sexta-feira, 17 de março de 2017

TRÉGUA TREMIDA



A trégua que foi dada por Dhlakama está a surtir efeitos positivos. Já há muitos camiões com carga a se movimentar do norte para e vice versa, bem como de e para os países do hinterland. A débil economia Moçambicana já mostra alguns sinais de recuperação, o dólar norte americano baixou de 78 meticais para 68. Isto significa que a inflação está a baixar, o metical já está a se valorizar. 
Graças a iniciativa do presidente da renamo e comandante do braço armado deste partido, Afonso Dhlakama, também já há livre circulação nas estradas porque ordenou o cessar - fogo temporário, os esquadrões da morte da frelimo que cometeram crimes hediondos contra os moçambicanos, em particular membros e simpatizantes da renamo, já pararam com as suas acções sangrentas sem paralelo nesta jovem pátria dos Macombe, Mussa Quanto, Ngungunhana, etc. 
Os membros da renamo que se encontravam em partes incertas já voltaram para as suas casas. Os países europeus, africanos e os Estados Unidos da América, estão muito satisfeito com a trégua porque já podem investir em Moçambique com mais segurança. Mas infelizmente ainda existem malandros e gatunos nas forças armadas da frelimo que fazem provocações que podem vir a estragar a trégua, embora as forças da renamo façam de tudo para não retaliar porque ainda não receberam nenhuma ordem para tal. Há muitas violações feitas pelas FADM, FIR, PRM, polícia comunitária e alguns líderes comunitários ao serviço da frelimo.

Por exemplo, na região da Gorongoza, posto administrativo de Vunduzi, vulgo Satungira, na famosa posição das "Mangueiras" está lá um comandante de nome Roberto António Ganhanhe com a patente de coronel, que coordena as 23 posições das forças da frelimo que "cercam" Gorongoza. Este comandante é um verdadeiro demente, bandido, não tem medo de ninguém e chega mesmo a insultar o próprio Nyusi, referindo se a este em tons pejorativos. 
 Por exemplo, coronel Ganhane tem dito de boca cheia que "o Nyusi não é um militar, é população, nós não recebemos ordens da população, nós faremos aquilo que bem entendermos porque somos militares. Nós temos que fazer patrulhas até à um quilómetro das bases da renamo. Temos que fazer emboscadas para capturarmos os desmobilizados da renamo e corta los o pescoço porque são nossos inimigos"- estivemos a citar o coronel Ganhane. 
E continua: "Eu não quero saber o que o Nyusi e Dhlakama acertaram, este baixinho (Nyusi) não sabe que está a ser embrulhado com Dhlakama por ser um elemento da população por isso vocês os militares que estao aqui na Gorongoza sobretudo os 'comando uns', tem que continuar a fazer o trabalho com armas nas mãos e não vamos cumprir ordens de um elemento da população como o Nyusi. Capturem e matem todo o desmobilizado da renamo. Ir nos mercados para identificar os membros da renamo. Fazer o reconhecimento para identificar as bases da renamo e os rios onde bebem água para envenar, principalmente onde o Dhlakama bebé água. Esta é a nossa missão fundamental neste momento." -fim da citação. 
Este comandante chegou agora na Gorongoza e veio substituir um outro também demente e malandro, o medroso coronel Aldo N'Fumo, ex 'right wing' do Chicalango. Portanto, demos exemplo de perigosas provocações das forças e estas acções podem muito rapidamente acabar com a trégua. O minimo que Dhlakama pode fazer para evitar a escalada do conflito é mandar atacar a posição das Mangueiras e capturar este Ganhane. Nós moçambicanos queremos a paz e Unay Cambuma está cansado reportar as debandadas e mortes em massa das forças da frelimo. 
De recordar que esta posição das Mangueiras é onde ficavam as antigas matchessas de Dhlakama, assaltadas a 21 de Outubro de 2013 por comandos de elite mocambicanos liderados por Chicalango, num combate em que as forças da frelimo sofreram 72 baixas fatais. A renamo viria mais tarde a assaltar por duas vezes vezes a mesma posição em sangrentas batalhas campais que vítimaram cerca de 200 militares da frelimo e os sobreviventes foram corridos aos tiros até Tazaronda, uns 10 quilómetros de Satungira.

Unay Cambuma
Show more reactions
19 Comments
Comments
Raul Novinte Seria melhor se todos entendessem que a trégua é para ser respeitada e cumprida por todos. Mesmo que não respeite o Nyusi e Dhlakama , então que respeite o povo moçambicano.....
Like25 hrs
Maria Manjate Há pessoas ou grupos de pessoas k nao estao a gostar desta paz.
Like2 hrs
Jose Majasse Dombe Vamos ver em diante.
Like2 hrs
Gildo Marrumete bercebi
Like3 hrs
Armindo Zacarias O precário actual do dólar ainda é muito, gostaríamos que baixasse mais e o Rand tambem.
Like17 hrs
Tuaibo Tumane So lamento os que valorizam o papa Nhussi esquecendo o maior Obreiro da paz.
Like5 hrs
Sousa Daniel Chichongue Mas pk pessoa gosta de matar e ver um irmao igual a sofrer?Meu Deus!
Like4 hrs
Ariscado Ariscado Dos Ariscado Dexa um dia é k rangers vai zangar o gajo vai cagar na panela,havia otro mx coruputo mista panela saio a cagar nas calça assim dezapareceu gatuno e nunca mx..
Like6 hrs
Calisto Meque Meque Esse comandante é muito abusado precisa de uma lição
Like3 hrs
Evaristo Jofire Jofire Evaristo JA VAMOS NA FEXTA D RENAMO
Like25 hrs
Amilcar Dos Santos Mazime Pura verdad Dr,NHUSI Nao tem capacidad neste pais nas forcas armadas ele nao e nada
Like16 hrs
Tonny Wallter Chissada Verdade isso so podia ser ele filho do povo dlhakama
Like16 hrs
Simao Simango Viva Renamooooooo, Vivaaaaaaaaaaa,Vivaaaaa vivaaaaaa
Like15 hrs
Mr'Peter Casimiro As minhocas andam so não pensam onde vai e nem onde sai
Like5 hrs
Customo Jo Jo Merda d pirikitos

Sem comentários: