domingo, 19 de agosto de 2018

Sempre a meter...

Sempre a meter...
Tal como foi, em Roma, no tempo de Joaquim Chissano, quando do Acordo Geral da Paz, a Renamo não deixou clara e vincada a sua exigência de ver integrados os seus militares nas Forças de Defesa e Segurança, quer dizer, nas Forças Armadas de Moçambique, FADM, na Polícia da República de Moçambique, PRM, e no Serviço de Informação enão custou nada para a Frelimo que não só expulsou os militares da Renamo incorporados nas FADM, com o falso pretexto de passagem à reforma, como também não permitiu que um só militar da Renamo integrasse a PRM e SISE. Esses episódios não aconteceram de tal modo por acaso, mas obedeceram a um plano definido a fim de driblar a Renamo e o tem conseguido com sucesso. A Renamo deveria ter tirado a devida e competente lição sobre a postura política de má-fé da sua contraparte.
O mesmo aconteceu com o acordo de Cessação das Hostilidades Militares, assinado no pontificado de Armando Guebuza, algo que nenhum partido que aspira chegar ao poder deveria aceitar, por ser nulo e ultrajante, tanto assim que nem uma única vírgula desse entendimento foi levado em conta pelo governo. Algo igual está a voltar a acontecer neste momento. Filipe Nyusi convenceu ao coordenador interino da Renamo de que a Frelimo não quer ver os militares da Renamo no SISE. A Renamo parece ter respondido com “Amen”, para os cristãos, e “Siavuma”, para os falantes das línguas bantu, conformando-se, assim, com os desígnios dos tipos da Frelimo.
O modus faciendi da Renamo – a maneira como faz as coisas – continua sendo o mesmo, facilitando o seu contraparte, para não ter que chamar por outros menos elegantes, faz exigências lógicas mas depois desacelera tudo. A Renamo corre e corre cada vez mais veloz, parecendo que vai cortar a meta e atira-se ao chão, finge desmaiar, deixando todo o público boquiaberto. Qualquer acordo, firmado entre a Frelimo e Renamo, que não inclua a reestruturação do STAE e SISE, de nada vale porque deixa de fora e ilesos os perturbadores da paz.
É um segredo aberto que o STAE é o promotor das fraudes eleitorais que atribuem, sempre, vitórias esmagadoras, retumbantes e convincentes ao “glorioso” partido Frelimo e ao seu “imbatível” candidato. Esquecer-se desse importante factor é o mesmo caminhar certo para o cadafalso. Somente a falta de vontade de vencer uma eleição pode obrigar a tal maneira de agir. No presente momento do país, recusar fazer parte do SISE é hipotecar a democracia epaz. Aceitar a proposta ou pedido para se ter mais paciência, para não integrar o SISE, é um absurdo que se pagar com sangue de inocentes. É dar carta branca para que o povo continue a ser degolado por bandidos e assassinos a soldo do regime corrupto da Frelimo.
Em democracia, os serviços secretos servem ao Estado que reflecte os interesses todos, porém, o SISE é mais um instrumento de repressão que defende a Frelimo e a ele se recorre sempre que estiver em apuros. Integrar o SISE seria uma garantia de que os opositores políticos do regime da Frelimo e a outros com eles confundidos já não seriam mais raptados e assassinados. Fazer parte do SISE seria o fim dos esquadrões da morte. Teríamos a certeza de que ninguém corre mais o risco de ser morto ao sair de um café, durante a ginástica matinal, ao descer de uma aeronave, numa perigosa emboscada ou arrastado do seio da família, aos pontapés e morto em lugar desconhecido.
Ao não integrar o SISE significa que esses cenários continuam activos. A morte traiçoeira está sempre à espreita. O perigo de ser raptado, quebrados os membros superiores e inferiores e depois jogado numa ravina na Estrada Circular de Maputo está à espera de quem fala demais, como eles nos designam.
Se não quer ser aniquilado por bandidos, há dois caminhos a seguir: 1.Integra o bando dos criminosos, para não por ele ser atacado; ou 2. Desbaratar e acaba com bando. Outro caminho como “vamos esperar ou tenhamos paciência” não existe. Ficar na esplanada confiante nada mais de mal lhe vai acontecer é dormir sob a sombra da bananeira. Poderá ser surpreendido e trucidado. A surpresa significa que não lemos, com atenção, todos os cenários.
O conformismo vai perpetuar a instabilidade. É interessante procurar saber os reais motivos da recusa da Frelimo da reestruturação do STAE, acoplando-o à CNE, Comissão Nacional de Eleições. A Frelimo é relutante em manter o STAE integrado no governo por saber que só desse modo pode controlá-lo e dar-lhe ordens. Se estiver sob as ordens da CNE a chance de manipulá-lo fica reduzida.
O SISE planifica quem deve seguir hoje, amanhã ou depois e os esquadrões executam, por isso, a relutância da Frelimo para não fazer mistura. Ceder a essa chantagem é péssimo para a democracia. O segredo da invencibilidade da Frelimo reside no SISE e STAE.
A Frelimo compara-se à estória bíblica de Sansão cuja força residia nos seus compridos cabelos. Em sono, a sua namorada, Dalila, lhe cortou os cabelos e Sansão virou um homem como qualquer outro, sem a sua extraordinária força. De igual modo a Frelimo poderá ficar como um partido qualquer, se lhe cortarem, também, os seus cabelos que são o STAE e SISE. Assim, a Frelimo resiste em abrir os cordões dos órgãos que a mantém no poder e a torna, aparentemente, invencível! Não será fácil tirar a Frelimo do poder.
Não serão os seus novos acólitos "especializados" em jogar pedras para os outros nem com os atentos em insultar e maldizer os outros que vão parar a Frelimo. Será o povo mesmo com raptos e assassinatos. A Renamo continua a assinar documentos que lhe tiram o tapete dos pés. Quando vai aprender?
A Renamo deveria, neste momento, liderar o movimento de congregar todas as forças da oposição, porém, infelizmente, continuamos a ver a Renamo a frente dos sectaristas, malcriados e boçais que pensam ter encontrado uma fonte que jorra água benta que mata a sede pelo resto da vida.
Os sectaristas e oportunistas que preenchem, às corridas, as fileiras da Renamo, esqueceram-se, por completo, que o seu "inimigo" deve ser o partido Frelimo porque é ele que detém o poder político, económico e de estado. O MDM a quem calúnias e difamam é, também, partido da oposição com o qual deveriam estabelecer alianças estratégicas com vista a alcançar o poder.
Com esta postura da Renamo, ninguém vai ficar admirado ou escandalizado quando, a 10 de Outubro próximo, anunciarem que a Frelimo voltou a esmagar a oposição, de maneira impiedosa. Será o preço da obra que a oposição tem estado a encomendar - a sua própria derrota.
Sim, a oposição vai ser cilindrada porque, ao invés de se organizar para uma luta vitoriosa, anda a morder-se parece uma matilha raivosa e desnorteada.
Comentários
Faquir Bay Assino, concerteza, até podiam não ser integrados em tudo, porém no SISE e STAE a renamo deveria estar lá...
Gerir
Responder8 h
Annlawi Annlawi Jr ESTA LA NO STAE...MAS DE NADA VALE...QUASE NAO FAZEM DIFERENCA.
Gerir
Responder6 h
Faquir Bay Exacto, pois nesta luta-se pela sobrevivência e não bem do povo maioria...
Gerir
Responder5 h
José Correia parabens ao sr ,gosto de o ler ,tem boa percepçao politica,excelente conhecimento .obrigado
Gerir
Responder7 h
Júlio Jorge Mutapate É difícil derrubar uma democradura por via das eleições!
Gerir
Responder7 h
Leocádio Antonio Diakos Diakos É importante que a RENAMO se unem e reflitam bem sobre o que representava Afonso Dhlakama
Gerir
Responder7 h
Magnesio Fazida Ucolor Ucolor Não se alarmem pork último passo é entregar as armas e a Renamo não fará isso sem bases!
Gerir
Responder7 h
Edwin Moz Avisos nunca faltaram...agora que recrutou uma turma de acólitos que atiram pedras no escuro.
Gerir
Responder7 h
Leocádio Antonio Diakos Diakos O problema da RENAMO é este de confiar em tirar vidas ao povo junto com a frelimo para manter o país refém e nunca governar se já não aguentam deixem o MDM vos ensinar o que significa governar o país
Gerir
Responder7 h
José Correia Meu caro, sem a luta da Renamo, o MDM ainda era esperma
Gerir
Responder7 h
Leocádio Antonio Diakos Diakos José Correia é por isso que a RENAMO nunca vai governar este país
Gerir
Responder7 h
José Correia Leocádio Antonio Diakos Diakos você tem o poder do povo? Você fala por todos?
Gerir
Responder6 h
Quivi José Faera Mas o coordenado foi fintado ou ganhou tako ao recuar na sua exigencia
Gerir
Responder5 h
Carlitos Carlitos Muito certo.
Gerir
Responder7 h
Emìlio Daùsse A mesma equipe dos Abdul Carimo que desviou votos nas últimas eleições a favor da Frelimo continua lá,pronto para repetir o mesmo senário. 
Se da primeira desviaram votos e nada lhes aconteceu,de certeza que vão repetir. 
A Renamo tem que ter muito cuidado com a Frelimo.
Gerir
Responder7 h
Magnesio Fazida Ucolor Ucolor Edwin,vai fazer parte do grupo então!
Gerir
Responder7 h
Magnesio Fazida Ucolor Ucolor Isto pork não podemos contextar(reveindicar) tudo nem?
Gerir
Responder7 h
Oga Dee Meu irmao,boa visao,esse ossufo momade nao carrega a renamo no peito,assim nada fez para o povo.voltaremos a nova guerra.e os moçambicanos inclusive os e apoiantes da renamo continuaremos a ser sequestrados ou atingidos por balas perdidas,e por fim o povo continuará a ser governado por assassinos.Nb:a renamo nada fez.
Gerir
Responder6 h
Albazino Ricardo Cumbane O maior problema é deixar os políticos decidir tudo. A chamada sociedade civil é uma cambada acoplada aos três partidos sonantes. Eles têm interesses partidários inconfessáveis e, desculpem, nenhum partido é fiável e a história comprova isso. Os três presidentes dos partidos sonantes provém do círculo militar, isto é facto. Nós cidadãos deste país devemos exercer a nossa cidadania. Não foi, Chissano, Guebuza e nem Nyusi em pessoa que encheram urnas, são moçambicanos que trabalham na CNE, STAE, que não exercem a sua cidadania. Mais não disse.
Gerir
Responder6 h
Gamito Dos Santos Carlos Assino, de certeza o coordenador interino da RENAMO foi atirado areia nos olhos e não conseguiu enchergar nada, tirou me toda expetativa de ver o caso resolvido fez me desacreditar no conhecimento do Centro do assunto ou conflito mais vamos se bem que sabe o que está fazer ou o que fez
Gerir
Responder6 h
Mariano Baptista Mazive Desabafo do óbvio. Sem entusiasmo continuamos vivendo neste moçambique sequestrado e que necessita dos mais variados tipos de resgates.... Problemas de moçambique são como um pano sem ponta.
Gerir
Responder6 h
Namurrive Dany É complicado,a renamo está novamente no jogo da frelimo,isto é reflexo da perda do braço de ferro,os homens identificam se pelas decisões que tomam,pelo visto são medonhos os que ficaram,para fazer valer os planos acordados em Roma,têm medo de perder sangue pelo povo.e isto há-de continuar ou até tomar porporções alarmantes,porque ninguém está sério com as falcatruas do partido a direita.Tenho dito e mui obrigado,abraços fraterni
Gerir
Responder4 h
Abdallah Sábico Muito bem sr Edwin, e para mi apelo que a renamo tem que estar d'olho, o não integrar os seus homens no SISE e na CNE é uma folha a flutuar sem saber aonde vai parar... meus amigos a circuncisão é só uma vez se lhe obrigarem pra segunda vez, se não muda da aldeia ou vai mudar da província. E conhecem bem manobras da FreLiMoto_wayaka
Gerir
Responder4 h
Eliezer Teofilo O meu ponto de vista e demitir de imediato o ossufo e fazer de tudo que a renano seja incluso nos dois ramos , sem isso a renamo vai passar a viver os tempos mais dificeis de todas as etapas que culminara para o seu fim , mes tudo isto por intermedio do imcompetente ossufo.
Gerir
Responder4 h
Makethe Junior Ilustre Edwin! A mim me parece de facto que a Renamo esta tentando fazer vista de "azar-olho", pois do mesmo modo que a Frelimo pensa que consegue ludubria-la servindo-a uma fatia de pao, a Renamo recebe-a e logo que a fatia terminar da Boca, exigira a outra parte em falta e, armas para essa exigencia nunca vao faltar! Se a Frelimo pensar que esta enganar a Renamo, e o povo a quem ela engana, porque e o mesmo povo que sentira os efeitos da polvora ou da azagaia ou flechas,..
, paz efectiva com Frelimo no COMANDO so daqui a 100 anos!
Gerir
Responder4 h
Makethe Junior Ossufo Momade, nao o conheco tanto! Mas esperemos para ver ate que ponto isso acantonar-se! Se e aquela Renamo que EU vi e conheco, vamos aguardar.
Gerir
Responder4 h
Eliezer Teofilo A questao esta de seguinte modo : Circuntancias que o cordenador da renamo consegue facilitar em aceitar a renamo nao pode fazer parte da sise e CNE? Enquato o marechal em vida ele mesmo a companhava que o seu superior moreu exigindo que queria os seus homens sejam filiados no SISE. E hoje ele esta facilitar exigencias que afrelimo nao conseguia alcancar com o falecido levando o povo ao desespero total, . Para mim vejo como uma traicao. Ate ele proprio nao consegue ver que esta aranjando uma cova para a sepultura da renamo.
Gerir
Responder3 h
NicriSs Manejo Jr. Tudo dito, abram os olhos
Gerir
Responder3 h
Arlindo Luis Buramuge Eu so espero que nao nos Leve ao Inferno por termos Lhe confiado, por favor Sr ussufo Momad nos nos sacrificamos tanto e tanto te confiamos pois nao Brinque com nossa Confiaca e nao nos ponha na Lama por favor.
Gerir
Responder2 h
Mario Rito Nesses últimos dias o senhor Issufo Momad está a meter muita água, Max esperemos para ver.
Eu acredito que aqueles homens que estiveram com o seu líder Afonso Dhlakama até o seu último dia de vida, têm tomatis no lugar.


O senhor Issufo Momad ainda não conhece bem quem é a frelimo 
Se ele brincar com esses homens, ade voltar para terra dele lá na ilha de Moçambique em caixotado, os esquadrões da morte ainda estão aí a solta.

Ele tinha lembrar das emboscadas que os seus companheiros sofreram, o próprio Dhlakama, Sr bisopo e outros que já sucumbiram.
Gerir
Responder1 hEditado
Mequeeliaselias Elias Simango Simango Em esse em problemas da frelimo disatualisar os mocambicanos tatos cometarios k nao ajudas os mocambicanos rosolver os problemas hogi estao diser k o sufum mamade nao conhecem nada isso eu nao acredito porqui o ssufum mamade desde era chef da difesa e seguraca da da renamo seram k ele atem hogi nao conhecem nada? Esquecem k ele estevem senprem a falar com sr falcido peresidente da renamo seram k atem hogi nao sabe nada? Ele estam seguir aquilo k foi dechado como alinha desse procenso hogi voceis estao cometar de sizi voceis achao k a renamo nao tem pissoas k pessao? Eu lembro quando opresidente dhlakama diz vou jutar os meus homes voceis mesmos cometavao acim ham nuca vai faser porqui jam nao tem sordados e jam sao velhos sao voceis quando diz vou mandar parar carros na estradas voceis mesmos cometaro nuca vai faser porqui oguver nuca vai premetir quando voceis virao k jam estavao acotecer tudo k opresidente dhlakama e arenamo falavao voceis comessarao nome k sao rangers homes da renamo jam nao falavao k sao velhos porisso opartido renamo nasceu por uma causa do povo em difesa da democrancia pra opovo a renamo vais faser tudo por tudo pra k ademocrancia sejam realidade em mocambiqui fim da sitacao

Sem comentários: