sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

MUNICIPIO DE NACALA A SAQUE EM PLENA LUZ DO DIA E A SANGUE FRIO

01 de Fevereiro de 2019
NACALA PORTO - NA ABERTURA DO ANO LECTIVO ESCOLAR 2019 - RECINTO DA ESCOLA PRIMÁRIA E ZIP DE NAMICUTO
Hoje (01 de Fevereiro) e a escala Nacional, decorrem aberturas de ano lectivo escolar 2019 e sob lema, Por uma educação inclusiva, de qualidade e competitiva.
Nacala Porto escolheu a escola Primaria Completa de Namicuto 1 para a abertura do ano lectivo escolar e este acto foi testemunhado por um inspector Provincial, dirigentes do sector de educação, administrador do distrito, alunos e pais e encarregados de educação.
Na ocasião, a direcção da Escola de Namicuto leu num informe de que foram inscritos mais de 1700 alunos ao longo de 2018 redistribuídos em 16 turmas e assistidos por 19 professores, parte dos quais, gerindo gabinetes. Houve desistência de 205 alunos de ambos sexos, sem transferências ao longo de 2018, numero este que atinge a 12% e foram avançadas como causas, casamentos prematuros, mortes por doença e afogamento, mudança de domicilio por parte de encarregados de educação e sem que requeressem transferências e pratica de pequenos negócios no tempo de aulas e por indução de seus pais e encarregados de Educação, sobretudo. Leu-se no mesmo relatório de que este total, representa uma perda menor pois no ano de 2017, a desistência escolar foi de 15%.
Há desafios por parte da direcção daquela escola desde a capacitação de professores, pagamento de horas extras de muitos outros professores, recepção e gestão de mil meticais a cada mês para fundo de maneio e servindo para a reposição de vassouras, energia e mesmo papel de resma.
Contudo, cerca de 38 mil meticais foram colectados, fruto de contribuição de pais e encarregados de educação e estes valores foram aplicados no pagamento do guarda da escola e outras prontas compras da escola.
Apesar de pelo menos dois professores terem progredido de carreira, há falta de salas de aula para albergar aquela demanda e pediu-se que a se efectivar, haverá espaço para introduzir o ensino secundário, naquele local.
Por seu turno, o administrador do distrito de Nacala, Fernando Doda Muzobingua mostrou-se indignado pelo facto de estarem a graduar alunos e não terem acesso ao ensino secundário e promete coordenar com o sector de educação, na reorientação dos mesmos, para outras escolas secundárias a beira do bairro Nauaia.
Recordar que neste dia de abertura do ano lectivo escolar, a nível Nacional, as cerimónias centrais decorrem no distrito Kamabukwwana – Maputo Cidade e foram orientadas pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho Do Rosário.
GostoMostrar mais reações
Comentar

Sem comentários: