quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Nini: 4 ANOS SEM MEU IRMÃO AYOB



Momade Assife Abdul Satar
2 de Julho às 07:06 ·



4 ANOS SEM MEU IRMÃO AYOB

Hoje, 2 de Julho, passam quatro anos após o falecimento do meu irmão Ayob Abdul Satar. Há quem diga que o tempo é remédio para tudo, até nos pode fazer esquecer a perda de um ente querido. É mentira. Quando a gente perde alguém especial nunca esquece. Todos os dias me lembro do meu irmão Ayob.

Com Ayob passamos momentos bons e maus, sobretudo quando ambos estávamos privados de liberdade. Foram anos difíceis, de superação. E tinha o Ayob do meu lado para me apoiar em tudo. Era uma pessoa especial. Alguém que se não deixava derrubar por nada. Provavelmente escrever este texto é uma forma de minimizar a dor, a saudade que tenho do meu irmão.

Alguém, deliberadamente ou não, tirou a vida ao meu irmão amado. Deus, o todo-poderoso, quis que em menos de um ano do falecimento do meu irmão Ayob, eu tivesse um filho varão. Dei-lhe o nome de Ayob Satar, justamente para apaziguar a dor e ao olhar no seu rosto, recordar-me do quão gratificante foi ter conhecido aquele homem especial a quem haviam colocado o nome de Ayob Abdul Satar.


Quase à hora da quebra do jejum, estava eu sentado em minha cela (ainda estava privado de liberdade), quando recebi um telefonema cuja voz doutro lado, embargada, balbuciava qualquer coisa como isto: “O teu irmão Ayob foi alvejado. Está entre a vida e a morte. Vai à caminho do hospital”. Fiquei sem chão. Tudo apagou-se. Mal conseguia engolir até a minha própria saliva. Havia se feito um nó na minha garganta. E mil vezes me perguntei: como? É que Ayob, ao que eu sabia, havia viajado a Paquistão para visitar os seu filhos. Fez-se um silêncio. Os minutos pareciam uma eternidade. Queria quem me pudesse dizer que o que acabava de ouvir não passava de um brincadeira. Silêncio!

Vinte minutos depois, voltei a receber uma outra chamada. Era a sentença final: Ayob já não estava entre nós. Não sei se alguém poderá imaginar quanta dor me evadiu. Eu, praticamente, não podia fazer nada. O meu irmão acabava de ser assassinado. Eu estava preso. Não havia quem me amparasse. Estava tudo nebuloso. Chorei copiosamente.

Posto isto, nada foi fácil. Pior para a minha família. Arregacei as mangas. Ayob não me havia ensinado a vacilar. Por isso que com toda burocracia existente no Paquistão, graças a Deus consegui trazer o corpo de Ayob para Maputo. Ele foi enterrado a escassos metros da campa do meu falecido pai.

As circunstâncias que rodearam a morte de Ayob ainda não são claras. As versões são inesgotáveis. A minha mãe, até hoje está inconsolável. É vontade dela que a morte de Ayob seja vingada. Eu, repetidamente, tenho dito que não vamos fazer justiça. Cabe a Deus cumprir com essa missão.

A foto que acompanha este texto, tirei com o meu irmão Ayob à saída do julgamento. Foi depois de termos sido ilibados no processo Albano Silva.

Ayob ensinou-me a vida. Aprendi com ele a nunca ter medo de um semelhante e que só devia temer a Deus. Ensinou-me que quem cala consente. Dizia que quando a verdade está connosco, pode até demorar uma eternidade, mas sempre sairemos vitoriosos.

Quando Ayob foi preso, pesavam contra si apenas um processo, nomeadamente “Caso Carlos Cardoso”. Albano Silva, usando das suas influências, conseguiu com que Ayob também fosse implicado no processo BCM. Mais tarde viria igualmente a ser acusado no “Caso Albano Silva”. Tudo isto foi para reforçar a sua condenação no “Caso Cardoso”. Recordo-me que em 2003, durante a leitura da sentença, o juiz Augusto Raul Paulino disse que Ayob estava envolvido nos processos Albano Silva e BCM.

Em 2004, o juiz Ashirafo Aboobakar declarou Ayob inocente no processo BCM. Em Julho de 2008, o juiz Dimas Marrôa declarou Ayob e todos os réus inocentes no processo Albano Silva. Quanta maldade do juiz Paulino!

Um dia sobre este assunto ainda vos direi mais. Algumas coisas que vos escrevo são retiradas do meu livro ainda no prelo.

Em 2003, Paulino ainda era juiz da 10ª Secção. As fases preliminares do processo Albano Silva couberam a ele. O procurador do processo era um tal de Mpfumo. Este, no entanto, não havia acusado neste processo o Ayob e o Vicente Ramaya. Porém, Paulino, por canalhice, puxou ao processo o Ayob mesmo sem provas.

Pouco tempo depois, Paulino, porque bom menino do sistema, foi promovido. No seu lugar ficou o juiz Dimas Marrôa. Em 2008 houve o esperado julgamento do “Caso Albano Silva”. Recordo-me que durante o julgamento, Albano Silva tinha a seu soldo alguns órgão de comunicação social que se encarregavam de ludibriar a opinião pública sobre o que se discutia no julgamento.

Durante todo o mês que durou o julgamento, Ayob e eu, antes de irmos a sessões do julgamento, líamos os jornais do dia. É ao regressarmos do julgamento que sempre sentávamos e redigíamos o nosso direito de resposta sobre as mentiras publicadas. Não deixávamos para o dia seguinte. Éramos metódicos.

O nosso direito de resposta, publicávamos noutros jornais e sempre era com o conhecimento do juiz Dimas Marrôa. Numa dessas sessões de julgamento, o juiz Dimas chamou atenção ao Ayob, dizendo-lhe que assuntos relacionados com os jornais não eram do seu interesse. Por isso não queria que lhe mandássemos cartas para o seu conhecimento. Nessa altura, chegámos à triste conclusão de que Dimas não era diferente de Paulino. Também estava feito com Albano Silva.

Houve uma outra sessão em que eu estava tentar esclarecer ao juiz que Albano Silva estava a fazer de tudo para manipular o processo. Nesse dia, Albano Silva estava presente na sala do julgamento. Ele se levantou, desrespeitando todo o protocolo, desacreditou-me diante do juiz. Ayob, por sua vez, por ver que o juiz se mantinha passivo, também se levantou e disse ao juiz Dimas Marrôa que ele admitia as baboseiras de Albano Silva só porque este era esposo da primeira-ministra.

Dimas Marrôa, com semblante carregado, tirou o Ayob da sala do julgamento. E a nossa convicção de que este juiz também estava feito com Albano Silva aumentou exponencialmente.

Faltando um dia para a leitura da sentença, fui ter com Ayob à sua cela. Pedi-lhe para que não se fizesse presente na sala de audiências no dia da sentença. Estávamos convencidos de que Dimas Marrôa iria nos condenar mesmo sem provas. Por isso era melhor eu estar presente e Ayob não. Só um passaria por mais uma vergonha.

Disse para que o Ayob inventasse uma indisposição, talvez doença. Ele, como sempre, disse e recordo-me bem das suas palavras: “Nini: eu nunca menti. Não posso fazer isso!”. Disse-lhe para que se não preocupasse. Posteriormente, organizei tudo com o médico da cadeia para que Ayob não estivesse presente na sentença.

Às cinco horas da manhã do dia 1 de Julho de 2008, o médico da cadeia ligou para o director da BO, o senhor Matangala, a partir da cela de Ayob. Disse ao director que Ayob não podia estar presente na sentença por questões de saúde. O director, por sua vez, informou ao juiz Dimas.

Dimas, porém, não aceitou a desculpa e mandou para que Ayob fosse informado de que lhe queria à hora da sentença, mesmo que fosse levado numa maca. Eu, ao chegar à cela de Ayob, disse-lhe que já não nos restava mais nada e que Dimas, efectivamente, nos iria condenar. E fomos para leitura da sentença.


Pelas 10 horas da manhã, a sentença foi lida na presença de todos os réus,Advogados,jornalistas,assistentes e o próprio Albano silva e no fim, o juiz Dimas Marrôa disse: “Em nome da República de Moçambique, absolvo todos os réus por insuficiência de provas!”. Não imaginam quanta alegria. Festejamos. Abraçámo-nos.
Albano silva e o paul fauvet ficaram envergonhados.

E Dimas voltou a dizer: “Sou um juiz e não tenho medo de ninguém. Ayob um dia ofendeu-me nesta sala ao dizer que deixava o Albano Silva falar à vontade porque era esposo da primeira-ministra. Não é verdade. Deixei-lhe falar apenas porque queria perceber até que ponto vão as suas mentiras. Um juiz não deve ter medo de ministros nem de ninguém. Tem que fazer o seu trabalho”.

Ao fim de tantos dias de angústia, percebemos, enfim, que em Moçambique ainda havia alguns juízes sérios. Dimas Marrôa não tinha nada que ver com a marionete de Paulino. Talvez seja por isso que não progrediu na sua carreira. Mas uma coisa é certa: dorme o sono dos justos!

Ayob Satar era um irmão com muita responsabilidade e de poucas falas. Os que lhe conheceram sabem que ele tinha poucos amigos e tinha uma rotina definida: casa/escritório e escritório/casa. Era um homem que cumpria com a sua palavra.


Antes de ficarmos privados de liberdade, morávamos na mesma casa. Lembro-me que as horas de jantar eram sagradas. Quando eu quisesse sair de noite, ele perguntava a que horas voltaria. Lembro-me que só apagava a luz do quarto dele quando ouvia o som do meu carro a entrar na garagem. Tinha por mim um amor incondicional.


Para investigar quem matou e quem mandou matar Ayob, posso ter resultados em uma semana. Contudo deixo esta missão à mão de DEUS. Só ele pode fazer justiça. Os que conheceram Ayob sabem que ele não era capaz de fazer mal mesmo a uma mosca!


Nini Satar




157 comentários
39 partilhas
10 milMomade Assife Abdul Satar e 10 mil outras pessoas

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Mais relevantes
Comentários

Escreve um comentário...



Jr Chauque A dor nunca passa de quem amamos que se foi para o mundo sem volta, não interessa o tempo, passo pela mesmo situação todos dias saudades da minha mãe passando 18 anos k se foi, muito triste mas nada podemos fazer nem apagar o amor k temos e a falta k faz.. Só saudades... Duras e tristeza😥😥😥😥😥😥😥, muita força para si.
18Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem · Editado

Domus Oikos "Juiz Marroa...juiz sério... não progrediu... mas dorme o sono dos justos"
36Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Kulemedzana Kulemedzana Palmas para ele. Dimas Marroa👏👏👏👏👏👏👏
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem


Escreve uma resposta...





Hussein Nácir Rupava Continue forte Nini e apoie a família do Ayob isso lhe fará sorrir de la onde está.
A dor da separação não é fácil suportar. Mas tenha paciência, o justiceiro fará justiça.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Edna Da Pascua Edna Eu sei o quanto isso dói Nini,a vossa história parece mesmo d Leandro e Leonardo,nesse caso o ayob era letra e você a melodia,d tanto k eram,o tempo pode passar sim mas a saudade
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Intxepe Macuco O mal dessa justiça que a gente canta; chega e os culpados pagam sem o nosso conhecimento.
Do que adianta? Ñ sou vingativa, mas em alguns casos melhor correr atrás da verdade e desmascarar quem sempre nos apunha la pelas costas.
Perdi um irmão ha 19 anos; por uma bala sendo inocente e o culpado fugiu, Até hoje aguardamos pela justiça divina.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Victor Malombe Não deixei passar né uma letra despercebida, realmente essa estória é muito triste quase lagrimegei apesar ter visto ele 2 vezes, ai reforçou se mas sentimentos a está estória triste: força Mano Deus está bem perto de ti e do teu irmão que Deus o tenha amen.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 sem · Editado

Heldon William de uma certa forma a vossa história é inspiradora,
Não importa as barreiras, as dificuldades, pessoas que quiseram vos afundar, ambos foram fortes e esperançosos, acreditaram num dia melhor...
Que alma dele descanse em paz...
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Carlos Manuel da Silva Por vezes não devemos esperar que a justiça seja feita por "Deus"....por vezes nós proprios ja nao estamos presentes para ver essa justiça.Ninguém é de ferro...A paciência esgota!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Carlos Manuel da Silva Que a Sua Alma tenha um Descanso Eterno
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem


Escreve uma resposta...





Chomar Jose Nachira Força boss Nini, a justiça tarda mas nunca falha, tenha certeza que Allah já os conhece, se Allah é justo com as pessoas vai fazer a sua justiça,

Força ai
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Katia Loforte Bruheim Meu amigo, falamos e rimos em 2014 estava feliz, porque ias sair , descanse em paz
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Dady Sabino A dor nunca passa, muito força boss, que a alma dele tenha o eterno descansoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Sofia Max Muita força. Eu sei a dor de perder um irmão querido😭. Que ALLAH lhe dê Jannat Firdouse insha ALLAHGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Zulmira Odete Odete Triste mas deixa Deus na dianteira que ele cuidará do resto.... Força aíGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Jesus Luis Continue corajoso Como teu irmão Ayub te endorses e lembra te, quem cala consent.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Kassam Faruk Os olhos sao a reflexao da alma.ve se na foto claramente que tipo de pessoa ele era. Que ALLAH aza wajal tenha ele no maior conforto do jannatul firdaus.ameenGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Neide Gouveia Esta morte doime até hoje ele não merecia. Quando passo da unimoda parece q vou ver a ele Asu porque tu sempre foste um vadio nunca ficavas ba loja.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Herminia Manhica Sem palavra é muita coisa junto salientar que em algum momento que leio post de Nine lágrimas não me faltam.
A pergunta que me vem é porque tanta coisa junta para mesma família.
Mas prontos,quem sou eu?
O bom é que já está fora da tristeza
Quanto ao Juiz Dias Marrôa é muito sério e não gosta de brincadeiras de mau gosto.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Calton Basilio Triste isso. Mas em fim...a vida continua pese embora não do mesmo jeito. Mas só uma pergunta: porquê que achava melhor você ir a leitura da sentença sozinho em vez de juntos com seu irmão?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Minaz Chandulal Que Allah lhe dê o grau mais alto de Jannat
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Nida Shah Que Allah de jannat e si ele foi Allah assim quis e so ele deve fazer justica nao te metas mas em intigras cuida do pequeno ayobinho e da sua familia apenas faca dua pra ele sempre .um dia iras encontrar a ele de voltaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Bia Naiene Muito forte. Que Deus lhe dê um descanso eterno.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Domus Oikos Paz a alma do Ayob. Que Deus o tenha na sua eternidade...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Hélia Magaia
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Abdul Remane Ibraimo Que allah dá janat,amém
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Carla Ollyel







TENOR
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Ary Manhiça
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Dario Gulam Ussene Giva Que Allah lhe conceda o jannat e que a sua alma descanse em paz.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Rosy Juma Não se esquece nunca, é uma dor profunda e imensurávelGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Miguel Dias Paz a sua alma amém😇.
Muita força irmão.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Joaquim Moiane Ansioso para ler o teu livro irmão
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Pryncesa Danyella Gaveta Que lindo Nini Satar força Deus é grande sabe o que fazGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Eugénio Faria Q Deus continue lhe concedendo um interno descansoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Percia Magaia Magaia Paz a sua almaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Domus Oikos Relato emocionante...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Nuro Negativo Gil Somente e naturalmente desejar muita forçaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Linette Olofsson Paz a sua almaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Saria Algy QUE A ALMA DELE DESCANSE EM PAZ.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Vjt Mahalamban Paz a sua alma. Abraço forte camaradaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Naldo Manhique Sinto muito pela perda do teu irmãoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Tayob Janu 😭😭😭😭. Que ALLAH lhe conceda o janat.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 sem

Mario Tazama Rip 😭Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Carla Jessen Eterno descanso a sua alma. AmémGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Ancha Fulane Novele Sinto muitoGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Elvis Roberto Zavale Forca manoGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Abel Philip Descance em paz..Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Gman Manhique forca deus vai resoltver tarde ou cedoGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Emerciana Cumbane Que a alma dele descanse em pazGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Cecília Massangaie Depois do pecado de Adão o preço pago pelo pecado é a morte ,mas força aíGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Heldon William a sua morte também chegará... que lembres que a morte é o destino de todosGerir


Gosto · Responder · 4 sem


Escreve uma resposta...





Abdul Rahman Azaad História emocionante.
O amor que Ayob Satar tinha para com o seu irmão Nini Satar.

Que Deus , deia-lhe o paraíso e perdoe os pecados dele.
Que Deus , salve a ele do Castigo da sepultura e do castigo do inferno.
Que Deus , deia-lhe a tranquilidade, paz , socego no Qabr.
Aameen
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Zulfikar Mussagy I.L.W.I.RGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mirex Dalaximiro Chivulele A JUSTIÇA È TARDE MAS CHEGA MANO,UM DIA VAI SE RESOLVER_FORÇA AII!!
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Armando Joaquim Triste situação! Mas, inshaallah , Deus saberá como resolver isso.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Abdul Latifo Latifo Badrudine Os machos de verdade sem deixar de fora o homen da mente brilhante o Vicente Ramaia tbem alvejado a sair da Mesquita
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Albertoestevaodb Beto Meus sentimentos, quando o livro ficará pronto?
2Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Kilelio Helio Munguambe Agusto Paulino,cmo se sente fazr parte duma historia tao triste causado por ele!MbavaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Emanuel Joao Muchanga Que a sua alma descanse em paz e deus faca a justica..nao deixe o assassino impuneGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Euclides Da Flora " Memórias que alimentam recordações e que o vento, a poeira e as chamas não consumiram"Gerir


Gosto · Responder · 2 sem

Salvador O Africano Meu caro nini, nunca deixes tudo nas mãos de Deus, sejas o agricultor e o deus a chuva. ..Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Abdul Rahman Azaad Nini Satar está demorar no lançamento do seu livro.
até quando devemos esperar?Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Edgar Massuanganhe Sempre dizia q Dimas Marroa tinha tomates no lugar pena q o sistema lhe cortou os pes...Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Azarias Marcos Chichongue Falou pela dor que sente pelo desaparecimento súbito do seu predileto irmão dizer que são assuntos deste planeta e não se passam para minoria é assunto de todos que a alma dele descanse em pazGerir


Gosto · Responder · 3 sem

Zacarias Jose Chivale Nini,
Tenha fé e certeza que Deus vai fazer justiça na hora certa e no momento certo.
Paz a alma do teu irmao "Ayob".Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Hassamo Issufo Remane K ALLAH lhe dê JANNAT. sinto muito meu irmão forte abraçoGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Elsa Rafael Continue seguindo os conselhos dele, e pense nas coisas boas que ele partilhou contigo.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Clorica Da Teresinha Qui história. até as lágrimas caíram. força e muita coragemGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Romao Camoes FORCA MEU BRO A BIBLIA DIZ EM ACTOS 24:15 : havera ressureicao dos mortos e o Ayob e um deles abracosGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Feliciano Mugote Director da BO , O sr matangala, xiiiii , moz até exibe nome admiráveis.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Antonio Matavel Matavel Deus de k tanto fala o sr Nini, esta fazendo sua justica a si e seus irmaos. Acredite pois na justica divina!Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Valerio Cobera Verdade quando se perde alguém muito querido Revivemos a ele todos os dias.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Imo Adamo Forca,mta força irmão Allah(ST) vai lhe conseder o Jannat... A dor e imensa e difícil de superarGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Albertino Pinto Eu sou testemunha disso. Ayoob deixou em mim um legado de boas lembranças. Tivea opurtunidade de ser um fiel servidor de trabalho de decoraçao da casa dele e algumas logisticas de bens dele q ele nao precisava. Era um homem carismatico, elegante, bom pai de familia e vivia a 5 estrelas. Desejo o melhor nsse mundo q Deus sabe.Gerir


Gosto · Responder · 3 sem

Percia Jornal E bom pa nos mAIS NOVOS SABER DISSO.POIS CRESCEMOS OUVINDO MAL DIZER,DOS IRMAOS SATAR.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Alfredo Alferes Muito triste.
Mta força Niny fé fé fé e a justiça de Deus nunca falhaGerir


Gosto · Responder · 3 sem

Jimmy Zeneco De certeza somente a Deus que pde fazer Justiça...Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Salvador Xerinda Os humanos não são justos, porém Deus o é !! Deus fará justiçaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Badrudino Maunde Sinto muito 😢😢😢😢😢
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem · Editado

Tauacal Cavarica Deus o tenha em seu lado direito. Paz a sua alma!
1Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

António Júnior Da Babilonia "Dorme o sono dos justos"...

Palavr chaveGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Manuel Muhassua Tenha fé homem de Deus,a justiça tarda mais chega.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Lisboa Anibal
Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Esperanca Mitano Mitano Eterna saudade.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Noemia Mota Mota Paz a sua Alma..Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mastah Boogle Fuck Albano Silva e descanse em paz Ayob Satar.Gerir


Gosto · Responder · 2 sem

Nicol Nhantumbo
Gerir


Gosto · Responder · 6 dia(s)

Aghast Alili Os meus pêsames, a justiça se fará tarde ou cedo!Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Sarmento Nhaquila PoizeGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Inocencio Muendane Muendane Rest in peaceGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Gilda Tangune Meus sentimentos.que a alma dele descanse em pazGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Vata Portugal so Deus k pode resolve deixa justiça de vinaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Thandy Vilanculos Pax. A sua alma ayob.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Helena Joao Acaçio Que Allah lhe dê JannatGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Nilza Sandra Mussagy Que Allah lhe conceda o jannatGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Tina Adey QUE A ALMA DELE DESCANSE EM PAZ.......senhor ilumine ele onde estiverGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Dodge Tchauque FORÇA ILUSTRE E A JUSTIÇA SERÀ FEITA.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Marcela Mavie Paz a sua alma.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Emidio Pacheco A JUSTICA SERA FEITA UM DIA. CÁ SE FAZ CÁ SE PAGA DESCANSE EM PAZ AYOBGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Fatima Tembe Tembe que ALLAH lhe dê jannatGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mazambane Said Que ALLAH lhe concede JanatGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Rosa Janeth Cumbe a justica divina tarda mas sempre chegaGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Francisco Ernesto Francisco À sua alma, Paz Paz e mais PazGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Edson João João Alberto Deus te conforte.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mendes David sua lma discanse em pazGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Gabriel Maya Força aí irmão.Gerir


Gosto · Responder · 3 sem

Nelio Mazive viva irmaos bom diaGerir


Gosto · Responder · 2 sem

Crisologo Cintura 😪RIP !Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Kakau Mohamed Mohamed Que allah lhe concede jannat firdowsGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Bernardo Matusse Triste mas eu volto a dizer o mesmo do nini Deus é pai de todos"Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Pester Cuna ForcaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Jacinto Zacarias Ali Força... E muita forçaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Dalva Mupa
Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Jonas João Manuel







TENOR
Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

InocencioWitness Samuel Zacarias Telles A mensagem me tocou.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Armando Jambo Paz a sua almaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Ermelinda Zavale Xtou muito emocionada com a historiaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Chauque Fernando Força aiGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Lino Lucas Murengane Nunca é tard pra deus agir.paz a sua almaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Ismael Parbato Que Allah lhe conceda Jannat firdauss...Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Chambal Edson Que alma dele descanse em paz.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Tomas Junior TristeGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mano Killas QUE DEUS LHE DA O ETERNO DESCANSOGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mussa Tangausse A sua alma descanse em pazGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Omar Rufino Que allah conceda janntaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Júlio Samboco Paz a sua almaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Ana Sadile Abudo Abudo K Allah lhe conceda jannatGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Gabriel Ferrão Triste mais muita forçaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Jackson Joao Sinto muito pela perda. Forças!Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mussa Abacar Deus k lh perdoe pegados deles...amimGerir


Gosto · Responder · 3 sem

Isabel Victorin Silva AMÉMGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Dalva Mupa Muito tristeGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Filipe Luís Mapsanganhe AmémGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Carlos Comboio AmémGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Henrry Carvalho Nahara RIPGerir


Gosto · Responder · 3 sem

Mingas Lúcia Induna
😢Gerir


Gosto · Responder · 3 sem

Gilberto Novela Amem. Muita forçaGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Horacio Mbuina AmémGerir


Gosto · Responder · 3 sem

Ana Geremias Cumbane RipGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Dyno Maravi DifícilGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Kendo Mangulle GoodGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Mendes David sua alma discanse em paz.Gerir


Gosto · Responder · 4 sem

Hermes Moises
Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Yassin Fakir Abdulremane A dor da perda nunc,á força do legadoGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Tino Martinha Paz a sua alma AyobGerir


Gosto · Responder · 2 sem

Sattar Juma Ibraimo Meus sentimentos!Gerir


Gosto · Responder · 3 sem

Elizaveth Rosário Paz à alma deleGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Julio Tualufu Dos Santos TristeGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Angelo Da Conceiçao Massingue AmemGerir


Gosto · Responder · 4 sem

Helder Mestride Amem

Sem comentários: