domingo, 13 de janeiro de 2019

Argumento em defesa de Armando Guebuza

Argumento em defesa de Armando Guebuza

Em Dezembro de 2010 eu fui ao Gabinete de Armando Guebuza para lhe dizer que ele estava a dirigir o país com base em mentiras. Sim isso mesmo! E lhe disse, numa conversa a sós que durou aproximadamente uma hora, a mais longa que alguma vez tive com um Chefe de Estado. De alguma forma ele reconheceu ser verdade o que eu lhe disse, mas quando saí daquele antigo Gabinete do Presidente da República, que agora virou um museu, notei que o meu interlocutor achara a minha atitude um grande atrevimento. Mas ele disse mais tarde ter gostado da conversa que juntos travamos naquele dia. Tanto foi assim que daí passamos a trocar mensagens com alguma regularidade.
Ocorreu, porém, que depois dessa conversa Armando Guebuza fez nada para mudar o rumo errante que a sua administração estava a tomar. Ele fechou-se à crítica, da qual tanto desprezo mostrava, sobretudo se não começasse por elogiar as coisas que ele reconhecia fazer bem. Foi assim que dois anos mais tarde ele começou aenvolve-se no escândalo das "dívidas ocultas" e ilegais, que eu inicialmente defendi por acreditar que ele (Armando Guebuza) tinha interesse genuíno em fortalecer a soberania da República de Moçambique, o nosso país comum, sobre a sua zona económica exclusiva no Oceano Índico.
Eu sei, sim, que Armando Guebuza não orquestrou a fraude. Ele foi enganado. Mas quem mais lhe enganou foi a sua forte convicção de que estava a fazer tudo bem. Quem mais lhe enganou foi o seu desprezo pela crítica dura e directa. Quem mais lhe enganou foi o seu próprio carácter. Enfim, ele se enganou a si mesmo, e, por via disso, enganou ao povo moçambicano a quem jurara servir fielmente. Esta é única culpa de Armando Guebuza, nomeadamente enganar-se a si mesmo. Aliás, Joaquim Chissano também se enganou a si mesmo e muitas mais vezes que Armando Guebuza...!
Agora só espero que o Presidente Filipe Nyusi não vá pelo mau exemplo do seu antecessor, tampouco do exemplo do antecessor deste. O legado que ambos deixaram ao Filipe Nyusi é um Estado ladrão do povo; um Estudo que se serve do povo, em vez de servir a este povo. Um Estado em que as empregados fingem que trabalham e os patrões fingem que pagam. Enfim, um Estado de lamúrias e lamentações, razão pela qual o progresso é lento ou quase nulo.
Eu disse.
Palavra de Honra!
Comentários
  • Lyndo A. Mondlane Ir ao banco, comprar enxadas para arrumar na garagem e depois pagar ao banco com interesses, è mau negocio.. independentemente das razoes
    Nao falta estudar administraçao de empresas para entender isto..
    Deverias ter visto desde o inicio... prof.
    1
  • Salvador Agostinho Mulumbua Muita coragem Julião João Cumbane. São poucos que aceitam bons conselhos os maus são fáceis de serem seguidos.
    3
  • Rogério Supinho Meus respeitos.
  • Carlindo Reginaldo Uaque São poucas pessoas com ideias próprias aqui no país e tenho que reconhecer que JJC é uma dessas pessoas, hoje acreditava que ninguém colocaria a mão no fogo por AEG uma vez que a sua imagem é relacionada com a desgraça do povo e mesmo assim JJC defende e critica sempre que julgar necessário. Muitos de nós devido a várias influências só vemos o lado mau de AEG.
    4
  • Joana Tchucana Parabéns pela coragem que teve .
    1
  • Amelia Geraldo Nyusi ja esta no mesmo caminho antes de ser PR
    3
  • Julio Sitoe Meus parabéns JJC 
    É bom olhar e enxergar
  • Dinis Tivane Veja só às palavras que JJC "(...) eu sei que Armando Guebuza não orquestrou a fraude (...) Foi enganado (...) Quem mais o enganou foi o desprezo pela crítica dura. (... ) Quem mais o enganou foi o seu próprio carácter (...)". Bem, pela forma como estás a tentar inventar um algoritmo que CULPA e a seguir NÃO CULPA tanto ao AEG como aos demais, um dia serás um caso de Estudo em Mecânica Cerebral... Louvo o esforço...
    3
Ao Filipe Nyusi resta mostrar que pode liderar uma revolução interna para realinhar a FRELIMO com o seu ideal original.
Comentários
  • Victor Nihia Penso que a probabilidade de isso acontecer é de 0,0002%!!
    4
  • Elias Daniel Mutemba É eu acredito que ele é capaz e vai liderar esse processo, não sendo fácil , não é impossível
    2
  • Elson Guila Eu não acredito que isso seja possível, embora seja o meu desejo como cidadão. Imaginem uma puta tentando ofender uma prostituta ou vice versa. O PR, dependendo do seu envolvimento, pode não ter legitimidade para satisfazer o meu desejo. Espero apenas que ele me surpreenda pela positiva.
    4
  • Yaqub Sibindy Filipe Nyusi, sempre ele evitou isso.... prefere carregar à "CRUZ DO JESUS QUE NÃO MATOU" para agradar a nomenklatura, o tapete vermelho do Partido que lhe deu chance para ascender ao Cargo de Presidente da República, no lugar de avançar com às suas promessas de inauguração de um novo ciclo do Poder, formando um executivo moderno de governação inclusiva e valorização das boas ideias sem cores partidárias à fim de agradar aos seus eleitores!

    Esses, são dois pilares para uma transição com sucesso, nomeadamente: Governação Inclusiva e valorização das boas ideias sem cores Partidárias, servindo de filtros limpos e genuínos para a perfuração da Frelimo e de toda sugeira da corrupção que afecta o nosso Estado!
    4
  • Dickson Cleyton Socretes Assim pelo que acabei de ler a PIMO já era kkk... Esses gajos da FRELIMO são terríveis sabem domar as ferras assom está chupar doce, vinha bem mais eish perdeu-se!
  • Aristoteles Chissano Isso so pode acontecer se ele nao tiver comido o fruto da corupçao no jardim do Chang
    1
  • Armando Arao Muchanga Professor Doutor JJCumbana, é uma boa proposta que está dando ao camarada FJNyusi, mas não acredito que tenha capacidades para tal, atenção ao ditado que diz” se não é capaz de liderar a sua família, não pode liderar um país” isso é verdade. 
    1. O cama
    rada não é imaculado nas dívidas ilegais;
    2. Tem filhos que ao que tudo indica têm uma fonte estranha na qual buscam o dinheiro que tanto exibem;
    3. Tem medo da ala militar que até então é liderada pelo camarada AEG;
    4. Nomeou pessoas para funções de elevada responsabilidade por afinidades diversas” e nós sabemos”;
    5. etc, etc.
    Julga Dr. Cumbane que ele irá iniciar de onde???
  • Arlindo Francisco João Vicente Só se fosse Samora Moisés Machel ia fazer isso.

Sem comentários: