quarta-feira, 19 de junho de 2019

Em depoimento no Senado para explicar a troca de mensagens vazadas com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Lava Jato, o ministro Sergio Moro (Justiça) admitiu a possibilidade de deixar o posto no governo de Jair Bolsonaro (PSL) caso sejam apontadas irregularidades em sua conduta.

Em 9 horas no Senado, Moro minimiza crise e admite sair em caso de irregularidade
Ministro da Justiça fala a senadores sobre vazamento de mensagens ligadas à Lava Jato


19.jun.2019 às 14h49Atualizado: 19.jun.2019 às 20h50


Em depoimento no Senado para explicar a troca de mensagens vazadas com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Lava Jato, o ministro Sergio Moro (Justiça) admitiu a possibilidade de deixar o posto no governo de Jair Bolsonaro (PSL) caso sejam apontadas irregularidades em sua conduta.

"Eu não tenho nenhum apego pelo cargo em si. Apresente tudo. Vamos submeter isso, então, ao escrutínio público. E, se houver ali irregularidade da minha parte, eu saio. Mas não houve. Por quê? Porque eu sempre agi com base na lei e de maneira imparcial", disse Moro.

O ministro respondia ao senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre a possibilidade de deixar o posto para que se garanta a isenção em eventuais investigações sobre seu papel como juiz da Operação Lava Jato. A Polícia Federal está subordinada ao Ministério da Justiça.

Moro falou aos senadores em audiência de quase nove horas nesta quarta-feira (19). Ele disse estar "tranquilo" e que, se for divulgada pelo site The Intercept Brasil a íntegra das mensagens, "sem adulteração e sem sensacionalismo", "essa correção vai ser observada". Ele chamou o site de "aliado" de hackers.

A estratégia do ministro ao longo da sessão foi organizada em cinco frentes:

1) colocou-se como alvo de ataque hacker de um grupo criminoso organizado;

2) disse não ter como garantir a veracidade das mensagens (mas também não as negou);

3) refutou a possibilidade de ter feito conluio com o Ministério Público;

4) chamou a divulgação das mensagens de sensacionalista;

5) desqualificou os que apontaram irregularidades na sua atuação quando juiz da Lava Jato.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante fala à Comissão de Constituição e Justiça do Senado - André Coelho/Folhapress

Moro prestou esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele afirmou que a crise envolvendo a divulgação das mensagens não é um problema de governo e que tem recebido apoio do presidente Bolsonaro. "Estou no governo e acaba havendo esta transferência", afirmou.

Ao final da audiência, só havia no plenário parlamentares alinhados à agenda de Moro —e senadores posaram para fotos ao lado do ministro.

"Acho que o objetivo maior desta comissão foi alcançado, que é, senão encontrar a verdade, porque cada um tem a sua opinião sobre ela, tentar buscar a Justiça e a verdade. E o fizemos através de um diálogo franco, aberto, equilibrado, democrático, em que soubemos falar, mas principalmente soubemos ouvir", disse a presidente da comissão, Simone Tebet (MDB-MS).

Para oposicionistas, Moro acabou submetido a uma sessão amena, com questionamentos sutis da maioria.

Na sessão, Moro travou embates com senadores petistas e afirmou ainda ser alvo de um ataque hacker que mira as instituições e que tem como objetivo anular condenações por corrupção.

"Estou absolutamente tranquilo em relação à conduta que realizei como juiz. Houve aplicação imparcial da lei em casos graves de corrupção e lavagem de dinheiro", afirmou.

Moro se ofereceu para ir à CCJ para esfriar o trabalho de coleta de assinaturas para a criação de uma CPI para investigá-lo. Ao iniciar sua fala, disse não ter nada a esconder, que gostaria de fazer esclarecimentos "em cima do sensacionalismo que tem sido criado" e focou a defesa da Lava Jato.

"Se falou muito em conluio. Aqui um indicativo de que não houve conluio nenhum", afirmou, ao citar embates com a Procuradoria. "É normal no Brasil esses contatos entre juiz, advogado e Ministério Público ou policiais. O que tem que ser avaliado é o conteúdo destes contatos."

Nas conversas publicadas pelo site Intercept, Moro sugere ao Ministério Público Federal trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobra a realização de novas operações, dá conselhos e pistas, antecipa ao menos uma decisão judicial e propõe aos procuradores uma ação contra o que chamou de "showzinho" da defesa do ex-presidente Lula.

Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.

As conversas entre Moro e a Lava Jato também provocaram reação no STF. Na semana que vem, dia 25 (terça-feira), um pedido dos advogados de Lula pela anulação do processo do tríplex em Guarujá (SP), que levou o petista à prisão em abril do ano passado, será analisado pela Segundo Turma da corte.

Após ser anunciado como um dos principais nomes do novo governo, o ex-juiz acumulou derrotas em menos de seis meses mandato. Sob desgaste devido à divulgação de mensagens do período da Lava Jato, ainda teve que aguardar a cautela de Bolsonaro em defendê-lo abertamente.

O presidente chegou a manter silêncio por três dias e, no último sábado (15), embora tenha defendido o legado de Moro, afirmou que não existe confiança 100%. "Meu pai dizia para mim: Confie 100% só em mim e minha mãe", disse Bolsonaro. ​

Filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou na audiência desta quarta-feira que o governo “nunca cogitou” tirar Moro do cargo. “Isso só passa na cabeça de quem não tem nada na cabeça”, disse à Folha.

Na audiência, Moro citou como exemplo de apoio do presidente uma medalha concedida a ele na semana passada e um convite para ir a um jogo do Flamengo, em Brasília.

Sobre a declaração de Bolsonaro de que não há confiança 100%, Moro disse que esta é uma forma normal de se expressar. "Não vejo nada problemático neste tipo de afirmação", disse Moro.
RESUMO DOS VAZAMENTOS EM 3 PONTOS
Mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil indicam troca de colaboração entre Moro, então juiz, e Deltan, procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato.
Segundo a lei, o juiz não pode auxiliar ou aconselhar nenhuma das partes do processo
Vazamento pode levar à anulação de condenações proferidas por Moro, caso haja entendimento que ele era suspeito (comprometido com uma das partes). Isso inclui o julgamento do ex-presidente Lula
9 10
Veja frases de Moro durante sessão no Senado















LEIA MAIS








VOLTAR
Facebook
Whatsapp
Twitter
Messenger
Pinterest
Linkedin
E-mail
Copiar link


Moro tentou reforçar o discurso de que a crise esperada com a divulgação das conversas não prosperou já que, para ele, os diálogos não mostram nada mais que a atividade normal de um juiz.

Ele citou diversas vezes artigo de Matthew Stephenson, professor de direito em Harvard, cujo título é “O Incrível Escândalo que Encolheu? Novas Reflexões sobre o Vazamento da Lava Jato”.

O texto, publicado no blog Global Anticorruption, Stephenson, elenca motivos pelos quais mudou de opinião sobre a série de reportagens do Intercept. "Tendo a pensar que esse ‘escândalo’ é consideravelmente menos escandaloso do que o Intercept relatou ou do que eu acreditava originalmente."

​Moro recorreu ao artigo durante a audiência para reafirmar seu discurso de que, "tirando o sensacionalismo", as conversas não revelam nenhuma ilegalidade.
VERACIDADE

Ao longo de seu depoimento, Moro repetiu diversas vezes não poder confirmar a veracidade das mensagens, mas relativizou algumas delas, como a que cita o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro disse não ver problema na mensagem "in​ Fux we trust" (em Fux confiamos).

"Posso ter mandado. Qual o problema de uma mensagem assim? Eu confio no Supremo, confio na instituição", afirmou. Mais tarde, disse: "É algo que posso ter dito, mas não posso afirmar com convicção que, eu tendo dito, foram com aquelas palavras".

Moro também negou haver qualquer acordo com o presidente Bolsonaro para que ele seja indicado ministro do STF.

"Essa história de vaga no Supremo é uma fantasia. Nunca me prometeu nada. Isso tem que ser discutido lá na frente. Não sei se vou querer, não sei se ele vai me oferecer", afirmou. Em abril, ele disse ao jornal português Expresso que ir para o STF seria “como ganhar na loteria”.

O presidente da República chegou a afirmar neste ano que havia prometido a Moro indicá-lo ao STF. Depois, disse que não havia nenhum acerto, apenas a intenção de escolher alguém com perfil do ex-juiz.
1 7
Veja as possíveis consequências do vazamento de mensagens entre Moro e Deltan












LEIA MAIS








VOLTAR
Facebook
Whatsapp
Twitter
Messenger
Pinterest
Linkedin
E-mail
Copiar link


No início da audiência, Moro afirmou que "ainda que tenha alguma coisa verdadeira, essas mensagens podem ser total ou parcialmente alteradas para caracterizar uma situação de escândalo".

O clima de tensão seguiu durante os questionamentos feitos pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que acusou Moro de sensacionalismo na Lava Jato, disse não ser possível que o ministro não lembre de algumas das conversas e questionou se o ministro estava a serviço de algum projeto político.

"Estou absolutamente tranquilo em relação à conduta que realizei como juiz. Houve aplicação imparcial da lei em casos graves de corrupção e lavagem de dinheiro", afirmou.

O ex-juiz da Lava Jato disse que a operação atingiu "vários partidos" e que "não teve nenhum projeto político envolvido". Disse ainda que as acusações de Humberto Costa eram '"bastante ofensivas". "Eu vou declinar de responder", reagiu o ministro.

O ministro disse que “as vivandeiras da nulidade” querem a anulação completa da Lava Jato, o que seria, segundo o ministro, “o sonho de consumo de muita gente que se envolveu na prática destes crimes”.

Ele também foi alvo de provocações, como quando o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse, ironicamente, que era exigir demais que Moro se lembrasse das conversas. "Não exijam muito da memória do ministro. Ele tem péssima memória."

Moro também reagiu com rispidez em alguns momentos. Ao ser indagado pela segunda vez pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) se autorizaria que o Telegram divulgasse as mensagens, afirmou que o parlamentar "deveria se informar melhor".

Mas houve espaço para brincadeira. "Hoje não tenho controle do meu Telegram, está lá com o hacker", disse sorrindo ao responder o senador Marcos Rogério (DEM-RO). Ao comentar as mensagens, o senador disse que "se houve excessos, vocês são seres humanos e podem cometer erros, sim".
Sergio Moro, da Lava Jato ao Ministério da Justiça






LEIA MAIS


COMENTE*
* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. MARCOS MEDEIROS
    Os enganados estão acordando e percebendo a morocutaia em que caíram e morodesmoronando. Não respondia o que se indagava e ficou só repetindo a importância da vaza jato. Não falou dos conchavos entre juiz e acusadores que em qualquer democracia é crime, mas esse país não é sério e está ladeira abaixo.
  2. SEVERO DUARTE
    Que a canhota era ruim de serviço a gente já sabia,mas quiserem pagar pra ver se conseguiam emparedar Sérgio Moro,tomaram uma sova com elegância,que só alguém com a capacidade e discernimento de um homem talhado para o oficio que o ministro da justiça tem ,pagaram e viram que o buraco da bala é mais pra baixo.
    1. EDNALDO MIRANDA DE FREITAS
      Pra que pressa? A pressa é inimiga da perfeição. Se menos de 5% do total das matérias, já escancarou muito abuso de autoridade, aguarde (im) pacientemente, as cenas dos próximos capítulos.
  3. ALTINO SOBROZA
    Quem viu a sessão percebe claramente a parcialidade da fsp, que já escolheu o lado dos cr.rup.tos há muito tempo. Moro explicou e desmentiu tranquilamente todos os argumentos que o acusavam.
  4. ALTINO SOBROZA
    Quem viu a sessão percebe claramente a parcialidade da fsp, que já escolheu o lado dos cr.rup.tos há muito tempo. Moro explicou e desmentiu tranquilamente todos os argumentos que o acusavam.
  5. MADERFRANIO GURGEL PRAXEDES
    nao foi o que eu assisti. vi um rapaz seguindo uma orientaçao com cara de medo do que vem por aí.
  6. WILSON THOMAZ
    O que se falou no congresso não tem a menor importância, a questão é que a população, os eleitores, agora conhecem a sua forma de agir e que novas divulgações virão, como já indicou o site. Esse modo de agir põe em cheque o sistema judiciário do país.
  7. MARCO FERRARA
    Moro deu show no Senado. Saiu limpo e bem maior do que entrou. Se quiser, será Presidente da República. Quem viver, verá!!!
  8. MARGARIDA SOUZA
    Nome com escrita certa Matthew Stephenson
  9. MARGARIDA SOUZA
    O Conje não pode afirmar a veracidade dos seus mal feitos? é claro tem que negar, além do mais sofre de amnésia. Só cita o artigo de Matthew Stephenso, pura arrogância, igual quando viajava com uma biblioteca no avião. O Judas Miliciano disse que prometeu sim, indicar para o STF, um dos dois está mentindo mais provável o Conje, e agora disfarça que não que mais ganhar na loteria. É bom que não queira, para não descredibilizar mais a justiça .
  10. MARGARIDA SOUZA
    O Conje não pode afirmar a veracidade dos seus mal feitos? é claro tem que negar, além do mais sofre de amnésia. Só cita o artigo de Matthew Stephenso, pura arrogância, igual quando viajava com uma biblioteca no avião. O Judas Miliciano disse que prometeu sim, indicar para o STF, um dos dois está mentindo mais provável o Conje, e agora disfarça que não que mais ganhar na loteria. É bom que não queira, para não descredibilizar mais a justiça .
  11. NELI FARIA FARIA
    Vi, depois das 14:h00 o depoimento do Ministro. E ele se portou com dignidade ímpar. Se antes não havia sentido nada de grave nos diálogos, agora fiquei convencida. A verdade parece ser única: querem soltar o condenado de Curitiba e fazem esse estardalhaço. Os diálogos foram republicanos, sem nenhuma mácula. Moro me convenceu. Repiso-me, o erro dos Procuradores da República e do Juiz da 13ª Vara foi ousar a condenar uma pessoa.E no Brasil, implicitamente a Constituição diz,o crime compensa.
    1. FAGNER DE MORAES
      Você certamente não leu os diálogos e nem saber o que é ser parcial. A conduta do Juiz Sérgio moro é antiética de tão parcial.
    2. FAGNER DE MORAES
      Você certamente não leu os diálogos e nem saber o que é ser parcial. A conduta do Juiz Sérgio moro é antiética de tão parcial.
  12. ROSANA BEATRIZ
    Como Moro e Deltan vão conseguir sobreviver com esta mancha? Pelo menos eu não consigo olhar para eles sem lembrar da trama. Pior, esqueceram que representam Órgãos respeitáveis. Só por isto a OAB, MPF, PF, PGR, STF...e Bolsonaro, deveriam afastá-los. Se queimam quem fica perto. Lamentável Sr Juíz.
    1. WILSON THOMAZ
      Isso não são suposições, são fatos reais com provas, e novos fatos vêm aí.
    2. WILSON THOMAZ
      Mas isso não vai nunca apagar os mal feitos do passado e gera uma mácula que não sei se será revertida, na justiça brasileira. Uma indicação clara de que não existe equidade em muitos casos????
    3. NELI FARIA FARIA
      Data vênia, ele não é mais Juiz. E se portou no Senado com uma dignidade ímpar.
  13. VALTRUDES MARTINS
    O país com tantos problemas e o senado se reunindo pra questionar um assunto sem futuro que é fruto de uma ação criminosa. Não precisa mais que segundos de reflexão pra detectar esta ação maquiavélica como desespero do PT. Óbvio que Sérgio Moro é sério, probo, competentíssimo. Tão procurando chifre em cabeça de cavalo. Este foi mais um tiro pela culatra, pois agora mais do que nunca a população está adimirando Sérgio Moro. Eliot Ness brasileiro.
    1. HELDER MENEZES
      Desculpe Valtrudes, mas você esta tão convencido e fechado com suas ideias “plantadas” que não consegue enxergar a realidade claramente demonstradas, após as revelações do vazamento que não foram feitas por um hacker e sim pelos jovens integrantes da Força Tarefa que acreditaram ingenuamente que nunca seriam descobertos com suas ações parciais visando combater um inimigo (o Lula do PT) e atenuando outros como o FHC! Mas a realidade está ficando bem evidente e escancarada!!!
    2. HELDER MENEZES
      Desculpe Valtrudes, mas você esta tão convencido e fechado com suas ideias “plantadas” que não consegue enxergar a realidade claramente demonstradas, após as revelações do vazamento que não foram feitas por um hacker e sim pelos jovens integrantes da Força Tarefa que acreditaram ingenuamente que nunca seriam descobertos com suas ações parciais visando combater um inimigo (o Lula do PT) e atenuando outros como o FHC! Mas a realidade está ficando bem evidente e escancarada!!!
    3. ALEXANDRE MATONE
      No final, o Bem sempre vence o Mal.
  14. ROSANA BEATRIZ
    Absurdo esta CCJ. O tempo todo Moro respondeu ...o MP, a Promotoria e os Juízes, como se fossem eles os averiguados, sendo que o seu "Eu" não apareceu. Ele é juíz e sabe conduzir entrevista e interrogatório. Está acostumado, mas os Senadores não interrogaram o suficiente, mas perderam tempo para imacular o acusado. Pessoalidade e Medo no Senado, e somente isto é motivo para afastá-lo do Min. da Justiça. Se nós queremos justiça o momento é agora. Queremos conhecer o verdadeiro Moro.
  15. LUIZ CARVALHO
    A FSP deu relevância a somente alguns senadores que ou são do PT ou estão enrolados em processos de corrupção. Por que será? Os leitores lúcidos notam isto rapidinho. Os demais batem palmas e partem para a agressão quando se comenta o contrário daquilo que estão repetidamente aceitando por motivos alheios aos leitores lúcidos. Folha, somos lúcidos e não parvos.
  16. LUIZ CARVALHO
    A FSP deu relevância a somente alguns senadores que ou são do PT ou estão enrolados em processos de corrupção. Por que será? Os leitores lúcidos notam isto rapidinho. Os demais batem palmas e partem para a agressão quando se comenta o contrário daquilo que estão repetidamente aceitando por motivos alheios aos leitores lúcidos.
  17. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Sérgio Moro, futuro Presidente dos brasileiros! kkkkkk! E a pete-zada, que nasceu bur.r-a, vai morrer mais bur.r-a ainda; bateram tanto em Bolsonaro até conseguir elegê-lo presidente e, agora, já repetem o mesmo com Moro. E haja candidato pra moer poste do Pixuleco! (aquele mais preso do que nunca, agora e sempre). E choooora band.id.agem!
    1. ALEXANDRE MATONE
      "Foi só uma marolinha", como disse certa vez um grande macrocontraventor...
  18. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Sérgio Moro, meu futuro Presidente! kkkkkk! A pete-zada nasceu bur.r-a e vai morrer mais bur.r-a ainda; bateram em Bolsonaro até elegê-lo e agora já repetem o mesmo com Moro. E qhaja candidato pra moer poste do Pixuleco, mais preso do que nunca, agora e sempre. E chooora band.id.agem!
    1. ALEXANDRE MATONE
      "Foi só uma marolinha", como disse certa vez um grande macrocontraventor...
  19. ROSANA BEATRIZ
    Absurdo esta CCJ. Se é para exaltar, imacular e canonizar Moro, não precisava de uma CCJ, melhor seria um café da tarde para darem gargalhadas do povo,mas se divertirem com uma denúncia tão séria como esta que envolve Moro e Deltan. O tempo todo ele respondeu ...o MP, a Promotoria e os Juízes, sendo que o "Eu" não apareceu. Muita pessoalidade e medo por parte de alguns Senadores, e somente isto é necessário para afastá-lo do Min. da Justiça. Aliás, se fossem honestos, pediriam para sair.
  20. CLAUDIO L ROCHA
    Os pucha do status de miséria que estamos vivendo aplaudem o desempenho do ex juiz, agora na verdade deveriam contratar pessoas para de forma isenta perguntarem ao povao e garanto que ficariam desesperados. O problema é que a eleição está distante senão ess turma toda seria varrida da política, e portátil que estão todos cheios de razão para o povao aprender a votar. Tudo e bom
  21. MADERFRANIO GURGEL PRAXEDES
    Ele sabe que nao agiu com honestidade .esta no seu semblante preocupado, e agora seu Moro ; nem herói .nem juíz,nem super homem, só um ministro de um governo mediocre.
  22. GERALDO MAGELA SOBRINHO
    A investigação do Intercep veio apenas comprovar a safadeza que rolava entre esse ex juiz político de exceção e o candidato a artista Dallagnol. Desde o início da operação lava jato nunca se preocuparam em esconder que tinham como objetivo maior, não combater a corrupção, mase sim, destruírem o Lula e o PT. A pergunta é se o STF vai continuar se curvando aos desmandos destes dois loucos que estão enxovalhando a imagem do judiciário brasileiro mundo a fora.
  23. GERALDO MAGELA SOBRINHO
    A investigação do Intercep veio apenas comprovar a safadeza que rolava entre esse ex juiz político de exceção o candidato a artista Dallagnol. Desde o início da operação lava jato nunca se preocuparam em esconder que tinham como objetivo maior não combater a corrupção mase sim, destruírem o Lula e o PT. A pergunta é se o STF vai continuar se curvando aos desmandos destes dois loucos que estão enxovalhando a imagem do judiciário brasileiro mundo a fora.
  24. J DALLA COSTA
    vi desespero no Moro só em 2 momentos hoje na CCJ do Senado: as 2 vezes o assunto que o deixou abalado foi a "nuvem do telegram". Ele ficou preocupado na 1ª vez quando um senador garantiu que tudo ficava nas nuven do telegram. Aí o Moro pediu tempo pra água e na volta a primeira coisa que disse foi que se certificou no intervalo que o telegram guarda só 6 meses após encerrar a conta... Mais tarde o senador Randolfe R. garantiu que o telegram tinha acabado de tuitar q podem ter copias ainda
  25. NOEL NEVES
    "É normal no Brasil contatos entre juiz e..." Normal na justiça é o Sr. Juiz ser isento! Para mim Sr. Ministro o juiz Sergio Moro é e foi parcial em julgamento sem base legal! Julgamento este único e exclusivamente com base política e interesse pessoal e vaidoso. A ilegalidade esta na milícia! à qual um "ministro da justiça" deveria estar combatendo.
  26. ARNALDO VIANNA DE AZEVEDO MARQUES
    Num olhar que vê a cauda longa de certos eventos, o debate ao redor da possível simpatia dos diálogos vazados pela condenação de Lula não é o essencial. Isto porque o Estado de Direito já está sob ataque sistemático no país, e quem começou a matá-lo foi o próprio PT, com seu desejo de poder por mil anos. Luiz Felipe Pondé. As mini intentonas na base da cibernética neste Século XXI.
  27. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Luiz isso aqui já não é mais um jornal, mas um universo paralelo criado para aplacar a histeria da clientela defensora de pixulecos e privilégios, oportunisticamente marxistas. Agora se chama Bolha de São Paulo.
    1. EMIDIO JOSE CUNHA DE CARVALHO
      Primeiro...trabalho na iniciativa privada há quase 40 anos. Segundo...o ex-juiz é um mentiroso contumaz,cometeu crimes e deveria colocar o cargo à disposição até esclarecer tudo,ou não.
    2. EMIDIO JOSE CUNHA DE CARVALHO
      Primeiro...trabalho na iniciativa privada há quase 40 anos. Segundo...o ex-juiz é um mentiroso contumaz,cometeu crimes e deveria colocar o cargo à disposição até esclarecer tudo,ou não.
    3. ARNALDO VIANNA DE AZEVEDO MARQUES
      Temos de ir acostumando. As guerrilhas revolucionarias não são mais sangrentas. (ainda bem). As armas agora são a alta tecnologia da informação. Século XXI, uma nova era se inicia. Os donos do poder de barba de molho. Tudo pode acontecer
  28. LUIZ CARVALHO
    Os mesmos estão rebatendo todos os comentários pró- Moro. Por que será? A matéria da FSP batendo, batendo, batendo, como se só tivesse leitores esquerdas. Serve para os seus leitores obtusos. Temos que ler para saber quem são e o que escrevem. Tosco!
  29. LUIZ CARVALHO
    Os mesmos estão rebatendo todos os comentários pró- Moro. Por que será? A matéria da FSP batendo, batendo, batendo, como se só tivesse leitores esquerdas. Serve para os seus leitores obtusos.
  30. LUIZ CARVALHO
    Os mesmos estão rebatendo todos os comentários pró- Moro. Por que será?
  31. BEATRIZ R ALVARES
    Moro não respondeu nenhuma pergunta sobre questões que podem comprometê-lo. De forma sistemática procurou desqualificar os textos divulgados , questionando sua veracidade, atribuindo-os à hackers e dizendo que já deletou tudo o que havia escrito. Num ambiente majoritariamente favorável à sua pessoa aparentemente pode ter-se saído bem mas novas divulgações devem vir a público, incluindo áudios o que tornará muito difícil para Moro continuar negando a veracidade deste material.
    1. ALEXANDRE MATONE
      O Moro é o Real Madrid. E acaba de dar uma tremenda goleada no 15 de Piracicaba.
  32. FABIO CAVALCANTE
    Tomara que ele não seja julgado como alguém como ele que adotou no Brasil a linha jurídica de condenar na base do "Eu acho" ou " não tenho provas de fato mas tenho convicção " porque as evidências e fatos contra ele estão bem mais claros que o de um condenado ex presidente...rsrs
  33. WILSON OLIVEIRA
    Há interessados em desqualificar o trabalho do MPF, da PF, da PGR, das nossas 3 instâncias jurídicas e até da Justiça da Suíça que bloqueou recursos e nos disponibilizou . Os argumentos favoráveis a 4 instâncias são: garantia de imparcialidade e amplo direito de defesa, pois eventuais distorções de uma condenação em 1a. instância são revisadas nas instâncias subsequentes, com base nas provas apresentadas. O curioso é identificar entre alguns cidadãos e contribuintes lesado$ o apoio a impunidade
  34. ARMANDO MOURA
    Os prováveis quando se tem provas forçadas: a questão que se coloca agora é, alguém o indicaria ou o aprovaria para o supremo tribunal? provavelmente não. Porque ele não teria este apoio? provavelmente porque ele significa pratica ruim de justiça. De quem ele tem apoio, provavelmente só o grupo político do governo que ele aderiu. Então ele está bem com o governo? provavelmente não, políticos são lisos como manteiga, apoiam hoje amanhã estão fora.
  35. TERSIO GORRASI
    Para muitos, as pessoas tem que se engessar num mesmice e jamais sair dela, ou seja, se no passado falou, pensou ou fez alguma coisa, então hoje também deverá ser assim e no futuro sempre assim, ad eternum.Não admitem a possibilidade de que o pensar ou agir é dinâmico, que muda conforme a ocasião e as circunstâncias. Quem não muda são os seres não inteligentes, que tem um estereotipo definido só por seus instintos ou sua genética
  36. ANTONIO RIBEIRO
    Masi irregularidades? "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta", prezado Moro.
  37. MARCOS FERNANDO DAUNER
    O próximo Presidente da República será um destes três : Luciano Hulk, da Globo ; Luciano Hang, da Havan ou Luiz Inácio, do 13 . Um destes, nenhum outro .
    1. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      O que o leva a afirmar isso, Marcos? Gostaria de saber.
  38. CLAUDIO L ROCHA
    Tbem não ouvi ninguém perguntar se é normal juiz cobrar desempenho de promotor na acusação, e se fosse o inverso, aliás a promotora foi substituída será que é tudo normal agora, então a Venezuela e aqui
  39. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Se o Sindicato do crime já está em estado de histeria, não perde por esperar, estamos apenas no começo da história e ainda nem começou o Capítulo "Moro, o Presidente", kkkkkk! Chooora band.id.agem!
    1. LUIS TELLES
      É nosso célebre Hilde, Sandro, com a sua mania de perseguição. Beijo na veinha, Hilde, que o pacote anticrime e a liberação das armas o protejam dos ricardoes da esquerda hahahahaha
    2. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      á tomou seu Rivotril hoje? Não deixe de tomar direitinho o remedinho pra cabeça, senão daqui a pouco te levam numa camisa de força. Amamos você, e não admitimos que nosso piadista falte a este espaço onde temas empolgantes são debatidos, tá, neném? bilu bilu
  40. FABIO DANTAS
    Vai achando que tá abafando! Ban/dido não pode julgar ban/dido e ponto final!
  41. FABIO DANTAS
    Vai achando que tá abafando! Ban/dido não pode julgar ban/dido e ponto final!
  42. ANTONIO CATIGERO OLIVEIRA
    Essa é boa! Nos tempos em que não existiam fake news, muito menos presidente defendendo miliciano com a imprensa fazendo vista grossa, um agente público desse tipo já teria pegado o seu banquinho, e saído de mansinho. Mas, vivemos períodos onde a realidade não vale mais; vale aquele que solta mais boatos, mexericos e futricas... E tudo começa e termina com a imprensa escrita e televisiva.
  43. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Se o sindicato do cr.i+me já está em estado de histeria, não perde por esperar, estamos apenas no começo da história e ainda nem começou o Capítulo "Moro, o Presidente", kkkkkk! Chooora band.id.agem!
    1. EMIDIO JOSE CUNHA DE CARVALHO
      Que tal falarmos sobre o Queiroz ? E o Flavio tem visto?
    2. EMIDIO JOSE CUNHA DE CARVALHO
      Que tal falarmos sobre o Queirós? E o Flavio tem visto?
    3. RAFAEL LOPES
      Recorrentemente, digo ao Hilde, praticamente uma instituição nos comentários da Folha e motivo de chacota dos demais leitores, que ele precisa ler mais. Hoje, mais uma vez, passo por aqui pra dizer mais do mesmo, mas sempre com um pingo de esperança de que ele irá abrir um livro pra ler: Mais alguns livros em sua estante e muita leitura, caro Hilde. Não "seje" como seu amigo bozo, abra um livro e leia.
    4. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      Já tomou seu Rivotril hoje? Não deixe de tomar direitinho o remedinho pra cabeça, senão daqui a pouco te levam numa camisa de força. Amamos você, e não admitimos que nosso piadista falte a este espaço onde temas empolgantes são debatidos, tá, neném? bilu bilu
    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
      Querido bobominion, o sindicato do Crime é um órgão dos milicianos amigos do seu presidente e da família dele!
  44. ADRIANO ALVES
    É simples: ele saindo, aumentará seu capital político e ele se tornará um presidenciável com grandes chances de vencer nas próximas eleições. O tom do discurso dele o ajudará nesse sentido. Como não temos cidadania (a classe média não quer ser, os pobres não podem ser), essas práticas ilícitas a ele atribuídas, ainda que comprovadas, não surtirá efeito negativo na população. Pelo contrário! Teremos 12 ou mais anos de mais atraso. Não vejo outra alternativa. Contudo, muito obrigado The Intercept!
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
      Boa, Sandro!
    2. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      hahahaha hahahaha Agora diga aí os números da próxima Mega-Sena.
  45. ANTÔNIO JOÃO DA SILVA
    O combate à corrupção iniciou-se com o governo de Bolsonaro, ele que deu condições aos MPs, e às polícias de se estruturem. Grande Bolsonaro, antes dele nenhum figurão nacional foi para a cadeia. Qual o significado e grau de questionamento às sentenças de J. Barbosa no Mensalão?
    1. NAIR CAMPOS
      Nossa, esse chegou de Marte ontem e leu tudo ao contrário.
    2. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      Mandou super bem, José Padilha.
    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
      O bobominion não fala coisa com coisa! Ninguém ainda foi preso, investigado ou condenado no governo do Bozo. Aliás, os maiores candidatos a isso são ele mesmo, seus filhos e agora o herói Moro! Mas isso não vai acontecer porque a PF está devidamente controlada pelo Moro,
    4. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      hahahahaha hahahahahaha hahahahaha
  46. MAGALI BARBOSA DE ABREU
    a duvida é esse senhor é mais que cara de pau ,vaidoso ,se acha superior ao povo brasileiro verdadeiramente trabalhador ,não tem o menor respeito ao povo ou todas as alternativas estão certas. FORA MORO
  47. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Sérgio Moro x Band.id.os poderosos. Cenas do próximo capítulo.
    1. SANDRO OLIVEIRA DE CARVALHO
      Atual e próximos capítulos: você mantendo a posição única e exclusiva de comentarista folclórico desta Folha em razão de seus reiterados comentários nonsenses.
  48. CLAUDIO L ROCHA
    Ninguém perguntou a excia se e mornai juiz indicar uma testemunha para uma das partes, e se o juiz indicasse para a defesa do sr Lula.
  49. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
    Não tem apego ao cargo? Acredito! É só um trampolim para o STF!
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
      Ana, a avacalhação das instituições é o projeto político do Bozo e vocês como palhaços só podem aplaudir!
    2. ANA KAROLINY ALMEIDA SOUZA
      E que seja em breve, para o bem da Nação Brasileira! Amém!
  50. CELSO LUÍS DE JESUS
    Falando da boca para fora, como o Paulo Guedes falou.





VOLTAR
Facebook
Whatsapp
Twitter
Messenger
Pinterest
Linkedin
E-mail
Copiar link


Quando o senador Paulo Rocha (PT-PA) comparou o hackeamento de Moro com a gravação da então presidente Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula, Moro afirmou que são situações diferentes.

"Acho que existe uma grande diferença entre uma interceptação telefônica autorizada judicialmente após pedido da polícia, do Ministério Público e levantamento de sigilo desse material por decisão judicial transparente e o hackeamento, por um grupo criminoso organizado, de autoridades públicas com divulgação, depois, ilegal, deste conteúdo", afirmou.

Em um tom duro contra a atuação de Moro (Justiça), o senador Cid Gomes (PDT-CE) disse que Moro, enquanto juiz da Lava Jato, tinha postura "de querer aparecer, se colocar como salvador da pátria" e que, atualmente, ninguém fala no nome de quem o sucedeu na 13ª Vara de Curitiba. "Eu dou um doce a quem disser o nome do atual juiz."

Mais cedo, Moro afirmou que o país não precisa de heróis, mas de instituições fortes, e negou que tenha atuado politicamente na Lava Jato.

"Nunca atuei nestes processos movido por questão ideológica ou político-partidária. O fato de ter emitido sentenças a agentes políticos me trouxe dissabores, me trouxe pesos. Sou constantemente atacado há quatro, cinco anos, por ter cumprido meu dever", afirmou.

Cid Gomes também propôs que o Congresso instale uma CPI para apurar a conduta o ex-juiz à frente dos processos da Lava Jato. Ele também defendeu que os parlamentares abram uma investigação "isenta e imparcial" sobre o autor dos vazamentos e sobre a segurança das comunicações no país.

Primeiro a propor a CPI, o senador Angelo Coronel disse que considera retomar a coleta de assinaturas após a vinda de Deltan Dallagnol à CCJ. O procurador foi convidado à comissão, mas ainda não confirmou presença.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) lançou provocações a Moro e disse que não prejulgaria o ministro.

"Defendo sua presunção de inocência, o direito de defesa e acho, mais do que isso, que o senhor não está obrigado a responder sobre questões concretas destes vazamentos, mas são coisas graves", disse Renan, que, pedindo desculpas pela "coincidência", afirmou ter 13 (número do PT do ex-presidente Lula) perguntas ao ex-juiz.

Moro repetiu ter havido "um sensacionalismo exacerbado" na divulgação das conversas e, pela quarta vez, citou o artigo de Matthew Stephenson.

Na tentativa de encurralar o ministro, Renan perguntou a Moro o que ele pensava sobre o pacote de dez medidas contra a corrupção, no qual haveria previsão para usar os vazamentos na Justiça.

"Sobre as dez medidas, precisava reavivar minha memória", esquivou-se Moro.

Ao dizer que não é a favor de trecho do texto que fala sobre abuso de autoridade, o ministro salientou que não seria mais alvo do projeto, que deve ser votado no Senado na semana que vem. "Não sou mais juiz, não sou mais afetado por este projeto."
ATAQUE HACKER

Durante a sessão, Moro também deu detalhes do ataque hacker de que foi vítima há algumas semanas.

Afirmou que, em 4 de junho, por volta das 18h, seu próprio número o telefonou três vezes. Segundo a Polícia Federal, os invasores não roubaram dados do aparelho do ministro —apenas o procurador Deltan Dallagnol teve informações captadas durante o ataque que sofreu.

Moro afirmou ainda que deixou de usar o Telegram, de onde as mensagens vazadas foram extraídas, em 2017, quando houve notícias de ataques hackers nas eleições dos Estados Unidos e ele começou a desconfiar da segurança do aplicativo, que tem origem russa.

O pacote de diálogos que veio à tona inclui mensagens privadas e de grupos da força-tarefa no aplicativo Telegram de 2015 a 2018. As mensagens, segundo o site, foram entregues à reportagem por fonte anônima.

No Senado, Moro falou que houve interação de seu número com uma apresentadora de TV do Paraná.

"Chamamos a PF, no mesmo dia, a PF examinou meu aparelho celular. Entreguei meu celular à polícia para fazer exame. Não tenho nenhum receio em relação ao que tem dentro daquele aparelho", disse Moro, reforçando haver autonomia na investigação da Polícia Federal.

O ministro afirmou acreditar ser alvo da atuação de um grupo criminoso, pois "quem faz isso não é um adolescente com espinha na frente do computador".


PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTA

1 - Moro é mesmo autor de todas as mensagens?

O ministro questionou algumas vezes a autenticidade delas, mas não as negou e, por vezes, admitiu que pode ter escrito ao menos parte do que foi divulgado

2 - Moro autorizaria Telegram a liberar arquivo das conversas?

O ministro não respondeu diretamente se permitira isso, na possibilidade de ser tecnicamente viável. Argumentou apenas que elas não existem mais, pois ele teria parado de usar esse aplicativo em 2017

3 - Moro pediria ao procurador Deltan Dallagnol para entregar seu celular para perícia?

O ministro não respondeu sobre a possibilidade. A PF é subordinada à pasta da Justiça, e a apuração inicial é a de que foram capturados dados só do aparelho de Deltan

4 - Como a PF vai confirmar a autenticidade das mensagens?

Moro não explicou como a Polícia Federal poderá mapear se todas as conversas divulgadas são reais ou se houve alguma modificação

5 - Que prova Moro tem de que as conversas foram vazadas após ataque de hacker?

O ministro disse ser alvo de um grupo criminoso organizado, mas que a investigação da PF é sigilosa e que ele não tem acesso a ela. O The Intercept diz que a fonte das mensagens é anônima




181







sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?ASSINE A FOLHA
TÓPICOSRELACIONADOS
corrupção
jair bolsonaro
operação lava jato
polícia federal
sergio moro
ENVIE SUA NOTÍCIA
ERRAMOS?

ENDEREÇO DA PÁGINA
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/06/nao-tenho-apego-ao-cargo-se-houver-irregularidade-saio-diz-moro-no-senado.shtml
comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

MARCOS MEDEIROSHá 4 min


Os enganados estão acordando e percebendo a morocutaia em que caíram e morodesmoronando. Não respondia o que se indagava e ficou só repetindo a importância da vaza jato. Não falou dos conchavos entre juiz e acusadores que em qualquer democracia é crime, mas esse país não é sério e está ladeira abaixo. RESPONDA
1 DENUNCIE




SEVERO DUARTEHá 44 min


Que a canhota era ruim de serviço a gente já sabia,mas quiserem pagar pra ver se conseguiam emparedar Sérgio Moro,tomaram uma sova com elegância,que só alguém com a capacidade e discernimento de um homem talhado para o oficio que o ministro da justiça tem ,pagaram e viram que o buraco da bala é mais pra baixo. RESPONDA
2 DENUNCIE




ALTINO SOBROZAHá 1 hora


Quem viu a sessão percebe claramente a parcialidade da fsp, que já escolheu o lado dos cr.rup.tos há muito tempo. Moro explicou e desmentiu tranquilamente todos os argumentos que o acusavam. RESPONDA
3 DENUNCIE


TODOS OS COMENTÁRIOS (181) COMENTE*
* Apenas para assinantes

relacionadas

No Senado, Moro nega conluio com Lava Jato, rebate PT e aposta no encolhimento da crise


Bolsonaro transfere articulação política de Onyx para general Ramos


Paulo Preto deu R$ 740 mil a grupo ligado ao PCC por obra no Rodoanel, diz Promotoria



ESCOLHA SUAS NEWSLETTERS



veja também


NOVA GESTÃO
Compartilhar Fique por dentro das últimas decisões do governo Bolsonaro



Fique por dentro das últimas decisões do governo Bolsonaro


DATAFOLHA
Compartilhar Otimismo com próximo Congresso é o mais alto dos últimos anos



Otimismo com próximo Congresso é o mais alto dos últimos anos








Portugal quer promover vinho e points de surfe



Metrópoles dos EUA oferecem férias ideais para todos os perfis de viajantes



Parada do Orgulho LGBT relembra a rebelião de Stonewall na Paulista


PARAR



mais lidas em poderVER TODAS
Bolsonaro transfere articulação política de Onyx para general Ramos
Em 9 horas no Senado, Moro minimiza crise e admite sair em caso de irregularidade
Marcha para Jesus vê reconhecimento com 1ª participação de presidente
Sergio Moro cancela participação em evento de jornalismo investigativo
Bolsonaro diz que Moro é patrimônio nacional e que não viu nada anormal em mensagens

principais do dia

Compartilhar



Em 9 horas no Senado, Moro minimiza crise e admite sair em caso de irregularidade

Ministro da Justiça fala a senadores sobre vazamento de mensagens ligadas à Lava Jato19.jun.2019 às 14h49


Compartilhar



Bolsa fecha acima de 100 mil pontos pela primeira vez

Índice havia atingido máxima por duas vezes em março19.jun.2019 às 15h53


Compartilhar



BC mantém Selic em 6,5%, cobra reformas e frustra expectativas

Corte de juros vai depender de "avanços concretos" na agenda econômica19.jun.2019 às 18h09



Folha de S.PauloASSINETOPO

FOLHA DE S.PAULO
Sobre a Folha
Acervo Folha
ClubeFolha
Expediente
Política de Privacidade
Prêmio Folha
Projeto Editorial
Seminários Folha
Trabalhe na Folha
Treinamento

FALE COM A FOLHA
Anuncie (Publicidade Folha)
Atendimento ao Assinante
Erramos
Fale com a Folha
Ombudsman
Painel do Leitor

EDITORIAS
Poder
Mercado
Cotidiano
Mundo
Esporte
Ilustrada
Ilustríssima
F5
Ciência
Equilíbrio e Saúde
Fotografia
TV Folha
Educação
Banco de Dados
Turismo
Guia Folha
Sobre Tudo
Revista sãopaulo


OPINIÃO
Opinião
Colunas e Blogs

MAIS SEÇÕES
Dias Melhores
Empreendedor Social
Especiais
Folha en Español
Folha In English
Folhainvest
Folhaleaks
Folha Mapas
Folha Tópicos
Folha Transparência
O Melhor de sãopaulo
Últimas
Versão Impressa
Mapa do site

SERVIÇOS
Aeroportos
Classificados
Folha Informações
Horóscopo
Loterias
Mortes
Praias
Tempo

OUTROS CANAIS
Agora
e-mailFOLHA
Datafolha
Folhapress
Folha Eventos
Publifolha
Top of Mind

AUDIÊNCIA DA FOLHA
Páginas vistas 212.681.819 Total de páginas visualizadas no site da Folha em maio de 2019, segundo o Google AnalyticsInformação mai.2019
Visitantes únicos 26.674.515 Total de visitantes diferentes do site da Folha em maio de 2019, segundo o Google AnalyticsInformação mai.2019


CANAIS DA FOLHA
Fale com a Redação
Mapa do site

ESCOLHA SUAS NEWSLETTERS


Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Twitter
Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Linkedin
Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Instagram
Link externo, abre página RSS da Folha de S.Paulo

A Folha integra o

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.


COMPARTILHE


Sem comentários: