domingo, 17 de fevereiro de 2019

José Sócrates sobre retirada de mestrado: “É difícil tirarem-me o que nunca tive”


765
25
O ex-primeiro-ministro garante que o seu mestrado em ciência política foi tirado na Universidade Science Po e não na Sorbonne -- daí ser impossível esta última tirar-lhe o grau académico
JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
“Nesta manhã de sábado cumpro o que se vem tornando uma habitual tarefa – desmentir a manchete do Expresso”, é desta forma que começa o comunicado que José Sócrates, através do seu advogado João Araújo, fez questão de enviar às redações às 19h deste sábado. Em causa está a manchete do semanário português onde se pode ler que a Universidade Sorbonne admite vir a anular o mestrado ao ex-Primeiro-Ministro.
Sócrates explica que o seu mestrado em Ciência Política foi tirado no Institut d’Etudes Politiques de Paris, mais conhecido como Science Po, e não na Universidade Sorbonne, daí afirmar: “[É] difícil tirarem-me o que nunca tive. O meu mestrado foi obtido em Sciences Po.”
No centro da análise que estará a ser feita pela universidade francesa está a suspeita do Ministério Público português de que o autor da tese de mestrado apresentada por José Sócrates seja Domingos Farinho, professor da Faculdade de Direito de Lisboa e ex-assessor do ex-primeiro-ministro. Farinho está referenciado na Operação Marquês por ter recebido, juntamente com a sua mulher Jane Kirby (irmã do advogado Mark Kirby), um total de 100 mil euros de uma empresa de Rui Mão de Ferro, também arguido da Operação Marquês. Este era um funcionário de Carlos Santos Silva, o alegado testa-de-ferrro de Sócrates, sendo que os fundos que serviram para pagar Farinho e Kirby terão saído das contas de Santos Silva.
A remuneração de 100 mil euros terão incluído igualmente um segundo livro sobre o tema do carisma que José Sócrates publicou como autor em outubro em 2016.
José Sócrates volta a reafirmar no seu comunicado, “pela enésima vez”, que Farinho “não escreveu nenhuma parte original” do referido trabalho académico, algo que o artigo o Ministério Público contradiz. Sócrates vai mais longe, reafirmando que a única influência de Farinho no processo de redação da tese “Perdre La ‘Confiance Dans Le Monde’ — Discussion sur la torture en Démocratie” limita-se à “ajuda de revisão, formatação e aparato técnico do texto”, algo “em tudo, semelhante às sugestões de dezenas da amigos” a quem deu a ler trabalho em questão.
Num artigo do Observador de outubro de 2015, Jean-Marie Donegani, o reitor da Science Po na altura, explicou que “o sr. José Sócrates concluiu a sua pós-graduação de M1 em 2011-2012 e em M2 em 2012-2013 no mestrado de ciência política de Science Po, com especialização em teoria política.”
No sistema universitário francês, é possível fazer o M1 sem prosseguir para o M2. Tal separação reside nos diferentes objetivos dos dois programas. Enquanto o primeiro tem uma componente mais geral, destinando-se a alunos já inseridos no mercado de trabalho – por exemplo, diplomatas e altos funcionários de organizações internacionais como a União Europeia, as Nações Unidas, entre outras, no caso do mestrado de Sócrates -, o M2, por seu lado, tem um programa mais específico e prepara alunos que estejam interessados em prosseguir para o doutoramento e para uma carreira académica.
Artigo atualizado às 00h05 de sábado, 17 de fevereiro. Joaquim Silva
"A Sciences Po Paris é gerenciada pela Fondation nationale des sciences politiques(FNSP), fundação privada de utilidade pública, que é presidida atualmente por Jean-Claude Casanova. Já o atual diretor da Sciences Po Paris é Frédéric Mion. A Sciences Po Paris é também membro fundador da Sorbonne Paris Cité,[2] o pólo de pesquisa e ensino superior que agrupa algumas das principais universidades de Paris."
Pedro Reis
1 h
Estava com medo que de facto, embora ele usasse o curso, tal como aconteceu com o dinheiro, o curso é pertença do amigo. que por ser isso mesmo, amigo, lhe emprestou o curso para dar o uso mais conveniente.
maria perry
2 h
Não conseguiu tirar o ISEL. A licenciatura na Independente foi uma farsa. Teve de pagar 100 mil euros para acabar um mestrado, que afinal não foi na Sorbonne como inicialmente deu a entender. Será que acabou mesmo o liceu? O Observador podia investigar isso.
Alexandre Barreiramaria perry
1 h
........acho bem que o "observas" investigue os "canudos".....deste "rapaz"......e de "outros" que julgam ter o "saber-na-pança"......bem como aqueles que ainda procuram....a"lata-de-chouriços".....!!!
Meu Genro Cor de Pele ....
7 h
Sim, de facto concordo. E dificil tirar-te um diploma que nunca obtiveste.
jose oliveira
8 h
Mas tirou a quem? Sim porque pelos vistos este era um artista a “tirar”.
Nuno Faria
8 h
Estudou tanto que já nem ele sabe onde é que o tirou.... ;) 
Rui Krull
8 h
SIM FILHO, O DIABO E SUAS HOSTES TE ABENÇOEM NOS INFERNOS E À TUA MALANDRAGEM.
José Marques
9 h
44 está a ser cozinhado em lume brando.
O Ivo Rosa até pode apagar o fogão, mas este escroque está a ter temos difíceis, como merece.

Joao MA
9 h
Um pacovio a querer dar uma de caviar.

Ficará para história de Portugal pelos piores motivos. 

Pedro Sousa
10 h
José Sócrates o melhor representante da classe política, egocentrismo, egoísmo e corrupção...
Carlos PresuncaPedro Sousa
8 h
E o que lá está agora, é melhor?
Mosava IckxCarlos Presunca
2 h
São os discípulos!
José MontargilPedro Sousa
45 m
De facto a tal classe política portuguesa distingue-se por esses três "predicados": egocentrismo, egoísmo e corrupção. 
Há um outro, de que usam e abusam, que é a mentira.
( após escrever algo "aceitável" pelo Obs, e depois fazer editar, lá consegui publicar este comentario.)
O Costa não é melhor que Sócrates, é um oportunista dissimulado.Como número 2 do Sócrates, seria quase impossível não estar a par das maroscas. É um tipo com sede de poder, distanciou-se o Sócrates para não ser associado ao seus esquemas e poder chegar onde chegou.Só vai saber o verdadeiro dano causado por este senhor quando sair do poleiro. Nessa altura, Portugal terá muito com o que se preocupar e será difícil sair do lodo.
Agora Observador, gostaria de saber o que disse de errado para ter o comentário alvo de censura?!


... Ler mais
andre afonso
10 h
Nao gozem com este homem honesto e trabalhador que nunca roubou na sua vida
Agora se me permitem...ahahahahahahahahahahahahhaahhahahahahahahahahahahhahaha
Joaquim Zacarias
11 h
24%,Narciso,Ana Ferreira e afins,não dizem nada sobre os Franceses,que querem prejudicar o vosso ídolo?
citrino removidoJoaquim Zacarias
9 h
Zach, os tais que nomeaste são como tu, só que defendem a baliza adversária, como tu defendes a tua....a demagogia está no vosso adn...
Ricardo Marques
11 h
O tratante a tentar branquear as vigarices.
Vai ficar muito bem nos livros de história.

ProtoTypical
11 h
Fala da honestidade ou da dignidade?
João GuerreiroProtoTypical
11 h
na mouche...
Vitor BatistaProtoTypical
1 h
Fala das duas,mas nunca teve nem uma nem outra. 
a a
12 h
Ohhhh José Você tem até amigos no Observador que apagam os comentarios !
Joaquim Silva a a
11 h
Escreve, bom dia por exemplo, é publicado, depois edita. 
a a
12 h
Ohhhh José.... Eles não sabem como é ter amigos de verdade !

Sem comentários: