segunda-feira, 7 de maio de 2018

Ao Dhlakama não se chora!

Ao Dhlakama não se chora!
Tombou o dinossauro. Fez a sua parte. Concluiu a sua missão na terra. Pode descansar em paz. Chorá-lo é demonstrar fraqueza. Um líder da estirpe de Afonso Dhlakama não se chora. Segue-se-lhe os ensinamentos. Dhlakama não chorava. Não lamuriava. Lutava. Enfrentava. Acreditava na sua força. Acreditava que quem quer e luta consegue. Se hoje temos democracia, liberdade de imprensa, é graças a este ímpar homem. Para quê chorá-lo?
O que a Renamo, em particular, e povo moçambicano, em geral, devem fazer é mostrar, daqui para frente, que, sim, entenderam os ensinamentos de Afonso Dhlakama. Ninguém vive eternamente. Acabou o seu tempo aqui na terra. E nós que ficamos…o que fazemos para honrá-lo, para demonstrar que a sua luta não foi em vão?
É verdade que Dhlakama, de certa forma, foi controverso. Mas devemos recordá-lo pelo seu lado positivo. A semente de que deve se respeitar o outro, foi lançada por Dhlakama. Ele até durou para que a mesma brotasse. Agora precisa de outras mãos para a cuidarem. Já é uma planta gigante. E se morrer, a culpa será nossa. Sem exclusão. Neste momento não interessa a que partido tu pertences. Todos somos moçambicanos. O que morreu é um destacado moçambicano.
E é desta feita que veremos se efectivamente os que estão ali, a sonecar na Assembleia da República, são mesmo da Renamo ou filiaram-se ao partido para obterem benesses. Benesses essas que Dhlakama as dispensou. Por isso que morreu desamparado nas matas de Gorongosa. E mesmo assim, creio, ele não iria gostar que qualquer um de nós o chorasse. Ele não ensinou o medo. Era bravo. E a sua bravura deve servir de seiva para erguermos um país melhor. Um país justo. Um país dos moçambicanos. Um país que acolhe a todos independentemente da sua cor partidária, tribo, crença religiosa, cor da pele.
Ao mundo devemos mostrar que somos grandes. Que somos, efectivamente, moçambicanos. A reconciliação da família moçambicana, a paz e a concórdia não devem ser sepultados junto com Dhlakama. O caminho é para frente.
Temos de mostrar ao mundo que somos diferentes, pelo menos neste quesito, dos angolanos. Morreu Jonas Savimbi e levou consigo o sonho de uma Angola igualitária. A Unita de Savimbi nada tem que ver com a actual. Está destruída. Perdeu o norte. A Renamo deve aprender destes exemplos para não vacilar. Escolhos, claro, serão muitos. Não se chega a lado nenhum sem lutar. Há sempre adversidades. E Dhlakama mostrou que nenhuma adversidade é maior do que a vontade de um homem. Lutou. Partiu porque chegou o seu tempo.
Moçambicanos: Dhlakama merece aplausos!
Nini Satar
Comentários
Unay Cambuma Disseste tudo em poucas palavras. E foste inteligente e assertivo na escolha da imagem que a propósito é muita rara 

Mas deixem me falar um pouco de Dhlakama. 

Ele foi ex-comando do exército colonial e mais tarde, ainda com 20-22 anos, filiou se a guerrilha da frelimo. 
Só que depois da independência, ele e o André estavam hospedados num hotel militar na Beira, e é ai onde as mentiras e atrocidades da frelimo tribal veio a tona:
O André ficou a saber que afinal de contas todos os graúdos da frelimo naturais do sul, principalmente o Samora, nunca sequer participou num combate, aliás nem mesmo pisou as matas, excepto para o congresso e para tirar fotografias simuladas!
Pior ainda, ele soube como foram mortos sistematicamente todos os graúdos da frelimo naturais do centro e norte e alguns homens bons naturais do sul que condenavam as práticas tribalistas do Samora.
E o André ficou muito aborrecido!

O resto da história todos conhecemos.

A frelimo desde sempre sempre vinha caçando Dhlakama a pensar que resolveria o problema mas este era um erro básico crasso e Dhlakama sempre aproveitou se disso para fazer "bluff".
Na verdade Dhlakama já nao comandava a guerra desde 1992. Ele tornou-se um político mas com carreira militar.
Quem comandava a guerra eram os outros que ele foi preparando ao longo dos anos. O unico papel que Dhlakama tinha era de controlar os nervos dos seus comandos radicais.

Por isso agora cabe a frelimo desenhar uma estratégia para chegar se a um entendimento mutuamente vantajoso com a ala militar da Renamo. 
O Ossufo Momade apenas substitui o Dhlakama politicamente, porque em termos militares nunca seria possível substitui lo.

Portanto, os que estão a festejar a morte do Dhlakama são tolos porque as coisas agora ficaram mais complicadas.
Gerir
Responder7 hEditado
Ernesto Adriano Chume Chume Algo k muitos nao sabem agora achando k com a morte dele sera lula pra a ala militar.
Gerir
Responder7 h
David Afonso Arone Arone Falando da foto ilustradada.quando se trata de machar a imagem de alguém sempre vai se procurar o lado mais feio do mesmo.a frelimo e os sipatizantes sabem faze_lo muito bem...
Gerir
Responder7 h
Junior Boque Vc unay amostra muito odeio e rancor a nos que somos do sul. Vc amostra que o soldados da renamo devem nos matar unay. As suas intervençoes sao manadas de odeio. Lamentavelmente nao precisamos disso, nao vi nenhuma guerra mas nao precisamos desse odeio e dessas intervençoes incitando a guerra
Gerir
Responder7 h
China Rafael China Unay você é tribalista. Eu sou da RENAMO, mas n apoio o tribalismo
Gerir
Responder6 h
Leonel Cuna Tribalista meu irmão, gosto muito dos teus "posts" mas com trabalismo não vamos longe.

Obrigado
Gerir
Responder6 h
Garrido Jeremias Este Unay tinha que meter a sua colheirinha tribalista e extremista..muda lá um pouco esse teu ódio exacerbado, um pouco de lucidez necessita se...és muito repetitivo pha...
Gerir
Responder6 h
Unay Cambuma Senhores, os problemas deste país foram provocados pelo tribalismo dos sulistas da frelimo ainda durante a luta de libertação.
Não sou eu que promovi e criei isso e também não é para fingir se que não existe isso nos dias de hoje.
Gerir
Responder5 hEditado
Unay Cambuma A política da frelimo ainda é alicerçada sob a aliança makonde-changana ou vice versa.
Gerir
Responder5 h
Símon Ngomane Charles Unay Cambuma o problema aqui é a frelimo e não povo do sul, todos os maçambicanos do rovuma ao maputo... Não quer mais a frelimo.
Gerir
Responder5 h
Garrido Jeremias Então a solução do país é trocar os "tribalistas sulistas"por tribalistas "nortenhos ou centrista"...a solução é unidade Nacional..
Gerir
Responder5 h
Dilermando Paulo Campos Nao se batem cabeça, este Unay Cambuma, é um camboa. Ele gosta de ver os outros a morrer e ele numa boa no ar condicionado. Ele nao ajuda em nada, só cria desavensa no seio do povo que quer a PAZ.
Gerir
Responder5 hEditado
Jenisse Sulemange Sinto muito concordar com unay, Samora era tribalista visível. Na zambezia pelo menos a maior parte não gostava dele. Ele chamava nos de cabeças de alho xoxo, cabeças de galinha, em seus comícios. Por isso é que a maior parte dos que estão na renamo são do centro e Norte, por causa desse mesmo tribalismo. E hoje em dia também existe, de forma disfarçada mas existe. O pessoal do Sul acha que é superior aos do centro e Norte. Eu vivi isso na pele. Só que cada um que me aparecia recebia a resposta a altura. Só que agora até estão mais calmos, porque viram que as riquezas de Moz estão nas terras dos chingondos. Tribalismo existe sim. Podemos sim tentar lutar contra, seria bom, mas existe e como existe. Eu sofro isso diariamente, sofria porque agora as minhas respostas são tão contundentes que quem sofre são os outros ( ficam com rancor 😂😂😂).
Gerir
Responder4 hEditado
Guto Real Sou da Renamo e condeno veemente o tribalismo e outras formas de separatismo. Senhor Unay Cambuma o senhor se esta na renamo esta no partido errado. Quando devemos renovar o partido com ideias do futuro o senhor vive preso ao passado se não muda estará a contribuir para o retrocesso do partido.
Gerir
Responder5 h
Unay Cambuma Eu nunca disse que estou contra os meus irmãos do sul. Eu sei o que o povo de Gaza, suposto "bastião" da frelimo passa.
O povo de Gaza vive uma autêntica ditadura comunista.
Eu tenho lá vários amigos.
Gerir
Responder5 h
Unay Cambuma E eu não sei porque me confundem com a Renamo. Eu sou freelancer apartidário.
Gerir
Responder5 h
Salvado Murrocha Quanto ao samora esquece irmao foi grande lider aquele
Gerir
Responder4 h
Víctor Valdo Massaiete Unay, pára com esses discursos tribalistas meu irmão, chegam até a enjoar de tão recorrentes que são. Aprecio muito as tuas colocações, são típicas de um resistente nato, e é disso que nós precisamos, mas ouve-lá, tu sempre estragas quando metes esse papo de sul, norte aliança makonde-changana, esse é um discurso divisionista e perigoso, o problema do povo do centro não é o sul e nem o extremo norte mas sim os que governam o país, entendeste? A maioria dos que governam o país não representam o povo do Sul, representam a si próprios e aos seus interesses, aliás, uma das maiores resistências ao partido no poder à nível do país vem exactamente daqui da zona sul, através de um jovem rapper de intervenção social chamado Azagaia, e de um outro músico que por ironia do destino é precisamente da província de Gaza, o dito bastião da FRELIMO, chamado Refiller Boy Speaks, temos grandes agentes da oposição aqui na província de Gaza tais como o famigerado deputado António Muchanga. Então pára com esse discurso de "Sulistas" porque a palavra sulista é muito abrangente meu irmão. Um forte abraço meu compatriota, continue na resistência, um dia a vitória chegará, és um grande homem!
Gerir
Responder4 h
Juma Temane Um grande apelo ao nosso irmão Unay.não pode vir a terreiro com discursos divisionistas,porque nós povo da unidade é o que combatemos desde os tempos remotos.
Gerir
Responder4 h
Hermildo Barros O futuro é incerto
Gerir
Responder4 h
SJ Naife No meu ponto de vista, apreciando todos os discursos de Samora Machel fazem acreditar que ele nunca foi tribalista e lutava para eliminar isso. A fome aqui em Moçambique não afecta apenas centro e norte mas sim em todo país! Não ha espaço para tribalismo, vamos resolver problemas de povo
Gerir
Responder4 h
Samuel Matusse Meus irmãos devemos abrir os olhos devemos mandar parar tudo isso que acontece neste país, o abuso vai ser pior em moz,
Gerir
Responder3 h
Fidel Pinho Pinho Achar Num dos discursos do presidente Samora no youtub, diz qi o povo do sul se acham superiores e tem um desprezo grande pra com o povo de Centro e Norte. Na verdade ha um ódio, descriminacao, preconceito e calunia da parte do povo do sul pra com os do centro e Norte, isso nao se pode negar infelizmente. Quem vive e trabalha no sul ou Maputo vive e convive com essa triste realidade. O povo do Centro e Norte chama de Manhembanes e Machanganes ao povo do sul uma vez qi sao as linguas tradicionais deles. Mas eles( os do sul) chamam de "xingondos" no lugar de macuas, macenas ou machuabos etc....gostaria qi um dia os Moçambicanos se unisem e se respeitassem( unidade Nacional).
Gerir
Responder3 h
Domingos Julio De Sousa Agora de hoje em diante nós tudo somos o Dhlakama.
Gerir
Responder3 h
Joao Moreno Vou acrescentar mais nessa história do início da guerra dos 16 anos. André e Dlhakama no quartel de mafambisse, saiam para masport nas madrugadas ou no início da noite para corrida em grupo. Este batalhão saiu com todo o equipamento para mais uma marcha. Saíram não voltaram e assim aumentou o grosso número de soldados filiados nas fileiras. Ficaram poucos homens por motivos diversos doença outros documentação etc etc. Alguns estão vivos. Essa a razão desta história.
Gerir
Responder2 h
Junior Boque Unay nao é freelancer coisa nenhuma, tudo que vc fala nao apresenta provas, a maioria das coisas sao história, cantigas pra amostrar que a Renamo é santo e a frelimo é diabo.

Nos moçambicano sabemos quem é santo e quem é diabo.


Falas sempre de antigos combatentes que nao foram a guerra, que mataram flano e beltrano, mas sem fonte, e sem nada, e ainda granjas por credito nos seus escritos. 

Posso se quiser a cordar dizer que vi_te a ir pedir emprego no nyusi, mas sem provas, nao passará de um falatório barato.

O caro niní tudo que publica traz um anexo, ate jornais vam e fazem um pastcopy e publicam, porque ele prova, e fala, E diz mais: se quiserem mais procurem_me eu vos amostro.

Agora esse seu freelancer eu nunca em nenhum lugar ví, todas as histórias que tu contas aqui na sua pagina do fb, foste trasmitido com um ser que se afiliou a renamo, quem te garante tu que isso é real, porque nao publicas como se fosse uma suposisao, fabulas? 

Vc tem muito odio unay, precisa se encontrar imediatamente, tudo que vc fala tem haver com morte, incitaçâo a guerra, heroismo a renamo, histórias sem fundamento. O povo vai votar a renamo nao por isso que vc faz mas porque ja nao quer a frelimo
Gerir
Responder2 hEditado
Jordao Suqueia Uma das razoes de ódio contra pessoas da zona centro e norte é vocês de sul se acham inteligente uma vez com cabeça de côco, vocês nos chamam de chigondo e nem sabem o significado de tal chigondo, isso é tribalismo sim...
Gerir
Responder2 h
Unay Cambuma Desculpem, mas o Samora era uma grande fraude. Samora nunca combateu. Samora, Guebuza, Chissano, Massinha, etc, apenas passaram a vida em Tunduru na Tanzania curtir a grande e a francesa e abusando as hoje grandes mulheres da frelimo. 
Samora foi um terrível tribalista e totalitário. A história é longa.
Gerir
Responder1 h
Janete Paulo Safrao Concordo, até hoje nota-se o quão trabalistas são os do Sul, diariamente humilham os do norte e centro como se Moçambique fosse sul...
Gerir
Responder1 h
Unay Cambuma Muitos não gostam quando falo do sulismo da frelimo mas é por ai que tudo começa.
No facebook há muitas publicações de jovens do sul a festejar a morte do "chefe dos chingondos", como eles dizem.
Ainda não vi ninguém do centro e norte a fazer isso.
Gerir
Responder1 h
Unay Cambuma Desculpem, unidade nacional é palhaçada, nao existe isso.
Gerir
Responder1 h
Jojo Pequeno Machava meus irmãos temos que aceitar a verdade. não podemos esconder isso enquanto na verdade isso está acontecendo. eu sou do sul, nasci em Maputo cresci lá mas por motivos de trabalho estou no centro província da zambezia. irmãos vocês precisam ver o quanto o homem do sul se gabam nos sector onde trabalham usando imunidades pra escurachar os outros. não fiquem ai falando pra unay. ele está trazendo átona o que os nossos presidentes começaram. podem hoje negar mas um dia tudo irá cair e vocês irão se inforcar porque negaram a verdade. não falei nada
Gerir
Responder1 h
Jojo Pequeno Machava Júnior Boque estas a negar que a felino é o diabo?? espera pra ver asim que ele já se foi... terás a escravatura em 3D. aguardo o seu sinal quando assistir
Gerir
Responder1 h
Dilermando Paulo Campos Se Unay Cambuma fosse apartidario, a balança nao estaria apesar dum lado.
Sr. Cambuma, seja um homem construtivo e nao destruitivo. A Renamos, MDM, Frelimo, PIMO, Pahumo e mais Partidos, sao todos moçambicanos e formados pelos irmaos nossos. O que faz 
o Sr. Unay Cambuma é mais para criar o divisionismo onde nao ha divisao. Acredito que este fenomeno de Unay Cambuma nunca sofreu com a guerra que assolou neste país, se sofresse, em nenhum momento ele estaria a favor da guerra. Mesmos aos beligerantes, nenhum deles querem que a guerra volte neste País, porque conhecem os efeitos colaterais da guerra. A única pessoa que quer ver o povo moçambicano mergulhado de novo numa guerra e ele ficando a bater palmas no ar condicionado, se é que tem, é Unay Cambuma.
Unay Cambuma, chega de blasfemias neste País.
Gerir
Responder1 hEditado
Unay Cambuma Bico calado Dilermando.
Fui ao teu perfil e sei o que defendes aqui.
Não vejo onde está o problema para me criticarem aqui. 

Sei que há muitos idiotas úteis da ojm a comentar mas se começarem a irritar me vou banir todo mundo.
Gerir
Responder58 minEditado
Joao Moreno Mensagem transmitida. Quem quer guardar sabedoria no coração é esta a oportunidade. Quem quer guardar rancor está a perder seu belo tempo. Amor é uma coisa muito grande e Dlhakama soube distribuir. Só nossos gulosos não querem ver. ... nosso herói
Gerir
Responder8 h
Donaldo Marrenge O sussessor de Afonso Macacho Marceta Djakama, é da ala militar com objectivos bem difinidos. Porque de qualker maneira ele vai se fazer valer caso uma provocacao. Unica maneira de manter a paz é nao fazer aproveitamento no falecimento de Djakama
Gerir
Responder5 h
Atija Smith Narque Realmente, deixou de bater o coração mas não morreu, pois o espirito tem de continuar vivo em nòs..
Gerir
Responder8 h
Juma Dos Santos Continência
Para o Comandante em Chefe e General de 4 estrelas.
Exemplo de líder
...Ver mais
Gerir
Responder15 min
Bernabé Mateus Langa Jr. De facto, o líder da Renamo merece aplausos. Nasci um ano após os acordos da paz, não vive em tempos de conflitos, mais os mais velhos sempre fazem questão de relatar e mostrar as principais diferenças. Porém haja muita controversa, uns criticam outros...Ver mais
Gerir
Responder7 hEditado
Arnaldoortega Neves Bem dito grande Nini...diseste muita coisa em poucas palavras
Gerir
Responder3 h
Aderito Rosario Novele Merece muito mais, ele em vida não foi compriendido durante o tempo k vivia no somarshild mas quando decidiu viver no meio de pobres em Gorongoza, trouxe uma outra visão de humildade ao povo, provou k ele não ta preocupado com o seu bem estar mas sim com o bem do povo, perdemos um grande Homem com tomates no lugar.
Gerir
Responder8 h
Abel Philip Lá vao eles com pedidos contras ideias do Líder do tipo: o corpo tem ser depositado na cripta dos herois, luto nacional, tolerança do ponto, funeral do estado, e muitos outros pedidos que Dhlakama em vida nunca os quis te-lo, porém, nunca enteram posicionamento do Dhlakama? O líder nunca quis têr a goGerir
Responder5 h
Joaquim Pacule Sem mais palavras, ja se disse tudo aqui pelos sabios que bem entenderam aos ensinamentos dum pai de verdade que tanto desejou um povo duma nacao a surrir de Norte a sul de zumbo a indico infelizment os herois nunca colhem seus frutos e o pai grande nao fugiu a regra, calou la no fundo de satugira e os outros a tomarem cafe nas cidades Graça ao seu sacrifice. Pai grande descanse em paz lutaste ate onde pude e deixaste a outra parte para seu povo amado que sempre nas suas memorias estara. Vai a mangunde perante seus familiares em paz.Gerir
Responder8 h
Muhombe Muchin Quem morreu é Dhlakama as suas ideias ou ensinamentos ficaram.
Nós vamos mostrar isso que ele ensinou.


Não existe revolução sem morte.
Por isso ele merece aplausos por ter a coragem de deixar de ser de apenas da família Mangunde, e ser da nação moçambicana.
Gerir
Responder8 h
Simoun du Fleuve Engraçado que os principais beneficiados da sua luta são exactamente aqueles que lutaram contra ele. Os comunistas de ontem tornaram-se nos imperialistas de hoje graças a sua luta. E ele morreu como um comunista, tal Che Guevara pelas matas bolivianas em busca de igualdade social.
Gerir
Responder8 h
Abega Mabjaia Heróis não morrem virão lendas... Dlhakama foi descansar pois já fez a sua parte aqui na terra ,agora somos chamados a concluir o que ele deixou...Gerir
Responder5 h
Suluho Suluhu O primeiro é de agradecer o esforço nele criado para o bem do povo moçambicano,o povo este k vive humilhado com um grupinho de pessoas k usa o poder para um fim com interese particulares .por ultimo pedir adeús para k lhe dá o melhor da eternidade, vá com deús o pai da naçao moçambicana....o teu nome esta na mente de todo moçambino,sentiremos a sua falta.
Gerir
Responder7 h
Francisco Saveca Com toda sinceridade digo, sem Dhlakama o país teria desabado faz tempo. Este homem lutou não só pelo seu partido mas também para o bem da nação. Ele merece aplausos. Deus queira que no partido haja um bom substituto capaz de seguir ou enriquecer os ideais do líder Dhlakama. Bem haja Afonso Dhlakama
Gerir
Responder7 h
Henriques Da Silva Sim cumpriu a sua missao que Deus lhe consedeu aqui na terra. Ele esta agora no conforto de Deus a lhe limpar o suor da luta com os colonos da frelimo para libertar o mocambique inteiro. Descansa em paz papai mesmo assim que o mundo sente a sua falta mas reconhecemos de tudo que fez para nos.
We miss you.
Gerir
Responder7 h
Zimba JC Disse a #Filha e bem: os Heróis não morrem, viram LENDAS.
O outro disse, Herói é quem perde as beneces mas ganha a guerra e covardes são os que perdem a guerra e amarram-se as beneces, e esses, temos muitos deles.
Gerir
Responder5 hEditado
Arsénio Guambe É lamentável quando a gente ouve rumores negativos a respeito de quem muito fez por esse belo Moçambique vindo de um acadêmico alguém k foi a escola para deixar de ser ignorante. Eu cresci ouvindo muitas histórias negativas do falecido e do seu partido, mas também subi avaliar essas histórias pk numa guerra todos entram para matar o adversário, nenhum desses partidos k estiveram envolvidos na guerra de 16 anos não matou, ou seja, k nas suas armas somente saia balas de pipocas, água incapazes de gerir outrem são k ...
Gerir
Responder7 h
Anselmo Jose Muchave Desculpe momade assife eu tenho lido tudo que posta mais nunca dou aplausos porque não irás ouvir pôr estares longe mais ágora, digo aplausos para ti o que ficou para nós é o que acabas de dizer regar a planta pois ele já colocou a semente. Obrigado nini pelas belíssimas palavras Todos somos mais Moçambicanos
Gerir
Responder7 h
Dito Mahamad Dito Ele foi um homem de coragem, lutou para um Moçambique melhor,nós que ficamos vamos continuar com a resistência ate um dia Moçambique seja para todos e a riqueza seja justa ate a último moçambicano nos confins da bela pátria do índico.
Gerir
Responder8 h
Vila António Temos de ser realistas esse Homem foi percussor dos ideias da Democracia multipartiidaria, resistiu a todos atentados de assassinato, e morreu sem ser atingido. A união é tudo que os que estão na frente da RENAMO, devem adoptar para continuarem firmes no ideiais e ensinamentos do LÍDER AFONSO MACACHO MARÇETA DLAKAMA.
Gerir
Responder2 h
Mathaus Muchanga Lamento bastante e sinto muito, tenho visto pessoas a contribuirem negativamente os ideias da frelimo pra favorecer um grupo de pessoas, como a renamo, renamos é movimento formado algumas pessoas da regiao centro principalmente de sofala ainda por cima descutem com barriga cheia com bolso cheio de fotos de samora! É triste ver alguem a falar mal da FRELIMO enquanto vivem bem fica mal isso camaradas, estao a criar falacias que nao faz bem ninguem se optitarem em luta todos nos vamos se dar mal, vamos desfrutar o desenvolvinto que o governo da frelimo esta fazer....!
Gerir
Responder49 min
Cabral Toze Sem dúvida merece aplausos e fico muito triste quando muitos no reconhecem o contributo k Deu esse líder para a democracia no país na minha opinião devia ia jazar na cripta
Gerir
Responder7 h
Timanhane Wanhagonzo Wanhagonzo Povo moçambicano, mais palavras para quê.Nini falou tudo de forma clarividente, forma mais lúcida possível, de forma mais límpida da qual ele próprio nunca havia falado.Nini tá de parabéns.Muitos dos que lhe secundarão serão escamoteantes incluindo alguns dos destacáveis políticos da nossa praça.Foi uma autêntica lição de sapiência deixada por Nini, figura de quem tiro chapéu, e, desde já lhe dou o título de Mestre.Mestre Nini,um abraço frenético.
Gerir
Responder4 h
Boaventura Antonio Vilanculo Mais um trabalho de malícia do conseguido pelo Titio das dívidas ocultas e o seu puto. 
Afugentar #Djakama, para as matas por que lá as condições São precárias, e isso era previsto acontecer.
Gerir
Responder2 h
Ernesto Manuel Joane Ermajo Essa luz apagou se mas já mostrou nos o horizonte , o sul , norte ,este e oeste cabe a nos seguirmos , mesmo em plena escuridão mas o nosso subconsciente gravou a trajetória do destino, que ninguém nos manipule com informações abstratas . A nossa luta deve ser uma luta consciente e sem desânimo o exemplo disso foi ele que apesar de tudo sempre foi firme no seu propósito. De braços dados afrente é o caminho.
Gerir
Responder2 h
Aniceto Benzane Caiu um grande líder mas na verdade somos todos chamados para reflectir sobre os propósito que ele defendia,os grande homens não morrem mas sim prevalecem vivos pelos que deram e Dhlakama é exemplo disso!
Gerir
Responder5 h
Rogerio Moises De facto, o Lider da RENAMO,em vida foi um verdadeiro Messias, hoje tornou-se um mártir,deixou um legado,e ficara nos anais da nossa historia,sem dúvidas: grande homem.
Gerir
Responder5 h
Tsala Muana Os homens na dimensão do saudoso lider da renamo nunca partem só o seu corpo é que parte, mas os ideias ficam nos anais da história
Gerir
Responder8 h
Benny Jimu O corpo ja foi mas o espirito continua para sempre. Honramo-lo nos ao cumprir com aquilo que foi a sua vontade. Mozambique de igualidade.Paz A Alma Do Homem Grande.
Gerir
Responder6 h
Joao Mazive Os que que estão a festejar a morte de dhkama são inocentes, pois não sabem porque o fazem...meu deus perdoa - os pois não sabem o que fazem
Gerir
Responder7 h
Osvaldo Ching Merece muitos aplausos porque Dlakama nunca esteve na plateia mas sempre na linha da frente, sempre em palco, sempre em acção. #Salute...
Gerir
Responder5 h
Helio José Mutambe Eu sou do Sul(Inhambane)... para falar a verdade o tribalismos mesmo aqui em Sul se faz sentir e é um problema em que nunca terá fim por isso quanto a isso só podemos disfarçar e nos unir para nosso bem ou bem de Moçambique. Grande coisa é tirar a frelimo do poder... porque essa escravatura ê demais
Gerir
Responder4 h
Danilo Osmane Grande líder
Gerir
Responder8 h
Yuri Namanhola Boss Lindas palavras 😇
Gerir
Responder7 h
Maximiliano Matola Morre o Homem, ficam os seus ideais.
Gerir
Responder8 h
Responder6 h
Ivan Stelio Cuamba A VER VAMOS SE SABEREMOS VALORIZAR O SEU LEGADO.
Gerir
Responder6 h
Ana Saize DescAnse em paz Grande lider
Gerir
Responder8 h
Anselmo Acacio Aplausos??????
Gerir
Responder8 h
Jo Vulkana Merece o meu respeito
Gerir
Responder2 h
Eusebio Jose Palmas para o líder, descanse em paz
Gerir
Responder8 h
Antonio Acacio UM LIDER POR RECORDAR NA NOSSA HISTÓRIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO POR LIBERDADE DE EXPRESSÃO, EQUIDADE NOS DIRETOS DE CIDADANIA, POR UMA PAZ DURADOURA, DEUS O GUARDE NA SUA GLÓRIA, ATE SEMPRE DHL👏👏👏
Gerir
Responder7 h
Qyss Myss Dhlakama era fenómeno, alguém que não tinha Chara ,lutou com Samora, Chissano, Guebuza e nyussi mas ninguém o venceu
Gerir
Responder8 h
Daniel Raul Sem dúvidas... Esse homem foi o espoente maximo da democracia em Moçambique.
Gerir
Responder8 h
Tomo Valeriano Um líder igual nao se chora efectivamente. Celebra se pois foi uma missão cumprida sem sombras de dúvida.
Gerir
Responder8 h
Jose Augusto Mandomando Tens razão Nini. Ele morreu. Mas os seus permanecem. Aprendi do general Afonso Dhlakama o seguinte: "Quem vive com medo morre refém de medo"
Gerir
Responder3 h
Pires M'buana Kalembo Um verdadeiro herói!!! Deste tipo não encontra 3 no mundo é motivo de orgulho.
Faz parte dos TOP FIVE do mundo...... Com histórias muito emocionante, o seu espírito esteja connosco PAI.
Gerir
Responder6 h
Alves B. Naete Eu só tenho dizer obrigado por tudo somos livres graças a ele será meu Rei pr sempre
Gerir
Responder7 h
Sérgio Venenoso Bem falado nini satar.palmas pra el comandante em nome daqueles q ficaram.

Sem comentários: