*SAMONDLANE*
Por: José Maria Capim
Faz um dia que rasgou atmosfera das redes sociais um texto de um suposto grupo denominado *"Revolução 2000"*, representativo das gerações de 70, 80, 90 e 2000, com um título muito provocador e sugestivo: *Novos Heróis Moçambicanos*.
Achei interessante o que no texto se apela. Na minha opinião o seguinte: o despertar dos jovens Moçambicanos que se encontram em paralisia física e intelectual. Sim isso mesmo! Numa situação em que o Governo de Moçambique já fez todo uso e abuso do Povo, continua em completa impunidade, mas os jovens não podem carregar os seus corpos, contrair seus músculos e lançar pneus, carcaças, troncos de madeira e encerrar as pouquíssimas 3 vias de entrada à cidade de Maputo.
É isso mesmo! Paralisia física sim! Esses corpos que vão ao ginásio só são usados para prática descontrolada de sexo, orgias, perder noites nas barracas e, pela manhã, ir a praia "matar babalaze" com magumba.
Paralisia intelectual também se instalou no cérebro desta juventude. Não se pensa, não se sonha com o tal "Moçambique novo", não se formula nenhuma idéia ousada para levar os jovens a se galvanizar para início de uma revolução. Nada. O único esconderijo para tamanhos cérebros em coma, são as redes sociais, fazer laike, partilhar fotos, vídeos, áudios e textos que aumentam o património do ideotismo geracional. Ficar atrás de um visor de celular ou intrincheirados na tela do computador ou TV, veio comprovar a pandemia que se instalou em Moçambique: *Síndrome de paralisia ideológica*.
Que geração são vocês? Futebolista? Pornográfica? Letárgica? Porquê esse estupro ao vosso cérebro, feita pelos velhotes do "25 de Setembro" e vocês não reagirem? São masoquistas? Adoram ser violados, ser rasgados no esfíncter?
Levantem-se e reajam! Tirem as bundas dessa cadeira, pisquem um pouco esses olhos cristalisados nas novidades do whatsap. Levantem e reajam!
Ficam a se lamentar porque Venâncio e Samito foram afastados. Sim. E depois? Só isso! Geração lamentadora! É isso que são. Estás a ler este texto, o que te vem a mente? Que és um incapaz né? Isso... você jovem que também está percorrendo este artigo saiba duma dura realidade: és o primeiro, o mais ilustre dos covardes!
Levantem-se e reajam! O prazo da "geração 25 de Setembro" já expirou. Eles só estão lá porque vocês jovens se tornaram piores que eles. Estão apodrecendo antes do tempo. São peixe preto fora da geleira. Isso mesmo, geração de cobartes e idiotas. Preguiçosos por tendência. Recordistas mundiais e regionais do medo!
Samito e Venâncio fizeram e estão fazendo a sua parte. E vocês - amigos - qual é a vossa? Estão contentes, se sentem realizados, convencidos que cumpriram a missão na terra, pela rotina de um orgasmo mal conseguido, imperfeito; por beber cerveja até perder o equilíbrio; por comer carne de porco e beber whisky. Para ti é tudo. Jovem realizado. Bem sucedido. O precipício, o inferno em que o Governo levou o País não te diz respeito. Basta esta vida como um bói ou cabrito: comer, beber, procriar e depois morrer. Este é o ciclo do jovem moderno. O jovem das pitas e da "boa cena".
Samora e Mondlane unificados, dá o título deste texto: SAMONDLANE.
Concordo com o artigo dos "Novos Heróis Moçambicanos". Partam de algum ponto. SAMONDLANE pode ser o vosso ícone, a vossa chama de referência, a velinha e o vosso relógio despertador. Nova bandeira de luta. Criem e façam vossa história. Vocês tem o direito de ter os vossos próprios heróis.
Trazer os valores, pelo menos o lado idealístico, de Samora, e a visão, eternamente válida, de Mondlane, pode ser o substrato ideológico que precisam para justificar fogo nas ruas e remover de uma vez por todas os que vivem e sobrevivem com base na evocação dos espíritos de "10 anos de luta".
É chegada a hora da mudança. Levantem-se e reajam! É momento do SAMONDLANE.
Sem comentários:
Enviar um comentário