quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Por que querem matar Nini? Medo do Livro em prelo

Excertos do meu livro!
Ontem, 02 de Julho, postei qualquer coisa sobre a passagem dos quatro anos do falecimento do meu irmão Ayob. São passagens retiradas do meu livro ainda no prelo. Ao relê-lo, deparei-me com mais elementos valiosos que os quero partilhar convosco.

Vamos recuar para o ano 2003. Aproximava-se o julgamento dos polícias que haviam facilitado a saída de Anibalzinho da BO. Na altura, a cadeia tinha um director famoso por ser mau. A sua canalhice era de longe comparada com a de qualquer vizinho ou conhecido vosso.

Armando Ossufo, serviçal do sistema, desdenhava-me. Era capaz de tudo para me ver gemer, isso por haver apontado o nome de Nyimpine Chissano como estando relacionado com a pretensa fuga de Anibalzinho da cadeia. Eu lhe havia mandado às favas. Pela verdade era capaz de suportar qualquer adversidade!

Sucede, porém, que um mês e meio antes do julgamento dos polícias, o meu nome já havia sido arrolado para ser ouvido como declarante. Armando Ossufo sabia da minha obstinação pela limpeza pessoal. Sempre gostei de estar aprumado independentemente da circunstância e do lugar. Viu nisso um trunfo em suas mãos.

Para castigar-me, proibiu para que me fossem entregues lâminas de barbear e deveria manter o cabelo sem cortar até o dia do julgamento. Sabia que as televisões estariam lá e queria que eu fosse vexamado.

A revista à minha cela era constante. Mesmo a comida que me traziam diariamente de casa tinha que passar pela revista. Havia um grupo de sete polícias para fazê-lo. Cada um à vez. A ver-se não me passam lâminas disfarçadas em comida. E nada. Não usaria desses truques para fazer entrar uma lâmina.

Efectivamente, fiquei quase 40 dias com cabelo e barba a crescerem agressivamente. O meu aspecto era horripilante. E nesse tempo, embora a cela do meu irmão Ayob se situa-se a 30 metros da minha, me era proibido de o ver. A nossa comunicação era por cartas.
Faltando dois dias para o julgamento, deslocou-se à BO um oficial do tribunal. Trazia-me a respectiva notificação. Quando abriram-me a cela para ma entregar, alguns presos viram o mesmo aspecto horrível. E não ficaram alheios à situação. Comunicaram imediatamente ao meu irmão Ayob.
Ayob mandou me uma carta
A carta de Ayob era breve e dizia o seguinte: "Ouvi pela rádio e li nos jornais que daqui a dois dias serás ouvido no julgamento como declarante. Alguns presos, outrossim, disseram-me que estás com mau aspecto: barba e cabelos a reclamarem intervenção. Por que não cortas? estarei contigo embreve”Ayob não sabia o que me havia sido imposto pelo director da cadeia.
Também enviei uma carta a dizer que o Director não me deixa cortar.
Efectivamente, no próprio dia da audição, Ayob conseguiu, horas antes, convencer o carcereiro para que o permitisse me visitar. Foi-lhe concedido apenas dois minutos para o aperto de mão. Foi tempo suficiente para que Ayob me entregasse uma tesourinha e uma máquina de barbear e sussurrou no meu ouvido: "Tire o cabelo e a barba pessoalmente. Jamais te deixes vergar. Nunca percas o gosto pela vida. É bonita para ser vivida e ainda tens muita coisa pela frente.
Tens vinte e poucos anos de idade és jovem
Vai e volta de cabeça erguida e fale toda a verdade ao juiz."

Ayob era um balão de oxigénio para mim. Entrei na cela. Trancaram-me. Apesar do tempo que era apertado, fiz a barba e o cabelo. Quando o director da cadeia viu-me a entrar no carro celular não quis acreditar. Ficou sem chão. Eu assobiava qualquer coisa para mim mesmo. Consequência: mandou trancafiar os cerca de 400 presos durante 30 dias sem direito a banhos de sol pensava que foram uns dos 400 presos que meteu as laminas.

E no tribunal não vacilei. Disse ao juiz Caetano que a mando de Nyimpine Chissano, foram à BO dois guarda-costas do Presidente Chissano para soltarem o Anibalzinho. Faziam-se transportar numa viatura de marca Korando e respondiam pelos nomes de Vascolino e Vamude.

PS: Como podem ver na foto de então estampada no "Savana", de 2003 quando esta sapataria ainda era imparcial, eu, um simples declarante, até fui obrigado a ir ao tribunal vestido de preto- a roupa da cadeia. Anibalzinho, um fugitivo da justiça, estava de roupas jeans sorrindo e acenando para todo o mundo. Sabia que aquilo era uma farsa. Infelizmente, o meu Moçambique a justiça e assim!!!
Nini Satar
Comentários
Inacio Mavuto Cachigamba Momade Assife Abdul Satar, tens muitos factos que cabe a produção de um filme. Seu caso merece estudo científico, onde buscou a força para dar voltas por cima,?
Gerir
Responder4 sem
Izard Iacamurima Inácio, acho que Deus mesmo nunca dará uma carga maior daquilo que possamos aguentar carregar, acredito que tudo estava escrito assim para servir de fonte de inspiração e superação de qualquer adversidade da vida...
Gerir
Responder4 sem
Inacio Mavuto Cachigamba Concordo, mais não é fácil o senario dele, se é que é verdade. 
Eu já vi jovem suscidar porque tem uma dívida mal parada, já vi pessoa morrer por causa de amor mal parado, e existe outros que sobrevive do impossível? EPA só Deus mesmo
Gerir
Responder4 sem
Thandy Vilanculos Nao foi facil mas a grande arma para Nini foi o Deus a sua fe e crer lhe deu mta forca. Eu estou a edpera desse livro
Gerir
Responder4 sem
Marilua Luam Deus da a carga e nos ajuda a carregar... Sempre e sempre
Gerir
Responder4 sem
Marilua Luam Esse nini é um instrumento de deus... Um filme seria pouco PA tanta coisa que ele e a família passaram... Uma série sim...
O melhor de tudo é que ele tens provas dss coisas que fala...
Gerir
Responder4 sem
ValerioSitoe Sitoe Primeira temporada.....falta a segunda.....
Gerir
Responder4 sem
Aderito Rosario Inacio Mavuto, é mesmo triste a situação q a família Satar viveu, olha não imagino o tipo de pessoa q o irmão do Nini é? A um ditado q diz a justiça tarda mas um dia irão pagar por tudo. Esse governo mata o próprio povo q os elegê-os.
Gerir
Responder4 sem
Aderito Rosario Marilua Luam é triste 😭 sabes isso ficou na mente do povo moçambicano. Um gajo só de ler tira lágrimas. O Nini satar viveu a história semelhante à de deus. Só q lhe cruscificarão na cadeia não na cruz. Isso merece mesmo um livro pra o povo vindor poder ter acesso ou a oportunidade de ler. Nini muita força deus abençoe a sua família . A hera deles está chegando.
Gerir
Responder4 sem
Mutafite Mutirua Ninguém priva, o Allah(swt ) Facilitou! Para Allah, o castigo transforma em festa! É só recordar a passagem de Nabi Ibrahim (AS) quando os iddolatras introduziram -no ao castigo do fogo!
Gerir
Responder3 sem
Unay Cambuma Aquele julgamento foi uma grande palhaçada. Quem ordenou o fuzilamento do jornalista Carlos Cardoso foi o Nyimpine Chissano. 
A familia Satar apenas podia ser julgado no âmbito da fraude bancária mas como coniventes e não autores e as penas de prisão serão menores (4-8 anos).
Gerir
Responder4 sem
Luiz F. Gorjão Eu comparo a tua historia com a do "Papilon" Henry Charrier de nome, um jovem Fran¢es condenado a Prisao For¢ada na "Ilha do Diabo" antiga Viena por um crime que nao cometeu. Grande historia de luta e sobrevivencia. For¢a Nini, acho que serei o primeiro a comprar o seu livro. Estamos a espera.👍👌
Gerir
Responder4 semEditado
Billy Giva Amigo eu vejo que voçê tem mesma história k o Nelson Mandela.muita força nessa nova vida uki passou ja era..curte la as aí ferrares o fruto de tudo k passaste.
Gerir
Responder4 sem
Saria Algy Nini curte a vida é esquece o passado. Antiguidades pertencem ao Museu.
Gerir
Responder4 sem
Luther King Bom Saria Algy para quem nunca passou por tanta humilhação nos calabossos da cadeia durante muito tempo (13 anos) é muito facil dizer para esquecer mas essa é uma ferida do genero bufalo ferrido que a sua furia após ser atacado é maior e que ninguém pode domar...injustiça ninguém esquece...
Gerir
Responder4 sem
Tilerio Leryo Luis So podia ser comentário de uma mulher
Gerir
Heras Heras Heras Momade Assife Abdul Satar será que nesse livro vem explicado como ganhaste dinheiro ou ainda vais deixar no segredo dos Deuses como os grandes narcos da América latina o fazem até que a imensidão do dinheiro seja difícil de lavar em negócios lícitos?
Gerir
Responder4 sem
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Unay Cambuma Senhor, 
O Nini já era rico antes do escândalo do Banco. 
O Nini é descendende de uma familia rica. 

A familia Satar foi das primeiras a ter casas de câmbios em Maputo e eram varias.
Foi por isso que a familia Chissano "amigou se" com os Nini. Era a elite de Maputo.
Gerir
Responder4 sem
Heras Heras Heras Unay Cambuma deixa ele responder, pode ser uma inspiração para outros, nos outros países os ricos têm o prazer de contar com que argúcia fizeram os investimentos porquê não bebermos disso?
Só para pairar dúvidas, até porque deves saber que Moçambique t
em como uma das suas maiores exportações a heroína que é repassada vinda Afeganistão etc para Europa, mas nunca tivemos barões desse trespasse, então convém dissipar dúvidas até porque não calando sobre isso que elas se esfumam .
Gerir
Responder4 sem
Arcénio Macamo Heras Heras, a tua pergunta vem com um ar de provocação. Nini ta vivendo a vida como deve ser, deixa ele em paz e vê se procuras fazer algo para a tua sobrevivência...
Gerir
Responder3 sem
Muthetho Nhazilo Heras Heras julgar sem k seja juiz é sinal de ódio e ódio é feitiço d feiticeiro
Gerir
Responder3 sem
Van Basten Enquanto que voce Heras ta a espera de ele te explicar como consiguiu o dinheiro ele ja ta fazendo mais dinheiro com a produçao do livro e nao restam duvidas que este livro esgotara em menos de 30 dias e nao so em Moz.
Gerir
Responder3 sem
Wesley Raphael Cuna Esse Hera é um autêntico invejoso...Quem respondiria te uma pergunta dessas? Isso é de facto uma provocação...
Gerir
Responder1 sem
Heras Heras Heras Para pararem de bajular bandidos, só o facto de ter passaporte falso já indica com que tipo de pessoa estar a dar.
Gerir
Unay Cambuma Todos sabemos quem são os bandidos e os acobertadores.
Gerir
Heras Heras Heras Unay Cambuma eu sei que estamos num regime gangstarial mas também não fecho os olhos para outros.
Gerir
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Chomar Jose Nachira Quem não conhece tua história poderá te julgar comp criminoso mas quem conhece na verdade não resta dúvida em afirmar na inocência total. .
Queria eu ter as forças que tiveste, que tens em aguentar isso tudo.
Gerir
Responder4 sem
Aghast Alili Eu já cheguei de lhe considerar como um criminoso
Gerir
Responder4 sem
Basilio King DeGas Lostboy N são forças 
É o dinheiro bay
Gerir
Responder3 sem
Chomar Jose Nachira Mesmo com dinheiro a pessoa se n tiver forças será derrotado.
Gerir
Responder3 sem
Floydmachalele Machalele Nini porque n produz um filme com as suas historias. Vc tem muita coisa por revelar
Gerir
Responder4 sem
Manuel Muhassua Esse promete revelar muita coisa que acontece neste país,Boss o livro deve ser distribuido de forma diginal e fisica,porque se for apenas fisico muitos de nós não teremos acesso.
Gerir
Responder4 sem
Joaquim Moiane A tua história é muito emocionante irmão até dá vontade de tirar lágrimas
Gerir
Responder4 sem
Aniceto Benzane A vida não foi um mar de rosas para si distinto,eis a razão de agora a viver com mestrias isto é só para os fortes mesmo pois se tivesse sido fraco creio que a essas alturas teria tombado...!
Gerir
Responder4 sem
Valdemiro Matsinhe Caro Momade Assife Abdul Satar invista nesse livro e que lance o maior número de exemplares porque vai esgotar, todo o mundo está ávido de o ler...inclusive os juristas da praça (Juiz Paulino é um deles).
Gerir
Responder4 sem
Leo Belo Charmozao Bom dia, gostei imenso de alguns detalhães do seu livro,estou bastante entusiasmado em ver tamanha obra,cheia de histórias maravilhosas e todo este detalhismo é de bater as palmas. E eu acredito que sua obra Nini será um best seller em Moçambique,porque muitos moçambicanos estão desejosos por ler tamanha obra. Tenho 2 questionamentos. Quando é que a sua obra será lançada e o lançamento da mesma acontecerá a onde?
Gerir
Responder4 sem
Faiane Chico Ate parece história,esse livro promete,Acredito que sera uma revelação que muitos precisam saber,Mais uma vez vais nos provar que tens três Tomates a semelhança de Azagaia,António Muchanga,e Venâncio Mondlane,!
Gerir
Carlos Bonifacio Momade Assife Abdul acho que podia aproveitar mandar fazer uma série com essa história. Tens condições. ...e estas no sítio certo para tal. Muita força e que Deus ti abençoe
Gerir
Responder4 sem
Carla Ollyel Grande Nini...
Gerir
Responder4 sem
Carla Carina Azevedo Harilal Sem palavras e mais nao digo. Vivi e acompanhei bem esse percurso
Gerir
Responder4 semEditado
Helder Mendes ESSE LIVRO TEM QUE SAIR
Gerir
Responder4 sem
Sadiya Pires Lágrimas nos meu olhos 😢
Gerir
Responder4 sem
Pedro Cassamo Cassamo E no tribunal não vacilei. disse ao juiz Caetano que a mando de Nyimpine Chissano, foram à BO dois guarda-costas do Presidente Chissano para soltarem o Anibalzinho. Faziam-se transportar numa viatura de marca Korando e respondiam pelos nomes de Vascolino e Vamude. Nini não temendo represália disse verdades, hoje até parece uma história exemplo de superação aqui está um Grande Homem tiro Chapéu...
Gerir
Responder4 sem
Ernesto Eleuterio Buanaz Já dá pra produzir uma epopeia com esses todos acontecimentos , em qualquer circunstância eu penso que a verdade sempre salvará , exemplo de superação , mesmo depois de tanto humilhação sofrimento e quando o parecer que é o fim, sentares e dizer ; não há problema sem solução , foi preciso seres forte pra tal , . A vida só termina quando vamos a cova . Mantenha sempre e pra toda vida essa obstinacao .
Gerir
Responder4 sem
Arlindo Derulo Roberto Esse livro tem que chegar nas bancas. Tem muita coisa que precisamos saber
Gerir
Responder4 semEditado
Vino Langa Entendo a sua dor Nini. Foste preso 13 anos sem culpa. Enquanto isso os verdadeiros culpados viviam do melhor. E em conexao a isso perdeste o seu irmao mais velho que tambem ficou uma decada aprisionado, quando inocente. Desejo-lhe mta força e peça a Deus p te ajudar a superar este grande mal que a vida lhe causou.
Gerir
Responder4 sem
Curai Victorino Curai Nini, para quando devemos esperar pelo livro?
Gerir
Responder4 sem
Suharto Mangulle Nunca percas o gosto pela vida. É bonita para ser vivida e ainda tens muita coisa pela frente. DEUS NO COMANDO
Gerir
Responder4 sem
Alexandre Chirrute Ilustre Nini a Tua História de vida é muito emocionante.
Gerir
Responder4 sem
Francisco Sebastiao Machava Esperamos ansiosamente pelo livro para as pessoas que cantam bonitas coisas do de Chissano se envergonharem
Gerir
Responder4 sem
Paula Fernando Francisco Força mano esse é exemplo de superação
Gerir
Responder4 sem
James Lugard Dá para produzir um filme que revela o funcionamento do sistema judiciário de Moçambique.
Gerir
Basilio King DeGas Lostboy Nini tens uma história de aventura 

Faz um filme sobre a sua vida


Vais ter saida
Gerir
Responder3 sem
Paqueleque Sebastião Sebastião Nini satar és um jovem muito abensoado força meu compatriota
Gerir
Responder3 semEditado
Lucio Muchanga Que vai escrever o prefácio do livro, quem será o convidado especial no acto de lançamento e aonde vai ser o lançamento?
Gerir
Responder4 sem
Carlitos Impado Emocionantes revelações de um percurso de vida de alguém com muita coragem e fé.... Experiências para serem usadas e estudadas. Cpts
Gerir
Responder4 sem
Nida Shah Em mocambique jamais havera justica meu caro querido nini sou sua fan apesar de tudo um dia esses irao pagar pela mesma moeda e quo ao seu irmao que allah de jannat a ele embora pense no futuro esqueci todo mal que ti aconteceu pois siga as palavras do seu irmao a vida e bela e é pra ser vivida.
Gerir
Responder4 sem
Marcos Muchanga Isto nao dá para Filme apenas, dá para um Seriado...devias pensar nisto
Gerir
Responder4 sem
Màrio Cuinica Na verdade quando leio os seus postes me faz crer mais que deus nunca falha,obrigado Momade Assife Abdul Santar
Gerir
Responder4 sem
Albertino Pinto Realmente o livro tem q sair... Vai ser muito inclusivo para a nssa justiça e para as geraçoes vindouras.
Gerir
Responder3 sem
Ginoca Mário Inguane Meu irmão força ai na ingland a sua historia é emocionante e digna de ser compartilhada pk me lembre O saudoso Mandela é triste o que passaste
Gerir
Responder4 sem
Mitterland Francisco Barroso Blaund Barroso tens seguido as publicações do Homem? Se nao estas nao sabes oque perdes................................
Gerir
Responder4 sem
Carlos Alberto Londrino Ha algo que Nini quer dizer...mas esta' demorar mas vai dizer porque e' verdade, porque tudo o que diz e' verdade ! Deus e' grande
Gerir
Responder4 sem
Edmund Tete Olá Nini, sabes dizer quem roubou os 144 milhões de dólares norte americanos do extinto banco BCM?
Gerir
Responder4 sem
Beto Marciano Quase qui tirava as lágrimas ao ler essa msg,muita força ilustre.Acompanho as suas publicações deste a muito tempo,sou muito fã do senhor.Abra nos olhos sr Nini
Gerir
Responder4 sem
Calisto Machava O livro pra quando? Pois faço muito apreço em rever esses tempos...
Gerir
Responder4 sem
Unay Cambuma Chissano é um grande bandido. 
Um dos piores sacanas que o país já teve.
Este tipo já tem o inferno garantido.

Outros crápulas são o Guebuza, o Chipande e agora o Nyusi. 
O Pachinuapa é apenas um ganancioso economico, não ê tão sanguinário e louco como o Chipande.
O Chipande e como o Lidimo, são dementes autênticos, "animais humanos". 
Podem matar pessoas com a mesma naturalidade que se mata uma barata.
Gerir
Responder4 sem
Ginoca Mário Inguane Falta muzungo ndini stas a onde
Gerir
Responder4 sem
Aghast Alili Unay não tens medo de ser encontrado e ser morto feito uma barata?
Gerir
Responder4 sem
Unay Cambuma Eu é que vou acabar com eles.
Gerir
Responder4 sem
Sarmento Nhaquila Unay Cambuma: essa foi boa vç é o nosso messias
Gerir
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Rafael Bambo Força aí Nini ,aguardo seu livro
Gerir
Responder4 sem
Sarmento Nhaquila Confenso k é um relato é emoçionante e triste ão mesmo tempo
Gerir
Responder5 dia(s)Editado
Albino Uamusse Seja bem vinda a Obra, estamos esperando ansiosos
Gerir
Responder4 sem
Fatima Tembe Tembe És forte meu irmã Deus estára contigo sempre.
Gerir
Responder4 sem
Omar Monteiro Preciso deste livro
Gerir
Cecília Massangaie O país está mal ou, sempre esteve mal
Gerir
Responder4 sem
Suharto Mangulle ANIBALSINHO SERA QUE VIVE
Gerir
Responder4 sem
Tilerio Leryo Luis Nini foi detidoGerir
Stelio Silvestre Nassire Estamos a espra da historia do livro gosto
Gerir
Responder4 sem
Ernesto Zunguze Zunguze muita coisa Ainda tens por falar
Gerir
Responder4 sem
Josimar MBazima Homem de força
Gerir
Responder4 sem
João Lourenço Muchanga Muita força tá conte comigo
Gerir
Responder4 sem
Yadisse Magido nao ha irmao, k allah Absoes e perdoar-t dax suas falhas
Gerir
Responder4 sem
Hilario Paunde Força nini
Gerir
Ismael Cassamo Allah faz justiça no seu próprio tempo
Gerir
Responder4 sem
Ivan Nuno Gotine Jr. Porque não escreves logo um livro ???
Gerir
Responder4 sem
Mendes David momendos marcantes
Gerir
Responder4 sem
Alberto Semedo Homem com comvicçoes fortes, exemplo de pressistencia e superaçao
Gerir
Responder4 sem
Rosary Diias Olha Nini, qual é o paradeiro desse tal Nyimpine?
Gerir
Responder4 sem
Mohomed Rafique Trise situcao... forca.
Gerir
Responder2 sem
Samuel Domingos Nicolau Até quando o rejime da frelixo vai acabar?
Gerir
Responder4 sem
Arsénio Falusso Afinal foste preso porque?
Gerir
Responder3 sem
Valdemiro Matsinhe Sublinho: "Jamais te deixes vergar. Nunca percas o gosto pela vida. É bonita para ser vivida e ainda tens muita coisa pela frente... Eu assobiava qualquer coisa para mim mesmo"...
Gerir
Responder4 sem
Osias Osmoz Força irmão, bola para frente .
Gerir
Responder4 sem
Holden Macuapa Respeito..este homem...
Gerir
Responder4 sem
Irvana da Conceicao Interessantes leituras.. Tua autobiografia promete..
Gerir
Responder4 sem
Julio Tualufu Dos Santos Esquece o passdo irmao.....nova vida irmao. Forca ai
Gerir
Responder4 sem

Sem comentários: