sexta-feira, 4 de maio de 2018

Fernando Lima considera que Renamo tem capacidade para encontrar novo líder


Fernando Lima considera que Renamo tem capacidade para encontrar novo líder
O jornalista Fernando Lima considera Afonso Dhlakama uma figura incontornável e, sob esse ponto de vista, tem que ser bem analisada a sua morte, e o que vem a seguir a isso.
Lima, diz não duvidar das capacidades do partido em encontrar novo líder. “A Renamo seguramente já deve ter o seu plano, não vou dizer plano B, tem que ser mesmo A delineado, porque tem já em cima da mesa as conclusões das actuais conversações, nomeadamente o processo de descentralização e o das forças militares e a seguir tem as participações nas eleições autárquicas e nas eleições gerais. Não tenho dúvidas sobre a capacidade da Renamo em encontrar pessoas capazes de liderar o maior partido da oposição. Renamo tem que saber capitalizar o momento.”
Afonso Dhlakama perdeu a vida esta quinta-feira, na região de Santungira no distrito de Gorongosa, em Sofala. Seus restos mortais já foram transportados para a morgue do Hospital Central da Beira.

“Dhlakama mostrou que estava empenhado em alcançar a democracia e uma paz duradoura”

“Dhlakama mostrou que estava empenhado em alcançar a democracia e uma paz duradoura”
A Embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, emitiu uma declaração a expressar o seu pesar pelo falecimento do líder da Renamo, Afonso Dhlakama
“Os Estados Unidos juntam-se a todos os Moçambicanos em luto pelo falecimento de Afonso Dhlakama.  Endereçamos as nossas mais profundas condolências à família, aos seus entes queridos e aos seguidores políticos do Sr. Dhlakama, e honramos o seu serviço como líder da Renamo e como membro do Conselho de Estado da República de Moçambique.”
A embaixada diz ainda no documento que Dhlakama era um líder engajado na busca pela paz no país.
“Através de um esforço conjunto, primeiro com o Presidente Joaquim Chissano e mais recentemente com o Presidente Filipe Jacinto Nyusi, o Sr. Dhlakama provou a Moçambique e ao mundo que estava empenhado em alcançar a democracia e uma paz duradoura que beneficiará todos os seus concidadãos, independentemente do partido político.  Mesmo nos seus últimos dias, o Sr. Dhlakama trabalhou perseverantemente para promover os dois objectivos da descentralização e desmilitarização, que servirão de pilares para um acordo de paz duradouro entre o seu partido e o Governo da República de Moçambique”.
Por outro lado, apela a todas as forças vivas da sociedade a se empenharem para honrar o legado deixado por Dhlakama.
“Na sequência da morte prematura do Sr. Dhlakama, encorajamos os líderes da Renamo e os seus interlocutores no Governo da República de Moçambique a honrar o legado do Sr. Dhlakama ao concluir este grande projecto pelo qual dedicou os últimos anos da sua vida: uma nação livre dos grilhões da guerra e da violência, uma nação que pode aproveitar o poder dos seus recursos e desencadear o potencial do seu povo, e uma nação firmemente enraizada nos princípios da democracia.  Este acordo de paz deve ser a herança do Sr. Dhlakama para o povo de Moçambique, e os Estados Unidos estão prontos para ajudar a alcançá-lo.”
Afonso Dhlakama perdeu a vida nesta quinta-feira em Sofala. Deixa viúva e oito filhos.
Be Focus
1 h
Propostas Públicas
Perecer Urgente.

RAUL DOMINGOS DEVE(IA) SER O SUCESSOR DO AFONSO DHLAKAMA.
PS: Caros leitores, a sugestáo abaixo nao é da minha autoria ou iniciativa. É sim ideia ou propostas de alguns conservadores e revolucionarios Mozambicanos simpatizantes e apoiantes do partido Renamo.
Quanto a nos fazemos apenas o papel de partilhar informaçoes, que inundaram nossa caixa do messenger, whatsapp e sms com a seguinte feor:

PROPOSTA*
--"Depois de varias sensuras e buscas sobre quem será o suceder capaz a Afonso Dhlakama, entre as fileiras dos quadros seniores (independentemente de se ainda esta ou nao no activo] dai, concluiu se que somente Raul Domingos é por enquanto o unico apto e forte de engatár e puxar os caris tal igual puxava AD.
Outrossim, propoem que RD parta ja para fixar se na Serra afim de urgentemente empenhar se na (re)organizaçao do braço armado - o pilar da Renamo e tambem apartir de la dedicar se as habituais incursões politicas democraticas, da Paz, etc.

SIMPATIA
De acordo com os proponentes, neste momento Raul Domingos é o unico que goza simpatias desde o Povo de Moz, a guerrilha conservadora e renovada, intelectuais ate aos politicos da praça.
Desde os 16 anos da guerra RD era visto como o Mozambicano ideal e favorito (nao obstante desacordos pessoais com DHl o seu ex-comándante. Porem ele -- RD --continua Renamo de Sangue nao so para mobilizar e dirigir a guerrilha. Alias, muitos dos asseguradores da base da Renamo hoje nutrem grandes amizades e confianças em RD.
Mesmo se o RD venha a se candidatar as presidenciais pela Renamo, ninguem, mas ninguem mesmo tem sombras de duvidas que folgadamente este e sua Renamo, vencerào.

CAPACIDADE E CONFIANÇA
Raul Domingos é de extrema confiança para alem das bases armadas e politicos da Renamo tambem do povo Mozambicano. O povo conhece o muito bem e por sua vez ele conhece bem das ansiedades do povo. 
Alem do mais, RD tem a capacidade para impulsionar as duas alas da Rena afim de orintar melhor as linhas mestras ou pra continuidade de negociaçoes com a obsoleta frelimo ou de optar e dirigir a via armada como sendo a forma liminar de acabar de uma vez por todas a opressão do povo de Moz.

Raul Doningos conhece bem os dossieres chaves do AGP. Ele sera mais util em decidir pra acabar com as ciclicas fraudes eleitorais. Etc.
O Geraldo Carcálho ja esteve na serra com AD para sua reintegração. Estee dois amigos juntos podem dar uma dunamica na Renamo." fim de citação do publico

Por: Be Focus

Sem comentários: