quarta-feira, 14 de novembro de 2018

“Este acordo é tão mau que prefiro que haja novo referendo”. Entrevista a Daniel Hannan, o eurodeputado que orquestrou o Brexit

“Este acordo é tão mau que prefiro que haja novo referendo”. Entrevista a Daniel Hannan, o eurodeputado que orquestrou o Brexit /premium

14 Novembro 2018
Em entrevista exclusiva, Daniel Hannan, o eurodeputado que é uma das principais figuras do Brexit, diz que o acordo obtido por Theresa May faz com que a saída sem acordo seja o cenário mais provável.
Ele é o homem que orquestrou o Brexit, o referendo que ditou a provável saída do Reino Unido da União Europeia. Esta é a descrição feita pelo jornal britânico The Guardian, que apontou o eurodeputado Daniel Hannan como o eurocético que se moveu nos bastidores, ao longo de muitos anos, para que o resultado do referendo pudesse ser aquele que foi (foi, por exemplo, um dos fundadores do Vote Leave). Foi ele quem “escreveu o argumento” do Brexit, escreveu o jornal, logo em 2016. Dois anos volvidos, e horas depois de Theresa May e os negociadores europeus anunciarem um acordo para o pós-Brexit, Hannan diz que este é um péssimo acordo, que não respeita nem quem votou pela saída nem quem votou pela permanência.
Em entrevista exclusiva ao Observador, por telefone, a partir de Estrasburgo, o eurodeputado conservador critica o acordo obtido, diz que é “o pior de todos os mundos” e que, nestes termos, preferia que houvesse um novo referendo — apesar de discordar disso, por princípio. O que fica claro, porque é altamente improvável que este acordo chumbe no parlamento e Theresa May seja substituída, é que “o cenário de uma saída sem qualquer acordo tornou-se o cenário mais provável”, na opinião de Daniel Hannan.

Sem comentários: