sábado, 16 de fevereiro de 2019

Legalização de prisão é uma audiência à porta fechada

Legalização de prisão é uma audiência à porta fechada
O alarido esta manhã sobre o secretismo das diligencias de legalização das prisões dos 8 detidos do caso das “dividas ocultas” não faz sentido, apuramos depois de uma consulta com entidades abalizadas. A diligência de legalização de prisão é uma diligência à porta fechada, de acordo com o Código Processo Penal. Trata-se do primeiro interrogatório de réu preso, ainda suspeito. O Tribunal está, portanto, no seu direito.
O primeiro interrogatório de arguido detido deve ser realizado dentro de 48 horas após a detenção e é efectuado pelo juiz de instrução criminal (JIC), que verifica os motivos da detenção e as provas que a fundamentam. A audiência conta com uma presença limitada: JIC + arguido + defensor + representante do Ministério Publico + funcionário de justiça.
O juiz pergunta os suspeitos sobre o nome, filiação, etc., se foi ou não condenado e por que crimes. O juiz presta ainda algumas informações ao suspeito, nomeadamente os seus direitos, os motivos da detenção, os factos que lhe são concretamente imputados (circunstâncias de tempo, lugar e modo), os elementos do processo que indiciam os factos imputados. Por sua vez, o suspeito presta ou não declarações; confessa ou nega.
O representante do Ministério Público pode pedir esclarecimentos e arguir nulidades. O advogado pode fazer perguntas, por intermédio do juiz e nunca directamente. No fim da audiência, o juiz vai decidir sobre a validade de cada detenção e sobre a constituição como arguido e sobre a necessidade de aplicação de medidas de coação e de garantia patrimonial ao arguido. Depois que os suspeitos forem acusados provisoriamente, as audiências do processo passam a ser públicas.
Hoje, todos os 8 detidos já estão no tribunal, sendo interrogados um por um, na presença dos seus advogados, que não têm o direito à palavra. Perante este cenário e tendo em conta que este caso está a suscitar todo o interesse da opinião pública, era fundamental que o Tribunal nomeasse um porta-voz para explicar à sociedade os procedimentos de justiça, sacudindo para longe as suspeitas de manipulação, sobretudo porque hoje ficou notória uma tentativa de se esconder a cara dos suspeitos da comunicação social.
Seja como for, é pouco provável que os suspeitos sejam libertos sob termo de identidade e residência, que é o que os advogados vão tentar conseguir hoje. Um juiz deverá argumentar que a libertação dos detidos pode comprometer as diligencias em cursos. Há mais arguidos que deverão ser detidos e bens que o Ministério Público está a confiscar. (Carta)
Comentários
  • Fortunato de Almeida Esse processo só peca por vir tarde. Há tipos que bateram asas para destino incerto e que fazem parte do grupo de “delapidadores”.
    1
  • Gervasio Alberto Timbe Carta na linha da frente. Abraços
    2
  • Roberto Saviano Por favor, se tiver um prémio de JORNALISTA DO ANO... entreguem ao Marcelo Mosse
    ESTE sim está a trabalhar e dar aulas de como se faz... 👏👏👏👏👏👏🇲🇿
    9
  • Jr Chauque Vão passar final de semana em. Casa esses
  • Joaquim Gove Muito obrigado pela informação. Porém, me parece ter escrito por engano que "não faz sentido" pois, logo a seguir mostra que faz sentido. Se for o caso, talvez o Marcelo Mosse pudesse rever esta parte do texto. 
    Por outro lado, já tenho dito como tanto
    s outros que uma das grandes falhas de todo o nosso sistema de administração (o da justiça inclusive - este é exemplo) é a falta de comunicação e de uma didáctica. Isto é o que abre o espaço para a especulação e grandemente para a desinformação. Concordo com o último ponto aqui apresentado: temos todos o direito de saber o que está a ser feito, como, e por quê é feito deste modo e não de outro.
    3
  • Arcenio Luabo Jornalismo da primeira, forca e traz-nos informacoes, a sociedade precisa!!
  • Yoma Amoy Imim A confiscação desses bens serão ora quê. Geralmente reverter a favor do estado.
    A minha dúvida qual a instituição que irá usar o último range rover ou a Ferrari caso seja culpados. Ou quem é o cidadão que irá comprar esses bens?
    O MP deve adoptar outras medidas a confiscação de bens pra recuperar os valores não vai dar certo
    1
  • Carlos Andrade Nataniel Marcelo Mosse, trata se de teatro, recorde se!
  • Lourenco Jose Más se é de lei, e porque usar a porta dos fundos para entrada dos arguidos numa clara situação de fuga à imprensa? Porque não usaram a porta principal e esclarecerem aos presentes que a sessão seria a porta fechada e evitar equívocos? Desse jeito fica uma zona de penumbra
    1
  • Calbe Jaime Força Mosse, por falta dessa informação em tempo útil a sua página tem sido uma grande alternativa
    1
  • Helder Morgamo Culumba ...podem confiscar os bens, mas saibam que o bem-estar do POVO MOÇAMBICANO está implicando por causa da vossa má conduta. Shalom aleikham!!!
    1
  • Janeth Laice E Hamela Parabéns Marcelo. Seria injusto ficar calada. O jornalista deve pautar por buscar a verdade, sempre.
  • Celso Tuto Agora sim, ESTÁ REPOATA A VÍRGULA!!!
  • Lionel Magul Fase secreta...
  • Magda Burity da Silva Marcelo Mosse que bom trabalho tu e a tua equipa estão a fazer! Khanimambo. 🙏🏽
    1
  • Celso Tuto Digo, ESTÁ REPOSTA A VÍRGULA (entenda-se dada a necessária explicação sobre os procedimentos/actos que ocorrem na audiência do primeiro interrogatório do arguido (e não réu) preso)
    1
  • Constantino Carlos Novela Prefiro acompanhar as audições de Kempton Park
    1
  • Chico Nuvunga Prendam esses cabrões todos e lhes chambowueim, para saberem o quanto prejudicaram o povo
  • Geralda Fane Devem confiscar os bens e fazer leilão,o valor adquirido converter para o estado para tentar pagar dívidas
    1
  • Vasquinho King Muito bem mas para transparência dum processo como este seria bom para o sistem que houvesse no mínimo um conferência de imprensa da PGR ou do seu mandatário para dizer em poucas palavras o que esta acontecendo.
    1
  • Eugenio Mabunda Jornalismo ao mais alto nível. Jovens como Leonardo Costa deviam aprender como se faz com gente que sabe.
  • Geralda Fane Ter o exemplo do lava jato fizeram uma varredura total e completa
Escreve um comentário...
Caso das “dívidas ocultas”: número de arguidos subiu para 8
Ontem, o Ministério Público levou a cabo a três detenções de suspeitos de participação criminosa no processo 1/PGR/2015, que investiga a contratação ilegal de dívida de mais de 2 mil milhões de USD. Ontem, foram recolhidos aos calabouços os cidadãos Sérgio Namburete, Elias Moiane e Sidónio Sitoe. Os três terão recebido transferências bancárias da Privinvest, que depois as canalizaram a outros implicados. Namburete é um empresário “lobbista” bem relacionado no seio da secreta moçambicana, o SISE, centro nevrálgico da montagem do calote. Em tempos esteve ligado ao empresário Rui Matias, que já foi gestor na Manica Moçambique, uma empresa de frete marítimo.
Matias era muito próximo do ex-Presidente Armando Guebuza, quando este foi Ministro dos Transportes e Comunicações. Elias Moiane é parente de Inés Moiane, antiga secretária particular de Armando Guebuza, e recebeu também rios de dinheiro da Privinvest. Ainda não conseguimos apurar as relações de Sidónio Sitoi e seu papel no processo. Não sendo certamente um dos mentores da farta vilanagem, ele deve ter também oferecido suas contas bancárias para receber parte da massa. Para além destes três, já se encontravam detidos Gregório Leão, António Carlos Rosário, Inês Moiane, Teófilo Nhangumele e Bruno Tandane.
Com base neste perfil de detidos, pode-se perceber qual o alvo imediato do Ministério Público: participante directos na orquestração do calote e figuras que também receberam, para eles, dinheiros da Privinvest, designadamente pessoas que sabiam que estavam a receber dinheiro em processo de lavagem. Ou seja, cada vez mais parece ser importante que a planilha de subornos da Privinvest seja divulgada pela justiça americana, em benefício da sociedade e justiça moçambicanas. Lá estão todos os nomes dos beneficiários do calote e é com base nela que o ex-Ministro das Finanças, Manual Chang, foi detido e acusado pela justiça americana.
“Carta” sabe que outras detenções vão ter lugar dentro de dias. Mas nem todos os arguidos alistados serão detidos preventivamente. Alguns estão a colaborar com a justiça, revelando informações e desfazendo-se dos bens adquiridos. Não sabemos se é este o caso de Renato Matusse, antigo Conselheiro Politico de Armando Guebuza, que também recebeu subornos da Privinvest. Ontem, o Ministério Público continuou suas diligências de apreensão de bens até altas horas da noite. Esta manhã começa a maratona de legalização da prisão dos arguidos. Alguns conhecidos advogados já deram a cara, nomeadamente os criminalistas Abdul Gani Hassan, Alexandre Chivale e Carlos Santana, que disse estar a representar Teófilo Nhangumele. (Carta)
Comentários
  • Elson Guila Até agora, de todos detidos, só conheço o Do Rosário e o Chang. O restante não os conheço. Preciso de mais nomes conhecidos e não esses testa de ferro.
    2
    • Neves Nhavene Podemos nao conhece-los, mas os caras roubaram muitos dinheiro e estao ricos. Eles nao sao nenhum peixe miùdo.
      2
    • Iniciativa Casamocambique Isso tb depende do seu "ano de fabrico". Esse sao.gajos que ja iam aos casinos na Swazilandia mesmo no tempo do Marxismo. Macacos velhos.
  • Xavier Piero de Kelly Houza houza... Watxwa Mutchine!
  • Tirso Sitoe Marcelo Mosse meu amigo. Não seria prudente mostrar em fotografias, apenas a pessoa em causa e não meter terceiros? Sugestão, apenas...
    5
    Ocultar 12 respostas
    • Nelson Junior Oh Senhor Tirso Sitoe, por que nao meter terceiros??...Por que nao??...Estes terceiros nunca perguntaram ou nunca se perguntaram aonde é que o porco do mafioso trazia tanta riqueza??..O cidadao nao tem direito de saber em que ambientes estes cheirosos "manguços" frequentavam e com quem esbanjavam os nossos dinheiros?...Caro Marecelo Mosse, nada de censuras- mostre tudo e bem tudo relacioando a estes traidores...estes merdas talvez nunca souberam ou se esquaceram de que, esta independencia se adquiriu com tanto derramento de sangue e sacrificios...eu por ca, juro mataria todos eles-juro!
      6
    • Nelson Junior correcçao:leia-se derramamento...sorry
      1
    • Tirso Sitoe Nelson Junior Obrigado pelo posicionamento. Apenas chamei atenção a este aspecto por conta da ética jornalística que o Marcelo Mosse sabe como funciona. Partilho da ideia que devem ser julgados e condenados mas sem expor aos familiares que não estejam diretamente implicados. A não ser que ela esteja diretamente implicada no processo
      2
    • Makethe Junior Tirso Sitoe! Suponho que e a unica imagem havida por perto.
      2
    • Makethe Junior Tirso Sitoe! As imagens da familia Chang "esposa, filha, genro..." e suas ostentacoes foram(por merito) tornado's publicos em muitos jornais mas, nao vi voce tossindo! O que ha...?
      6
    • Tirso Sitoe Makethe Junior o jornalismo investigativo que o Marcelo Mosse nos traz não vive de "suposições" e sensacionalismo. É baseado nos factos. Se formos pela via que apresentas, bem que a foto teria sido editada com menção de censura a outra pessoa.
      1
    • Makethe Junior Tirso Sitoe! Nao conheco nada de jornalismo! Mas queria saber qual e a maneira uniforme de fazer o Jornal?
      1
    • Tirso Sitoe Makethe Junior piedade meus irmãos. Kikiki.... Ali é uma outra situação. Algumas daquelas imagens foram usadas para criar um teatro sobre a fartura Chang-suga. Mas precisamos de contraditório
    • Tirso Sitoe Makethe Junior eu, como tu, sou consumista de informação. Mas tenho de olha-la criticamente bem antes de tecer qualquer que seja comentário. Logo, para lhe ser directo em termos de resposta, também não sou jornalistas. E, para mim não existem verdades inquestionáveis
    • Tirso Sitoe Makethe Junior Mas também, me parece que está relacionado com a linha editorial.... Para vender ou informar....
      1
    • Amarildo Samuel Tirso deixa serem expostos esses monstros com as respectivas familias ñ há cá meios termos. Haja racionalidade.
      2
    • Nelson Junior carissimo-Bom fim de semana, nao se esquecer de que tivemos milhares e milhares de crianças mortas nos hospitais pois estes( hospiatis) nao tinham dinheiros para comprar medicamentos..porem, estes "mosquitos" tinham nossos milhoes e a gasta-los sem escrupulos...nao se esquecer de que tvemos tantas cheias, cheias que inundaram povoaçoes e distritos...ciadadaos a viverem em tendas pois o governo nao tinha dinheiro suficiente para alojar o cidadao...nao se esquecer de que maes morreram nos hospitais apos o parto pois os hospitais nao tinham dinheiros para comprar os medicamentos...e a lista continua...Mas donde trouxeram toda esta ganancia??..claro do ganancioso Guebuza e familia
      3
    Escreve uma resposta...
  • M'Vikhiza Mutxope Paruque Esse pelo menos conseguiu casar. E o casamento de certeza foi de arromba.
    1
  • Nenê Da Conceiçao Machate Elias Moiane será Esposo da Ines Moiane ou irmão?
  • A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
    1
  • Rob Sau Marcelo Mosse tens como nos dar mais detalhes sobre esses nomes que nao conhecemos?
  • Antonio Pensa Pensa Viva ilustre Marcelo MosseMosseMoss.kanimambo pla informação....
    Mas ainda são peixe pequenos....Quero Dubaroes n senario.Abracos
  • Moises Canda Prezado Mosse, há alguma utilidade em colocar a foto com a esposa? Não seria mais elegante editar a foto! Apenas uma opinião.
  • Moises Canda A lista é colossal
    Pelos vistos, vão faltar advogados...
  • Laurindo Machado Já estão quase a pegar-me😅😅😅😅😅😅
    2
  • Pedro Boavida Esse camarada tem uma lista de sócios e amigos, se o tako passou por alguns desses, fiquem a saber que são candidatos a entrar na choldra.
    Vão presos.
    Todos.


    Vai animar ver os gatunos a entrar one by one.

Sem comentários: