quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O MACACO E O AGRICULTOR

O MACACO E O AGRICULTOR
Proposta de conversa com Primeiro-ministro
Por Egidio Vaz. ( NB: Para mim, foi um dos seus melhores textos aqui no Facebook )
Por melhores que sejam os planos de desenvolvimento, de relançamento da economia ou de combate à pobreza, se o governo não combater a corrupção, será impossível colher os resultados esperados. Será o mesmo que esperar encher o cesto de palha com água.
Os corruptos são como macacos da machamba. Enquanto o homem trabalha a terra, lança a semente e ou planta a cultura, ele está a ver; a espera da hora da colheita ou mesmo antes, para roubar. Nas plantações de cana-de-açúcar, o macaco arranca a estaca, comprometendo a própria produção do açúcar, fazendo o mesmo nas de mandioca e amendoim. Nas plantações de milho, ele chega cedo para dizimar a maçaroca. A melancia, ele parte-a, deita água e come o que lhe interessa.
Ou seja, a não ser que o agricultor interessado em garantir a sua produção encontre formas eficazes de conter a sagacidade do macaco, debalde será todo esforço financeiro, braçal e o tempo perdido e a frustração tomará conta deste. É por isso que agricultores experientes contam com espantalhos e vigilantes nas vésperas da maturação da sua produção.
Da mesma forma que os agricultores protegem o seu investimento para garantir melhor produção, deve igualmente o governo fazer o mesmo: conter a gula dos macacos para garantir que os proventos do esforço colectivo sejam repartidos proporcionalmente por todos.
Tenho ouvido o Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário e todo seu grupo a repetirem sem parar que a riqueza cria-se com a produção e produtividade. E acrescenta o bom do meu Primeiro-ministro que neste momento da crise da dívida, devemos nos concentrar em acções úteis e produtivas. Ele está a encorajar-nos a produzir.
Pois bem, ainda bem que o Primeiro-ministro para além de economista possui uma grande experiência na agricultura tanto ao nível de políticas como na prática. Eu também possuo experiência prática da agricultura. E como tal, também prestamos muita atenção à segurança da nossa cultura, redução de perdas pós-colheita, armazenamento…antes de pensarmos na comercialização.
Mas o que me tiram sono em toda cadeia de valor são os macacos. Preciso pensar nos espantalhos, nos vigilantes e nos custos que isto representa. E em Moçambique existem muitos macacos. Nós, povo trabalhador, atribuímos ao estado a responsabilidade de controlar os macacos para não comerem na machamba. Na nossa machamba; para não deitarem abaixo os esforços de todo um povo.
Os moçambicanos trabalham desde 1975 até hoje. A maior prova que o estado já deu ao seu povo é a sua incapacidade de controlar os macacos da nossa machamba.
Para ser novo e encorajador, o discurso do Primeiro-ministro e dos seus colegas deve incluir mais informação concreta sobre como estão preparados e que instrumentos serão usados para rechaçar os macacos das nossas machambas. São macacos deles porque vivem debaixo do seu nariz e as vezes lado-a-lado. São estes macacos que nos endividam até o pescoço; são estes macacos que nos compram bugiganga a preço de ouro; são estes macacos que fazem negócios com o próprio estado. São estes macacos que em última análise estão também na TV a encorajar o povo a trabalhar. Claro, trabalhar para depois ele, roubar!
O problema Senhor Primeiro-ministro, não são as pessoas que não querem trabalhar. Pelo contrário, são os macacos, que nos retiram as espigas enquanto cedo; arrancam as estacas dos tubérculos e das canas, comprometendo o esforço de todo um povo.
A prova do que digo é o recente escândalo da dívida. O país estava a caminhar bem até que um dia, dois amigos pensaram em endivida-lo até o pescoço. Estes indivíduos deitaram abaixo todo esforço de um país e de um povo.
Os macacos são o problema do desenvolvimento deste país. Não é o do agricultor.
Agora, se não for pedir demais, eu quero uma caçadeira.
Comentários
  • Euclides Flavio Saudades do mano Egidio Vaz, ele tem andado sumido. Este texto merece todas as palmas. Muito didático e tem uma prosa não comum. Meu mais velho Egidio, que tal editar este artigo de modo a contextualizar no actual cenário das DIVIDAS OCULTAS?
    2
  • Albano Manuel Comissario Comissario Isso é antes de danificar-se a memória, agora está cheioooooo de vírus.
    7
  • Álvaro Sitoe Muito didáctico e sugestivo. Aplausos
    1
  • Dino Elias Essa é total radiografia do funcionamento do sistema politico em Moçambique
    1
  • Simões António José Aqui tratava-se do Egídio Vaz acadêmico e não frelimista e manipulador da opinião pública.
    2
  • Carlitos Carlitos As vezes Egídio Vaz quando quer escreve boas coisas.
    1
  • Egidio Vaz Este texto que escrevi é real e eu continuo firme nesse ideal.
    9
    • Ester Neves Egidio Vaz está de parabéns👏🏽😊atenção,para que o macaco não corrompa o espantalho,esses,são capazes do impossível!
      1
    • Estevao Marcos Chavala parabens mbalewanga , contribuindo na sabedoria para o bem da sociedade, sem insulto aqui estas em peso . abandone deves abajulaçao se nao fizeres garanto-te um final inglorio nao muito diferente do macaco que aqui mencionaste. zicomo, dathokosa kuambiri.
      2
    Escreve uma resposta...

  • Cal Barroso Egidio 👌👌👌👏🏽👏🏽👏🏽
    1
  • Celestino Cebu Insppirou se bem com a paletra do Dr. Severino Ngoenha, bem vindo de volta ao mundo Real...Dr EV.
    1
    • Egidio Vaz Celestino Cebu Nguenha? Elvino Dias diga esse jovem quando é que escrevi este artigo.
      3
    • Celestino Cebu Sei meu mano velho, e faco venias as suas capacidades Intelectuais, por isso fico triste quando algumas das vezes entras na linha que nao e a sua vocacao, mas as vezes me consolo pensando que so quere se divertir com as reacoes.., apenas estava a cutucar sua inteligencia,,,😀😀😀
      2
    • Jossias Macaza Apenas dizer obrigado EV pelo texto
      1
    • Elvino Dias Celestino Cebu este texto é muito antigo. Tem quase 2 anos
      1
    • Macauze Evaristo Elvino Dias, afinal?! Ntlha
      2
    • Dino Elias Egidio Vaz vai a tempo ainda de rescindires o contracto que assinaste com os caloteiros para servir de para-choque e contínuares a ser participativo com este tipo de post que mostram valor do teu portfólio, e não ser representativo o que é hoje aos olhos do povo.
    Escreve uma resposta...

  • Filipe Moçambique Dê ao homem a caçadeira. Deve ter muita experiencia em caçar os macacos. Aliás ele conhece todos os macacos, e as vezes fala a língua deles.
    2
  • Alberto Dausse Meneses Ate cacadeira? Hehehehe
  • Macauze Evaristo Quem é vivo sempre aparece e você Egidio Vaz, está vivo...
    Sabe, eu quero te dizer pra ser forte e não deixar os macacos do teu texto te levarem a destruir a machamba do povo...
    Amo-te com todos os teus defeitos e tenho fé em ti
    2
  • Paulo Gundana Parabéns prof. É pra isso que servem os profs. Nós os outros devemos aprender de vós. Pena q as vezes se esquecem da vossa importância na e para a sociedade
  • Pedro Artur Vasco Pelo menos até agora e sempre serei o seu fiel seguidor seu professor. 
    O professor Usa a sua capacidade e toda personificação para chamar atenção!
  • Dinis Tivane Deja Vú... Ainda bem que o arquivo não morre... É como a foto da nossa esposa quando era criança... Aquela carinha de inocente que não mais terá. Problema maior é o coração que muda mesmo...
    1
  • Gildo Uaisse Finalmente o nosso Egídio Vaz escreveu algo que nos faz refletir sobre o futuro desta nação......
    1
  • Manuel Gemusse PROF. EGÍDIO VAZ ESTÁ DE PARABENS!!!
    Nunca é tarde. 
    Afinal de contas, um Prof. deve do principio ser uma FONTE de inspiração da sociedade no que concerne às abordagens deste, perante os diversos assuntos de interesse da maioria, sejam eles políticos, económicos, sociais, culturais, etc, etc.

    PARABENS Dr!!!
  • Roberto Saviano Recordo me dê ter lido isto algum tempo atrás, já agora qual foi a data?!
    1
  • Jemusse Abel Bons tempos....do meu mbuya...grande texto..
  • Vasco Manhiça De qur ano é este texto?
  • Manuel Gemusse Acredite-se que o texto é recente. Pois não foi muito tempo que o EG esteve numa sessão com o PM
    Escreve uma resposta...

  • Zefanias Macicane Texto interessante. Espero que Sexa PR e o PM tenham lido.
  • Adafo Equale Queremos combater a corrupçao seriamente... Sejamos justos connosco mesmo
    Todo ser é sujeito a corrupçao mas aqui esta o espirito da dignidade
  • Fernando Caetano "macacos" 😂😂😂

Sem comentários: