O piloto foi detido com 1.89 gramas de álcool por litro sangue, quase dez vezes o limite legal de álcool permitido para um piloto, que está estabelecido nos 0.2.
Um piloto japonês foi detido alcoolizado no aeroporto de Heathrow, em Londres. Katsutoshi Jitsukawa, 42 anos, trabalha para a companhia de aviação Japan Airlines e foi apanhado com 1.89 gramas de álcool por litro de sangue — mais de nove vezes o limite legal de álcool permitido para um piloto, que está estabelecido nos 0.2. O piloto foi detido no passado dia 28 de outubro.
Segundo a BBC, a emissora pública de rádio japonesa NHK relatou que a polícia foi informada da situação quando o condutor de um autocarro sentiu o cheiro a álcool do piloto, tendo este falhado no teste de álcool, feito minutos antes da partida para Tóquio. Jitsukawa foi a tribunal na quinta-feira e vai permanecer sob custódia até conhecer a sentença final no dia 29 de novembro.
A Japan Airlines apresentou um pedido de desculpas e prometeu “implementar ações imediatas para prevenir ocorrências futuras”, sublinhando que a segurança dos passageiros é a prioridade máxima da companhia. O Boeing 777, avião que iria pilotar, levantou voo com 69 minutos de atraso.