terça-feira, 22 de janeiro de 2019

o risco da “renamização” da FRELIMO

Os Interinos de cá e os Interinos de lá
Em tempos, Alexandre Chivale (que fora muito apupado, criticado e querido linchar) alertou para o risco da “renamização” da FRELIMO. O alerta surgiu por conta de alguma “semelhança” na forma como são tomadas decisões/posições.
Um dos elementos que tem feito disparar esse alerta é a ideia que parece vincar, a cada ano, de inutilidade dos comandos normativos do partido, os estatutos e as directivas.
Num primeiro instante, fez-se vista grossa para o cumprimento de uma directiva que apenas serviu para “abater” os Macuacuas, Damiões, Moreiras, Cossas... desta vida, inútil para “penalizar” os seus sucessores em igualdade de circunstâncias...
A ideia de não observância dos comandos normativos “percorreu” os órgãos de escalão “inferior” e norteou, por exemplo, a exclusão de Samora Machel Júnior.
E se calhar para não contrariar, a FRELIMO viva hoje um especial regime da interinidade “sem previsão” estatutária.
Este regime vigora depois de o Primeiro-Secretário de Nampula ter posto o lugar à disposição, sem o que “cientista” lhe seguisse; de os militantes da capital terem deposto o seu secretariado; e de o partido ter puxado dos galões para "arrumar" a casa no Niassa.
O inédito é que a cidade de Maputo avançara com os seus proponentes candidatos, porém, contra tudo e todos, o partido travou os processos eleitorais que se impõem e optou por Primeiros-secretários interinos, mais tarde acompanhados por secretários de áreas, igualmente interinos...
Esta nova realidade faz nos olhar para o lado e ver algumas semelhanças com o partido da oposição, que ficou bastante tempo numa situação de interinidade... realidade esta que contraria os princípios de dianteira e normativismo que conformam o ser e o estar da FRELIMO.
E o perigo disto é a possibilidade de surgir alguma corrente de pensamento que espevite que quando a comissão política se reúne tenha no seu primeiro ponto de agenda de trabalhos “como violar os estatutos e as directivas”...
Enfim, acredito, ainda, que a verdade das normas seja reposta...
p.s. não pretendo atrapalhar como se tem dito naqueles corredores semanais, mas alertar para a reposição da verdade das normas.
p.s.2 um camarada deve estar na dianteira para alertar ao partido de algum desvio e nunca aceitar o desvio para benefício próprio... esse não é camarada...
Comentários

Sem comentários: