segunda-feira, 14 de maio de 2018

Dlhakama Foi Vítima de Uma História Narrada Pelos Pseudos- Historiadores



Bitone Viage
10/5 às 11:48 ·

Dlhakama Foi Vítima de Uma História Narrada Pelos Pseudos- Historiadores

Dlhakama foi uma lenda, os maiores criminosos foram os que escreveram a nossa história, estes foram os culpados pelo branqueamento dos fatos como forma de salvaguardar os interesses de quem os ordenou a narrarem os fatos a luz dos seus interesses.

Os pseudos- historiadores deturparam a nossa história e com a morte de Dlhakama ficou mais difícil saber quem realmente merece o estatuto de herói.


A heroicidade de Dlhakama foi negada por conta da forma que a nossa história foi narrada e consequentemente a definição da heroicidade foi para acomodar os interesses daqueles que foram exaltados vencedores por uma história mal narrada.

Inconcebível num cenário em que Dlhakama é exaltado por todos até por altas figuras de Estado como um indivíduo que lutou por uma justa causa, mas a história que aprendemos na escola diz que ele foi um bandido armado e um reacionário dos mais perigosos na construção de Estado em Moçambique.

Afinal qual é a verdade? Quem foi realmente Dlhakama? Será que ele é o que ouvimos hoje nos discursos da sua homenagem ou é o que a história dos nossos currículas diz ser?

A pesar de institucionalmente ser possivel encontrar indicadores que elevam Dlhakama a categoria de herói, sabemos que pelo fato de vivermos num Estado onde a inclusão é político-partidaria, há única forma que nos resta de reconhecer a heroicidade deste homem é a simbólica.

Reescrever a nossa história sobre a guerra de 16 anos para alguns e guerra de desestabilização para outros, constitui um imperativo, pois há uma necessidade da uniformização da identidade desta figura, Dlhakama não pode ser bandido e vilão ao mesmo tempo, ou ele é herói ou bandido.

Atenciosamente

Bitone Viage

GostoComentarPartilhar

200200
4 partilhas
Comentários

Olivio Mucave Desde pequenos fomos ensinados oque lhes interessava , e não a verdadeira história de Moçambique. Ou seja foi uma tentativa frustrada de lavagem cerebral.
6Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Rocina Cins Ou é tentativa ou é frustração, ou dois não pode.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Fomos obrigados a exaltar falsos heróis como forma de legitimar a exploração que viemos sofrendo.

Sérgio Frederico Jamal Jamal Herói Nacional e Pai da Democracia Moçambicana.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Nelson Namangues A história deste país um dia vai ser reescrita tenho fé nisso.
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Será sim reescrita meu caro disso não duvide.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Armando Nenane Uma abordagem proibida no patrulhamento ideológico das nossas memórias colectivas
8Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mebanze Joao KkkkkkGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Eles não conseguirão patrulhar para sempre as nossas mentes.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Escreve uma resposta...



Dennyz Gongolo A história narrada é repleta das metanarrativas dos vencedores...e muitas das vezes ela serve como sustentáculo das ideologias... não se espante meu mestre a nossa também não escapou dessa linhagem.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage São as metanarrativas fabricadas com intuito de nos obrigarem a reconhecer falsos heróis.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dennyz Gongolo Kkk...o tempo é mestre...Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Escreve uma resposta...



Olegário Samuel Muando A exaltação ao legado de Dlakama é imensuràvel e representa os feitos de vàrios outros actores da Liberdade, da Democracia, e do bem estar do Moçambicano anónimo e pacato...

Figuras como Domingos Arouca, Joana Simeão, Gwendjere, o casal Simango e outros sumariamente assassinados por pensar diferente são exaltados nos feitos de Dlakama...
7Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pinto Inacio Camilo Camilo Gostei como fizeste uso das palavras. Comentário bem perceptível.
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Olegário Samuel Muando Thanks meu caro...Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pinto Inacio Camilo Camilo É k tenho visto comentários de jovem letrados mas tem sido uma lástima. Deferente de te
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Um dia a verdadeira história será revelada
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Olegário Samuel Muando Certamente.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Amosse Mucavele Bitone vai ler Elisio Macamo sobre a Renamo seu rebelde anti patriota. Ultimamente tens thomado maningue ns tuas abordagens.Gosto
9Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Joaquim Gove Mas, Amosse Mucavele, se calhar o Elísio Macamo faz parte do grupo considerado de pseudo-historiadores por Bitone. Que ele traga elementos que comprovem o que ele diz ou que no mínimo sirvam de suporte às suas assumpções.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Joaquim Gove Sinceramente estou preocupado com a qualidade e o verdadeiro papel dos tais intelectuais (sua maioria) da nossa terra...Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Amosse Mucavele triste ler os tais cientistas sociais aleijados ideologicamente triste.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Amosse Mucavele Temos muitos pseudo qualquer coisa,sao muitosGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Augusto DosSantos Pelembe Este Elisio Macamo que te referes não se pode esperar muito dele é um grande lambe botaGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Joaquim Gove Augusto DosSantos Pelembe já leste o artigo proposto e confrontaste o que lá vem relatado?? Se sim, peço para partilhares o que a análise que fizeste e que conduz-te à refutar.
Podes crer que até os piores mentirosos podem dizer alguma verdade...Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Não é para gravar bro, está é uma situação que precisa da nossa reflexão
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Marta Jose "Ou ele é herói ou bandido."
Ele era tido como um bandido, e hoje um Herói porque já se foi....
Os melhores atributos ganhamos após a morte. Sempre foi assim....
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Eduardo Mondlane também foi tido como Herói Após a sua morte

Ou achas que o consideraram Herói em vida???

Idem para a Josina Machel
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Marta Jose Queria poder tecer comentario, mas, não percebi a tua intervenção 🤔
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Ele não pode ser as duas coisas minha prezada Quadra Marta Jose.

Por isso que devem nos dizer quem ele realmente é
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Marta Jose Mas de uma coisa podes crêr, não mais escutarás diferente do que mais se diz nos últimos dias....Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Kamal Badrú Tenho certeza absoluta que outra geração irá reescrever a história de Moçambique com os factos reais
7Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Mas meu amigo você teve a oportunidade de conversar com o boss deveria lhe dizer na cara que nos os jovens queremos reescrever a nossa história
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Kamal Badrú Bitone Viage o cerne da conversa foi outro
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Vos foi imposta a agenda?Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Isaias Dosanjos Interessante. Mas em quase todo mundo é assim: A disciplina de história é ensinada para construir a identidade nacional e, em Moçambique acresce-se a unidade nacional. Afim de alcançar esses objectivos é inevitável omitir e acrescentar. Repito, em quase todo mundo é assim, Hobsbawm nos seus escritos sobre a história fala disso, em Inglaterra e EUA. Portanto não há razões para espanto, todo historiador sabe disso. Ora, a luz da lei 10/2011 Dhlakama não tem espaço para ser herói nacional. É herói ou bandido? Todo bandido social é herói - olhemos para as favelas brasileiras, quase todos os traficantes são protegidos pela população, ninguém atreve a denuncia-los. Não é por medo, é por gratidão ao herói traficante.
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s) · Editado

Rocha Julio Vendo por este angulo. Ate faz sentido.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Não busque o mundo para legitimar as falcatruas cometidas aqui dentro.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Hilario Zitha Ele foi arquitecto da democracia moçambicana.merece ser exaltado por todos.
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage De que forma poderemos o exaltar?Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Hilario Zitha Continuar com a luta que ele iniciou,democracia e boa governação.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Hilario Zitha Eu sou Dhlakama.
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Elson Cuna Como não é herói, se meio mundo, directa ou indirectamente, emocionado se curvou ao corpo do malogrado. Porquê não aranjar outra desculpa para o não atribuição do título de herói pois essa de, ter "assassinado muitos compatriotas e destruído infra-instruturas" não cola, se não vejamos: O povo que dizem estar de costa viradas para ele, mesmo negado a tolerância de ponto na Beira, mandou passear a decisão e inundou por completo o paços do município e aos gritos de dor e desespero, despidiu-se dele e acompanhou o carro do cortejo fúnebre até à saída da cidade. Ele era inimigo do povo ou de certas pessoas que à todo custo usaram este como escudo!?
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Uma grande dissonância meu irmão. Algo deve se fazer para se rever a nossa história.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Elson Cuna Um dia, a verdadeira história virà à "tona" e até lá gostava de estar vivo para olhar a cara dos que esforçam-se em não querer ver que o que à muito somos contados não é a verdade...
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Bethoven Amancio ....
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Dercio Nicolau Votarem nele que era bom "nevas", como diz a minha amiga Pretinha Fúria Susher Raymond, morreu a lutar por algo que so agora morto vejo montes de jovens a chamarem-lhe Heroi. Ahhh hão-de vir dizer que ele nunca ganhou eleições por causa das Fraudes, ops
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ocultar 19 respostas


Cal Barroso Mas você não sabe a que horas se ganham as eleições em Moçambique ou tua caneta tem muita tinta e queres gastar?
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Dercio Nicolau Nao fizeram nada vcs pah, agora querem escrever soooo
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Cal Barroso OkGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Dercio Nicolau Dhlakama sempre lhe votei
Ele foi sim o Herói

Sobre dos votos, todos nós sabemos como funciona isto.
E outra coisa, tudo que ouvi desde qie me conheço como gente só falam mal dele como se ele fosse o único perverso nesga história.
Julgam pelo que ouvem, história vossa cheia de mentiras, porrrraaaaaaa
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Dercio Nicolau Tsc
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Dercio Nicolau eu aprendi muito com esta vidinha minha, não julgar pelo que oiço
E esse vosso Moçambique descobri que é uma mentira, quando Chipande aparece a dizer que nunca ter dito que ele é quem deu o primeiro Tiro, depois a História da Morte de Mondlane, fizeram-nos acreditar em Coisa, a nossa vida passamos a estudar mentiras.
E depois devo acreditar nele quando dizem que Dhlakama é que é um assassino enquanto eles é quem assassinaram a nossa História? Devo acreditar que Dhlakama é quem matava enquanto quem matou Uria Simango e a Mulher foi a Frelimo? Devo acreditar que Dhlakama é matava no Muchungue como se ele tivesse pegado na arma e começa-se a disparar sozinho?

Francamente, isto ninguém me vai tentar convencer.

E me vão dizer que toda a província de Sofala é composta por gente burra e ignorante ao ponto de ter acreditado nele?? Burro somos nós, que ainda continuamos a vender Pátria, burro somos nós que acreditamos em todas as Estórias que nos contam sempre para conseguir voto de cada, burro somos nós que mesmo perante a situação miserável que vivemos, cada vez mais pior mas mesmo assim não conseguimos enxergar o óbvio.
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Nicolau Vc nem chega numa assembleia de voto 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Sai daqui
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Filha De Deus Preta, sempre votaste? Prova....kakakakaakkaka já sei voto é secreto. E vc só diz agora que ele já kokou.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Filha De Deus ina
Kklklklkkkkkkkkkkkk
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Elson Cuna Esse senhor só querer vos "inervar"! Os debates sobre a grandeza de Dhlakama sempre foram patentes e visíveis nas redes sociais e em outras plataformas, para quem teve e tem olhos para vê-los. Essa de " ...só agora que ele morreu..." e blà blà só pode contar à miudinhos da pré-primàriaGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Filha De Deus Wena PAH...kakakaka
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Nicolau So agora sim, vasculhei teu mural ate 2013 e n tem nem um post sobre o tal😎😎😎😎
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Dercio Nicolau mural de quem?Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Nicolau Ambos, tu e o Cuna 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Pretinha Fúria Susher Raymond Eu minha cona é do ano passado
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Nicolau
Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Nicolau Esta Cona,mas me lembro que nem na antiga Cona escreveste a favor dele
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Nada a dizer grande homem.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Manuelito Nhazilo Bandido
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage E herói para alguns.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Manuelito Nhazilo Bitone Viage então não há consensos ainda sobre se é ou nãoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Silva Machanguana Mesmo o Karl Marx que ate hoje as suas obras são referencias incontornaveis nos laboratórios de conhecimento a escala global, se formos a olhar o Karl Marx em vida sofreu perseguições e chegou a ser expulso do seu País de origem e viveu no exilado mas quando morreu ganhou o estatuto de heroi ate no seu País onde foi expulso.
Dai que um dia Moçambique espero ver estatuas de Dhlakama, inclusive algumas avenidas com nome dele.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Filha De Deus TXE... Só se os vivos frelos morrerem todos. São rentanas esses.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage A história tem sido assim.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Sousa Carlos Limao New Face Samora ainda em vida não era gostado principalmente alguns comparsas da mesma organização política isto porque com ele não alcançavam os objectivos mas já em memória fala se das autopias Samorianas.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Mas ele é herói.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...



Maria Manjate Eu enquadro esta figura lendária(Dlhakama), no mesmo grupo de Joana Simeao, Lázaro Kavadame, Urias Simango, Matias Kuengere e outros nomes tidos como reaccionários, marginalizados e assassinados por conta disso.
É pertinente e imperativo reescrever a nossa história, eu concordo com isso.
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Bitone Viage Marginalizados por uma história escrita pelos pseudos historiadoresGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Joaquim Gove Boa, caro Bitone Viage, amigo meu. Achei interessante esta tua abordagem.
Portanto, faça-me satisfeito com isto:

Se puder indicar-me(nos) alguns ou ao todo quem são os que referes por pseudo-historiadores, mostrando o suporte intelectual de assim considerares. Agradeço imenso desde já.

Também, se tiveres a verdadeira história dos feitos que conferem a heroicidade falecido (Dlakhama que descanse em paz) e as respectivas evidências eu agradeceria bastante. Considerar-me-ei ignorante para que de ti possa aprender essa história.
Todavia, se assim não puderes fazer, eu considerarei ignorância da tua parte e propor-me-ei a partilhar o que sei e que por sinal é a sabida pela maioria dos que pesquisaram e pesquisam Moçambique.
10Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Manhice Quem deu o primeiro tiro? Onde morreu Eduardo Mondlane? Quando é Que mocambique deixou de ser república popular...vamos colocar o intelecto em primeiro ,depois vamos convergir ou divergir nas cores partidárias...faz favor...
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Joaquim Gove Dercio Manhice, está a falar do quê e a que propósito?? O que pretende com as perguntas que coloca é coloca-as a quem?? O é o intelecto para si e onde acha que deve ser usado e que não foi usado?? Porque assim acha??Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado

Dercio Manhice Somente para mostrar Que existem sim pseudo-historiadores ( pessoas que escrevem e public am informaçöes falsas)...Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...



Frazao Tchamo Esse país cada um faz oque bem entender sem olhar os outros , meus caros a história que estudam é falça , acho eu que todos estavam aussar armas com isso ,se Dlakama é bamdido , porém todos são bandidos por que Afrelimo não disparava para sima ,mas ssim para o seu enimigo com a mesma finalidade.
3Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage A história é falsa em algumas partes e cabe a nós a desconstrução desta história.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Heitor Paulo POISGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...



Idicio Francisco Muhai Desde pequenos fomos ensinados que falar de Dlhakama e da renamo é falar de bandidos armados ,em nenhum momento foram exaltados os feitos destes .Agora todos conseguimos ver quem são realmente os bandidos ,os assassinos,os que nomeiam proucuradores para acobertar suas "gangs" .
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage E nos ensinaram que o outro lado é que é herói.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Sergio Baloi Sergio Que fique claro Ele é um grande herói nacional
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Mas isso não basta. Fisicamente deve ser reconhecido.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...



Sergio Baloi Sergio Lutou pela causa de um plano de povo
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Sergio Baloi Sergio Viva DLH
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Joel Mabasso Bitone Viage, nada percebo de política, porque não me convém decifrar "as pauladas" disso, tou crazy com as cenas das dívidas, sabes "côméh".

"mazé" assim:

Acho que os "manitos" pseudo-historiadores não têm pachorra nenhuma pa o que dizes, ó compatriota. Real man.

"tazavêr", a bizarrice dos gajos, agora?:

Fazem hosanas ao Líder, epah, "má daki" a pouco é tudo "mêma M......"
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Fazem hosanas a um homem que eles o chamaram bandido por muitas décadas.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Clovis Macave O Povo conhece os verdadeiros heróis deste pais, e Dhlakama é um deles...quanto a historia da guerra dos 16, posso lhe afiançar que existe uma literatura considerável que desmente a história oficial.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage E as próximas gerações de que forma irão saber da existência de Dlhakama?Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Dercia Adelia Con sua licença hoje eu aprendi que depois de uma luta o passo a seguir do vencedor é humilhar o derrotado ( o inimigo ) .
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Estamos juntos mano.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Almeida Carvalho Granda pergunta Bitone Viage tas de Parabénspelo texto...

Pa ja repassando n watsap ...
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Fique a vontade mano.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Helio Arshel Armando Muzungu Ndini
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Godinho Alberto Viagem Zomane Mas há ladrões que serão heroicisados.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Bitone Viage Por isso fabricaram a história com este intuito.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Escreve uma resposta...



Joseph Khosa Já escreve brasileramente?!...Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Salomão Nhantumbo Esse sr até podia ser heroi mas o sangue das crianças pilada atiradas nas arvores,os cansados de carregar trouxas que eram mortos pelos matsangas as famílias desalojadas até hoje o gado roubado o meu avô rêgulo Nhantumbo que Deus o tenha
O fazem desmerecer este titulo nobre
4Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Rosa White Concordo
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Milton Sergio Cassamo 100 comentarios!Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Heitor Paulo De um lado deve se perceber que a guerra não era precisa porque nunca é boa coisa, mas era necessária para chegarmos onde estamos hoje, a figura do Dhlakama constitui uma parte da estória política desse país, a partir dos eventos em que ele foi percursor por uma causa justa, afirmo. So pessoas visionárias ou quer por esclarecidos que entendem essa causa justa do qual o legado promoveu. Foram avançadas informações erradas para atrasar possíveis crenças que ele poderia tomar por parte da população nos pleitos eleitorais e outros demais interesses.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Esperanca Mitano Mitano Bela reflexão.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve um comentário...










Bitone Viage
9/5 às 8:16 ·

Depois do discurso de tomada de posse, eis que o nosso Presidente brilha de novo com o discurso de homenagem ao líder da Renamo.




GostoComentarPartilhar

272272
Comentários

Gildo Lambo Para mim foi o melhor discurso de Nyusi desde que foi eleito como PR de Moçambique. Kkkkkk
4Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Heheeheheheheheheh sério?Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gildo Lambo É minha opinião kkkkkk
2Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



Ivo Diplomacia Há que saudar de forma carismática a forma como esteve o PR, diferentemente da chefe da bancada parlamentar da RENAMO (Maria Ivone Soares) que para mim pareceu que estava a fazer um comício popular.
7Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Hehehehehehehehe e sério?Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gildo Lambo Ivone Soares perdeu grande oportunidade de ficar calada, contendo suas emoções.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gabriela Das Neves Santos Campanha
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Zarito Mutana Gostei da intervenção da Ivone.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Ussene Paulino Ussene Ivone Soares, pensou que estava na AR
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Malume Mabjaia Falou e muita bem a Dra Ivone, as verdades sempre dói mas são verdades.

Somos todos Dlhakamas
2Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gildo Lambo Malume Mabjaia eu não sou Dhlakama.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Malume Mabjaia Nós Resistentes, a Dra Maria Ivone Rensano Bernardo Soares, falava para Resistentes e os que se identificam com a causa da luta do herói Dlhakama.

Se não és Dlhakama, respeito.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



David Mahoche Kkkkkkkk.... Mas wena pah!...
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Qual é o djese. KkkkkGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

David Mahoche Bitone Viage Não há djese nenhum meu caro!...kkkkkGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



Blessed Paulo Simbe Discursos.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Gostei muito de escutarGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



Juma Aiuba É verdade. Nem parece o mesmo orador das galinhas de 50.
8Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Tania Constancia 😂😂😂😂Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Você meu amigo Juma Aiuba kkkkkkkkkkkkk quer problemas né?
2Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Juma Aiuba Nada. Só estou a comparar as coisas. Parece mutante esse senhor.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

William Damasio Mbeve Wena Juma paah...kkkkkk
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)


Escreve uma resposta...





Belarmino A. Lovane Apenas provou que ainda podemos confirar😎. Vamos apoiar o nosso PR
8Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Ussene Paulino Ussene Vamos continuar apoiando o nosso PRGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Não se pensa na confiança a luz de discursos.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Belarmino A. Lovane Bitone Viage estou a pensar na confiança ao nível da materialização do discurso e hoje foi um exemplo da materialização do discurso de respeito ao princípio de diferença "Estado-Partido". Se apoiarmos o nosso PR sem dúvidas teremos mais discursos sendo implementados.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Almeida Carvalho Lambibotismo p/f xega seus cegos i surdos...com licençaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Belarmino A. Lovane Almeida Carvalho de volta a este tipo de descursos intolerantes ao debate de ideias?? Onde está k lambebotismo Aí?
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Almeida Carvalho Já dss com licença...este senhor k vocês chamam de PR pode fazer kalker tipo de discurso pá mim é zero a esquerda...primeiro tem k pôr os ladrões dos dólares atrás das grades...enkanto isso ñ acontecer é da mesma laia i nunca vai merecer meu respeito...Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Belarmino A. Lovane Almeida Carvalho respeito sua posição. Boa tardeGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Escreve uma resposta...



Neusa Rodrigues 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gabriela Das Neves Santos Concordo consigo, amigo Bitone. Diferente da Ivone Soares que parecia estar a fazer pré-campanha para substituir o falecido.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s) · Editado

Malume Mabjaia Mas deixou ficar muitas verdades e sempre as verdades trazem feridas.

Somos todos Dlhakamas
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Para um contexto como este ela falhou no discurso
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Malume Mabjaia Mas sentimo-nos motivados.
É mau para alguns e bom para muitos.

Quem esteve no local sentiu arepiu daquela mensagem, muito forte e encorajadora.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Thompson D'Luisa Pantye A Ivone não fez campanha nenhuma, eventualmente a dicçâo os tenha equivocado.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



Gugu Chivale Apenas discursos...
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Como sempre.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gugu Chivale Infelizmente...seria tao bom ver a práticaGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Escreve uma resposta...



Edgar Barroso Deve ter um bom writer.
4Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Bitone Viage Realmente Edgar Barroso, os tipos escrevem.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Edgar Barroso tenho de começar a escrever discursos, heheheheheh...
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Gildo Lambo Pode ser boa bolada Edgar Barroso kkkkk
1Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Ercílio Fernandes Bechardas Eu escrevo alguns...e da-me ca um gozo!...
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bitone Viage Hehehehehehehehe os moçambicanos gostam de ouvir boas coisas. Mas ao mesmo tempo é triste.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)


Escreve uma resposta...



Claudio Rofino PR tem um bom acessor para fazer discursos !Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Dercio Dédé Nataniel ilustre?afinal qual é o objectivo do Argumento?
este é o poder do Argumento Grande.
ja naswitiva mine,na pratica sim irei parabenizar,porem gostei do Discurso.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Qyss Myss Adorei do discursoGerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Sendela Júlio Enoque Yaa foi um grande descurso mano.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

William Damasio Mbeve Precisávamos deste discurso. Parabéns à coragem que teve o PR. Moçambique acima de tudo.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Andrisse Elias Muhave Nyusi é bom para discursar e faz discursos bem açucarados, mas nos queremos boas accoes.Gerir


Gosto · Responder · 5 dia(s)

Rafael Mate Só espero não passe meras escritas como já é habito.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Filho De Deus Não a acompanhei o discurso mas espero que não morra Daviz para ele Brilhar. Uma vez que brilha quando se apaga a luz dos outros.

Mais a sério. Não penso que se tenha feito nada de extraordinário pois há muito que se podia ter feito e pelo estatuto aprovado na época de AEG e por força de ser CE fez se o mínimo. Digo o mínimo no sentido mais original da palavra. O presidente sim, poderia ter feito algo. A começar pela intervenção aquando da recusa da tolerância de ponto ou mesmo no Conselho de ministro poderia ter criado condições. Poderia sim ter intervido quando se recusou que a cerimônia fosse no estádio do F. da Beira. Poderia ter decretado luto nacional. Pode sim submeter a AR a proposta da heroicidade de DHL. Penso que os belos discursos devem ser a acompanhados de excelentes gestos. É faltou e vai faltar sempre ao Eng. FJN.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Gildo Lambo Não misture os assuntos ilustre.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Escreve uma resposta...



Qyss Myss Teorias dou 20/20 valor,prática dou 0/20 valores
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Pinto Inacio Camilo Camilo kkkkkk concerteza. tava mesmo a comentar sobre o descurso. que tudo akilo nao passa duma falaciaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Francisco Pacheco Chigogoro Meus caros,O PR nao tinha como pôr adoçante naquela situaçao,ele viveu na beira e bem conhece a populaçao beirense,se fizesse um discurso sinico hoje ninguem estaria a elogia lo,haveria tumultos d brandar os CEUS,de certeza q os assessores matutaram muitoGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Adriano Novela O brilho dele depressa desaparece.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mauro Benedito Chilaule só espero que as acções futuras não sejam contrarias ao discurso tal como na senda da sua tomada de posse.

VLITOS, 13 05 2018
«PREVÉ-SE FUTURO OBSCURO ÀS PERDIZES, SE “ILUSTRES” E ALTOS QUADROS POLÍTICOS, NÃO EXPURGAREM ATITUDES DE “MODUS OPERANDI”, FÚTEIS DE SEMPRE EM FESTA, IMITANDO ESTILISTAS E MODELOS, EM DESFILE NUM TAPETE VERMELHO, IGNORANDO A CAPACIDADE DE SOFRIMENTO, COM QUE DHLAKAMA ESTRUTUROU A RENAMO»
“As tiranias protagonizadas pelo Governo do dia”, afiançado pela Ivone Soares, soa a fraco, foi um discurso de ocasião e de respeitoso luto, porém, para mim, as maiores e péssimas atrocidades, vem de dentro da própria RENAMO.
Cujos Altos-quadros e Membros Superiores, se despreocuparam e, falo pela enésima vez, de como aqui na plataforma de fb, sempre denunciei as péssimas condições de alojamento, que apressaram a morte física, do nosso Presidente, com envio de cartas de petição de auxílio, à Sua Santidade Papa Francisco, aos Chefes do Governo de França, Alemanha, Inglaterra, E.U.A., O.N.U., Portugal, Dr Mário Rafaelli e, muitos mais e, eles os “distintos” Membros funcionários Parlamentares, nem sequer uma convocação aos órgãos de Informação efectuaram, para tentarem fazer passar em sentido genérico, ao conhecimento público à alguma Autoridade Pública e Internacional, do encurralamento que visava sacrifício final, dum homem que ainda tinha, inúmeros quilómetros para percorrer.
Os militantes “distintos”, tem de ser um farol, para manterem a chama do Afonso Dhlakama, dez vezes mais brilhantes durante longos anos, todavia os “ilustres”, como Ivone, Bishop e outros que tais, encontravam-se a balda indisciplinados e, nenhuma humildade, sem nenhum líder no balneário, enquanto Afonso Dhlakama se via circunvalado e, rodeado de hienas famintas, na Serra da Gorongosa, o eterno “Berço da Democracia Nacional”.
Prevê-se por isso, um futuro obscuro, se certos elementos em posições estratégicas, não purgarem as atitudes fúteis, como se estivessem sempre em festa, com outros ainda a parecerem estar, em incessante “modus operandi”, de estilistas-modelos em desfile, num tapete vermelho.
MEUS SENHORES E DIGNÍSSIMOS, 28 MILHÕES DE CIDADÃOS NACIONAIS, QUE FIQUE INFORMADO AQUI E PARA SEMPRE, QUE A RENAMO É E CONTINUARÁ A SER, O VOSSO INSTRUMENTO DE OBTENÇÃO DE TOLERÂNCIA E DEMOCRACIA E, FOI FUNDADA, PARA OSTENTAR UM ELENCO DE FILIADOS, COM GRANDE CAPACIDADE DE SOFRIMENTO E, NÃO FIGURAS DE FALSOS JUDAS, QUE DESCONSEGUEM ENTOAR DE VIVA VOZ, A ACUSAÇÃO CRIMINOSA DO CATIVAMENTO E, APRISIONAMENTO INDIGNO DUM SER HUMANO, COM O CALIBRE E LOUVADEZ DE AFONSO DHLAKAMA E, APONTAREM A POSTURA INDECOROSA DO GOVERNO E, SEUS ALIADOS INTERNACIONAIS, CUJO COORDENADO PROCEDIMENTO, MALOGRARAM PRECOCEMENTE O NOSSO GENERAL DOS GENERAIS.
QUE HAJA RESPEITO INSTITUCIONAL, NA AGREMIAÇÃO DAS PERDIZES, OS 28 MILHÕES ESTÃO ATENTOS, MAS JAMAIS PERDOARÃO TRAIDORES E AGENTES INFILTRADOS PARA A “UNITIZAÇÃO” DA RENAMO.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Mondjovo Zunguza Sera k o meu partido vai a falencia?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Ernesto Vicente Juliace nunca..,nunca vai falencia. sou da openiao que os candidatos ao cargo maximo do partido sejam publicados para merecerem uma sondagem do povo, antes de ser eleito pelo conselho nacional.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 h
Juin Khitu Plantu primeiro vao ver fumo nas eleicoes municipais depois presidenciais
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Manuel João Ferreira-Martins Grande lição de patriotismo, e coragem.Vlitos Renamo,no auge da sua mais profunda dor. Para a frente, homem de coragem e luta a Renamo precisa muito de ti. Tu mais do que ninguém conhece o caminho que a Renamo terá que seguir.Viva DHLAKAMA, VIVA A RENAMO
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Vlitos Renamo KANIMAMBO AMIGO MANUEL JOÃO, VAMOS FAZENDO POR ISSO, PORQUE OS DESFAZAMENTOS INTERNOS, SÃO MUITO EVIDENTES PELA ALIANÇA QUE ELES TEM COM DESREGRADOS, TEMOS QUE TER UM PÉ ATRÁS, NÃO CONFIANDO NA PRÓPRIA SOMBRA, QUE HAJA FOGO NA BAÍA...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder35 min

VLITOS, 10 05 2018
OBRIGADO NOSSO ETERNO PRESIDENTE!
SUA EXCELÊNCIA E DIGNÍSSIMO, LOUVADO SENHOR,
AFONSO MAKACHO MARCETA DHLAKAMA, ATÉ BREVE, OBRIGADO E KANIMAMBO, POR NOS TER AGRACIADO, COM A DOAÇÃO DE DOIS GRANDES TESOUROS, QUE SERÃO AUTÊNTICAS CERTEZAS, PARA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS E NETOS:
1- SACRIFÍCIO E PERSISTÊNCIA;
2- - HUMILDADE E MODÉSTIA;
MUITA PAZ PARA A SUA ALMA, SABEMOS QUE ESTARÁS SEMPRE NA NOSSA MENTE, PARA GUIAR AS NOSSAS ACÇÕES E, DORAVANTE NADA TEMEREMOS, MUITO KANIMAMBO POR TUDO.
TU JÁ ERAS E CONTINUARÁS A SER, O NOSSO LOUVADO E SENHOR "KULUKUMBA" !
ADEUS E ATÉ BREVE, A SEPARAÇÃO DA ALMA DO TEU CORPO, NÃO É DESPEDIDA DOS TEUS 28 MILHÕES DE SÚBDITOS, QUE ETERNAMENTE TE AMARÃO E, ALMEJAM-TE INFINITA PAZ.
E TODOS SENTIMOS QUE ESTARÁS AO PÉ DE DEUS, A INTERFERIR POR NÓS, PARA OBTERMOS FINALMENTE DEMOCRACIA E TOLERÂNCIA, QUE HARMONIZE A NOSSA SOCIEDADE.
DESCANSA EM PAZ, TUDO O QUE FIZESTE E O TEU SACRIFÍCIO DUMA VIDA, NÃO FOI EM VÃO, PASSARÁ A SER A NOSSA BANDEIRA, PARA CONTINUARMOS A LUTAR CONTRA A NEO-CORRUPÇÃO.
COMEÇAREMOS A APRUMAR DISCIPLINA, NA PRÓPRIA RENAMO, EM SUA HONRA E, NÃO PERMITIREMOS QUE O PARTIDO CAIA, PARA CONSEGUIR MANTER O ESTATUTO, DA 1ª FORÇA NACIONAL CONTRA, OS POLÍTICOS DESREGRADOS E INAPTOS, PARA QUE ASSIM, A CERTEZA ABSOLUTA DA VITÓRIA, SEJA UMA REALIDADE.
A TUA SEMENTE JÁ ESTÁ A FLORESCER, DARÁ FRUTOS SABOROSOS, PARA SACIAR A FOME DEMOCRÁTICA, DOS 28 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Jose Manuel Estrada n1 entre enchope e kaia pode ser fechada e qualquer momento frelimo atacou a base de dhalakama não circular ai
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Vlitos Renamo IRÃO TER RESPOSTA CONDIGNA, COM GRANDE FOGO NA BAÍA
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Jose Manuel Ja comeram chumbo desde hontem as 14 horas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Celso Alberto Zitha A paz do Senhór......
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Jose Manuel Muitos ja estão no hospital da Beira
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)Editado
Celso Alberto Zitha Isso està erra!
..Não serrà fake-News????devemox moderràr nada de conflitos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Benedito Azarias Cangela Cangela há um bom que vem do mau, frelimo só a porrada é que ouve
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)

Sem comentários: