domingo, 11 de novembro de 2018

Autocarro eléctrico turco nasce com ajuda da BMW


Os turcos queriam um autocarro compacto mas não poluente, para transportar pessoas em zonas em que a poluição do ar é um problema grave. A BMW deu uma ajuda, com um “cheirinho” de i3.

À semelhança de outros países, também a Turquia tem determinadas zonas onde a quantidade de poluentes no ar prejudica seriamente quem tem de o respirar. Daí que o país tenha decidido criar uma frota de autocarros eléctricos, o que é uma tarefa mais difícil, sem a ajuda de alguém que controle a tecnologia, do que se pode imaginar.
Desenvolver motores eléctricos e packs de baterias para veículos que vão ser produzidos em pouca quantidade, como acontece quando em cima da mesa está uma frota de autocarros públicos, é um luxo a que poucos se podem entregar. Vai daí, os turcos pretenderam encontrar uma fórmula que lhes permitisse, por um lado, fabricar o autocarro e, por outro, recorrer a um construtor com experiência em veículos eléctricos, que fornecesse o que a indústria turca não possui: motores, baterias e gestão de energia.
Os locais da Karsan foram os escolhidos para produzir o veículo, enquanto a marca preferida para assegurar a componente eléctrica foi a BMW. E, como não podia deixar de ser, forneceu equipamento que utiliza no seu único veículo eléctrico a baterias, o i3.
Esta é a primeira vez que fornecemos motores eléctricos e baterias de alta voltagem para locomover um autocarro, concebido para circular no centro das cidades”, realçou um porta-voz do fabricante a alemão.
O veículo, denominado Jest Electric, está equipado com duas baterias do i3, com 44 kWh de capacidade cada, o que assegura 88 kWh e, com isso, garante uma autonomia  de 210 km, segundo os cálculos da BMW, o que lhe vai permitir operar as previstas 18 horas por dia. Com 6 metros de comprimento, o autocarro pode transportar 26 passageiros, mais quatro do que a anterior versão com motor a gasóleo.
Segundo a página oficial da Karsan, relativa ao modelo, fica-se a saber que este monta um motor eléctrico do i3, com 170 cv, podendo ser alimentado com baterias com capacidade que podem ser de 33 kWh, 44 kWh e 66 kWh (duas de 33 kWh), além da já mencionada 88 kWh, a que assegura maior autonomia.
Além disso, tem uma plataforma de entrada e saída rebaixada, para facilitar o acesso, especialmente a pessoas com handicap.
A Karsan anunciou já que depois de satisfazer o mercado turco, pretende começar a vender o Jest Electric no mercado internacional.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.
Comparador de carros novosExperimentar ago

Sem comentários: