quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

a Renamo pode capitalizar a derrocada do Nyussi

Emília Moiane e Filipe Nyusi
Emília Moiane está cada vez a superar as minhas expectativas, não só como cidadão, mas como jornalista. Então há um texto sem autor a circular nas redes sociais com o título "Frelimo dividida ameaça a continuidade de Filipe Nyusi". O Gabinfo (que não é tido nem chamado no assunto) pensou que o texto fosse da Lusa. Telefonaram para a Lusa a perguntar de quem era o texto. A Lusa disse que não era da sua autoria. Então sugeriram a Lusa a emitir um comunicado a se distanciar do texto porque alegadamente estava a criar agitação nas pessoas. Então a Lusa que já teve problemas com as "valas comuns", decidiu acatar a orientação e publicou um comunicado a dizer que o texto não é da sua autoria. É pela primeira vez que isso acontece na Lusa, desmentir uma notícia que não publicou. Mas depois o Gabinfo pegou no comunicado que sugeriu a Lusa e fez o seu próprio comunicado, onde "apela a todos os órgãos de comunicação social e aos jornalistas a pautarem pela ética e deontologia profissional e a denunciarem todas as formas que manchem a profissão". Depois pegaram no texto do desmentido e telefonaram para o Notícias a obrigar o Director a colocar na primeira página de hoje.
Na verdade é a Emília a apelar aos jornalistas a não publicarem textos que manchem o Nyusi. As nossas instituições bateram o fundo do poço. Parabéns Emília Moiane. Consegues ser um embaraço não só para a comunicação social, mas para o próprio Nyusi que pretendes proteger. Acho que o próprio PR ao ter lido a notícia hoje no jornal, ficou na dúvida se o texto é da autoria do Notícias, do Gabinfo ou da Lusa. Ou uma "joint venture". Um verdadeiro embaraço.
Comentários
  • Juma Aiuba "Desmentir uma notícia que não publicou", eis aqui o assunto. Desmentir uma mentira que não disse. Desmentir uma mentira alheia. 👏
    7
  • Gilberto Correia É o desespero total.
    4
  • Aziza Throne 'E muita confusao para minha cabe'ca !!!!
  • Matias De Jesus Júnior Aziza Throne, é uma Parceria Público Privada para salvar a imagem de FJN!
    1
  • Da Cruz E porquê cargas de água a Lusa decidiu seguir orientação da camarada Chefe Emília!? Tsc...
    • Matias De Jesus Júnior É que o Gabinfo agora tem novas regras que a qualquer altura pode impedir os correspondentes internacionais e não renovar a licença ...bastar Emília acordar indisposta! E a Lusa que já teve stress com valas comuns não quis entrar em fight com a "dona disto tudo".
      2
    • Nguila Nyangulane Onde chegamos!
    • Da Cruz Que mandassem passar ela pah... Os órgãos como Gabinfo na verdade precisam e bem de órgãos de informação internacional aqui no solo pátrio... Pra pelo menos fingirem que há conforto e liberdade de estarem por aqui. Agora que cederam a essa ameaça não lhes confio!
      1
    • Aziza Throne Matias De Jesus Júnior agora percebo melhor .... o cuidado a ter com a Dona disto tudo
    Escreve uma resposta...

  • Dobie Ralph Matias, não vi o texto que originou a reacção do GAbINFO, mas fico com dúvidas, como é possível alguém desmentir uma noticia que nem sequer é sua? Se não a LUSA que escreveu, mas alguém assinou em nome dela, acho que a LUSA devia usar as mesmas plataformas que publicou a notícia original.
    Quanto ao GAbINFO, penso, que desempenhou e muito bem o seu papel. Refiro-me a amplificação do desmentido da LUSA no Notícias.
    O que não comento é se a LUSA fez o tal desmentido coagida por Emilia Moiane
    1
    Escreve uma resposta...

  • Matias De Jesus Júnior Dobie Ralph, agora fiquei altamente confuso. Qual é o papel do Gabinfo? não estás a confundir o papel do Gabinfo com o do CSCS??
    1
  • Samuel Simango A Lusa tem o comportamento do governo português na sua relação com os PALOPs. Uma subserviência inimaginável com regimes autoritários.
    2
  • Arnaldo Mendes Na marcha de ontem dos madgermane's, os policiais "pediram" para não levar a bandeira americana e dísticos que façam alusão a América, para não criar "agitação"
    2
    • Arnaldo Mendes Tú nos conhece bem, não viste a música nova do General Muzka? São as nossas mensagens, ele acabou compondo aquela música na mesma quarta feira que escutou as mensagens
      3
    Escreve uma resposta...

  • Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Assim vamos nós nesta Fomelândia....
  • Domus Oikos Desespero.
  • Abdul Karim Matias De Jesus Júnior, se PGR atirou o Nyussi no alto mar em 2017 com a carta que enviou a Suecia, fica impossivel salvar a imagem do Nyussi, nao ‘e uma questao de escolha, ‘e que a tendencia de voto hoje, na minha opiniao nao ‘e pro partido no poder, e a manter o Nyussi, poderemos ter a primeira derrota de tal forma retumbante que nem a CNE vai poder ajudar 😊
  • Fernando Augusto Januario Eu que nem sou Jornalista, mas que acompanho como os Órgãos de Comunicação Social, trabalham em Portugal, até sei que são uma grande merda quando o assunto afecta o Governo, porque é que a Lusa seria diferente em Moçambique. Se nosso Governo/Justiça funciona como o Português não sei porque estão admirados.
  • Abdul Karim O outro aspecto ‘e que o “pai da democracia”, que dava sempre um jeitinho na hora H, tambem ja nao esta, e a Renamo pode capitalizar a derrocada do Nyussi 😊

Sem comentários: