sexta-feira, 4 de maio de 2018

Morreu o Ícone da Terceira República

Morreu o Ícone da Terceira República
Mensagens de condolências vem de toda a parte do globo, foi-se um líder que na verdade desempenhou um papel crucial num processo que culminou com a mudança do sistema político em Moçambique. Não se pode falar de uma democracia representativa em Moçambique sem se mencionar o nome desta figura, falar de Afonso Dlkhakama é fazer uma visita prestigiante a história da democratização em Moçambique.
São diversas as formas que Moçambique pode reconhecer o percurso deste homem, se realmente a democracia é um ganho para o país, pela primeira vez na história, o corpo do senhor Dlhakama deve ganhar espaço na cripta da praça dos heróis onde repousam os heróis que participaram da luta pela independência em Moçambique, Mostremos ao mundo que os heróis não são somente os fundadores da FRELIMO, a morte deste senhor abre espaço para que a nossa história seja reescrita.
Permitamos que as novas gerações conheçam quem foi este senhor, e a única forma de conceder esta oportunidade a estas gerações é termos fontes matérias sobre a sua existência. Está na hora deste senhor fazer parte dos currículos das disciplinas que lidam com a história de Moçambique dentro do ensino geral.
O partido Renamo é aqui chamada a desempenhar também um papel importante na imortalização desta figura, transformando a casa deste senhor que se localiza na zona nobre da cidade bem ao lado da presidência, em um arquivo da heroicidade desta figura. Reconheço o papel que Julius Nyerere jogou no processo da libertação de Moçambique do jugo colonial Português, mas está na hora daquela avenida ser atribuída o nome do senhor Dlhakama, uma vez que a mesma vai dar o acesso direto a casa do mesmo.
Ps: O Estado Moçambicano deve imortalizar Dlhakama.
Atenciosamente
Comentários
👏👏👏
Gerir
Eagle Eye YEP!!! Mas prematuro o caso avenida
Gerir
Mindo D'avila Muita Lúcidez da vossa parte, contudo com ou sem honras do Estado para com ele, nós o Povo em outubro prestaremos homenagem a sua memoria.
Devemos muito a ele.
Gerir
Responder22 hEditado
Gamito Dos Santos Carlos Apoio te ilustre Bitone Viage, acredito que dessa vez irão matar a vergonha e o fazer. Assino abaixo

Gerir
Lissungu Mazula Uma figura incontornável para a história do país. Triste. Muito triste.
Gerir
Jacob Matsinhe Segunda republica meu caro nao trceira.
Gerir
Silva Machanguana Terceira porque viemos do Estado colonial, Socialista e a este a que nos encontrarmos hoje
Gerir
Jacob Matsinhe nao me lembro de nenhuma literatura vir que Mocambique era uma republica na era colonia... alias nem era Mocambique mas sim uma misera provincia ultramarina portuguesa.
Gerir
Lila Lamour Guambe Me deixaram confusa
Gerir
Lila Lamour Guambe Segunda ou terceira?
Gerir
Jacob Matsinhe querida papologa, eu te garanto que e segunda, na era colonial Mocambique nao era autonomo para se autogovernar...
Gerir
Jacob Matsinhe sim sim... provincia ultramarina eh diferente de Republica.
Gerir
Jorge Uqueio Meus caros devem se actualizar primeiro antes de fazer publicação. É terceira República sim. 
1. A 1a República foi entre 1975_1990 quando éramos do sistema multipartidário e com uma economia centralizada
2. A 2a República nasce em 1990 até a data onde passamos a ser multipartidários e com uma economia liberal.
3. A 3a República está preste a nascer com o modelo de descentralização em Moçambique. 
Bitone Viage tem conhecimento de causa quando fala da 3a República
Gerir
Salésio Mondlane Nao concordo. A primeira República tinha uma certa denominação diferente da segunda. Agora pergunto, como é que será apelidada essa 3a República? Pelo que eu saiba a diferença crucial das duas República é a transição da economia centralizada para a de mercados.
Gerir
Responder13 hEditado
Mario André Bem dito Bitone Viage,sinceramente falando este e o momento ideal para se imortalizar o nome dele...
Gerir
Bras Combo Bem colocado o posicionamento.
Gerir
Augusto Dias Eu não tenho essa opinião a considerar os pergaminhos da luta que Dlakhama encentou contra o povo mocambicano, porque de facto foi esse povo que em todas as ocasiões ele visou na sua guerra. Estamos todos lembrados a situação hedionda dos ataques indiscriminados que sempre foi o seu lema em sofala e nas rodovias mais para o norte do pais. Muitas familias mocambicanas ficaram sem os seus entes queridos. È verdade que queria com essa guerra para que o governo de mocambique dirigido pela FRELIMO mudasse de paradigma. Mas, o povo devia ser poupado das matanças. Ele nunca chegou com a sua guerra no palácio da Ponta Vermelha e conquistar o poder. Sempre foi perseguindo os cidadãos, nas vilas, localidades que o povo para escapar a morte deixava as casas para a mata. Como um indivíduo desses deve pertencer ao Panteao da Nação? Para isso devia-se também trazer o Andre Matsangueissa...no meu ponto de vista. NÃO!
Gerir
Filha De Deus E a FRELIMO não matou tb nessas guerras?
Gerir
Responder23 h
Dionisia Dionisia Boa pergunta Filha de Deus
Gerir
Responder22 h
Dionisia Dionisia Augusto Dias,posso garantir lhe que a frelimo também matou,a minha família é aprova disso infelizmente
Gerir
Responder22 h
Filha De Deus Problema, as pessoas só vêem a RENAMO assim, como alguém que matou...e FRELIMO nessa altura, fazia o quê? Sinceramente... Ambos mataram. Tsem ma nada.
Gerir
Responder22 h
Alcidio Do Rosario Foi-se um homem
Gerir
David Sambongo Sambongo A África perdeu mais um dos seus filhos e grande guerrelheiro.
Gerir
Augusto Dias Um grande guerrilheiro refere-se homens que lutaram para grandes causas, não duma guerra civil como foi o caso. Essa guerra deixou muitas chagas entre os mocambicanos. Contrário, foi por exemplo Mondlane, Samora e o resto dos libertadores da Pátria que trouxeram a liberdade para o povo mocambicano. Ai sim esses que fizeram isso são verdadeiros guerrilheiros.
Gerir
Filha De Deus E o macacho estava a caminho disso já.
Gerir
Responder23 h
Jacob Matsinhe A República constitui-se em uma organização político na qual os cidadaos ou o povo, elege um chefe de Estado para representa-los por tempo determinado.
Gerir
Joaquim Gove Acho que o momento não é sério para aqueles que encaram a morte como um fenómeno natural, sim mas, um evento que requer serenidade e reflexão sobre o nosso ontem, hoje e amanhã tomando como exemplo a dor pela perda de quem perdemos. Todavia, julgo que a lei Moçambicana deve ter bem acautelado o que é herói e como é determinada ou atribuída a heroicidade. Por isso, julgo que se calhar o melhor é nos atentarmos para o que a lei estabelece, antes de levantarmos expectativas no vazio. 
Portanto, se alguém tiver a lei que versa sobre isso e puder partilhar, agradeço.
Gerir
Jose Muchamano Jofre A nossa luta continua e em Outubro iremos homenagea-lo.
Gerir
Nacer Choy Onde vai o corpo. Na cripta ou em machanga. Terá estátua ?
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Sebastiao Xavier Xavier não se faz sozinho, para além de ser necessária quando haja injustiça resultantes da realização das eleições como é o caso de Moçambique e de muitos países como Angola. E então neste momento de perda de vida, o nacionalismo deve falar mais alto, tal como se pode identificar em Afonso Dhlakama e muitos outros.
Gerir
Valnir Fiel Meu caro, palavras sábias e oportunas. Tomara que as sugestões que colocas coincidam com a visão das autoridades. Ele foi sem dúvidas um herói e digno de reconhecimento.
Gerir
Adriano Novela Ainda nao digeri essa noticia.
Gerir
Augusto Dias È verdade, è irreversível!
Gerir
Mizza Penga Que continuemos com o legado do grande homem "a luta infindavel por uma democracia transparente"
Gerir
Homer Wolf Ícone da III República?...😱
Gerir
Lyndo A. Mondlane Tsc Bitone Viage, deixa aquela avenida em.paz meu.. ha outras q se podem mudar.. logo aquela...por favor, a ingratidao deve ser o nosso mais forte caracter
Gerir
Alcidio Mbeue Caro Augusto Dias,esta dizer que lutar pela democracia não é uma grande causa ou não tem conhecimento para que serviu a guerra dos 16 anos? Desde a criação da Frelimo em 1962 estava sob regime monarca ou se preferir monopartidarismo,tomando conta de tudo sem a maioria pudesse opinar,desta feita o grande homem Afonso dhalahkama decide lutar para a existência de multipartidarismo(Democracia).eu não intendo quando ilustre diz que ele não é digno de ser considerado guerrilheiro e herói. Pra hoje falares o que pensas teres está liberdade de expressão foi graças a ele.
Gerir
Augusto Dias Caro Alcido eu não tiro o mérito disso, mas temos que separar as águas. Primeiro veio a república que custou o sangue aos melhores filhos dos mocambicanos. Agora a luta pela democracia, não tinha que ser feito derramando sangue dai eu não dar a mesma nota. A independência nacional foi necessário derramar sangue por o pais estava sob uma ocupação. Veja o que lider da renamo ora falecido fez e o que os libertadores fizeram. A independência não deveu-se apenas a um homem, foram vários que muitos ainda existem. A democracia está personalizada apenas em Dlakhama, agora que ele morreu verá que a sucessão será muito difícil.
Gerir
Alcidio Mbeue Em torno da sucessão isto tem acontecido com quase todos os partidos políticos de África, que não preparam o seu sucessor em quanto vivo. , a título de exemplo, Com a morte de Eduardo mondhlane houve grande dificuldade de encontrar o sucessor, tínhamos o irias simango,samora e Marcelino dos Santos,A Frelimo não tinha alguém já pronta para assumir a pasta. O outro exemplo mais recente e quando foi apresentedo o candidato da Frelimo sua excia FJN. a dois meses antes das eleições.nem ele sabia que podia ser candidato. Em fim Augusto são coisas da política. E' que estou preocupado como ficará o assunto da paz efectiva,a descentralização e desarmarmento da Renamo são vários assuntos pendentes.agora temos que nos concentrar no entero digno ao nosso herói guerrilheiro. Pelos vistos vamos deixar na praça dos herói concordam companheiros.
Gerir
Lucas Hovito Massagens??
Gerir
Edy Maunge Falhou!
Gerir
Edson Gambeta Bem dito E que assim seja.
Gerir
Carlos Felisberto Sozinho VOCE ESTEDOU DE VERDADE APOIADO
Gerir
Luciano Justino Chemane Não haja dúvida que este homem contribuio grandemente para a construção de um moçambique democrático.
Gerir
Jorge Uqueio Meus caros devem se actualizar primeiro antes de fazer publicação. É terceira República sim. 
1. A 1a República foi entre 1975_1990 quando éramos do sistema multipartidário e com uma economia centralizada
2. A 2a República nasce em 1990 até a data onde passamos a ser multipartidários e com uma economia liberal.
3. A 3a República está preste a nascer com o modelo de descentralização em Moçambique. 
Bitone Viage tem conhecimento de causa quando fala da 3a República
Gerir
Jacob Matsinhe so me rio... 3a Republica. nao vejo veracidade alguma no seu palavreado.
Gerir
Responder8 h
Thulukela Massingue Dhlakama vivera para sempre!!!
Gerir
Hilario Zitha Obrigado papa Dhlakama por todo que fez por Moçambique.o povo chora pelo o seu desaparecimento físico.discance em paz,papa
Gerir
Responder23 h
Dennyz Gongolo Bem reflectidas as suas palavras meu mestre , creio que os nossos líderes não irão negligencia -las.... pois precisamos de uma verdadeira democracia e a mesma deve reconhecer e valorar o esforço de qualquer líder independentemente dos seus ideais....e Afonso Dhlakama foi um arquitecto por excelência da democracia em construção... bem haja os seus ideais. 
Agora o homem foi descansar o partido fica por mim não deve deixar os seus ideais enquanto movimento da resistência. Espero que desta vez não passemos despercebido desde marco histórico.
Gerir
Responder22 h
Yolanda Dambi Só Deus sabe e ele com certeza vai confortar a família.O que temos que perceber é que ARENAMO terá de se reenvetar e tomar o seu percurso para os desafios que se avizinham.Sem esquecer que o Presidente da RENAMO fez uma parte da história de Moçambique e deixou seu desejo e sonho ainda em aberto na Assembleia da República(pacote de descentralização e integração dos homens residuais de seu Partido.Soube ser e estar como controverso e líder do maior partido da oposição em Moçambique e fez sempre valer o que lhe vinha na alma que segundo ele era a bem da Nação Moçambicana.Estava a rever algumas entrevistas que o fiz quando esteve em Nampula como jornalista da STV, TIM e Directora regional Norte da MIRAMAR e em todas as palavras e frase que não faltava é "Democracia para o povo" e intitulava se pai da Democracia Moçambicana.Yolanda Dambi (YD)
Gerir
Responder21 h
Dynha Raul Pedro Triste noticia, estamos todos a lamentar a Morte do Grande Lider. Paz a Sua Alma
Gerir
Responder20 h

Sem comentários: