segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Venezuela passa pagamento do petróleo que exporta para banco estatal russo


É a resposta de Nicolás Maduro às sanções dos EUA que visam vedar-lhe o acesso aos lucros da exportação.
Foto
REUTERS
A companhia petrolífera estatal da Vanezuela, a PDVSA, pediu aos seus clientes para depositarem os pagamentos numa conta aberta recentemente no banco estatal russo Gazprombank, segundo as fontes da Reuters e um documento interno a que a esta agência de notícias teve acesso. 
A decisão da PDVSA surge depois das novas e duras sanções de 28 de Janeiro dos Estados Unidos à Venezuela, com o objectivo de bloquear o acesso do Governo do Presidente Nicolás Maduro às receitas do petróleo.
Os apoiantes do líder da oposição venezuelana, que dirige a insurreição contra Maduro e se auto-proclamou Presidente interino, Juan Guaidó, anunciaram nas últimas semanas que vai ser criado um fundo para canalizar as receitas da venda do petróleo do país. Guaidó foi reconhecido como chefe de Estado pelos EUA e por mais de uma dezena de países, entre eles vários da União Europeia (Portugal está incluído neste grupo). Maduro diz que Guaidó é um "fantoche" de Washington que está a orquestrar um golpe na Venezuela.
A PDVSA começou também a pressionar os seus parceiros internacionais que têm participações em joint ventures na área estratégica de produção de Orinoco Belt - onde estão as maiores reservas do mundo - para esclarecerem publicamente se continuam nos projectos, segundo disseram duas fontes familiarizadas com as conversações.
Entre estes parceiros estão a norueguesa Equinor, a multinacional com sede nos EUA Chevron e a francesa Total SA .
"Vimos por este meio informar oficialmente sobre as novas instruções bancárias para serem efectuados os pagamentos em dólares americanos ou em euros", escreveu o vice-director financeiro da Petróleos da Venezuela, Fernando De Quintal, numa carta datada de 8 de Fevereiro enviada à divisão que supervisiona as vendas com os parceiros.
Depois das sanções financeiras de 2017, a PDVSA e parceiros conseguiram manter contas bancárias nos Estados Unidos e na Europa para que os pagamentos da venda de petróleo fossem efectuados. Também usaram filiais nos EUA e na Europa para enviar dinheiro para as contas da PDVSA na China.
Há algumas semanas, a PDVSA deu novas instruções de pagamento e começou a movimentar as contas das suas joint ventures, que podem exportar crude separadamente. A decisão criou um clima de tensão com alguns parceiros, que retiraram funcionários de Caracas desde que os EUA impuseram mais sanções, em Janeiro.
As sanções deram às empresas a operar na Venezuela, entre elas a Chevron e os serviços petrolíferos da Halliburton, da General Electric e da Schlumberger, uma data para encerrarem todas as suas operações neste país sul-americano.
A União Europeia encorajou os Estados-membros a reconhecer temporariamente Juan Guaidó até que sejam realizadas novas eleições na Venezuela. Bruxelas disse que pode aplicar sanções financeiras para impedir Maduro de ter acesso às receitas do petróleo com origem na Europa.
Maduro lida com o colapso económico deste país rico em petróleo e membro da OPEC, e que deixou muitos venezuelanos desnutridos e com dificuldade para ter acesso a medicamentos. A situação provocou o êxodo de cerca de três milhões de venezuelanos. 
As sanções destinadas a privar Maduro as receitas do petróleo deixaram uma armada de petroleiros com os tanques cheios ao largo e sem poderem descarregar a sua carga pelos clientes da PDVSA devido a problemas com pagamentos. Este engarrafamento causou problemas à PDVSA que não pode continuar a produzir e a refinar petróleo sem os diluentes e outros componentes que importa.
A Petróleo da Venezuela também ordenou à Petrocedeno, a sua joint venture com a Equinor e a Total, para parar a produção de petróleo extrapesado e melhorado devido à falta de nafta necessária para haver produção em quantidade exportável, uma vez que as sanções americanas proíbem os fornecedores do país de exportarem para a Venezuela.
  1. ana cristina
      Lisboa et Orbi 
    nem uma palavra sobre a Citgo?
    1. ana cristina
        Lisboa et Orbi 
      é que a PDVSA sem a Citgo é como a caixa geral de depósitos sem os meus impostos.
    2. Jose
        
      E o acordo de Paris?
    3. ana cristina
        Lisboa et Orbi 
      e o desacordo de caracas?
  2. Há uma coisa q toda a gente sabe!.. O povo da venezuela passa fome e tem falta de medicamentos!... Quém é o culpado?... Maduro?!... Ou o presidente Trampa?!... Quem é q impõe sansões a todas as empresas e países q exportam para a Venezuela não deixando nada lá entrar?!... É o Maduro?!... Qem é q congela todas as contas da Venezuela no exterior de maneira q não possa fazer pagamentos ou recebimentos?.... É o Maduro?!... Quem é q com falinhas mansas quer envia "ajuda humanitária" para a Venezuela?!... Os mesmos q a provocaram... E o Maduro é q é o mau da fita?... Tenham santa paciência e abram os olhos!...
  3. Joao
      Portugal 
    O banco russo diz que não há conta “aberta recentemente” … diz que há contas abertas em tempos para as transações comerciais que têm acontecido. Mas tirando esse pormenor apimentado já habitual, é óbvio que nenhuma empresa se atreve a desobedecer a WallStreet e seu War Room de Washington. A companhia francesa? A norueguesa? A americana? Claro que não. Não há hipótese. Os únicos no mundo que conseguem resistir um pouco aos interesses americanos são os russos com o pequeno Putin, qual Asterix conseguindo de vez em quando pregar umas pequenas partidas ao Império Romano. Todos os outros, Viriatos e Hannibais, já foram assassinados pelas costas e seus povos domesticados.
  4. OldVic
      Música do dia: "Águas de Março" (Tom Jobim/Elis Regina) Liberdade para a Venezuela! 
    O povo venezuelano pode dizer adeus a este dinheiro, que talvez já esteja a caminho de algum offshore para assegurar o futuro da oligarquia chavista quando o regime cair, com a ajuda de Putin, que sabe perfeitamente como essas coisas se fazem.
  5. o capitalismo muda de maos..ums possuiem o petroleo outros possuem as ameaças e as armas para assaltar as companhias e os bancos..
  6. A. Luís Fernandes
      Edmonton AB Canada
    Mais uma vez e "ad aeternum" o petróleo! Sabem que os EUA são agora auto-suficientes em petróleo e gás graças à produção por fractura hidráulica. Esta, por poço, é muito elevada inicialmente mas efémera! Depois de 2 a 5 anos acabou-se, “capisce”? Portanto, nada mais apetitoso do que abocanhar as maiores reservas de ouro negro do mundo (por muitas dezenas de anos) aqui à porta! Assim, vamos tomar conta da Venezuela antes que o Maduro se entenda com chineses e russos! E vá de inventar um Juan Guaidó! De espantar é a ingenuidade e cumplicidade de alguns governos (entre eles o português) em mais um golpe de estado contra um país soberano! Nada de novo pois o mesmo ocorreu na Ucrânia em 2014 onde o ocidente foi crítico na deposição dum presidente e entrega do governo a oportunistas e neonazis!
    1. Jose
        
      Os EUA, não só a administração Trump, vão roubar o petróleo Venezuelano com o apoio ativo e até provocador da chamada UE para, ao desbarato, encherem a atmosfera de CO2. Tudo em nome da "democracia" e dos acordos de Paris.
  7. agany
      Setúbal 
    Maduro tem 2 aliados para fintar o bloqueio: Rússia e Turquia.
  8. venham com a conversa que vierem, um país onde a inflação é superior a 1 milhão % onde sairam mais de 2 milhões de pessoas para países vizinhos, onde a economia contraiu mais de 50% desde 2013, onde não há quase nada para a grande maioria da população, não pode estar a ser vitima de uma tentativa de tomada do poder, o país já está refém de um poder corrupto decadente e incompetente.
    1. Está refém dos EUA.
  9. o presidente disse tudo "Maduro diz que Guaidó é um "fantoche" de Washington que está a orquestrar um golpe na Venezuela.". Acrescento, nao sei se repararam hoje na reportagem da rtp sobre a venezuela, mas a crise venezuelana nao parece chegar aos apoiantes de guaido. Enquanto se diz que o povo passa fome e nao tem medicamentos, os apoiantes de guaido tem tempo e luxo (sim, nos dias de hoje ter telemovel na venezuela deve ser um luxo) para tirarem selfies com o fantache de washington. alias o autoproclamado presidente interino aparece sempre bem vestido (armani?). quantos envelopes por semana recebe o senhor guaido da embaixada americana? o povo pode passar dificuldades, mas os lacaios de washington arranjam sempre forma de fazer fortuna.
  10. Estão totalmente nas mãos dos russos. Em matéria de pagamentos!!! Até que ponto se pode ser estupido, sendo os pagamentos em dólares! É o fim!
  11. Mas,pago em dolares,claro
  12. Este regime opressor, tirânico e comunista tem que cair para a Venezuela voltar a ser um país normal.
  13. Claro que as sanções servem para ajudar o povo venezuelano, o ocidente liderado pelo governo dos EUA só ajuda e quer a harmonia, os EUA nunca tiveram interesses nos países sul-americanos, sempre deram total liberdade aos estados americanos promovendo a justiça social...
    1. O chamado mundo decente.
    2. A maioria dos venezuelanos, se pudesse, emigraria para qualquer outro país latino-americano!

Sem comentários: