terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Simplesmente cruzamos os braços e esperamos por tais alternativas?


Fatima Mimbire
 partilhou uma publicação.
8 h
Quero responder a esta pergunta com uma reflexão: não temos alternativas? porque não as temos? E se não temos o que fazemos? Simplesmente cruzamos os braços e esperamos por tais alternativas? Estamos a espera que tais alternativas venham de onde? Da Frelimo? Quem seriam tais alternativas? Da Renamo? Qual? A mesma que esfrega as mãos quando o assunto são regalias? O MDM? Que se junta aos bandidos para aprovar beneficios e tal como a Renamo reproduzem as logicas dos burgueses da Frelimo? Aqueles sanguessugas extra-parlamentares?
Com isto quero dizer que os partidos políticos tem um modelo de governação esgotado. Não servem mais os interesses da sociedade, mas das quadrilhas em que se transformaram. Precisa-se de uma nova ordem. E ela ha-de vir da depuração da sociedade.
Cada um de nós pode ser uma alternativa. Temos é de parar de pensar que os outros hão-de vir fazer-se a alternativa que queremos. Ghandi ja dizia: seja a mudança que queres ver no mundo.
Os que criaram a Frelimo e foram ao mato se fizeram alternativa ao colonialismo que os oprimia. Foram a luta (vamos manter constante as teorias que existem sobre a luta armada) e abriram mão das suas vidas-reconheça-se esse mérito.
Portanto, se não temos alternativa é porque somos uns nabos e nabos imprestáveis, porque depois de 40 anos só temos gente sem ética nos governando e nunca conseguimos impor o respeito pela lei, excepto no consulado do Machel- com abusos, não haja dúvidas. Lembrando que eles são nosso pais, irmãos, tios, avós, padrinhos, etc...
Quem não é nabo e não se identifica com a falta de ética se há-de levantar e agir, ser essa alternativa que o país precisa para seguir o seu caminho para o progresso. Isso exige compromisso, patriotismo e integridade.
Obrigadão
Xavier Uamba
Minha querida e respeitada mana Fatima Mimbire, eu até posso concordar contígo em parte sobre o afastamento da Frelimo no poder, mas a questão que coloco é: Acha que temos alternativa?
Eu pessoalmente, não consigo ver a alternativa. Embora a Renamo podia ser mas me parece que também ainda não esta preparada.
Comentários
  • Clara Vilanculos Boaaa Fátima . 😗
  • Tomas Machava Excellent, Quando é tempo de aprovar regalias pra eles proprios ha muita unanimidade, um autentico espiritito de irmanidade.
    1
  • Raúl Nhagumbe Certíssimo.
  • John Lewis Uazoe Nao existe nenhuma organização insubstituível, isso é falacioso. O que importa nesse momento é o respeito pela soberania e a constituição isso qualquer partido pode fazer, as instituições já estão criadas não vejo dificuldade alguma para qualquer pessoa com a inteligência no lugar!
    2
  • Zafyl Wakhenda A frelimo ta fora de questão, prefiro o diabo ,a renamo,o pasomo, pimo ,o parena, pdd, etc..
    etc...doque esses assassinos da extinta frelimo.
    4
  • Rudolfo Cossa Não só temos alternativas, assim como opções, se fossemos um povo com as coisas no lugar, temos soluções à vista nós que temos tamanha cobardia em acede las, ou tomar decisões que a meu ver urge reagir porque o nosso país já está contaminado.
    4
  • Joze Macovane Burroce???
  • Nanthula Nanthula Hs O certo é isso, procurar humanizar e profissionalizar os partidos k estao esgotados porque o cidadao se alheia as suas actividades enknto governantes. Se o trump ou victor urban nao fazem o que querem, é pork tem um olho sobre si do cidadao. É isto k é preciso construir e o sistema permitir k tal aconteça.
    2
  • Wa Ka Mabjaia Respeito pela lei no consulado de Machel? Hmmm, deixa-me reler a história.
  • Carlos Armando Macitela Defacto precisamos sim,duma alternativa.todos nos juntos e unidos podemos sim lutar pela uma alternativa melhor.
    6
  • Jaciara Gama Perfeito...
  • António Mondlane Ha muito falatório mas daí à prática, NADA.
    1
  • Linette Olofsson 1. (MDM junta- se aos bandidos para aprovar benefícios? ) Ou a bancada em nome do Partido? Se fosse possível, alguém trazer ao debate a minha opinião pessoal aqui expressa nas redes sociais muito antes da aprovação da lei, seria bom ( eu não encontro )... o Presidente Daviz Simango veio pedir desculpas ao povo Moçambicano, esqueceram_se? Recordo-me na altura que, Adelino Timoteo aqui, nesta plataforma de acção, chamou -me atenção sobre esta mesma posição que ia de encontro com os desejos da Bancada Parlamentar Mdm. 2. os que criaram a Renamo também foram ao mato e trouxeram a democracia que culminou com a assinatura do Acordo Geral de Paz. Lutou-se e morreu-se neste País durante a guerra civil contra a ditadura, autoritarismo, Marxismo Leninismo mal aplicado da forma tão severa do Stalin que, também nos oprimia. Antes, nem tu, nem eu, nem ninguém tinha a liberdade e o direito de expressão, ( somando as outras liberdades )que temos hoje; o de nos expressar livremente como o fizemos hoje, aqui e agora, pese em conta o empurrãozinho da Queda do muro de Berlim. A Paz, as mudanças a frelimo stalinista não nos ofereceu de bandeja! Alternativa, somos sim todos nós! Bem mencionado por Gandhi .
    • Fatima Mimbire Linette Olofsson posso trazer mais exemplos de que o MDM nao é alternativa. tomamos um chá e falamos longamente. pode ser útil para o próprio MDM.

      note: este país nunca teve sede de alternativas credíveis e comprometidas como tdn hoje.
      1
  • Moises Mondlane Xavier Uamba, que entendo quando dizes que não temos alternativa, não se faz, o sistema te treinou e te educou assim. 

    Pra ser presidente de uma nação, não precisa saber tudo sobre economia, tem que estar rodeiado de pessoas que sabem.
    2
  • Rui De Vasconcelos Caetano Primeiro é alternancia e devoid alternative. A Frelimo tem que sentir o sabor da oposição para Voltar como alternativa e só dessa forma saberá que com o povo não de brinca e a um povo não de pode ofender.
    1
  • Celso Pacul A quem podemos confiar? Em algum momento teremos que confiar é inevitável qual será o método ou alteranativa?
  • Fatima Mimbire o povo ou cidadãos nao sao alternativa só por via de se candidatar, mas sobretudo de fazer demandas. o que é que enquanto cidadaos alguma vez fomos exigir ao poder público para mudar o curso das coisas? nada! ficamos ai nos murmúrios. viram na França? no Brasil? no Togo? na Africa do sul (greve dos estudante ficou coisa grande porque queriam zero propinas).

    temos é que mudar para termos mudança. o artigo 73 da Constituição da República orienta-no e bem.
    4
    • Leo Paul Paulo Estamos a nos comportar feito simples habitantes não nos identificámos como cidadãos, já é d mais a q sair a rua já basta.
    • Justino Maposse Concordo, mas não esqueça que o povo Moçambicano é muito trassueiro 
      Acho que a separação do poder legislawtivo, político e judicial
    Escreve uma resposta...

  • Rui De Vasconcelos Caetano Precisamos de imprimir a educação popular para o povo sair a rua e exigir sem medo!
  • Pedro Nhassengo Essa de a Renamo não estar preparada já não cola. Lembro me do meu instrutor que sempre dizia que enquanto estivesse ao lado dele, nunca me sentiria condutor porque dependia dele.
    1
  • Moulinho Lehuany Deve separar FRELIMO de governo. Na FRELIMO há muita gente boa e é a maioria. Começem a individualizar os actos.

Sem comentários: