quinta-feira, 15 de novembro de 2018

MAS QUEM É HERMENEGILDO GAMITO, PRESIDENTE DO CONSELHO CONSTITUCIONAL? Veja abaixo: Curriculum de Hermenegildo Gamito com nódoa


MAS QUEM É HERMENEGILDO GAMITO, PRESIDENTE DO CONSELHO CONSTITUCIONAL? Veja abaixo:
Curriculum de Hermenegildo Gamito com nódoa
Presidente do Conselho Constitucional escolhido por Armando Guebuza passou pelo tenebroso Tribunal Militar Revolucionário, responsável por muitos fuzilamentos sem que os réus tivessem direito a defesa.
B. Nhamirre e M. Guente
Em termos de formação académica, o curriculum do recémnomeado juiz presidente do Conselho Constitucional não é coisa que impressione. É licenciado em Direito, com média de 11 valores, “qualificação de suficiente”, pela Universidade de Lisboa, em 1975.
Mas é na experiência profissional que Gamito acumula longo curriculum.
A sua passagem pelo tristemente famoso Tribunal Militar Revolucionário, responsável por muitos fuzilamentos, dá um toque tenebroso, até aqui esquecido, ao seu passado.
Consta que Hermenegildo Gamito, quando entre 1978 e 1981 desempenhou as funções de Juiz Desembargador no Tribunal Supremo de Recurso em Maputo, simultaneamente “colaborava com o Tribunal Militar Revolucionário (TMR)” de uma forma voluntária.
Hermenegildo Gamito, segundo nos disse uma fonte que exerce alto cargo no Estado, “aderiu de forma voluntária ao TMR para mostrar a sua veia comunista”.
Este Tribunal (TMR) depois dos ditos “reaccionários”, tais como o reverendo Urias Simango e sua esposa; Dra. Joana Simeão; padre Mateus Ngwengere; Dr. João Unhai, entre outras figuras, terem sido sumariamente executadas por discordarem da ideologia política marxista-leninista da Frelimo, legitimou, embora ausentes os réus, o fuzilamento ordenado pelo SNASP, a famigerada organização policial secreta que veio a ser substituída pelo actual SISE.
Os ditos “reaccionários” não foram os únicos a serem fuzilados por ordem do TMR que não permitia aos réus qualquer defesa.
Luís Mondlane, que Hermenegildo Gamito vai render, foi também juiz do Tribunal Militar Revolucionário.
É portanto o segundo cidadão que o PR Armando Guebuza escolhe para tão altas funções cujo passado regista a legitimação de ofensas corporais graves que levaram cidadãos à morte sem julgamento a que tenham tido direito a defesa.
O antecessor de Hermenegildo Gamito na presidência do Conselho Constitucional, Dr. Luís Mondlane, deixou o cargo de forma bastante indigna por se ter envolvido em actos de corrupção ainda não esclarecidos e que até poderão nunca vir a sê-lo porque a PGR ainda não veio a público desmentir que tenha mandado arquivar o processo como foi noticiado por vários órgãos de comunicação social moçambicanos.
As denúncias contra Mondlane partiram dos seus próprios pares no Conselho Constitucional (CC).
O primeiro presidente do CC foi o Dr. Rui Baltazar, que deixou o órgão quando este estava no auge da sua boa fama que granjeou desde que foi criado.
Gamito não revelou a sua passagem pelo TMR no seu curriculum apresentado na Assembleia da República, mas uma fonte do Estado confidenciou o facto ao Canal de Moçambique.
Dirigente de empresas falidas
Hermenegildo Gamito fez questão de mencionar no seu currículo as empresas pelas quais passou como dirigente máximo.
Muitas delas faliram. Algumas delas são as seguintes:
• Entre 1975 e 1990 foi Presidente do Conselho da Administração da Maquinag, SARL. Esta empresa faliu.
• De 1978 a 1981 foi Administrador do Banco Popular de Desenvolvimento (BPD). Este banco também faliu com créditos mal parados concedidos a figuras da nomeklatura do partido Frelimo. Nunca mais foram reembolsados ao Estado. Alguns processos com vista à recuperação deste crédito estão encalhados nos Tribunais.
• De 1987 a 1994 passou a PCA do mesmo Banco e simultaneamente Governador do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola.
• Ainda na senda de direcção às empresas do Estado, Hermenegildo Gamito foi PCA da Açucareira de Xinavane, SARL, entre 1992 e 2003, também com um desempenho desastroso.
Fora a passagem pelas empresas públicas, o recém-nomeado Presidente do Conselho Constitucional é empresário de renome depois da sua passagem por empresas estatais ou intervencionadas.
Esteve na direcção de muitas empresas privadas, entre bancos, operadoras de telefonias móveis e companhias de seguro.
Apadrinhamento de inconstitucionalidades
Na legislatura anterior à que decorre, o jurista Hermenegildo Gamito foi deputado pela Bancada da Frelimo na Assembleia da República.
É irmão de um outro deputado no activo, Alfredo Gamito. Hermenegildo e os seus pares “apadrinharam” as inconstitucionalidades cometidas pelo chefe de Estado e denunciadas pela Renamo. Coube ao Conselho Constitucional ainda dirigido por Dr. Rui Baltazar, primeiro juiz presidente do órgão nomeado por Joaquim Chissano, interceder contra as inconstitucionalidades deixadas passar pelo
Parlamento. Guebuza tremeu na altura, por ver no facto do CC ter reconhecido as inconstitucionalidades um atestado de incompetência ao seu Governo e correligionários na Assembleia da República, o que nunca sucedera no tempo de Joaquim Chissano.
Agora o ex-deputado que não viu muitas das inconstitucionalidades enquanto esteve no Parlamento, vai dirigir o Conselho Constitucional.
Se bem que os juízes conselheiros têm um papel fundamental no Conselho Constitucional como foi comprovado no recente escândalo de Luís Mondlane, está-se perante um caso suis generis em que uma pessoa que no Parlamento não foi capaz de encontrar nos procedimentos da sua bancada inconstitucionalidades, agora vai presidir ao órgão que tem por função encontrá-las e impedir que sejam consumadas.
CANAL DE Moçambique – 11.05.2011
Mais acrescentamos:
Empresas em que Hermenegildo Gamito tem interesses:
Aquarium Tours, Limitada, C.C.G.S-Consultoria, Comunicação e Gestão de Serviços de Saúde, Limitada, Cotacâmbio Moçambique - Casa de Câmbios, Limitada, EMOTEL - Empresa Moçambicana de Telecomunicações, Gestur, Limitada - Gestão e Turismo Moçambique, Gestur, Limitada - Gestão e Turismo Moçambique, Limitada, H. Gamito, Couto, Gonçalves Pereira, Castelo Branco e Associados, Limitada, Kuloloko, Limitada, MAPUTO PRIVATE HOSPITAL, SARL, MOCIT - Moçambique Citrinos, Limitada, Morminas, Limitada, Moçambique Construtora,Limitada, PILAR-COOP - Sociedade Cooperativa de Construção, S.A.R.L., Progest, Limitada, Projectos e Instalações de Moçambique, Limitada, SICO - Editores, Limitada, SOMES - Sociedade Moçambicana de Escavações, SA, VM, S.A.R.L., Vodacom Moçambique,
Comentários
Coronel Maguddango Maguddango É farinha do mesmo saco frelimo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
Calisto José Chicuare CRIMES ECONÓMICOS NA ERA DE CHISSANO
Durante o regime de Chissano cometeram-se os mais hediondos crimes económicos em Moçambique pós independência. Logo depois de eliminarem Samora Moisés Machel os capitalistas moçambicanos emergentes, encabeçados por 
JOAQUIM ALBERTO CHISSANO, começaram a marcha rumo ao enriquecimento fácil por meios ilícitos, como desvios de fundos do erário público, vendas fictícias de empresas estatais-E.E., transferências de capitais sem obediência às regras mais elementares da banca, exploração desenfreada das nossas áreas pesadas, pedras preciosas e semipreciosas, (os KACHAMILAS e CHISSANOS e MUCUMBES que se apoderaram das riquezas minerais do Gilé- Zambézia), extermínio das nossas madeiras e subsequente desertificação do nosso solo pátrio (os CHIPANDES e GRUVETAS). Começou assim o enriquecimento dos combatentes da fortuna, os quais dizem, hoje, que têm direito ao enriquecimento porque lutaram para libertar esta pátria de Eduardo Mondlane, de Urias Simango, da Celina Simango, pais de Lutero Simango e Daviz, filhos renegados que se aliaram à Frelimo. A Frelimo ?que tudo faz (mata), fuzilar é norma de governação - Matsinhe, a Frelimo ?que tudo fez? (sempre matou), fuzilar era norma de governação - Matsinhe. Destes líderes do MDM, partido de parentes e amigos da Beira, da etnia n´dau, de filhos de colonos portugueses e raça mistiça. Falaremos isto e Cinema Matchedje, hoje “Gilberto Mendes” numa próxima abordagem. Continuemos no labirinto do regime de CHISSANO.
Durante este regime desastroso foram à falência ou sabotadas empresas como a TEXLOM da Matola, TEXTÁFRICA de Chimoio, a MABOR de MOÇAMBIQUE, onde pontificava HERMENEGILDO GAMITO, outro nome sonante de famílias protegidas pelos combatentes da fortuna, que ? ontem roubavam de balalaica, hoje de fato e gravata e de camisas à moda Mandela?.
Veja-se só, a HERMENEGILDO GAMITO nada aconteceu até hoje, depois da gestão RUÍNOSA e da SABOTAGEM da MABOR de Moçambique. Com Hermenegildo Gamito, o significado deste nome ganha outros contornos se considerarmos a subtileza com que fez a sabotagem das empresas MAQUINAG e a já referida Mabor de Moçambique e do BPD estas empresas foram à falência sem deixar rastos. O seu irmão, ALFREDO CEPEDA GAMITO, com a mesma subtileza familiar fartou-se de GAMAR nas empresas sob sua tutela, como seja a TÊXTIL DE MOCUBA, o COMPLEXO AGRO-INDUSTRIAL DE ANGÓNIA (CAIA)-Tete, donde saiu Lourenço MUTACA acusado de pertencer à RENAMO e perseguiram-no até Etiópia onde o assassinaram. ALFREDO CEPEDA GAMITO acabou com a BOROR de MACÚSE-Zambézia e por isso o SULILA, que era o Boss da BOROR teve a mesma sorte que MUTACA. ALFREDO CEPEDA GAMITO foi Secretário de Estado do Cajú, Vice Ministro da Agricultura e depois Governador de Nampula, agora deputado com renovação automática também a estes irmãos não aconteceu PATAVINA.
Donde é que vem o medo de tocar os GAMITOS, hoje sócios da Mcel, FNB os MUTHEMBAS, os MANHENGES, os VIDEIRAS (Luís Alberto VIDEIRA) que fez desaparecer a TEXTÁFRICA de Chimoio, os MOSCAS (João Mosca) xará de João dos SANTOS FERREIRA, ex-ministro da Agricultura que sabotaram o COMPLEXO AGRO-INDUSTRIAL de CHÓKWÈ. Estes e outros serviram o regime de Chissano, durante o qual foram sabotadas a VIDREIRA DE MOÇAMBIQUE, a TEXMOQUE de Nampula e outras grandes empresas que empregavam muita mão-de-obra que mitigava o peso da pobreza absoluta de muitas famílias.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
Calisto José Chicuare Este é um Frelimista que está no Conselho Constitucional em defesa dos interesses do seu partido. Que se esperava deste senhor?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
Zina Ngorinenhi Thomas Um satânico resumindo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
João Massango João Para mi,os dirigentes das áreas ligadas a justiça deviam serem eleito pelo povo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
António Castigo Mata Um demónio em pessoa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 h
Horacio Mobana Deliberações de eleições como de outubro precisam de homens como Gamito, sem pena, remorso, vergonha e sem noção das consequências, homens com coragem de matar. Sempre dissemos que o CC é um Tribunal Militar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 h
Nitafa Hi Nomo Sem mais meu caro. Subscrevo!.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Horacio Mobana Como homens como Gamito, à frente de órgãos cruciais de Estado, o país nunca vai ter paz.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Nitafa Hi Nomo " Deliberações de eleições como de outubro precisam de homens como Gamito, sem pena, remorso, vergonha e sem noção das consequências, homens com coragem de matar. Sempre dissemos que o CC é um Tribunal Militar."
Horácio Mobana comentário.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Umar Issufo Umar Kkkk afinal
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Almerindo Joao Afinal Guebuza é um pouco esperto ao sair em forma de fortificar sua segurança montou um esquema invisivel.ele colocou sobrinhos deles nos lugares chaves como na CC,PR,TS e muito mais.visto que esses sao pessoas imoveis,o Nhusi no seu mantado movimentou muitas pessoas mas dessas nao aguenta.quando vai cessar Beadriz,o tal Gamito,??
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 hEditado
Jose Manuel Este e mais um cão terrorista que aprisiona o país
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Joaquim Jacinto Ter média 11 não justifica incapacidade no desempenho das tarefa muito menos ter classificação suficiente,
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder18 h
Sadiani Augusto Ex pesia de antiga fabrica de mabor
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Arthur Junior Está também na lista dos mais ricos de Moçambique
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Tino Antonio Gafanhoto de gente....merda
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Armandinho Alberto Velho cm cranio.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Amilcar Da Costa Freitas A renamo tem que recrutar jovens para mandar fumar o regime da frelimo. A renamo tem que ser mais forte do que antes por criar centros de recrutamentos em todas as provinçias.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Juma Rufino Dâmaso Tard cedo vai passar ele e de la ñ ha desvio de votos e vai responder muito mal.pois recorda o rico e Lázaro
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Zulficar Mahomed Faliu a Mabor de Moçambique...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Ajaldine Aja Jose Alide Esse é vampiro de merda
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Marqués Fernando Santos HAAAAAAAAAAAAA ERICO DOS RICOS EM MOCAMBIQUE AFINAL?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Jorge Bila Esse gajo è bilionario poxa
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Remane Abudo a ver vamos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder27 min

Sem comentários: