quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Tribunal diz que empresário acusado de ataques em Cabo Delgado está em liberdade, mas esposa desmente


Tribunal diz que empresário acusado de ataques em Cabo Delgado está em liberdade, mas esposa desmente
Duas versões, mesmo caso: detenção do empresário sul-africano acusado de financiar ataques em Cabo Delgado. Segundo o Tribunal Judicial provincial, o empresário está em liberdade mediante pagamento de caução e aguarda julgamento. “Quando foi detido, houve, de facto, solicitação pelo juiz do local da prisão. Ouviu (o acusado) e mais tarde foi fixada a caução e tendo sido paga emitiu-se o mandado de soltura deste cidadão. Neste momento ele está em liberdade”, garantiu Zacarias Napatima, porta-voz do Tribunal Judicial de Cabo Delgado.
Entretanto, a esposa do empresário, Francis Hanekom, desmente que André Hanekom esteja em liberdade.
Conta que pagou caução a 9 de Outubro, dia em que Hanekom foi ouvido pelo tribunal, mas porque o pagamento foi feito ao fim do dia, a juíza teria dito que o empresário seria solto no dia seguinte. Já no dia 10 de Outubro, a esposa voltou ao tribunal, onde lhe entregaram documentos para levar à cadeia em Mocímboa da Praia para a soltura do marido, mas tal não aconteceu.
“Fui à Mocímboa da Praia entregar a documentação. Eles disseram-me que o comandante precisava estar presente para assinar os documentos. Eu disse está bem. Fiquei do lado de fora da cadeia. Não tinha pressa porque vão buscar o meu marido para voltar para casa. Aquele director do SERNIC de Mocímboa da Praia entrou lá (no quintal da cadeia) com o carro do SERNIC e depois de um tempo ele saiu. Eu vi André dentro do carro. Aquele guarda que estava no interior do carro estava a esconder André para eu não vê-lo”, conta.
Segundo a esposa, André Hanekom teria sido depois levado à base militar, em Mueda, onde ela já não podia mais ter acesso. Conta que só voltou a vê-lo, pela última vez, a 6 de Novembro, quando a Polícia o levou a sua casa para recolher algumas provas do seu envolvimento nos ataques em Cabo Delgado.

Sem comentários: