Site divulga novas mensagens atribuídas a Moro em que ele sugere resposta da Lava Jato a 'showzinho' da defesa de Lula
The Intercept divulgou nesta sexta-feira (14) novos trechos de mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, supostamente enviadas na época em que ele era juiz da força-tarefa.
Por G1
A partir da esquerda: o ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro, o ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol — Foto: Reprodução/TV Globo Luciano Calafiori/G1 Reprodução/RPC
O site Intercept publicou na noite desta sexta-feira (14) novas mensagens atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato.
Segundo o site, este pedido seria mais uma evidência de que Moro atuava como uma espécie de coordenador informal da acusação no processo do triplex em Guarujá (SP). E que estaria sugerindo estratégias para que os procuradores realizassem uma campanha pública contra o próprio réu que eles julgavam.
A troca de mensagens começa em 10 de maio de 2017, dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido por Moro pela primeira vez no processo do triplex.
O site relembra que, após o julgamento, Lula fez um pronunciamento. Por 11 minutos, atacou a Lava Jato, o Jornal Nacional e o então juiz Sérgio Moro.
Depois de tomar conhecimento de uma coletiva da defesa de Lula, segundo o Intercept, Moro teria encaminhado as seguintes mensagens ao então procurador Carlos Fernando dos Santos Lima:
Moro – 22:12 – talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele
Moro – 22:13 – por que a defesa já fez o showzinho dela.
Santos lima – 22:13 – podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.
Em seguida, segundo o site, Santos Lima, que viajaria para Pernambuco no dia seguinte, conversa no grupo da assessoria de imprensa do Ministério Público.
Santos Lima: será que não da para arranjar uma entrevista com alguém da globo em recife amanha sobre a audiência de hoje.
A assessoria não achou boa a sugestão.
Depois, segundo o Intercept, Santos Lima encaminha sua conversa com Moro para o procurador Deltan Dallagnol, que responde em um grupo que reúne integrantes do Ministério Público.
Deltan – 22:46:46 – então temos que avaliar os seguintes pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da defesa.
Deltan – 22:47:19 – esses seriam porquês para avaliarmos, pq ng tem certeza.
Deltan – 22:47:50 – o "o quê" seria: apontar as contradições do depoimento.
Deltan – 22:49:18 – e o formato, concordo, teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos. O jn vai explorar isso amanhã ainda. Se for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para soltar até lá por 16h
Segundo o Intercept, Dallagnol também encaminha mensagem para um grupo de assessores de imprensa do Ministério Público cogitando a possibilidade de produzir a nota sobre o depoimento de Lula.
Deltan – 23:05:51 – caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. B) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado.
O Intercept afirma que os procuradores, acatando a sugestão de Moro, distribuíram uma nota à imprensa, repercutida por "Folha de S. Paulo", "Estadão", Jovem Pan e todos os principais veículos e agências do país. As notícias são centradas justamente na palavra desejada pelo juiz: "contradições".
O Intercept, que citou três vezes em sua reportagem o Jornal Nacional, não destacou o fato de que o JN não deu uma linha sequer da nota dos procuradores, embora fosse absolutamente legítimo publicá-la, como fez a GloboNews. O JN limitou-se a divulgar trechos do depoimento do ex-presidente Lula, sem comentá-los.
Ao Intercept, a assessoria de imprensa de Moro enviou a seguinte nota:
O Ministro da Justiça e Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente.
Na manhã deste sábado (15), a assessoria de Moro divulgou nova nota:
O Ministro da Justiça e Segurança Pública não reconhece a autenticidade e não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas. Reitera-se a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada.
Manifestação do ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima:
Em uma publicação em rede social nesta sexta-feira (14), o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, disse que desconhece "completamente as mensagens citadas, supostamente obtidas por meio reconhecidamente criminoso".
Ao se referir ao Intercept, Santos Lima disse que o "órgão jornalistico" deve uma explicação de como teve acesso a esse material de origem criminosa, e quais foram as medidas que tomou para ter certeza de sua veracidade, integridade e ausência de manipulação.
o ex-procurador Santos Lima disse, ainda, que gostaria de saber se os meios eletrônicos pelos quais esse material foi recebido foram entregues para a perícia da polícia federal, tanto para verificar possíveis manipulações, quanto para identificar a origem do crime.
Nota dos advogados do ex-presidente Lula:
É estarrecedor constatar que o juiz da causa, após auxiliar os procuradores da Lava Jato a construir uma acusação artificial contra Lula, os tenha orientado a desconstruir a atuação da defesa técnica do ex-Presidente e a própria defesa pessoal por ele realizada durante seu interrogatório (10/05/2017). As novas mensagens reveladas ontem (14/06/2019) pelo “The Intercept”, para além de afastar qualquer dúvida de que o ex-juiz Sérgio Moro jamais teve um olhar imparcial em relação a Lula, mostram o patrocínio estatal de uma perseguição pessoal e profissional, respectivamente, ao ex-Presidente e aos advogados por ele constituídos.
É inimaginável dentro de um Estado de Direito que o Estado-juiz e o Estado-acusador se unam em um bloco monolítico para atacar o acusado e seus advogados com o objetivo de impor condenações a pessoa que sabem não ter praticado qualquer crime.
É repugnante, ainda, constatar que a campanha midiática ocorrida em maio de 2017 objetivando atacar a memória de D. Marisa Letícia Lula da Silva tenha sido tramada pela Lava Jato, como também revelam as mensagens do “The Intercept”.
Tais fatos, públicos e notórios, reforçam o que sempre defendemos nos processos e no comunicado encaminhado em julho de 2016 ao Comitê de Direitos Humanos da ONU: Lula é vítima de “lawfare” e o ataque aos seus advogados é uma das táticas utilizadas para essa prática nefasta.
Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Zanin Martins (15/06/2019)
MENSAGENS ATRIBUÍDAS A PROCURADORES DA LAVA JATO E A SÉRGIO MORO
1351
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
POPULARES
- Severino Ferreira
HÁ 7 HORASTudo o que mostraram até aqui só corrobora com o que povo espera de juiz justo: combate implacável à corrupção e ao crime irganizado! Qualquer outro juiz competente e imparcial no lugar dele teria frito o mesmo: um Bretas, um Fux, ... Próxima manifestação do povo brasileiro ficará explícito o apoio ao Moro, à Lava Jato e ao Presidente Jair!
- Rui Oliveira
HÁ 6 HORASE tem jumento que defende o juiz!! - Antonio Lima
HÁ 6 HORASVocê já se questionou, sem militância, se o mesmo orientasse a parte da defesa? Creio que não, afinal, para tipos como você o que valia e o que vale não é era e não é a luta contra a corrupção, mas ódio seletivo.
- Edson Schimelppfeningg
HÁ 19 HORASEsse Glenn é um terror, destruindo corações!!- felipe Rodrigues
HÁ 19 HORASTic tac , tic tac... A bomba está para explodir..... - Edson Schimelppfeningg
HÁ 10 HORASNos áudios que serão divulgados em breve, segundo o destruidor de corações o herói com pés de barro pede pinico.
- Carlos Silva
HÁ 18 HORASRapaz. E tem anaIfabetos funcionais achando isso normal? Juiz dando dicas de estratégias para condenar o réu, sendo informante de testemunha de acusação, sugerindo nota do MP para questionar o réu. As pessoas perderam o censo de legalidade. Combater crime com mais crimes? RepuIsivo.
- Negro Sensato
HÁ 8 HORASO sujeito fala em senso de legalidade, mas esquece que o único analfabeto funcional é aquele que tenta dar veracidade a edições sem lastro....aquele que faz juízo de um suposto ato....antes de vir com suas demasias, pesquise e comprove a veracidade de um fato ou se aquilo não passa de uma montagem mal feita...tenha lucidez antes de criticar terceiros. - Pereira Silva
HÁ 6 HORASLuladrão 300 anos de prisão
- Babi Vadin
HÁ 15 HORASHackers por favor vazem as conversas dos milicianos para o Brasil. Será que daria também para ajudar a elucidar o assassinato da Marielle?
- Rodrigo
HÁ 9 HORASMas ai vao descobrir q o mando foi do proprio partido e vai ficar feio. - Pereira Silva
HÁ 6 HORASLuladrão 399 anos de prisao
- Pedro Auar
HÁ 19 HORASJuiz totalmente parcial. Causa nítida de suspeição e consequente nulidade do feito. O juiz deve agir SEMPRE de forma equidistante na lide, o que, infelizmente, não ocorreu no caso, principalmente ao menosprezar a atuação da defesa.
- Adriano Oliveira
HÁ 8 HORASO pior que muita gente engoliu essa história. E continua até hoje. Não me surpreende o uso de mídias como Estadão, Folha e JP (esse um verdadeiro porta-voz da direita, que lástima). É, brasileiros, vocês votaram mal, vocês continuam comprando a ideia deles e não recebem nada em troca. Só um Brasil em migalhas e atordoado! Eu não sou de esquerda, mas não sou burro, e não dou nenhum crédito a esse atual governo. - Pereira Silva
HÁ 6 HORASA esquerdopatas atacam em massa com milhares de acessos de seus call centers contra o governo. Tentam mudar opinião pública. Luladrão 300 anos de prisão.
- Mariana Estevão
HÁ 7 HORASMoro acusa, investiga e condena. Moro é o bichão mesmo! Absurdos do Brasil
- Edvaldo Gomes
HÁ 6 HORAS... É o famoso barba, cabelo e bigode ... - Luiz Moreira
HÁ 6 HORASNosso Herói !!!!!!
- Pedro Rosa
HÁ 6 HORASA LAVA JATO ESTÁ ATUANDO BRILHANTEMENTE NO BRASIL, NÃO É UM SITE DE FOFOCA MANIPULADO POR GUERRILHEIROS QUE IRÁ INTERFERIR NA CAÇA AOS POLÍTICOS CORRUPTOS DO BRASIL. O CARA ORIENTAR SUA QUADRILHA PARA O ROUBO É CERTO E O JUIZ ORIENTAR OS SEUS AUXILIARES PARA A JUSTIÇA É O ERRADO. - Gabriel
HÁ 7 HORAS* " IN MORO WE TRUST " *
- Laechelndfuchs
HÁ 6 HORASEsse lucas , esse lucas ... tão original , tão espirituoso , tão variado ... - Eduardo Lucas
HÁ 6 HORASLaechelndfuchs: com um nome desse e eu que sou variado!?
- Milton L
HÁ 6 HORASProvas ilícitas não tem valor, ponto. Que se oriente ou se puna, na forma da lei, eventuais desvios de conduta, ponto. O que está em jogo é a única chance que esse país já teve, de fato, de acabar com cr i me s de cola ri nho branco, que direta e indiretamente levam milhões a miséria ao sub emprego e não permite esse país decolar definitivamente, PONTO.- Danilo
HÁ 6 HORASProvas ilícitas a favor do réu são totalmente válidas.
- milton junior
HÁ 6 HORASNossa que alivio !!! Achei que essas conversas entre Moro e Dallagnol eles estavam armando pra ganhar propina. Era só para prender bandido mesmo. - Luiz Moreira
HÁ 6 HORASÉ isso aí Moro ! Parabéns manda toda essa corja de Bandidos Esquerdalhas para a Prisão !!! Viva a LAVA JATO !!!! - Fábio Souza
HÁ 6 HORASE assim continua o desgoverno do Bozo desMoronando... É melhor Jair se acostumando! - Paulo Junior
HÁ 6 HORASSó estão nos dizendo que o certo é roubar e é errado investigar.- Danilo
HÁ 6 HORASJuiz investigar?
- Santista10
HÁ 6 HORASO /GLENN /GREENWALD TA COZINHANDO O /MARRECO DE MARINGÁ, EM FOGO BRANDO , MAS EM BREVE ELE VAI VIRAR C.HURRASQUINHO , C.RIMINOSO DE T.OGA! - Sidney Ferreira
HÁ 8 HORASO Procurador D e o juiz M tramam nos bastidores a condenação do candidato L e em seguida o juiz vira ministro do candidato B, que foi o beneficiado e que lhe daria um cargo no STF. Agora não dá porque a casa caiu. Isso é o que chamo verdadeiro troca-troca ou balcão de negócios da política brasileira. No futuro o beneficiado B pediria um alívio (ajudá-lo) em alguns julgamentos de seu interesse.
- Rinaldo Silva
HÁ 7 HORAStodos sabem, Que isso foi armação politicas, e o Temer, que passou quarenta anos roubando e com provas e nada? - Venderlengo
HÁ 7 HORASA lava jato teve início em 2014 e o país, quase todo nessa época, sequer conhecia o novo presidente...PETRALHAS, conta outra ai vai??? CANALHAS.
- Paulo Correia
HÁ 6 HORASA verdade tem que ser apurada, o Juiz agiu em benefício ou a mando de quem???????- Juarez Leite
HÁ 6 HORASem beneficio próprio e mandado por extrangeiros - Sempre Flamengo
HÁ 6 HORASde toda direita imunda!
- Venderlengo
HÁ 7 HORASkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...OS PETRALHAS PIRAM...me diga o que tem demais nessas conversas ai??? NADAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! O NOVE DEDOS ficava criticando a LAVA JATO e o judiciário em rede nacional e eles (lava jato) ficava zombando do NOVE DEDOS no grupo privado deles. E outra, TUDO NAQUELA ACUSAÇÃO está recheado de PROVAS...Eita, os corruptos e corruptores continuam seus ataques CRIMINOSOS neste país e ainda têm os IDIOTAS ÚTEIS que apoiam, enfim, estamos vendo uma luta do BEM (lava jato) contra o mal (petralhas) neste país.
- Santista10
HÁ 6 HORASV.ANDERLENGO , MAIS UM ROBÔ I.DIOTA COM AS SUAS IDOITICES , A CASA DO SEU BOZO E DO SEU C.HAPOLIMN COLORADO DE TOGA JA CAIU MANÉ! - Murilo Melo
HÁ 6 HORASRevolta- negação-barganha- depressão e aceitação são as fases do luto.."suprer heroi" desMOROnou..vai passar!
- José Schindler
HÁ 6 HORASA esquerda ta parecendo time de futebol que perde de 5x0, e fala que o jogo não foi justo pq o juiz na deu aquele UNICO pênalti no jogo.- Laechelndfuchs
HÁ 6 HORASPois é ... só que o VAR está te desmentido ; houve inúmeros, ... - Sempre Flamengo
HÁ 6 HORASunico gol...? ta de brincadeira ! foi tudo manipulado, tudo e o maldito do seu presidentezinho só ganhou por isso, fato!
- Lucca
HÁ 7 HORASQueria saber do próprio Sergio Moro, que é professor de processo penal: se isso não é caso de suspeição (art. 254, IV, CPP), então o que seria?!?!
- Venderlengo
HÁ 7 HORASOS PETRALHAS PIRAM...me diga o que tem demais nessas conversas ai??? NADA!!! O NOVE DEDOS ficava criticando a LAVA JATO e o judiciário em rede nacional e eles (lava jato) ficavam zombando do NOVE DEDOS no grupo privado deles. E outra, TUDO NAQUELA ACUSAÇÃO está recheada de PROVAS...Eita, os corruptos e corruptores continuam seus ataques CRIMINOSOS neste país e ainda têm os IDIOTAS ÚTEIS que apoiam, enfim, estamos vendo uma luta do BEM (lava jato) contra o mal (petralhas) nesta Nação. O BEM irá vencer, claro! - Edvaldo Gomes
HÁ 6 HORASTem nada....conversinha de balcão de bar.....amenidades......
- Marcelo Teixeira
HÁ 6 HORASAté que a quadrilha de hackers contratada por organizações criminosas se apresente a polícia e comprove a autenticidade do material roubado não há nada a ser feito, exceto assistir a essa patética euforia de corruptos. - Severino Ferreira
HÁ 6 HORASLulao tem que continuar preso! Ele cometeu crimes graves e tornou-se um marginal à sociedade!
- Sempre Flamengo
HÁ 6 HORASé bom vc mandar provas pra esse Juiz , pois ele esta precisando - Juarez Leite
HÁ 6 HORASquem pariu o severino que LIMPE
- Françoir Jesus
HÁ 7 HORASA casa caiu contra fatos não há argumentos Moro deve ser afastado já- Negro Sensato
HÁ 6 HORASFatos? Que mundo vc vive? - Sempre Flamengo
HÁ 6 HORASverdade! contra fatos não há argumentos...
- José Santos
HÁ 7 HORASCurioso que esse IntercePT só divulga trechos de supostos diálogos sobre o caso L,uladrão. Por que não publicam os diálogos dos procuradores e Moro em torno da prisão do Cunha ou do seu julgamento? Ou então de políticos de outras dezenas de pa,rtidos, presos pela LavaJato? E ainda o Verdevaldo (Greenwald) diz que seu trabalho é apartidário. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
- Árvore Pinheiro
HÁ 7 HORASA casa caiu,ex ministro,ex juiz kkkkkkkk - José Santos
HÁ 6 HORASkkkkk STF? Foi o Moro que decretou a prisão do Cunha, após ele ter o mandato cassado pela Câmara dosDeputados. Por isso até há duas semanas atrás ele estava preso em Curitiba. Aliás, quando foi a última vez que voce viu o STF ordenar a prisão de algum político?
- Antonio Silva
HÁ 6 HORASe agora como vai ficar ? tudo que voces falarem vao ser usados contra voces, eis o dilema, gente, o tiro saiu pela culatra ou melhor deram tiro nos dois pés, duas mãos e no cerebro das hienas. nunca pensei que os trabalhoes voltassem a cena com tudo contra eles, como dizia o falecido DiDi : ta todo mundo com o forever do lado de fora. Cacildes. Tem hora que o peixe cheio de espinhas acaba com almoco e o jantar. Cacildes. La em riba deve esta um confusao daquelas, tem forever voando para todo lado. - Hong Wong
HÁ 9 HORASAs provas continuam verdadeiras e ainda tem condenação do SitioAtibaia e mais 6 processos, sem contar o mensalão que STF acreditou que ele não sabia de nada...Lu1a inocente só amebas acreditam.
- Marcus Fonseca
HÁ 8 HORASE Bozominion entende de ética? Para eles vale tudo. - diplomados Camanducaia
HÁ 8 HORASÉtico é defender a família de milicianos kkkkkkkk
Sem comentários:
Enviar um comentário