sexta-feira, 4 de maio de 2018

Dhlakama foi um dos líderes do seu povo e foi fundamental para o caminho em busca de uma democracia



Foto de José Teixeira.A Morte do Presidente Vencedor das Eleições presidenciais de 1999 e burlado pela CNE/STAE
Autor: José Teixeira, antropólogo, ex-adido cultural e de Imprensa da Embaixada de Portugal em Moçambique e ex-director do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo
Acabo de ouvir os meus queridos Ângela Chin e Paulo Dentinho dizerem que Dhlakama não tinha o esplendor de Mandela. Sim, claro. Mas quem mais o tem, teve, nos nossos dias? Honestamente, não me parece relevante essa referência (que se percebeu não ter sido colocada com malevolência nem malícia - talvez apenas fruto dos processos democratizadores dos países vizinhos terem sido contemporâneos).

Há uma coisa fundamental. Por mais que nos custe (e principalmente a quem tenha trabalhado com populações que tenham cruzado a guerra civil moçambicana [sim, eu não digo "conflito armado"], expressando as suas terríveis memórias da guerra com Terror), Dhlakama foi um dos líderes do seu povo e foi fundamental para o caminho em busca de uma democracia. Nesse caminho ganhou umas eleições presidenciais, em 1999 - sim, estou convicto disso [e não me venham chamar renamista, que já botei as vezes suficientes que, em Moçambique, sou um "chissanista"]. E não seguiu a via do regresso à guerra, apesar do acontecido. Talvez por inexistência de contexto para isso. Mas com toda a certeza que também por decisão própria.

E foi um homem (relativamente) despojado. Em particular nesta sua opção de regressar, como instrumento político mas não só, à sua zona natal, tão menos luxuosa, burguesa, sumptuária do que tantos dos líderes políticos por esse mundo fora.

Foi um embondeiro moçambicano, como se costuma dizer no idioma das eulogias no país. E será bom para o continuado apaziguamento do país que essa consideração não seja campo para as recriminações mútuas.






GostoMostrar mais reações
4 comentários
Comentários
André Almeida Santos Na perspectiva de alguém que não tem a história nem a memória de Moçambique, e reconhecendo o seu papel na democratização do país, sem o qual provavelmente o país ainda seria hoje (em lei) mono-partidário, Dhlakama era actualmente parte do problema e não da solução. É toda uma era que está a acabar. Sendo eu um tímido optimista, há todo um vasto leque de oportunidades para que a sempre lamentável morte da pessoa, abra melhores caminhos para o país.
Gerir


GostoMostrar mais reações
14 minEditado
Arlindo Nhantumbo Tem que se reconhecer o mérito.O processo de paz foi uma conquista que envolveu dois líderes entre muitos intervenientes.
Gerir


GostoMostrar mais reações
10 h

GostoMostrar mais reações
10 h
Joao Carlos Oliveira perdeu-se um Moçambicano de Referencia
" O COMANDO INVISÍVEL "
Por, Mariovisk Portugal, via Kuyengany Produções
“Espero que a FRELIMO tenha em mente que apenas morreu o Presidente Dhakama;
Não morreram os membros da RENAMO que ainda se encontram nas matas;
Espero que não façam festas, que não hipotequem as discussões da Paz e da Descentralização;
Qualquer manobra pode nos levar ao precipício e o retorno pouco desejável as hostilidades;
Os soldados da RENAMO, neste momento estão sob a sombra e comando invisível do seu Líder
Pelo bem da Paz em Moçambique, espero que respeitem os ideais do Líder da RENAMO e que as negociações prossigam da mesma forma ou de forma mais célere possível;
R.I.P Pai da Democracia”.
Gosto
Comentários
Kuyengany Produções Se a frelimo nao se põe à Pau pode provocar uma guerra Tribal sem precedentes em Mozambique
Gerir
11 h
Mariovisk Portugal Caro Fernando Veloso
Essa publicação é da minha autoria, foi partilhada pelo Kuyengany Produções na qualidade de meu amigo virtual dessa rede social; 
Agradecia que revisitasses o post….

Não estou a reclamar direitos do autor(kikikikik), porém a questão do mérito de ter sido o Autor da mesma!
Abraço
MP
Gerir
11 h
Fernando Veloso Está identificada a fonte
Gerir
11 h
Santos Mafigo Se já está identificado aí o autor real da publicação. Qual mas Keres? Lamento...
Gerir
8 h
Paulo Soares Prefiro chamar-lhe guerra Civil que é o que está em curso há anos.
Tribal, não serve neste caso!
Há que querer um Moçambique mais Unido e Melhor Governado!

Há que ter Esperança!
Esses Gângsteres da Frelimo, hão-de ser afastados!
Gerir
11 h
Mariovisk Portugal Os Senhores '' Camaradas '' nao podem perder de vista que a RENAMO nao e' so o seu Lider, e neste cenario de falta de Lider pode ser ainda mais perigosa do que antes, por isso, as Chamadas alas conservadoras da FREL devem abrandar sob pena de eclodir um precipio sem precedentes;
Gerir
11 h
Carlos Matos A Frelimo a 40 anos joga com o fogo.
Vais-se queimar.
Gerir
11 h
Flaminio Jose Pacheco Paz à sua Alma Comandante Dhlakama.
Gerir
11 h
Alexandra Cardiga Fernando, que estranho....aqui toda a gente publica, faz o sharing quem lhe apetece. First time I hear this type of "" complaint""....oh well, I suppose there will always be a first time for everything.
Gerir
Fernando Veloso O meu espaço está aberto
Gerir
11 h
Mariovisk Portugal Olá Alexandra, 
A questão foi esclarecida, não obstante, que fique claro que não tratou-se de reclamação ou não de sharing todavia de ter sido erroneamente intitulado um amigo que partilhou a publicação de mim...penso que não é motivo de alarme; em caso de duvidas, peco gentilemte que releia a minha constatação;
Abraço

MP
Gerir
11 h
Alexandra Cardiga Mariovisk Portugal . Apologies se houve um mal entendido da minha parte. Tudo a correr bem (Como dizem aqui em Portugal)
Gerir
9 h
Alexandra Cardiga Eu li..Por, Mariovisk Portugal, via Kuyengany Produções. Por isso não entendi a sua constatação. Apologies...tudo a correr bem (Como dizem aqui em Portugal)
Gerir
10 h
8 h
2 h
Paula Viana PAZ MOÇAMBIQUE. 💚ÁFRICA MINHA.
Gerir
9 h
Marcus Harris Cuidado mesmo...
Quem vos avisa amigo é ...
Não se brinca com a dignidade de um Ranger!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Octávio De Jesus Domingos Penso que os apelos deveriam ir também para a ala armada da RENAMO, para que não ajam irresponsavelmente sob pretexto de que seu chefe se foi e tudo vira uma baderna. E não somente em rápidas recomendações à FRELIMO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Mariovisk Portugal Ola Octavio

Nao duvidas que tanto a FRELIMO assim como a RENAMO devem ambos agir da forma mais sabia possivel, nao obstante, e' preciso lembrar que a FRELIMO ja antes atacava a RENAMO

Sem comentários: