quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

COMO ACORDOU O DISTRITO DE PALMA?

COMO ACORDOU O DISTRITO DE PALMA?
11 de Janeiro de 2019 - 08h30
Ninguém dormiu na vila sede de Palma, pelo facto de ontem (10-01), ter sido surpreendida no arrozal de Nailwa, um casal. Na verdade, no principio soava e publicamos ter sido capturado o esposo e afugentada a esposa. E militares foram movimentados urgentemente, para aquele local, que dista menos de 5 quilómetros da residência do administrador do distrito e exactamente no mesmo local, encontraram restos mortais do esposo, despedaçado em cinco partes e de forma instantânea, com ajuda de militares, o corpo foi recolhido, embrulhado e levado a um funeral instantâneo.
A notícia foi rapidamente se espalhando na vila sede de Palma e afectou outros povoados vizinhos da vila sede e com o destaque para os de Kiwia, Maconco, Bagala, Mbwizi, principalmente, andaram / pernoitaram a viajar para a vila sede de Palma, a procura de abrigo. Recordar que estas não são as primeiras deserções, talvez ultimas ja que as primeiras, foram de famílias que se encontram também em Palma sede, cidade de Pemba, distritos razoavelmente pacíficos da mesma província ou vizinha republica da Tanzânia, não se chegando ate aqui a se contabilizar, por parte de autoridades locais.
O Pinnacle News constatou que nem toda a gente tem familiares / amigos para os acolher e dormiram ao relento ou em árvores frondosas da vila sede. Alguns, trouxeram nas suas cabeças, alguma roupa e produtos alimentares considerados por eles como sendo de primeira necessidade. E as suas vindas à pé, deve-se pela rejeição de qualquer transportador, ir a estes povoados considerados como sendo iminentes. Para trás, cada uma destas famílias deixa seus campos agrícolas, residências precárias, gado, co-habitat, sobretudo, respeitando assim, vários apelos emitidos por insurgentes, sempre que atacam aldeias, que se resumem em LIVRE DESERÇÃO DAS TERRAS ESCOLHIDAS POR INSURGENTES.
Por seu turno, Valige Taipo, o novo administrador de Palma diz que é natural de Macomia - Pangane e bem conhece estes desafios daquela região e não são os únicos e garantiu que a sua vinda à Palma é para colocar aquele distrito, na Paz. - Estes pronunciamentos foram dados no acto de tomada de posse, acto que aconteceu neste ano.
Gosto

Sem comentários: