quarta-feira, 1 de março de 2017

Restaurante Crystal encerrado


Restaurante Crystal encerrado
março 01
08:132017



A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) ordenou , o encerramento do restaurante e pastelaria Crystal, situado na zona nobre da capital do país.


MAPUTO- O Crystal foi alvo da “mão dura” do INAE em consequência das irregularidades de vária ordem detectadas, pela brigada sénior que efectuou esta terça-feira uma visita ao local.
Das irregularidades detectadas no local, destacam-se, problemas como fossas entupidas, cozinha e sanitários sujos, concentração de águas negras na forma de charcos que exalam cheiro nauseabundo para o interior da cozinha, as latas de conservação do lixo em condições inadequadas, o corredor de acesso a cozinha nojento, armários sujos, má conservação do refeitório dos trabalhadores, paredes com infiltração de águas, presença de felinos (gatos).
A Inspectora-geral do INAE, Maria Freitas, disse à imprensa que a decisão de encerrar o restaurante e a respectiva pastelaria é a mais justa devido a gravidade dos problemas constatados.
Segundo “Folha de Maputo“, O Crystal está encerrado ao público, cabendo ao proprietário procurar corrigir as anomalias detectadas e seguidamente contactar o INAE e Direcção de Turismo, que vão verificar o trabalho realizado e, em caso de cumprimento, dar luz verde à sua reabertura. [FM]
Folha de Maputo

Restaurantes da zona nobre de Maputo encerrados por falhas “graves” de higiene
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por AIM  em 01 Março 2017
Share/Save/Bookmark
Foto de Cidadão RepórterO café e restaurante Cristal e a pastelaria ABFC foram nesta terça-feira(28) encerrados pela Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) por falhas “graves” de higiene, juntando-se a outras 20 unidades económicas a nível nacional actuadas devido a várias irregularidades.
No rol de anomalias nocivas à saúde pública, detectadas no local, avultam, grosso modo, problemas como fossas entupidas, cozinha e sanitários sujos, concentração de águas negras na forma de charcos que exalam cheiro nauseabundo para o interior da cozinha, as latas de conservação do lixo em condições inadequadas, o corredor de acesso a cozinha nojento.
Ainda na lista da imundice, figuram problemas como armários sujos, má conservação do refeitório dos trabalhadores, paredes com infiltração de águas, presença de felinos (gatos) que, obviamente, desempenham o papel de “força de intervenção rápida” contra a praga de ratos. Não menos importante, na pauta dos problemas verificados, está o facto de o efectivo de trabalhadores não possuir cartões de saúde, para além de outros problemas graves, como os produtos sem estrados e em contacto com o chão.
A Inspectora Geral da INAE, Maria Freitas, que liderou a brigada que efectuou a ofensiva, disse à imprensa que a decisão de encerrar o restaurante e a respectiva pastelaria é a mais justa devido a gravidade dos problemas constatados.
“Estaríamos a ser injustos se não encerrássemos este restaurante”, disse a inspectora-geral, apontando, a título de exemplo, que não pode ser aceitável a presença de gatos na cozinha de um restaurante, devido ao elevado risco que representa (urina e pelos) aos alimentos que, após a confecção, são servidos aos clientes.
Apesar de os sanitários usados pelos clientes estarem em condições, assim como a faixada do restaurante virada para a área onde ficam os clientes, o mesmo não se pode dizer dos lavados dos trabalhadores que estão em condições deploráveis, com a loiça em estado completamente decrépito.
Desta feita, o Cristal está encerrado ao público, cabendo ao proprietário procurar corrigir as anomalias detectadas e seguidamente contactar o INAE e Direcção de Turismo, que vão verificar o trabalho realizado e, em caso de cumprimento, dar luz verde à sua reabertura.
“Não damos nenhum prazo para a correcção das anomalias, o que proibimos é o exercício da actividade sem a observância das condições de higiene”, disse a fonte, apontando que o valor da multa varia em função do número e da gravidade das anomalias detectadas.
Enquanto isso, Maria Freitas disse que o proprietário do Cristal foi igualmente notificado a comparecer no sentido de dar seguimento o problema desvendado naquela casa de pasto na zona nobre da capital moçambicana.
Só na última semana, a INAE inspeccionou, em todo o país, mais de 622 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes e padarias, onde confiscou e ordenou a destruição de vários bens alimentares no valor de 600 mil meticais.
Entretanto o director-adjunto da INAE, Acácio Foia, revelou uma conferência de imprensa, convocada para anunciar as actividades da instituição, que foram encerradas dez padarias, só nas cidades e províncias de Maputo. "Estes factos acontecem nas grandes capitais. Numa das padarias teve que haver intervenção da Polícia, pois os funcionários interditavam a nossa entrada, a mando do dono, apesar de estarmos credenciados", disse.
Face a esta situação, acrescenta a fonte, " fomos obrigados a contactar a unidade policial mais próxima. Feito isto, invadimos o local e constatamos que era imundo." "Há agentes económicos que vão se preparando no sentido de se precaver, mas há outros que mesmo com as inspecções continuam indiferentes", lamentou.
Durante as actividades de inspecção das padarias, a INAE e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) constaram que algumas padarias não têm colocado os gramas de pão estabelecidos por lei, enganando, deste modo, os consumidores. "Do trabalho feito foi constando que num universo de 15 padarias nove forneciam o pão abaixo do peso recomendado, principalmente no pão de 200 gramas. Um pão que devia pesar 200 gramas tinha uma diferença de 53 gramas. Com estes gramas, este pão devia ser vendido a dois meticais", disse o director do INOQ, Alfredo Sitoe, acrescentando que em situações similares as padarias são multadas.
No âmbito destas actividades inspeccionais, a INAE já encerrou várias padarias e restaurantes de renome na cidade de Maputo devido às péssimas condições de higiene.
Uma fonte bem colocada disse-me que o risco de sabotagem do trabalho do INAE é, por enquanto, mínimo, pelo menos da parte de elementos do Governo e do Partido Frelimo. Segundo a fonte, o PR Filipe Nyusi e o PM Carlos Agostinho do Rosario tem acompanhado as acções do INAE e apoiam-nas sem contemplações. Aliás, houve um influente empresário que, quando seu estabelecimento estava a ser encerrado, ameaçou que se queixaria ao PR, ao PM e ao Ministro de tutela. Suas queixas foram ignoradas. A resposta que obteve foi mais ou menos esta: “Se o senhor apoia o Partido, entao deixa o Governo trabalhar”. E mais: “quem apoia o Partido devia dar o exemplo”. Nyusi está a transmitir o recado segundo qual o INAE deve ser apoiado e que sua acção devia inspirar outros sectores. Agora, é preciso que o INAE tenha os meios apropriados para fazer o seu trabalho. E o pessoal necessário. Hoje a entidade trabalha com apenas 6 inspectores e nenhuma viatura de serviço.

mariafreitasinae2
Basilio Muhate, Comercio em Moçambique, economia de mocambique, Governo de Moçambique, INAE

INAE : assim é que é !


Quando em 2010 o então Ministro  Indústria e Comércio de Moçambique, Antonio Fernando lançou a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) disse que o  objectivo era a redução de inspecções que actuam sobre os agentes económicos, da corrupção e que as inspecções fossem feitas apenas pelo corpo único. Na altura apelou-se a participação do público na denúncia de irregularidades por parte dos fiscais e exortou-se também aos agentes econômicos a venderem produtos que não atentassem contra a saúde do consumidor.
Passados sensivelmente 7 anos, vale a pena reconhecer que a criação da INAE hoje transforma-se em resultados visíveis, sob liderança de MARIA RITA FREITAS, pelo trabalho que esta instituição vem levando à cabo.  Vimos exemplos de alguns estabelecimentos comerciais encerrados em Maputo, em Nampula e outros pontos por problemas de vária ordem. Não interessa a ninguém ter uma inspecção e ser vitima de alguma ausência de uma inspecção. A INAE está a fazer apenas o seu trabalho e a produzir resultados que satisfazem os consumidores e contribuem para a protecção da saúde pública em Moçambique. Por isso é importante potenciar esta instituição.
É importante que os agentes económicos em geral colaborem nestas iniciativas que a INAE tem levado à cabo, pautando por uma postura que propicie bom atendimento, higiene e segurança para os trabalhadores e para o público em geral. Não faz sentido que a INAE encerre um estabelecimento hoje e o vizinho ao lado não tome imediatamente as devidas providencias. Aqueles estabelecimentos comerciais que ainda não observam as exigências básicas para o seu bom funcionamento devem se preocupar em melhorar e não aguardar que venha uma inspecção para faze-lo.
Bem haja INAE
Comentários
Egidio Vaz
Egidio Vaz Assim já não se diz "o tiro saiu pela culatra". Diz-se "o tiro entrou pela boca!"
Gosto · Responder · 18 · 56 min · Editado
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Gostei dessa sua colocação. Heheheheheh… “o tiro entrou pela boca”.
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Para dizer que o problema deste país não é necessariamente de MEIOS, mas sim VONTADE. Avante tia.
Gosto · Responder · 11 · 1 h
Egidio Matsinhe
Egidio Matsinhe Yess. Deixem o INAE trabalhar porque nao se brinca com a saude publica.
Gosto · Responder · 2 · 58 min · Editado
Francisco Saimone
Francisco Saimone O grande perigo a meu ver é quando isso passar a ser resolvido por bala. E temos muitos exemplos de resoluções de "chatices" por esta via.
Gosto · Responder · 3 · 59 min
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Nao fala disso, meu caro...
Gosto · Responder · 3 · 54 min
Jr Chauque
Jr Chauque Falta é vontade POLÍTICA em TUDO neste pais ,pelo que li se o PR tivesse favorecido o tal queixoso,assim a inspectora ja estaria sem trabalho...mas como foi directo na defesa o lugar está garantido.
Gosto · Responder · 1 · 58 min
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho INAE não tem Inspectores do Turismo habilitados e qualificados foram capacitados InHouse pelo que os desafios nos próximos dias é grande quando mexer em com este sector. Apenas vão trabalhar no campo da limpeza e e higiene talvez
Neves Nhavene
Neves Nhavene Já é um bom começo..
Basilio Muhate
Basilio Muhate Bem haja INAE ... esta a fazer um trabalho assinalavel !
Gosto · Responder · 3 · 54 min
Jr Chauque
Jr Chauque Este post vem reforçar o que se diz nas esquinas que nao ha respeito pela lei nem pelos moçambicanos porque os mesmos violadores são patrocinadores do partido e apartir dai abusam da TODOS pk tem influência dok paga ao partido e não ao Governo.......
Estou a imaginar quem a 10 anos pagava 1biliao de meticais para comprar um cachimbo e depois devolvia o tal ao dono.....tudo dito
Gosto · Responder · 2 · 49 min
Jeronimo Mungoi
Jeronimo Mungoi Trabalho bestial desse INAE. De louvar...quem quer comer lixo vai pagar valor correspondente ao lixo mas quem paga para um restaurante de nome nao merece aquele NOJO!
Baltazar Munhequete
Baltazar Munhequete Realmente com apenas seis Colaboradores e sem viaturas, por mais profissionais que sejam e motivados que estejam ,muito pouco peixe virá a rede...
Gosto · Responder · 1 · 37 min
Jose Neves
Jose Neves Esta a ganhar o seu espaço Baltazar Munhequete...e assim que se comeca ...com trabalho e depois o resto virá..a propria sociedade vai dar-lhe valor e a maquina sera obrigada a criar-lhe condições de trabalho...
Gosto · Responder · 1 · 3 min
Zina Machado
Zina Machado Que se agravem as multas e o valor seja para reforçar as acções, aumentar o efectivo e melhor capacita-los! 
Bem hajam!
Gosto · Responder · 2 · 32 min
Gilberto De Jesus Nguenha
Gilberto De Jesus Nguenha Melhor seria mudar a mentalidade dos gestores desses locais, caso contrário prisão com eles porque estão a perigar com vida dos clientes
Gosto · Responder · 1 · 22 min
Zina Machado
Zina Machado A mentalidade tenderá a mudar quando sentirem no bolso (valor elevado a pagar e mancha na imagem)... O INAE precisa de meios humanos, materiais e financeiros para melhor actuar. 
Acredito que por estarem a receber muitas denúncias, devem estar a enfrentar dificuldades em atendê-las com a devida tempestividade
Gosto · Responder · 13 min · Editado
Maximino Costumado
Maximino Costumado Quanta inspiracao.Uma luz no fundo do Tunel..Seria mesmo bom que essa garra do INAE se espalhasse aos outros sectores .
Esawu Nuvunga
Esawu Nuvunga Nao esquecer q governo esta a precisar de dinheiro.pois estas visitas ajudam ao governo e o estado pois la deicham as multas .e essas devem ser pagas
Ate talvez estao a olhar mas para o lado multa q propria higiene seguranca etc etc
Helder Hugo
Helder Hugo Como queria eu que os meus Camaradas pelos quais dou todo meu gas nas campanhas dessem sempre essas respostas. Bem haja esse posicionamento deles mano Marcelo Mosse
Gosto · Responder · 1 · 24 min
Chimene O Próprio
Chimene O Próprio Eu gosto de dizer as coisas como sao. Desta vez, Tiro chapeu e de viva voz digo: Muito obrigado INAE, you are doing the best. You are running the duties and i hope to see other inspections following you. I really appreciate. Dankie,Khanimambo,Salute,Assanty Sana.
Euclides Flavio
Euclides Flavio Coisas estranhas neste País. Os que não tem meios (logistica) suficientes, são eficientes e trabalham mais que os detentores de recursos. Cadei o incentivo para que mostra resultados?
Gosto · Responder · 9 min
Mahanguica Eduardo
Mahanguica Eduardo Yes. 6 inspectores e nenhuma viatura de servicio. Adicionemos a esses items a Proteccao/Seguranca dos inspectores. A tabela de precos p ameacar bater ate matar e muito baixa dai.....
Gosto · Responder · 8 min
Siro Siro
Siro Siro Marcelo Mosse dizer que não em viaturas é uma pura mentira. Existem sim viaturas de serviço o que é certo é que podem não ser suficientes para o trabalho que pretendem e ou estão a fazer... Venha 25 de Set. ao lado do SCALA verá estacionadas mais de 1 (por sorte são as mesmas que estão a ser usadas pelos inspetores para o brilhante trabalho que vem fazendo).
Abraço
Gosto · Responder · 4 min · Editado
Octávio Mangalo
Octávio Mangalo Que pelo menos se garanta segurança para os inspectores do INAE...
Gosto · Responder · 2 min
Francisco Tabua
Francisco Tabua Para mim, mesmo que esteja ai bem escrito, nao basta, o proprio PR e PM deviam se pronunciar abertamente para todo mundo ver e ouvir. Este ja nao e um barrulho de INAE, e nacional, precisamos de ouvir deles mesmos, e acredito que a ser assim, o INAE tera mais forca de trabalhar melhor.
Gosto · Responder · 1 min
Agora que o INAE encerrou o Cristal não admira que aquela entidade comece a ser combatida de dentro do Governo. É assim em Moçambique.
Agora que o Cristal foi encerrado pelo INAE andei na net a tentar descobrir as notas que o restaurante foi recebendo em sites de viagens e afins e os comentários mais comuns são menos sobre o cardápio e condições de higiene e mais sobre a qualidade de atendimento.
Abundam comentários de clientes que não gostaram da experiência do Cristal. Eis um deles, no Sapo: “O pior restaurante que alguma vez tive. O José como está cá em Mocambique pensa que pode falar mal com os clientes. José, você tem que aprender a ter mais respeito com os clientes. Nunca fui tão mal atendido como neste restaurante. Para quem gosta de uma boa comida acreditem é perca de tempo ir la comer.”
Mas também reparei em bons elogios no TripAdvisor, como este: “É um restaurante muito simples mas com boa comida. O staff é meio desatento e a rapariga que nos atendeu, esqueceu-se de um dos pratos. Têm muito boa oferta de marisco, a bons preços. Excelente caranguejo e ótimo camarão tigre. Recomendo, sem margem para dúvidas”.
Num texto na Sapo, de 2010, se pode ler:”O Cristal, que já se tornou uma instituição em Maputo, é “três é um” isto é, restaurante, cervejaria e pastelaria. José, com a sua experiência hoteleira na Suíça pegou, há cerca de 12 anos, numa casa moribunda e dotou-a de uma qualidade reconhecida por todos”.
Agora que o Cristal foi encerrado pelo INAE não vejo o Jose descartando seu telemóvel. O Cristal serve sumidades e algumas ja se sentem lesadas. Nas redes sociais ja se alega que o encerramento do Cristal foi uma provocação da Maria Rita Freitas à Frelimo. Que a frel nao gostou….quem diz frel diz os graúdos do lobby e da burocracia que pensam que mandam neste país. É muito provável que o INAE comece agora a receber ordens para não meter os dedos aqui e ali….e paulatinamente vamos assistir à sua perda de relevancia. Em Moçambique é assim. As instituições são combatidas por quem tem como missão defende-las.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Vanessa Lopes
Vanessa Lopes 🙈está bem Marcio Mathe 😂
Gosto · Responder · 15 h
Marcio Mathe
Marcio Mathe Já acreditas que o sitio fechou mesmo?
Gosto · Responder · 15 h
Vanessa Lopes
Vanessa Lopes 😂😂😂😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 14 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Ela esta a fazer um trabalho Fantástico!! Ja ha alguns tempos que ja tinha eliminado essa opção de comer fora...assim como o pao... o pouco k como e de forma! 
Falta uma visita ao piripiri, naval, Lola's na Malhangalene (dos grelhados), Miramar, Merca
do do peixe (condicoes pessimas de higiene, um verdadeiro atentado e tratando se de mariscos!), os restaurantes chineses da feira pop e O Japones do Jat, o bar do Ildo da Feira Popular...e a lista continua...
Gosto · Responder · 12 · 16 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese ....ainda bem que estão disponíveis os números deles pra denúncia. A ver vamos se cortam ou não atendem!
Gosto · Responder · 3 · 16 h · Editado
Juvêncio Abilio Comé
Juvêncio Abilio Comé Eu ali só compro pão. Bom, nem com isso deixo de me sentir maltratado. Mau!
Gosto · Responder · 5 · 16 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues O pao e bolos estavam sempre expostos as moscas... e nem eram frescos (do dia) apesar de afirmarem o contrario...
Gosto · Responder · 3 · 16 h
Adelson Rafael
Adelson Rafael E que falar dos bolos das Pastelarias dos libaneses, que de fresco somente à mentira dos proprietários
Gosto · Responder · 14 h
Francey Zeúte
Francey Zeúte Levamos muito a sério a ideia de que podemos sempre resolver o problema colocando uma nota a frente (corrompendo). O INAE esta a trabalhar faz já um tempo e era já tempo para se terem mexido
Gosto · Responder · 2 · 16 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo So ouvi falar do INAE faz pouco tempo. Em termos de operacionalidade. Mas temo q seja combatida. Daqui a algum tempo cai no "esquecimento"
Gosto · Responder · 15 h
Dmytro Yatsyuk
Dmytro Yatsyuk espero que INAE também passe pelos hotéis ;-)
Gosto · Responder · 10 · 16 h
Reginaldo Mangue
Reginaldo Mangue Caro Marcelo Mosse sobre o Restaurante Cristal reportei há anos quando trabalhava no Jornal A Verdade um caso de racismo. Quando ia atrás do contraditório o proprietário disse-me que não podia perder tempo a falar de um caso desses e que um jornal que se preze não deveria perder tempo por causa de um trabalhador que denunciou um caso de racismo. Nos comentários vários clientes queixaram-se de maus tratos naquele restaurante.
Gosto · Responder · 4 · 16 h
Reginaldo Mangue
Reginaldo Mangue http://www.verdade.co.mz/.../46296-dono-do-cristal-em...

Jornal verdade @verdade moçambique mozambique José dos Santos Cristal Paulo Marquel Policia Ministério do Trabalho
VERDADE.CO.MZ
Dono do Cristal em Maputo agride e discrimina empregado
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  em 20 Maio 2014
Share/Save/Bookmark
José dos Santos, dono do restaurante e pastelaria Cristal, na capital moçambicana, é acusado pelo seu empregado, Paulo Marquel, de 24 anos de idade, de discriminação racial e de agressão física. A vítima assegurou ao @Verdade que o seu patrão lhe agrediu fisicamente e lhe chamou de “preto”. Contudo, o visado refuta as acusações.
Paulo Marquel, residente no bairro triunfo, na cidade de Maputo, contou que na noite do dia 12 de Maio corrente participou num encontro familiar no centro da urbe e não pôde regressar à casa por falta de transporte. Ele optou por pernoitar no seu posto de trabalho uma vez que as portas ainda estavam abertas. Todavia, na madrugada do dia 13, Paulo foi algemado pelos guardas e quando procurou saber o que se passava o seu patrão proferiu insultos enquanto lhe violentava fisicamente.
O jovem foi encaminhado para a 2ª esquadra da Policia da República de Moçambique (PRM) acusado de roubo. Volvidas algumas horas, a corporação restitui o cidadão à liberdade por ausência de provas em relação ao alegado crime de que era acusado.
Depois desse episódio, o ofendido procurou o patronato para pedir explicações mas foi enxovalhado e os seguranças do Cristal tinham ordens claras para impedirem a entrada de Paulo nas instalações. Como alternativa, Paulo contactou novamente a 2ª esquadra, na segunda-feira (19), para remeter uma queixa contra José dos Santos. Este negou todas as acusações e a corporação encerou o processo e sugeriu que Paulo devia se dirigir ao Ministério do Trabalho.
O @Verdade contactou o restaurante Cristal para ouvir José dos Santos mas este recebeu-nos aos gritos. Dos Santos, não se deu tempo para responder às nossas perguntas uma vez que, como um búfalo ferido, “zanzava” de um lado para o outro e sem parar de vociferar.
“Acham que isso (referia-se à agressão e discriminação de que Paulo se queixa) é matéria susceptível de investigação? Vocês defendem ladrões e bêbados? Vou fazer um inventário para saberem o que Paulo Marquel fez desaparecer na empresa. Ninguém foi agredido nem insultado”, disse o acusado e não chegou de apresentar a tal lista dos bens supostamente roubados.
Verimbo Mariano · 

kkkkkk... vem ai a Helena Taipo!!!
Castro Furvela · 

Paulo, vá a o centro de mediação de conflitos laborais.... De lá terás uma solução
Jerry Fulau · 

Quem nao gosta de pretos que fique em Portugal.....mas em Tuga ta se MAL.....
Helder Pedro Bule · 

Coisa Triste, mas os maiores culpados somos nos , pois deixamo-nos ser humilhados na nossa propia terra, gostaria de saber se ele teria coragem de fazer isso em um outro pais ex. na RSA. Sou contra a agressão física, mas imagina se o Paulo arranjasse uns homens e lhe dessem uma sova???
Fernando Cuna
Esta materia esta inserida no Editorial do vosso jornal, Somos um povo Pato, com um Governo de Patos e uns ministerios de Patos, Policias Patos e Canditatos as proximas eleicoes Patos... assim qualquer um usa e abusa de Mocambicanos e nao se faz nada, nao lhes acontece nada. Eu gostava de ir ao Cristal almocar, como forma de protesto NUNCA mais ponho la os pes.
Luiz Beto Matsinhe · 

O patrao deve ser penalizado
Filho da Ermelinda · 

a justica tarda mas chega e esse tal de Jose dos SAntos vai pagar
Fátima Munguambe · 

Se Houvesse Justiça em moçambique, diria aguarde meu irmão que isso vai se resolver, contudo so me resta dizer....sinto muito.

Reginaldo Mangue
Reginaldo Mangue Os comentários foram feitos na partilha do link no facebook do jornal. Custa-me recuperar.
Gosto · Responder · 2 · 16 h
Adilson Mahomed Tajú
Adilson Mahomed Tajú Nada contra a actuação do INAE. Mas estou a espera também de ver uma operação de género nas barracas do Museu, Estrela Vermelha, Mandela,Janet,Xiquelene, etc, viaturas. Estas representam ou não um atentado à saúde pública? E as padarias dos bairros periféricos? Onde é mais susceptível de se apanhar doença no Crystal ou nas barracas do Museu? Viaturas? Espero que estas operações não sejam sol de pouca dura. Já agora não se esqueçam dos restaurantes chineses, indianos, libaneses, etc..... qualquer dia fecha-se o negócio da restauração..... Isto anda mal... Não desista INAE.
Gosto · Responder · 16 · 16 h
Mariam Bibi Umarji
Mariam Bibi Umarji Sim isso mesmo bem dito! e viaturas na rua que vendem de tudo
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Fatima Cordeiro
Fatima Cordeiro Sempre acreditei que seriam o primeiro alvo. Afinal, enganei me!
Gosto · Responder · 15 h
Emidio Beula
Emidio Beula Não te fica bem identificar restaurantes pela nacionalidade dos seus proprietários. O apelo dever ser no sentido de a INAE incluir, no seu rol de instituições a fiscalizar, todas aquelas que confeccionam/vendem produtos alimentares, aí inclusos barracas
Gosto · Responder · 5 · 15 h
Adilson Mahomed Tajú
Adilson Mahomed Tajú Meu caro Emídio Beula. Nas peças que vi passar citaram nomes dos proprietários e nacionalidades. O que fiz é chamar atenção para os estabelecimentos pertencentes a outras origens que também precisam ser visitados. Que outra forma de chamar atenção para que se visite esses restaurantes? Sejam moçambicanos ou outras nacionalidades a inspecção deve ir a fundo.
Gosto · Responder · 2 h
Ana Suel
Ana Suel Espero por eles também no mercado da manhiça, ali na nhama
Gosto · Responder · 16 h
Gearson Ragu Rodrigues
Gearson Ragu Rodrigues na feira popular...capaz fecharem todos os restaurantes
Gosto · Responder · 6 · 16 h
Alcina Manhique
Alcina Manhique Depois nas residências também
Gosto · Responder · 1 · 16 h
Juvêncio Abilio Comé
Juvêncio Abilio Comé Muitas residências fecham, na certa. Os problemas começam de casa.
Gosto · Responder · 16 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson Na minha nunca!
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Andamos a comer porcaria e sujidade
Gosto · Responder · 2 · 16 h
Initovitch Gulupov
Initovitch Gulupov Nao duvides caro Mouzinho Zacarias...quanta porcaria andamos a comer! Restaurantes/bar bonitos mas uma verdadeira imundice no interior.
Gosto · Responder · 16 h
Fatima Cordeiro
Fatima Cordeiro Pelo menos teremos as barracas por ai...
Gosto · Responder · 1 · 16 h
Armenio Naene
Armenio Naene Que vergonha, força INAE. Mete nojo o sabor da imundície
Gosto · Responder · 2 · 15 h
Celso Manguana Manguana
Celso Manguana Manguana Mano Marcelo Mosse por vezes sem que nos apercebemos podemos estar a apelar a que esse combate ao INAE comece. Os artigos por vezes têm um efeito perverso.
Gosto · Responder · 7 · 15 h
Armenio Naene
Armenio Naene Mas que tamanha imundície a stv acaba de mostrar ao povo tamanha imundície, o jantar já nem entra. Estou com o paladar amargo. Fechar não basta, temos que por estes gatunos na cadeia , multa todo mundo paga, agora dar de comer sujidade propositadamente isso meus caros é crime . Temos que levar este senhor a barra da justiça é crime.
Gosto · Responder · 4 · 15 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Nao consegui ver. Pode resumir?
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Quais foram os motivos q levaram ao encerramento do cristal Marcelo Mosse
Gosto · Responder · 15 h
Jeronimo Mungoi
Jeronimo Mungoi É so ver stv as 6
Gosto · Responder · 9 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Ja vi
Gosto · Responder · 4 h
Manopito Pipito
Manopito Pipito Falta mesmo mandarem fechar aquele nosso Restaurante no Mercado do Povo que dá muito jeito ao Maravilho Povo a hora do almoço. De que as condições de higiene nos nossos Restaurantes e Barracas é péssimo não havia dúvidas precisávamos mesmo duma mãozinha de Ferro.
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane em mocambique Quem mata 'e elogiado e Quem trabalha ,e eliminado.
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A nova forma será indicar onde ir. Vai também ali..porque só nós. Eles não são também. ..e por aí em diante
Gosto · Responder · 3 · 15 h
Amarildo Chale
Amarildo Chale Infelizmente sou obrigado a concordar Egidio
Gosto · Responder · 12 h
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote O mais importante é que estamos a comer porcaria a elevados preços.
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Initovitch Gulupov
Initovitch Gulupov A esta hora...MIMOS esta txunar com a limpeza!
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Efraime Moiana
Efraime Moiana Parabéns
para a senhora e seu Staff. Em
outros tempos o famoso refresco abafava todos esses

casos. Há uma
mão
forte naquela instituição.
Gosto · Responder · 4 · 14 h
Domingos Manga
Domingos Manga Até Cristal... he he he até agora ninguém conseguiu dar rebuçado a esta Senhora, ou os rebuçados que dão ñ a satisfazem. Em shangana diz-se "nidjula a ku vona a mabolela ya nkandjo".
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Neste pais ha um regime de monarquia politico-partidaria. Realeza inculta, porca e rude.
Gosto · Responder · 14 h
El Patriota
El Patriota Longa vida ao INAE!
Gosto · Responder · 5 · 14 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, bom comentário! Foi directo ao centro da questão e, creio que com razão, previu o que vai acontecer, a não ser que o PR e alguns dos seus ministros verticais ponham na ordem os chefezitos-bajuladores...
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Jose Cossa
Jose Cossa enfim....
Gosto · Responder · 13 h
Dorcas Cuinika
Dorcas Cuinika Deviam fechar as portas por 5 anos....Vi continental só passaram pouco hand hand no chão 

Otoclismo não funciona e já devem estar a colecionar lixo d novo..As medidas deveriam ser drásticas

Encerrar por 5 anos perderem dinheiro e clientela ntlha
Gosto · Responder · 1 · 13 h · Editado
Adilson Mahomed Tajú
Adilson Mahomed Tajú E também mandar para casa os funcionários!
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Dorcas Cuinika
Dorcas Cuinika Exatamente eles tb são culpados
Gosto · Responder · 1 h
Joacheim Tembe
Joacheim Tembe O José!!!!
Gosto · Responder · 13 h
Amália Garrine
Amália Garrine Que deixem a Rita trabalhar, que o povo agradece! Força ai...
Gosto · Responder · 3 · 12 h
Edmilson Neves
Edmilson Neves Belo trabalho feito pela #INAE
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Solomone Manyike
Solomone Manyike O INAE tem de ser apoiado! Agir em defesa do publico!
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Jeronimo Mungoi
Jeronimo Mungoi Hum Cristal. Ja devolvi um peixe podre. Espero que a senhora do inae nao seja de repente promovida ou transferida para que o povo continue a pagar caro nos restaurantes mas para comer lixo
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Laurindo Arouca
Laurindo Arouca Quem não gostar problema dele. A Maria Rita Freitas só e só está a fazer o seu trabalho, foi pra isso que ela foi indicada, então não???!!!
Gosto · Responder · 3 · 4 h
Laurindo Arouca
Laurindo Arouca Bem aja Maria Rita Freita. Pente fino pra os prevaricadores.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo Não se preocupe. Os chefões estão a apoiar porque só agora que estão a ver a tamanha imundice que consumiam ali.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Miguel Ferrao
Miguel Ferrao confesso q não fiquei espantado ... admira-me e ainda não ter visto a inspeção noutros lugares ... da mesma avenida. Mas o tempo dirá ... algo tem de ser feito. Inae tem ainda muito job pela frente.
Gosto · Responder · 4 h
Jose Luis Gravata
Jose Luis Gravata Marcelo tudo depende do INAE em especial a liderança. Se de facto for caso significa que não tinha cometimento mas se ela for pessoa vertical que aparente indicar vira ao povo com as cameras da STV, dizer que estou de saída por esta e aquela razão e ser conferida espaço para melhor se esclarecer. Falo para quem serve ao povo e esta comprometido com a causa. Temos mas e que falar de vários mas vários Inspectores sentados nos Gabinetes liderar desmandos gastando todo quanto aparece do erário publico.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Nadia Zafirah
Nadia Zafirah Estas "sumidades" a quem a Cristal serve, também prezam p higiene, boas práticas e p sua própria vida. E isto, está acima de simples cafés, almoços e estatus. Que se fechem mesmo esses centros de atentado a saúde pública. Entretanto, relativamente ao INAE, chegou-se a uma fase em que já não é tão fácil assim simplismente combatê-lo ou travá-lo. A sociedade do qual o governantes também fazem parte, está alinhada nisto.

Sem comentários: