domingo, 17 de fevereiro de 2019

UMA PALHAÇADA COM ALGUM SENTIDO!...

13 h · 

UMA PALHAÇADA COM ALGUM SENTIDO!...

É que quando os procuradores de Brooklyn nos Estados Unidos da América pediram a detenção do Manuel Chang para posterior extradição àquele país, eles fundamentaram, com elementos concretos, que implicam criminalmente esse senhor de ter violado lei Americana na maneira como participou e tentou branquear os ganhos dele no calote US $2.2 biliões que nos aumentou a miséria da nação moçambicana. E tornaram isso público logo que o sujeito foi apanhado pelas autoridades sul-africanas em coordenação com a polícia internacional.
E depois, quando o sujeito foi presente na primeira sessão do tribunal de Kemptom Park na Africa do Sul para ser identificado pelos magistrados que era ele mesmo o indivíduo procurado, e ele dizer SIM, de depois lhe ser formalmente dito por que razão ele foi detido e lhe serem ditos os seus direitos, isso também foi feito publicamente. Até os nossos jornalistas foram lá assistir.
Agora neste esforço de tentar trazer esse senhor para Moçambique, as nossas autoridades andam a simular apanhar os comparsas dele cá em casa, para dar fundamento ao argumento de que ele é também procurado pela justiça moçambicana. Mas desconfia-se que seja um estratagema para iludir a justiça internacional (dos EUA e da RAS). E esta desconfiança é reforçada porque as autoridades não dizem claramente para o público as razões porque prenderam estes indivíduos nos últimos dois dias. E depois quando lhes levam ao juiz para serem identificados que são verdadeiramente eles e não umas replicas ou falsificações deles, fazem isso em segredo (ou secretamente, ou a porta-fechada, como se queira dizer!). 
E depois temos uns conceituados jornalistas e advogados que vêm nos dizer que isto está bem porque é de acordo com o nosso código penal! Esses mesmos jornalistas que todos os dias são elogiados por nos trazerem reportagens minuto a minute das audições de Kemptom Park, aquí no nosso país dizem-nos que devemos aceitar não saber nada diretamente (depois vamos viver do seu spin.. spin… spin … da informação que eles vão recolher nos corredores do poder). 
Ok, é assim: eu ainda estava para me manter do lado daqueles que dizem que isto tudo é teatro. Mas não, acho que nem isso chega a ser. Isto é mesmo palhaçada! E só vou reavaliar essa minha convicção no dia em que ouvir as deliberações finais do juiz que vai julgar esses senhores.
Mas atenção: até lá existem vários marcos (ou estacas!) que podem ditar a sorte desses senhores. Um desses marcos é a deliberação do Tribunal Distrital de Kempton Park (e possivelmente dos tribunais de nível superior se houver recursos) e do Governo da Africa do Sul se extradita o Manuel Chang para Moçambique ou para os Estados Unidos da América. O outro marco é a deliberação do Comité Central da Frelimo se mantém ou não o Presidente Filipe Jacinto Nyusi como seu candidato a Presidente da República nas próximas eleições gerais (Outubro 2019), sabido que é também o seu envolvimento direto nos projetos que serviram de capa ao calote dos US $2.2 biliões, quando era ministro da defesa do governo dirigino pelo senhor Armando Emílio Guebuza. O terceiro marco é o início do julgamento (público) em Brooklyn, nos Estados Unidos da América, com ou sem Manuel Chang (que pode ser condenado em ‘absentia’ e continuar a ser um fugitivo procurado pelos Americanos!). Desse julgamento (com ou sem Chang), muita coisa vai sair que vai dar a informação do envolvimento destes indivíduos e outros acima deles que ainda não foram detidos. O quarto são as eleições gerais em Moçambique, a se realizarem em Outubro de 2019.
Eu coloquei estes marcos (estacas) não necessariamente em ordem cronológica. De facto não se sabe qual vai ser a sequência deste marcos. E nisto está o grande risco que se corre nesta palhaçada toda. Se o Chang é trazido a Moçambique antes da reunião do Comité Central da Frelimo de Março que vem, ele será silenciado (na cadeia ou morto), e Filipe Jacito Nyusi terá passagem para concorrer ao segundo mandato como Presidente da República. Na ausência do Chang nos Estados Unidos da América, a máquina propagandística cá da terra vai ser accionada para caricaturar todas as acusações e evidências que vão sair de lá como parte da conspiração da mão externa. O Chang é fundamental em Maputo para viabilizar a estratégia da turma do calote, seus mestres e a Frelimo. 
Mas também o Chang é uma peça fundamental em Brooklyn para neutralizar a estratégia dos caloteiros da Frelimo. Se ele vem para Maputo e é silenciado (com os outros na cadeia, ou morto), não haverá como se provar que o que dizem a justiça Americana e os outros arguidos em Brooklyn é verdade (pelo menos devem estar assim a pensar os “estrategas” e “conselheiros” dos mandantes do calote). E com Chang em Maputo, não haverá julgamento nenhum destes senhores que estão a ser recolhidos agora, em Maputo, até depois das eleições gerais, com ou sem Filipe Jacinto Nyusi, porque a lavagem de roupa suja publicamente em tribunal vai provar como a própria Frelimo benefíciou das dívidas ocultas (razão pela qual nem queria o inquérito Parlamentar!).
Este cenário (e existem vários outros) tem o seu clímax da seguinte maneira: em Outubro de 2019 a Frelimo usurpa (não ganha, usurpa!) o poder para os próximos cinco anos. Até lá as decisões finais de investimento das petrolíferas terão sido feitas. O atual grupo no poder sai reforçado. E usa os primeiros encaixes de royalties e outros impostos sobre as operações de gás para reforçar ainda mais o seu poder, incluindo pela intensificação da natureza ditatorial do regime. Se estes senhores que foram recolhidos ainda estiverem nos tais quartinhos de luxo, são libertos com pompa, mas o mais provável é que eles terão sido libertos sorrateiramente ao longo dos próximos meses até as eleições. Os esquadrões da morte são recativados. Alguns de nós que andamos a gritar pela justiça e responsabilização somos literalmente fisicamente eliminados da cena. O regime também terá mais dinheiro para comprar carros blindados e cães polícias. Os altifalantes do regime entretanto estarão também ativos a sanitizarem-no à medida que ele vai cometendo as suas atrocidades.
Mas cuidado! Processos sociais não são como projetos de engenharia. Há muitas descontinuidades e imprevistos no comportamento humano. Em particular nunca se sabe o que é que aqueles que andam no ‘My Love’ vão fazer quando para eles chegar o momento do BASTA! Esta palhaçada pode terminar em tragédia!
GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
Comentários
Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Muita água ainda vai correr por baixo dessa ponte antes dela desabar...
· 12 h
Dá Rio Fizeram filme sem "script" e esperam um Oscar. Isto nao está a prestar e vai dar em mierd@. O botão "basta" está à vista. Alguem vai premi-lo
6
· 12 h
Joao Batista Roldao O ilustre Tibana, devia mandar este seu post ao Kempton Park, na África do Sul, ou para Brooklyn, na América.
· 12 h

Celestino Cebu Concordo, peço que entregue esta observacao ao Pessoal da CIP ou embachada USA ...para traduzir e fazer chegar a Justiça Sulafricana...Na Verdade se Chang volta, estaremos Presente uma situacao de Um bufalo ferido ou tivessemos mexido uma colmeia sem proteçao devida. Estaremos ferrados. desculpe o termo.
Chang difinitivamente nao pode voltar, mesmo se ensairem ultima cartada..de deterem Guebuza senior. Porque esta provado que este teatro nao tem nada de Justiça.. Deus nos Salve
6
· 10 h
Kuyengany Produções Avança non Recua
· 12 h
Joao Moreno Está tudo bem dito.
· 11 h
Celestino Cebu Concordo contigo DR.. peço que entregue esta observacao ao Pessoal da CIP ou embachada USA ...para traduzir e fazer chegar a Justiça Sulafricana...Na Verdade se Chang volta, estaremos Presente uma situacao de Um bufalo ferido ou tivessemos mexido uma colmeia sem proteçao devida. Estaremos ferrados. desculpe o termo.
Chang difinitivamente nao pode voltar, mesmo se ensairem ultima cartada..de deterem Guebuza senior. Porque esta provado que este teatro nao tem nada de Justiça.. Deus nos Salve
9
· 10 h
1
· 7 h
Aziza Throne Infelizmente pode!
· 7 h
Desidério Doarte Palavras sábias no momento certo.
1
· 6 h
Júlio Mutisse Meu caro, 
O nossos sistema jurídico é diferente do sistema jurídico americano. Não se comparam nem de perto nem de longe. E não é só pelo Código de Processo Penal e seu ano de aprovação (o nosso é do final do século 19) é o sistema mesmo. 
O processo, aqui, está na fase de instrução. Fase de secretismo. Os dados que vimos de Chang, a surgirem aqui em Moz serão no fim da fase de instrução com o despacho de pronúncia que marca a pauta para o julgamento. 
Entendo a nossa #sede de informação. O texto está bem escrito mas peca pela comparação como se as leis, os sistemas jurídicos fossem iguais ou parecidos. Não são.
5
· 6 h
Marcos Julio Cossa Blema é k o povo moçambicano tem medo de morrer por uma causa nobre e justa.pork é k não deixamos de falar e saímos pra rua? vamos nos fazer ouvir doutra forma.pressionar a AR e CC anularem estas leis k legalizaram o maior roubo da história de Moz
5
· 5 h
Adelino Branquinho Certíssimo! O maior perigo de facto, é a justiça cair na rua, e o BASTA! tornar-se a bomba com efeitos imprevisíveis.
· 5 h
Mahiriri Osuka E pode mesmo terminar mal!
· 4 h
Constantino Carlos Novela A História sempre se repete. A primeira vez como tragédia e a segunda como farsa...
· 4 h
Mahany BM BM FC clube Chang vs FC justiça sul Africana com observador de America
E nós temos que puxar pela equipe de
Casa para que qualifique para os EUA
Vai Chang!!!!!
Vai Chang!!!!!

Exaltemos á pátria
· 4 h
· 3 h
· 3 h
Fidalgo Da Ecineta “””a máquina propagandística cá da terra vai ser accionada para caricaturar todas as acusações e evidências que vão sair de lá como parte da conspiração da mão externa.””””
“””Os altifalantes do regime entretanto estarão também ativos a sanitizarem-no à medida que ele vai cometendo as suas atrocidades.”””
👌👌👌👌👌👌👌👌👌
1
· 3 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Roberto Julio Tibana, uma boa análise "ao correr da pena", um trabalho sucinto mas abrangente. Apenas faltou reflectir se um dos objectivos do System não será apelidar-nos de "débeis mentais". Ou de crianças que vão ao circo e aplaudem os palhaços...
· 2 h
· 2 h
Álvaro Xerinda Palhaçada
· 2 h
Ascensao Chauchane Grande Roberto Julio Tibana. Uma boa observação

1 comentário:

antonio armando disse...

concordo e alinho com os que sugerem que este texto devia estar a disposicao da Justica sul africana e CIP.
igualmente cocncordo que o melhor nome para esta pouquissima vergonha de encenacao judiciaria seja mesmo palhacada, nao so porque estao a simular prisao dos miudos, mas tambem porque mesmo que prendessem o Guebas neste pais nao ha condicoes para uma justica justa