quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

“Dívidas ocultas”: Teófilo Nhangumele detido em Maputo


“Dívidas ocultas”: Teófilo Nhangumele detido em Maputo
Foi detido hoje Teófilo Nhangumele, um dos arguidos do caso das dívidas ocultas. A notícia foi avançada em primeira mão pelo jornal Carta de Moçambique e o jornal O País confirmou junto de uma fonte próxima ao processo.
É o primeiro arguido das dívidas ocultas a ser recolhido para as celas pela justiça moçambicana. A prisão preventiva de Teófilo Nhangumele acontece a um dia antes do anúncio da decisão do Tribunal de Kempton sobre o pedido de liberdade provisória de Manuel Chang, detido na África do Sul desde 29 de Dezembro.
Um dos 18 arguidos do processo que investiga as dívidas ocultas desde 2015, Teófilo Nhangumele é dos poucos arguidos que à data dos factos não tinha ligação profissional com o Estado. Ainda assim, Teófilo é descrito como sendo uma peça chave no processo das dívidas ilegais, por ter sido supostamente a pessoa que apresentou o projecto da vigilância costeira ao governo de Armando Guebuza em 2011. O sistema de monitoramento da costa seria desenvolvido pela ProIndicus, uma das três empresas que beneficiaram dos empréstimos ilegais.
Quando em Março de 2017 a Procuradoria-Geral da República pediu a quebra do sigilo bancário de uma empresa e de 19 pessoas suspeitas de envolvimento no caso das dívidas ilegais, o nome de Teófilo Nhangumele era um dos que constava da extensa lista.
Além da detenção, há indicação de que a Procuradoria-geral da República iniciou o confisco de bens de Teófilo Nhangumele.

uzungu Ndini está com Gulumba D. Mutemba.
1 h
António Carlos do Rosário e Maria Isaltina Lucas poderão recolher a qualquer momento.

. Na senda das operações de detenções cosméticas dos camaradas arrolados nos crimes das dívidas ocultas, António Carlos do Rosário ( indivíduo "A" relatório da kroll, PCA da ematum) e a antiga diretora Nacional do Tesouro, Maria Isaltina Lucas, poderão ser os próximos a serem detidos. As detençoes dessas figuras devem acontecer com brevidade dadas as suas directas participações no calote. Lembrar que maior número dos indivíduos que consta na lista dos arguidos por deter, não deve sequer experimentar sair de Moçambique porque lá fora há mandados de buscas emitidos pelos americanos contra eles, sendo que qualquer coisa: mão pesada dos americanos está bem projetada para os acolher, tal forma que aconteceu em dezembro último com o marido da dona Maria Íris (Manuel Chang). Enquanto o teatro todo acontece, Armando Guebuza, o tubarão graúdo do crime, continuará ao fresco a assistir de câmara lenta.
Comentários
Escreve um comentário...
Yaqub Sibindy partilhou uma publicação na cronologia de Muzungu Ndini.
2 h
Yaqub Sibindy
Mas quem é esse desconhecido Teófilo Nhangumele? Um simples pára choque, fabricado para proteger o motor das dívidas criminosas!
Comentários
Última hora!. Última hora!
( Por : Muzungu Ndini )
. Detido camarada Teófilo Nhangumele das dívidas ocultas.
.
. A operação das detenções dos criminosos das dívidas ocultas, para o inglês ver e o americano aplaudir, já começou em Moçambique. Acaba de ser detido em Maputo o camarada Teófilo Nhangumele, um dos implicados no recebimento criminoso dos fundos das dívidas ocultas.
O camarada recebeu valores também da Prinvinvest e mantém contas bancárias chorudas no estrangeiro e aquando da descoberta do calote, ele demonstrava sinais de abastança, exibindo vida de magnatas, motos de alta cilindrada e outros bens valiosos nas redes sociais.
Espera-se ainda que a partir da tarde de hoje, mais detenções aconteçam. Essas detenções que hoje iniciam, fazem parte do rol dos argumentos patéticos e maquiavélicos da mana Bia para convencer a justiça sul-africana a aceitar trazer Chang a Moçambique.
Lembrar que o ora detido camarada, também faz parte dos que terão direto a celas climatizadas e dotadas de Ar-condicionado.
Comentários
Escreve um comentário...
Última hora!. Última hora!.
. Detido camarada Teófilo Nhangumele das dívidas ocultas.
.
. A operação das detenções dos criminosos das dívidas ocultas, para o inglês ver e o americano aplaudir, já começou em Moçambique. Acaba de ser detido em Maputo o camarada Teófilo Nhangumele, um dos implicados no recebimento criminoso dos fundos das dívidas ocultas. O camarada recebeu valores também da Prinvinvest e mantém contas bancárias chorudas no estrangeiro e aquando da descoberta do calote, ele demonstrava sinais de abastança, exibindo vida de magnatas, motos de alta cilindrada e outros bens valiosos nas redes sociais. Espera-se ainda que a partir da tarde de hoje, mais detenções aconteçam. Essas detenções que hoje iniciam, fazem parte do rol dos argumentos patéticos e maquiavélicos da mana Bia para convencer a justiça sul-africana a aceitar trazer Chang a Moçambique. Lembrar que o ora detido camarada, também faz parte dos que terão direto a celas climatizadas e dotadas de Ar-condicionado.
Comentários

Sem comentários: