralidade em Mocambique a nao que seja parte destes
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 33 min
Alcídio Francisco Chibale
Alcídio Francisco Chibale Jose Jacinto é preciso dar nomes meu caro... Fomos enganados e mal informados... Não existe outra forma de falar deste assunto sem citar nomes.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 4 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Zuabir Ibn Zubaire
Zuabir Ibn Zubaire Dr. Elísio, admiro tanto a sua locução e como a coloca em destaque. Visto que estás nos EUA a acompanhar o processo. Qual é a verdade verdadeira?, passo a redundância.
4
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Etelvino Ramim Pita Ncangaza
Etelvino Ramim Pita Ncangaza Zuabir Ibn Zubaire meu grande ilustre
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Sonia Mboa Mboa
Sonia Mboa Mboa Eu tambem quero saber
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Zuabir Ibn Zubaire
Zuabir Ibn Zubaire Etelvino Ramim Pita Ncangaza yah grande ilustre. Estamos todos preocupados com isso.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Armindo Gilberto Mula
Armindo Gilberto Mula Por favor Dr Elísio queremos a verdade e não acusações, CIP ali para cá não tem interesse.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 24 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Simon Da Otília Nduna Jr.
Simon Da Otília Nduna Jr. Dr Elisio, tiveste muito trabalho, controlar CIP e ouvir pronunciamento dos jurados, esse texto é muito longo, será que não podias respeitar a máxima de quantidade/ de relevância? Quem nos garante que esteja a falar verdade? Também estas a justificar a passagem de avião que te pagaram com boss, eu percebo essas coisas.
26
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h · Editado(s)
Maitu Buanango
Maitu Buanango Já ha muito que estava clara a tendenciodidade do CIP em relação à matéria. Na verdade, o CIP durante muito tempo ficou pensando que o seu trabalho subversivo satisfazia aos Americanos. De repente um tapa na cara. Imagino que eles não estejam ainda a entender o que se terá passado, contrariadas as suas galopantes expectativas. Obrigado, caro Elisio de Sousa pelo espectro dos acontecimentos. Se o CIP não sabia, o seu enviado aos EUA só foi passear lá e viver a bela e francesa. Por que será? É simples, o Borges Nhamire já tinha as suas conclusões e fá-los transparecer como verdades de factos.
"A palheta caíu".
NB: Em Moçambique deveria haver uma lei específica ou tratamento especial aos que subvertem.
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Domus Oikos
Domus Oikos Com todo respeito a Elisio este texto não tem razão de ser. Longa descrição pensei que traria outra notícia de tipo Boustani foi condenado a 30 anos o que CIP mentiu... 😂😂😂
4
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 53 min
Rutuane Valige
Rutuane Valige Domus Oikos não é isso. O CIP o que disse de contrário aqui. Intriguista
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 36 min
Domus Oikos
Domus Oikos Rutuane Valige 😂😂
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 4 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Gilberto Correia
Gilberto Correia Claro ataque ao CIP. Justo ou não, não é relevante. Mas fica evidente que o post nega formalmente aquilo que de facto faz precipuamente: atacar o CIP.
29
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h · Editado(s)
Max TeraByte Espadachim
Max TeraByte Espadachim Subscrevo ao pé da letra.
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Zintava Wa Ka Nandza
Zintava Wa Ka Nandza Isso até Steve Wonder consegue ver !
3
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Bem que ele podia escrever a verdade que ele constatou nesse dia que assistiu ao julgamento. Nós outros iríamos comparar com a informação trazida pelo CIP sobre o mesmo assunto e produziamos a nossa conclusão.
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Décio Dias
Décio Dias Maulana Domingos Maulana concordo. Não basta só criticar. Mostre-nos então a verdade
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Constantino Diogo Ubisse
Constantino Diogo Ubisse Gilberto Correia acho que nem podemos nos preocupar com o prometido próximo post porque já temos a ideia do seu conteúdo a partir deste.
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson O surgimento do outro actor 😯 conveniência
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Jarmindo Nassone Bila
Jarmindo Nassone Bila Parabéns Dr Elísio de Sousa, por nos trazer estes factos. A mim o CIP há muito que me decepcionou. Sei que vais ser atacado, vão-te chamar de lambe botas mas é verdade nós trouxesse factos que fazem algum sentido. Não me passa pela cabeça que o Júri tenha inocentado o Boustani, só porque o governo reconheceu a dívida ou porque está a pagá-la. Para quem é a tento nota que as informações que eram nos dadas eram tendenciosas. Queria que o Boustani fosse condenado e os moçambicanos envolvidos nos subornos também sejam punidos mas isso não quer dizer que se procure culpar pessoas só porque são da FRELIMO. Cada um pague pelos seus erros não porque não o gostamos.
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
1 Resposta
Santos Carvalho Mahanuque
Santos Carvalho Mahanuque Elísio de Sousa a CIP esteve lá desde o inicio do processo e o sr apenas se esteve por um e único dia e tirou essas todas conclusões de que fomos mal informados, a pergunta que não se quer calar é: vamos confiar na informação vinda dum cidadão que representa sei lá quem da elite para nos desinformar ultimamente ou a CIP com a vasta credibilidade que vem sempre mostrando?
Tuas contestações ultimamente tem deixado a desejar, disse muito bem que após proferirem a sentença o Borges saiu para nos informar e o sr ficou por lá, ora se a sentença já foi proferida, creio que o que o sr ficou a ouvir foi apenas fofocas e emoções descabidas das pessoas após isso e não algo que fosse tla útil até o ponto de achar e com os teus achismos que a CIP nos desinforma.
Espero que a STV não cometa a gaje de lhe convidar para o debate mais logo para evitar com que o sr destile seu veneno em rede nacional.
16
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h
Dario Anacleto Chauque
Dario Anacleto Chauque Ilustre Muito obrigado... Agradecemos por nos mostrar com A+B o que realmente aconteceu na terra do Trump , em algum momento comentamos alguns desses assuntos em locais públicos, pensando que eram informações fidedignas.Ufff é muito constrangedor quando ficas a saber eram só falcias...
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
3 Respostas
Julay Sumbana Jnr
Julay Sumbana Jnr Nao consigo perceber como alguém que muitos consideram X pode escrever isso! Isso chama se intriga meu caro! Você está a virar um intriguista! Porque não ficou em colocar as suas linhas e deixar aos leitores a fazerem julgamento? Admiro os que crescem sem pisar os outros! Precisa de atacar “pessoas” para ganhar mérito?
18
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Mwenemutapa Fernando
Mwenemutapa Fernando Parece uma redacção daqueles mwanamwanas da 5ª classe, no exame de português, no "antigo sistema".
Esperávamos nos uma defesa boa, não por negação. Enfim, pátria amada vermelha.
😏
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael Da leitura do texto se discortina que um moçambicano viajou aos EUA com fundos "próprios" e ele desbravou a total desinformação do povo com a informação "verdadeira". O filme parece mais inclinado sobre o CIP e os seus colaboradores e pouco se alude sobre o caso em si, procurando, por exemplo, cruzar outras informações sobre o mesmo caso.
7
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
1 Resposta
Elodio Daniel Milice Milice
Elodio Daniel Milice Milice Com muito respeito Dr, este texto está desprovido de conteúdo coerente.
Faça me o favor não nos faça perder tempo com lero lero de baixo nível, ainda mais vindo do Sr, e sobre o Centro de integridade publica.
Haaaa thxa com licença!
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael Ate certo ponto o texto se contradiz quando fala desinformação do CIP ao povo moçambicano, mas ao mesmo tempo se regozija pelo facto da parte da informação veiculada no Yutube pelo CIP ter sido fornecida pelo mesmo viajante!
5
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Hercio Naife
Hercio Naife Nao sei o que e' melhor, ser mal informado (CIP) ou nao ser informado (TVM)! Agora, sempre ha criticas para aquele que faz algo e nada daquele que nao faz!
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 53 min
Vasquinho King
Vasquinho King Dr. Tudo estava claro. Mas apartir do momento que ataca a CiP e fala do seu colega de viagem estragou tudo
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 32 min
Mabokiso Langa
Mabokiso Langa Esses senhores na verdade, só estão interessados nos dinheiros que recebem de seus,apercebi me disso, quando demitiram a Fátima Mimbire. É mais uma instituição que entrou com um propósito mas com uma finalidade.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Mutela Supinho Jr.
Mutela Supinho Jr. Desde o “ROMARIAS SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE JEAN BOUSTANI (1)” ate então, vejo apenas uma narrativa histórica sobre como foi a viagem do prezado Elísio de Sousa para os Estado Unidos. Quero acreditar que haverá uma análise jurídica consistente da vossa parte sobre o mérito dessa “causa” (ainda há tempo…) _ Afinal assim como o CIP, nos não estávamos lá pra aceitar que o que diz é totalmente fidedigno. Aguardo....
5
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h · Editado(s)
Rutuane Valige
Rutuane Valige E quem nos garante que vc percebe melhor inglês, sabe melhor que quem o direito.
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 34 min
1 Resposta
Brazao Catopola
Brazao Catopola Ahhhh. Deixem o CIP fazer o que faz segundo seus estatutos. Cip não deu opinião, disse o que estava acontecer. Ninguem pode ir buscar cip a dar parecer. O ataque ao cip é mesmo um a defesa ao establishment.
3
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Amílcar Chivambo
Amílcar Chivambo Brazao Catopola, o CIP mentia, inventava e manipulava a opinião pública de forma aberta, ostensiva e descarada.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael Amílcar Chivambo quem me prova o contrário? Tanto poder/capacidade para o CIP mentir para todos os moçambicanos. Vi também jornalistas da STV. Seria também interessante a TVM alocar seus correspondentes para o mesmo caso! Assim tínhamos oportunidade para cruzar informações!Quem sabe se não se pode aproveitar esta situação de "ataque e contra-ataque", "verdade e mentira" sobre o assunto para se cruzar informações.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 52 min · Editado(s)
Brazao Catopola
Brazao Catopola Amílcar Chivambo certo!! Mostre a mentira.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 16 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Solane Singarril
Solane Singarril Kkkkk. Estes nossos juristas, acompanhou apenas o dia da sentença do julgamento, e dai já é suficiente para saber tdo que aconteceu, Elisio de Sousa, o senhor gosta de aparecer, escreve tanto mas nada de relevante diz, sobre a sua viagem ao EUA, já se sabe quem assegurou a sua logística, por isso que já estás em cima do CIP.
6
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h · Editado(s)
1 Resposta
Joaquim António Zandamela
Joaquim António Zandamela Até porque o Borges Nhambire pode vir se defender caso o Elísio de Souza estava a mentir.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Francisco Jose
Francisco Jose Foste para lá a mando de alguém como um da SISE para contrariar o trabalho do CIP. Conseguiste!
É triste e vergonhoso o que tentas fazer... Estas perdendo credibilidade ao tentar desacreditar os outros.
9
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h
7 Respostas
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Assim voce é auditor do CIP? Foste lá por parte de quem?
Todo Julgamento aconteceu e não pensaste em acompanhar. No dia da leitura da sentença vens com ataques pessoais. Quanta baixeza...
15
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h · Editado(s)
João Mery Mery
João Mery Mery Blessed Paulo Simbe baixeza é teu veneno que vens aqui destilar!
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson Blessed Paulo Simbe para rir😂😂😂😂
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Luis Filipe Beula
Luis Filipe Beula Baixeza é Favor meu Caro!!! Heheheee
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 9 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Rildo Rafael
Rildo Rafael Onde esta realmente a "verdade"? Ataques e contra-ataques! Há muito que descortinar neste enrendo! Ausência versus presença! Assistência in loco versus acompanhamento das correspondência dos jornalistas! Olhar do jurista e o olhar do jornalistas, uns até com formação em direito.
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Barbosa Eanes
Barbosa Eanes Tiveste que convencer aos boisses que para quebrar o cip, tinhas que viajar, para conseguir nos enganar? Não há distraidos aqui.
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Allordon Vestavella
Allordon Vestavella Dr Elísio Sousa aplicando a velha máxima "Se não podes conhecê-los, confunda-os." Estamos atentos sr.
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h · Editado(s)
Quingue Macuacua
Quingue Macuacua Desde que sE mostrou ser um manipulador eu não acredito em ti.
Voce não acompanhou o julgamento, acompanhou o dia da decisão do juri.
3
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Silvio Kunchenje
Silvio Kunchenje Em vez de atirar pedras ao Elisio deveriamos pedir ao Borge para vir se justificar e clarear as nossas duvidas.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
2 Respostas
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Porquê não escreveu o que constatou no julgamento, sem recorrer a esse papel ridículo e um golpe muito baixo a quem supostamente e cinicamente chamas de amigo seu? Foste ao EUA para isso mesmo - desacreditar o CIP e assassinar o caracter do Borges?
10
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Salvador Raimundo
Salvador Raimundo Maulana Domingos Maulana Tentativa, fica melhor
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 22 min
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Salvador Raimundo entendi - "tentativa de assassinar o caracter..." Obrigado
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 20 min
Salvador Raimundo
Salvador Raimundo Maulana Domingos Maulana GRATO mano
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 18 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Dinis Malemia Lourenco
Dinis Malemia Lourenco O que aconteceu lá,,, deferente do que o outro disse...! Parece que há luta de quer mais credibilidade que o outro.......! Coisa de crianças ....
Queremos mais informações.......
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h
Mario Pascoal Comege
Mario Pascoal Comege O CIP, não analisa tudo o que apanha está lançar, é o que falta no seio de maioria de nós "análise".
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h
Cisah Mell
Cisah Mell Cada vez que procuro me informar, mais confusa fico... Afinal de contas, o que é verdade e o que é mentira? E com que interesse o CIP iria distorcer as informações?
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Leo James
Leo James Meteste AGUA, FIPAG, devemos ser Profissionais, ainda usas megas do outro de meio volta cagas p ele? AGUARDAMOS MAIS FEEDBACKS SEUS, Nos diga as verdades dela??
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 39 min
Elizabeth Adriana
Elizabeth Adriana Costuma se dizer que a verdade sempre vem a tona,cedo ou tarde
Entao prefiro aguardar pelos proximos capitulos deste seriado.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Sonia Mboa Mboa
Sonia Mboa Mboa Ja agora
Como faco para pagar a minha viagem para la uma vez que cada um pode fazer como disse
E como se faz isso sem ter que sofrer com estas malditas dividas
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
1 Resposta
Salvador O Africano
Salvador O Africano Ao invés de rebaixar o trabalho de CIP por ter estado em NY e supostamente ter nós dado informações distorcidas, devias rebaixar e criticar a TVM, RM et al, por não ter estado lá para nos dar a informação verdadeira, FICAAA FEIO!!
9
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
2 Respostas
Agnaldo Oficiano
Agnaldo Oficiano Os "G40" e os seus longos tentáculos tentando descredibilizar o CIP.
5
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Paulo Jorge
Paulo Jorge Invejosos vão dizer que Elisio de Sousa está a mentir. Meus caros ele acompanhou tudo lá. CIP uma ova...
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Moz És Tu
Moz És Tu Paulo Jorge, infelizmente eles são os desinformadores pra o descredito do governo. Essa é a missão deles.
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Paulo Jorge
Paulo Jorge Moz És Tu esses papagaios nunca perdem uma oportunidade. Ficaram todos pra baixo com a absolvição daquele senhor. Mas também como mandam pra lá um pateta que não entende inglês?
Desde de ontem eu estou muito feliz
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Lúcio Langaa
Lúcio Langaa "tenho tudo registrado na minha mente..."
Nós que não somos de Gaza onde estão em 2040, como podemos ver o que está na tua mente? Olha a mente é tua, tu organiza as coisas na tua mente do jeito que tu quiseres.
5
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h · Editado(s)
Iranet Abdula
Iranet Abdula Lúcio Langaa 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 1 h
Tambu Dox Santox Cumbi
Tambu Dox Santox Cumbi Um que dizem ser dr,, se tornou um lambebotismo,, Elisio de Sousa assim use sua inteligência e deixa de olhar assunto estômago,, essa maneira de quer encher barriga vai tirar te prestígio
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
2 Respostas
Dercio Arlindo Manhica
Dercio Arlindo Manhica Estes nossos intelectuais, AA vezes esquecem que conhecemos a história, e como funciona está questão de manipulação !!Enfim!! Então o New Man pode mandar fechar a CIP
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Dercio Arlindo Manhica
Dercio Arlindo Manhica Este gajo, assim o que ele diz temos que engolir e acreditar só porque ficou até ao fim do julgamento... Somos boas ovelhas mesmo!!
2
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Elson Guila
Elson Guila Quando comecei a ler o seu artigo estava faminto de ler algo que os outros não trouxeram. Algo complementar. Só não sabia que no fim ficaria decepcionado porque este texto é assassinato de carácter. É falar de pessoa(s) no ligar de reportar o que realmente aconteceu. Foi para lá para controlar CIP?
23
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 3 h · Editado(s)
2 Respostas
Mauro X Paulo
Mauro X Paulo Este tipo pagou do bolso dele para ir à NY (onde nem de férias vai), movido pela vontade de decifrar a verdade e salvar a Pátria das calúnias de uns jornalistas.
Poxa, que heróico. Dá vontade de chorar, mas na verdade estou a rir.
6
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Allordon Vestavella
Allordon Vestavella Mauro X Paulo , 😂😂😂 somos dois rindo. Esse aí convence distraídos
1
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h · Editado(s)
Dercio Arlindo Manhica
Dercio Arlindo Manhica Mauro X Paulo toda vénia para o nosso herói
Oculta ou denuncia isto
GostoMostrar mais reações
· Responder · 2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Ver mais comentários
50 de 123
Escreve um comentário...
Elísio de Sousa
11 h ·
ROMARIAS SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE JEAN BOUSTANI (1)
▪Sobre o processo USA v. Manuel Chang et al
Nesta brevíssima visita na terra dos outros, senti-me como uma criança na Disneylândia. ...
Continuar a ler
A imagem pode conter: 1 pessoa
131131
50 comentários
10 partilhas
Gosto
Mostrar mais reações


Elísio de Sousa
3 h ·


FOMOS ENGANADOS! O CIP DISTORCE INFORMAÇÕES E DESINFORMA MOÇAMBIQUE

▪ Problema da língua inglesa ou má-fé da CIP?
▪Fomos Enganados por Muito Tempo. Vi isso na primeira pessoa

Por: DeSousa (especialmente de Nova York)

NOTA PRÉVIA:
Para aqueles que acham que um simples moçambicano não pode comprar uma passagem de ida-e-volta para os Estados Unidos sem recorrer à patrocínios, tenho uma má notícia. É possível sim!!! Acreditar no contrário só demostra ausência de auto-estima de ser-se moçambicano. Mas, vamos ao que interessa por agora.

1 - A MINHA AVENTURA
Aprender como funciona a justiça da nação mais desenvolvida do planeta foi a minha missão nesta viagem. E nada melhor do que aprender com um caso que envolve ramificações moçambicanas.
Outra missão que me incumbi nesta aventura foi saber se as informações que chegavam sobre o julgamento de Boustani eram mesmo fidedignas, ou eram imbuídas de laivos perniciosos com o intuito de desinformar ao povo moçambicano.

2 - MINHA CONCLUSÃO SEM CONCLUIR:

Muita da informação que chegou a Moçambique sobre o julgamento de Boustani estava inquinada de mentiras, exageros, tendencialismos e sensacionalismos por motivos ligados à interpretação da língua inglesa e outras também por problemas de interpretação de conceitos jurídicos.
No dia do julgamento fiz questão de chegar ao tribunal antes sequer de entrar o primeiro porteiro e de sair depois de todos saírem. Eu queria perceber tudo, repito, absolutamente tudo que se dizia no julgamento.

Quando o meu amigo Boris Nhamire, representante do CIP ( a quem muito agradeço por me ter emprestado alguns megas do seu telemóvel) chegou ao tribunal muita coisa já havia sido dita. E quando ele ausentou-se (porque certamente, precisava ser o primeiro a informar sobre a absolvição de Boustani) eu e todos outros permanecemos piamente no tribunal a ouvir tudo e mais alguma coisa. Como jurista, precisava eu de acompanhar de ponta-a-ponta o que estava a acontecer.

A. Quando o advogado (negro) de Boustani teceu as suas considerações finais, o meu amigo Boris já lá não estava.
B. Quando o juiz autorizou o Boustani a falar, o meu amigo Boris já estava fora da sala de julgamento.
C. Quando o representante do Ministério Público deu o seu ultimo desabafo em palavras, nem sombra do CIP lá se via
D. Quando o Honorable William Klutz II, deu o seu longo discurso ao jurado sobre as conquistas do Estado de Direito Democrático não ví ninguém da CIP lá para ouvir e registar.

3 - TESTEMUNHEI MOMENTOS NÃO VISTOS PELO CIP

Vi ainda os choros, beijos, abraços, decepções, recomendações, lamentações e todo tipo de emoções típicas de um seriado policial da NETFLIX. Tenho tudo registado na minha mente e nalguns pedaços de papel que trazia.

No vídeo que o CIP lançou para o ar (Youtube), sobre a absolvição de Boustani, senti que toda informação dada relativa aos momentos depois da sentença, pareciam sair da minha boca. Quero dizer, foi da breve conversa que troquei com o Boris no final do julgamento onde eu é que lhe informei sobre as ultimas palavras do Boustani e de outros intervenientes processuais e não foi necessariamente trazida pelo próprio CIP. Se eu estivesse a mentir, o CIP estaria igualmente a mentir, uma vez que naqueles momentos finais a CIP não estava representado naquele tribunal.
Ademais, senti que muito do que foi lá dito foi interpretado de forma incorrecta, onde tive, mais uma vez, aparecer e explicar o que estava a acontecer. Isto é, expliquei ao meu amigo que o juiz informava que um dos júris não se ia fazer presente por motivos pessoais e que o mesmo seria substituído por outro que já estava a caminho. Contudo, numa breve conversa, senti do representante do CIP pouca clareza e até mesmo alguma breve distorção daquele facto o que me fez levantar muitas suspeitas sobre a credibilidades das informações trazidas pelo CIP. Ainda fiquei desapontado porque o meu amigo Boris, não citou no seu vídeo que as informações post-julgamento lhes foram por mim fornecidas… tsk.

4 - NADA PESSOAL. A VERDADE EM PRIMEIRO

Não é este um ataque pessoal ao CIP e muito menos ao meu amigo Boris, mas é um alerta para toda sociedade sobre a credibilidade das fontes que nós confiamos.

Talvez estejamos admirados com a absolvição do Boustani porque as informações que nos chegavam eram incorrectas. Estou quase certo que fomos mal-informados por muito tempo, mas que hoje o caldo entronou. Será que os 12 membros do jurado Americano são todos uns distraídos?

RESUMINDO:

Mentiras da CIP constatadas por mim, pessoalmente:
Não foi a conversão da dívida em Eurobonds que safou Boustani
Não foi a declaração de inconstitucionalidade das dívidas que reforçou a posição do “casal de procuradores”
Os jurados é que decidiram absolver Boustani e não o juiz. E o juiz explicou à pari-passo como é que se procedeu, tendo eu ainda acompanhado todo e cada documentos que os jurados iam pedindo, as discussões entre os advogados, mesmo aquelas que eram off-record (porque estavam bem pertinho de mim, uma vez que gosto de me sentar à frente) e muito longe do representante do CIP.
Esta é daquelas situações em que um amigo te diz, mentindo, que “aquela dama me disse que não aguenta contigo” mas quando vais lá ter com ela, ela responde com um grande bolo na cara e tu ficas admirado. A tua admiração é porque foste mal informado pelo teu amigo e não porque a dama seja má pessoa. Foi o mesmo que aconteceu com a absolvição de Boustani. Fomos muito mal informados

Num post autónomo irei me pronunciar sobre o teor das discussões e as mais prováveis motivações do júri, por ausência de espaço.

Essas críticas vão igualmente a outro amigo meu, o Marcelo Mosse, porque reparo que o que está a fazer no momento é apenas um simples eco da informação distorcida do CIP. Falsas premissas e falsas conclusões.

Em breve, mais virá.

Queens, 3 de Dezembro de 2019




138138

193 comentários35 partilhas

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários
Mais relevantes


Escreve um comentário...





Julio Macamo Apreciei o engenhoso repúdio do esforço q o CIP tem sem sucesso empreendido no seu parecer, mas entao queremos a legitimidade do q se está passando. Quanto à distorçao das infos. Isso me é familiar, formam-nos dia após dia em áreas diversificadas e inserem-nos aleatoriamente em áreas nao vocacionadas ou ainda nao muito bem por nós cultivadas é no que resulta...
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 5 min

Baloyada Baloyada Borges Nhamirre nunca publicou, na sua página de Facebook, algo que fosse relacionado ao julgamento que esteve a acompanhar em Nova York. As suas publicações foram sempre profissionais, através das plataformas do CIP (página web, email, facebook, e Twi…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 17 min

Bras Malique Pena. Que ataque feroz ao B.Nhamire e ao CIP.
Cumpriu cabalmente o seu papel. Parabéns.
Mas agora eu pergunto, não houve roubo, nem subfacturaçao e nem mesmo subornos? É de onde veio aquele dinheiro todo que se falou de transferência e compras astronômicas?…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 16 min
· Editado(s)

Leo James Meu Pais 🇲🇿🇲🇿, nao merece isso, Meu Deus nao acredito que alguem pode escrever, isso, Se tens NEWS que fale nao fale de alguem que esteve ai desde o inicio, Meu Deus Mocambique 🇲🇿🇲🇿🇲🇿 , meu Pais nos perdoem, Apagar o post seria recomendavel, Es muito mais que isso, Classe nao e so usar casaco e gravata , ha pessoas com roupa rasgadas sapatos be. gastos mas sao pessoas de classe,
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 35 min

Baloyada Baloyada Podes crer que não querer acabar com a integridade do Borges Nhamirre que vai ter sucesso, este jovem jornalista que por acaso tem carinho do povo,, vem de longe dr!! foi jornalista da STV, Canal de Moçambique, agora e colaborador do vários organização…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 9 min


Jose Jacinto Dr Elisio aprenda uma coisa irmao nao se ganha merito por denegrir imagem dos outros dizia Mahatma Ghandi nao apague a luz do outro para que a sua acenda a ser assim pode ser bom criminalmente mais com este post demonstra imaturidade e decepciona aqueles que admiram o seu trabalho e os que apoiam imoralidade em Mocambique a nao que seja parte destes
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 33 min


Alcídio Francisco Chibale Jose Jacinto é preciso dar nomes meu caro... Fomos enganados e mal informados... Não existe outra forma de falar deste assunto sem citar nomes.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 4 min




Escreve uma resposta...






Zuabir Ibn Zubaire Dr. Elísio, admiro tanto a sua locução e como a coloca em destaque. Visto que estás nos EUA a acompanhar o processo. Qual é a verdade verdadeira?, passo a redundância.
4
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h


Etelvino Ramim Pita Ncangaza Zuabir Ibn Zubaire meu grande ilustre
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Sonia Mboa Mboa Eu tambem quero saber
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Zuabir Ibn Zubaire Etelvino Ramim Pita Ncangaza yah grande ilustre. Estamos todos preocupados com isso.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Armindo Gilberto Mula Por favor Dr Elísio queremos a verdade e não acusações, CIP ali para cá não tem interesse.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 24 min




Escreve uma resposta...





Simon Da Otília Nduna Jr. Dr Elisio, tiveste muito trabalho, controlar CIP e ouvir pronunciamento dos jurados, esse texto é muito longo, será que não podias respeitar a máxima de quantidade/ de relevância? Quem nos garante que esteja a falar verdade? Também estas a justificar a passagem de avião que te pagaram com boss, eu percebo essas coisas.
26
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
· Editado(s)

Maitu Buanango Já ha muito que estava clara a tendenciodidade do CIP em relação à matéria. Na verdade, o CIP durante muito tempo ficou pensando que o seu trabalho subversivo satisfazia aos Americanos. De repente um tapa na cara. Imagino que eles não estejam ainda a entender o que se terá passado, contrariadas as suas galopantes expectativas. Obrigado, caro Elisio de Sousa pelo espectro dos acontecimentos. Se o CIP não sabia, o seu enviado aos EUA só foi passear lá e viver a bela e francesa. Por que será? É simples, o Borges Nhamire já tinha as suas conclusões e fá-los transparecer como verdades de factos.
"A palheta caíu".
NB: Em Moçambique deveria haver uma lei específica ou tratamento especial aos que subvertem.
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h


Domus Oikos Com todo respeito a Elisio este texto não tem razão de ser. Longa descrição pensei que traria outra notícia de tipo Boustani foi condenado a 30 anos o que CIP mentiu... 😂😂😂
4
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 53 min


Rutuane Valige Domus Oikos não é isso. O CIP o que disse de contrário aqui. Intriguista
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 36 min

Domus Oikos Rutuane Valige 😂😂
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 4 min




Escreve uma resposta...






Gilberto Correia Claro ataque ao CIP. Justo ou não, não é relevante. Mas fica evidente que o post nega formalmente aquilo que de facto faz precipuamente: atacar o CIP.
29
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
· Editado(s)


Max TeraByte Espadachim Subscrevo ao pé da letra.
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Zintava Wa Ka Nandza Isso até Steve Wonder consegue ver !
3
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Maulana Domingos Maulana Bem que ele podia escrever a verdade que ele constatou nesse dia que assistiu ao julgamento. Nós outros iríamos comparar com a informação trazida pelo CIP sobre o mesmo assunto e produziamos a nossa conclusão.
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Décio Dias Maulana Domingos Maulana concordo. Não basta só criticar. Mostre-nos então a verdade
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Constantino Diogo Ubisse Gilberto Correia acho que nem podemos nos preocupar com o prometido próximo post porque já temos a ideia do seu conteúdo a partir deste.
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Linette Olofsson O surgimento do outro actor 😯 conveniência
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h




Escreve uma resposta...





Jarmindo Nassone Bila Parabéns Dr Elísio de Sousa, por nos trazer estes factos. A mim o CIP há muito que me decepcionou. Sei que vais ser atacado, vão-te chamar de lambe botas mas é verdade nós trouxesse factos que fazem algum sentido. Não me passa pela cabeça que o Júri tenha inocentado o Boustani, só porque o governo reconheceu a dívida ou porque está a pagá-la. Para quem é a tento nota que as informações que eram nos dadas eram tendenciosas. Queria que o Boustani fosse condenado e os moçambicanos envolvidos nos subornos também sejam punidos mas isso não quer dizer que se procure culpar pessoas só porque são da FRELIMO. Cada um pague pelos seus erros não porque não o gostamos.
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h
1 Resposta

Santos Carvalho Mahanuque Elísio de Sousa a CIP esteve lá desde o inicio do processo e o sr apenas se esteve por um e único dia e tirou essas todas conclusões de que fomos mal informados, a pergunta que não se quer calar é: vamos confiar na informação vinda dum cidadão que representa sei lá quem da elite para nos desinformar ultimamente ou a CIP com a vasta credibilidade que vem sempre mostrando?
Tuas contestações ultimamente tem deixado a desejar, disse muito bem que após proferirem a sentença o Borges saiu para nos informar e o sr ficou por lá, ora se a sentença já foi proferida, creio que o que o sr ficou a ouvir foi apenas fofocas e emoções descabidas das pessoas após isso e não algo que fosse tla útil até o ponto de achar e com os teus achismos que a CIP nos desinforma.
Espero que a STV não cometa a gaje de lhe convidar para o debate mais logo para evitar com que o sr destile seu veneno em rede nacional.
16
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h

Dario Anacleto Chauque Ilustre Muito obrigado... Agradecemos por nos mostrar com A+B o que realmente aconteceu na terra do Trump , em algum momento comentamos alguns desses assuntos em locais públicos, pensando que eram informações fidedignas.Ufff é muito constrangedor quando ficas a saber eram só falcias...
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
3 Respostas

Julay Sumbana Jnr Nao consigo perceber como alguém que muitos consideram X pode escrever isso! Isso chama se intriga meu caro! Você está a virar um intriguista! Porque não ficou em colocar as suas linhas e deixar aos leitores a fazerem julgamento? Admiro os que crescem sem pisar os outros! Precisa de atacar “pessoas” para ganhar mérito?
18
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Mwenemutapa Fernando Parece uma redacção daqueles mwanamwanas da 5ª classe, no exame de português, no "antigo sistema".
Esperávamos nos uma defesa boa, não por negação. Enfim, pátria amada vermelha.
😏
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Rildo Rafael Da leitura do texto se discortina que um moçambicano viajou aos EUA com fundos "próprios" e ele desbravou a total desinformação do povo com a informação "verdadeira". O filme parece mais inclinado sobre o CIP e os seus colaboradores e pouco se alude sobre o caso em si, procurando, por exemplo, cruzar outras informações sobre o mesmo caso.
7
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
1 Resposta

Elodio Daniel Milice Milice Com muito respeito Dr, este texto está desprovido de conteúdo coerente.
Faça me o favor não nos faça perder tempo com lero lero de baixo nível, ainda mais vindo do Sr, e sobre o Centro de integridade publica.
Haaaa thxa com licença!
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Rildo Rafael Ate certo ponto o texto se contradiz quando fala desinformação do CIP ao povo moçambicano, mas ao mesmo tempo se regozija pelo facto da parte da informação veiculada no Yutube pelo CIP ter sido fornecida pelo mesmo viajante!
5
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Hercio Naife Nao sei o que e' melhor, ser mal informado (CIP) ou nao ser informado (TVM)! Agora, sempre ha criticas para aquele que faz algo e nada daquele que nao faz!
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 53 min

Vasquinho King Dr. Tudo estava claro. Mas apartir do momento que ataca a CiP e fala do seu colega de viagem estragou tudo
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 32 min

Mabokiso Langa Esses senhores na verdade, só estão interessados nos dinheiros que recebem de seus,apercebi me disso, quando demitiram a Fátima Mimbire. É mais uma instituição que entrou com um propósito mas com uma finalidade.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Mutela Supinho Jr. Desde o “ROMARIAS SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE JEAN BOUSTANI (1)” ate então, vejo apenas uma narrativa histórica sobre como foi a viagem do prezado Elísio de Sousa para os Estado Unidos. Quero acreditar que haverá uma análise jurídica consistente da vossa parte sobre o mérito dessa “causa” (ainda há tempo…) _ Afinal assim como o CIP, nos não estávamos lá pra aceitar que o que diz é totalmente fidedigno. Aguardo....
5
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h
· Editado(s)

Rutuane Valige E quem nos garante que vc percebe melhor inglês, sabe melhor que quem o direito.
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 34 min
1 Resposta


Brazao Catopola Ahhhh. Deixem o CIP fazer o que faz segundo seus estatutos. Cip não deu opinião, disse o que estava acontecer. Ninguem pode ir buscar cip a dar parecer. O ataque ao cip é mesmo um a defesa ao establishment.
3
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h


Amílcar Chivambo Brazao Catopola, o CIP mentia, inventava e manipulava a opinião pública de forma aberta, ostensiva e descarada.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Rildo Rafael Amílcar Chivambo quem me prova o contrário? Tanto poder/capacidade para o CIP mentir para todos os moçambicanos. Vi também jornalistas da STV. Seria também interessante a TVM alocar seus correspondentes para o mesmo caso! Assim tínhamos oportunidade para cruzar informações!Quem sabe se não se pode aproveitar esta situação de "ataque e contra-ataque", "verdade e mentira" sobre o assunto para se cruzar informações.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 52 min
· Editado(s)

Brazao Catopola Amílcar Chivambo certo!! Mostre a mentira.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 16 min




Escreve uma resposta...





Solane Singarril Kkkkk. Estes nossos juristas, acompanhou apenas o dia da sentença do julgamento, e dai já é suficiente para saber tdo que aconteceu, Elisio de Sousa, o senhor gosta de aparecer, escreve tanto mas nada de relevante diz, sobre a sua viagem ao EUA, já se sabe quem assegurou a sua logística, por isso que já estás em cima do CIP.
6
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
1 Resposta

Joaquim António Zandamela Até porque o Borges Nhambire pode vir se defender caso o Elísio de Souza estava a mentir.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Francisco Jose Foste para lá a mando de alguém como um da SISE para contrariar o trabalho do CIP. Conseguiste!
É triste e vergonhoso o que tentas fazer... Estas perdendo credibilidade ao tentar desacreditar os outros.
9
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h
7 Respostas


Blessed Paulo Simbe Assim voce é auditor do CIP? Foste lá por parte de quem?
Todo Julgamento aconteceu e não pensaste em acompanhar. No dia da leitura da sentença vens com ataques pessoais. Quanta baixeza...
15
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h
· Editado(s)


João Mery Mery Blessed Paulo Simbe baixeza é teu veneno que vens aqui destilar!
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Linette Olofsson Blessed Paulo Simbe para rir😂😂😂😂
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Luis Filipe Beula Baixeza é Favor meu Caro!!! Heheheee
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 9 min




Escreve uma resposta...





Rildo Rafael Onde esta realmente a "verdade"? Ataques e contra-ataques! Há muito que descortinar neste enrendo! Ausência versus presença! Assistência in loco versus acompanhamento das correspondência dos jornalistas! Olhar do jurista e o olhar do jornalistas, uns até com formação em direito.
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Barbosa Eanes Tiveste que convencer aos boisses que para quebrar o cip, tinhas que viajar, para conseguir nos enganar? Não há distraidos aqui.
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Allordon Vestavella Dr Elísio Sousa aplicando a velha máxima "Se não podes conhecê-los, confunda-os." Estamos atentos sr.
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
· Editado(s)

Quingue Macuacua Desde que sE mostrou ser um manipulador eu não acredito em ti.
Voce não acompanhou o julgamento, acompanhou o dia da decisão do juri.
3
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Silvio Kunchenje Em vez de atirar pedras ao Elisio deveriamos pedir ao Borge para vir se justificar e clarear as nossas duvidas.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h
2 Respostas


Maulana Domingos Maulana Porquê não escreveu o que constatou no julgamento, sem recorrer a esse papel ridículo e um golpe muito baixo a quem supostamente e cinicamente chamas de amigo seu? Foste ao EUA para isso mesmo - desacreditar o CIP e assassinar o caracter do Borges?
10
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h


Salvador Raimundo Maulana Domingos Maulana Tentativa, fica melhor
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 22 min

Maulana Domingos Maulana Salvador Raimundo entendi - "tentativa de assassinar o caracter..." Obrigado
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 20 min

Salvador Raimundo Maulana Domingos Maulana GRATO mano
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 18 min




Escreve uma resposta...





Dinis Malemia Lourenco O que aconteceu lá,,, deferente do que o outro disse...! Parece que há luta de quer mais credibilidade que o outro.......! Coisa de crianças ....
Queremos mais informações.......
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h

Mario Pascoal Comege O CIP, não analisa tudo o que apanha está lançar, é o que falta no seio de maioria de nós "análise".
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h

Cisah Mell Cada vez que procuro me informar, mais confusa fico... Afinal de contas, o que é verdade e o que é mentira? E com que interesse o CIP iria distorcer as informações?
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Leo James Meteste AGUA, FIPAG, devemos ser Profissionais, ainda usas megas do outro de meio volta cagas p ele? AGUARDAMOS MAIS FEEDBACKS SEUS, Nos diga as verdades dela??
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 39 min

Elizabeth Adriana Costuma se dizer que a verdade sempre vem a tona,cedo ou tarde
Entao prefiro aguardar pelos proximos capitulos deste seriado.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Sonia Mboa Mboa Ja agora
Como faco para pagar a minha viagem para la uma vez que cada um pode fazer como disse
E como se faz isso sem ter que sofrer com estas malditas dividas
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h
1 Resposta

Salvador O Africano Ao invés de rebaixar o trabalho de CIP por ter estado em NY e supostamente ter nós dado informações distorcidas, devias rebaixar e criticar a TVM, RM et al, por não ter estado lá para nos dar a informação verdadeira, FICAAA FEIO!!
9
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h
2 Respostas

Agnaldo Oficiano Os "G40" e os seus longos tentáculos tentando descredibilizar o CIP.
5
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h


Paulo Jorge Invejosos vão dizer que Elisio de Sousa está a mentir. Meus caros ele acompanhou tudo lá. CIP uma ova...
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h


Moz És Tu Paulo Jorge, infelizmente eles são os desinformadores pra o descredito do governo. Essa é a missão deles.
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Paulo Jorge Moz És Tu esses papagaios nunca perdem uma oportunidade. Ficaram todos pra baixo com a absolvição daquele senhor. Mas também como mandam pra lá um pateta que não entende inglês?

Desde de ontem eu estou muito feliz
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h




Escreve uma resposta...





Lúcio Langaa "tenho tudo registrado na minha mente..."
Nós que não somos de Gaza onde estão em 2040, como podemos ver o que está na tua mente? Olha a mente é tua, tu organiza as coisas na tua mente do jeito que tu quiseres.
5
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h
· Editado(s)


Iranet Abdula Lúcio Langaa 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 1 h

Tambu Dox Santox Cumbi Um que dizem ser dr,, se tornou um lambebotismo,, Elisio de Sousa assim use sua inteligência e deixa de olhar assunto estômago,, essa maneira de quer encher barriga vai tirar te prestígio
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
2 Respostas

Dercio Arlindo Manhica Estes nossos intelectuais, AA vezes esquecem que conhecemos a história, e como funciona está questão de manipulação !!Enfim!! Então o New Man pode mandar fechar a CIP
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Dercio Arlindo Manhica Este gajo, assim o que ele diz temos que engolir e acreditar só porque ficou até ao fim do julgamento... Somos boas ovelhas mesmo!!
2
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h

Elson Guila Quando comecei a ler o seu artigo estava faminto de ler algo que os outros não trouxeram. Algo complementar. Só não sabia que no fim ficaria decepcionado porque este texto é assassinato de carácter. É falar de pessoa(s) no ligar de reportar o que realmente aconteceu. Foi para lá para controlar CIP?
23
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
2 Respostas


Mauro X Paulo Este tipo pagou do bolso dele para ir à NY (onde nem de férias vai), movido pela vontade de decifrar a verdade e salvar a Pátria das calúnias de uns jornalistas.
Poxa, que heróico. Dá vontade de chorar, mas na verdade estou a rir.
6
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h


Allordon Vestavella Mauro X Paulo , 😂😂😂 somos dois rindo. Esse aí convence distraídos
1
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h
· Editado(s)

Dercio Arlindo Manhica Mauro X Paulo toda vénia para o nosso herói
Oculta ou denuncia isto


GostoMostrar mais reações
· Responder
· 2 h




Escreve uma resposta...




Ver mais comentários50 de 123
Escreve um comentário...









Elísio de Sousa
11 h ·


ROMARIAS SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE JEAN BOUSTANI (1)

▪Sobre o processo USA v. Manuel Chang et al

Nesta brevíssima visita na terra dos outros, senti-me como uma criança na Disneylândia. ...Continuar a ler




131131

50 comentários10 partilhas

GostoMostrar mais reações


Sem comentários: