sexta-feira, 3 de março de 2017

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL ESTÃO AZEDAS.



. Avançamos aqui ontem, quinta-feira (02) sobre ida a Portugal do ministro do Interior, Basílio Monteiro, para prestar convincentemente esclarecimentos de assuntos relacionados com o rapto e, até agora em parte incerta, do empresário agrícola português que ocorreu em Nhamapaza, distrito de Maríngwe em Sofala no ano passado por esquadrões de morte. Informações que nos chegam dão conta que os encontros em separado que o Basílio manteve, primeiro com Marcelo de Sousa, e segundo com o seu Primeiro-ministro, António Costa, não tiveram qualquer desfecho como o Monteiro e Nyusi desejavam. Os governantes Portugueses ficaram irritados com a explicação do ministro moçambicano. Contam-nos que ele apenas disse que o crime está sendo investigado pelas autoridades moçambicanas, acrescentado que até regista grandes desenvolvimentos sem no entanto apontar os reais passos que estão sendo dados que ditariam o tal desenvolvimento por ele referido. Foi bastante infeliz. A explicação não foi nada convincente e nem foi bem acolhida nos ouvidos dos portugueses. Na sequência do esclarecimento, Basílio Monteiro, tratou de mentir avançando que aquele crime contra o português teria sido praticado por elementos da Renamo. É uma mentira grotesca. Ainda na mesma ocasião, o governo português manifestou a vontade e interesse de enviar seus grandes peritos da polícia de investigação para tratar do caso junto à policia da terra do "tseke" e o Basílio negou liminarmente com dentes e garras a presença daqueles agentes em Moçambique dizendo que o caso deve apenas ser conduzido pelas autoridades moçambicanas. Entretanto, a família da vítima não concorda terem sido os guardas de Afonso Dhlakama que cometeram aquele crime. Nada lhes desvia da percepção de que os criminosos que cometeram aquele acto são os assassinos do grupo de esquadrões de morte. Eles têm todas as evidências suficientes. Vale sublinhar que com isto tudo o governo de Nyusi está dando grandes passos para conflitos diplomáticos entre Moçambique e Portugal. Estão a minar as amizades.
. Muzungu Ndini, terras alheias.
Gosto
Comentar
Comentários
Nacer Rungo Rungo
Nacer Rungo Rungo Isso é bom para este governo do dia assassino corruptos
Gosto · Responder · 2 h
Cadu Moreira
Cadu Moreira Cara sem vergonha(governo) usa a RENAMO como "bode expiatório"! Pelo que eu saiba é que não foi a RENAMO que criou esquadrões de Morte.
Gosto · Responder · 2 h
Virgilio Rodrigo Elila Gilio
Virgilio Rodrigo Elila Gilio Amargou para a turma do tseke
Gosto · Responder · 2 h
João Luanda
João Luanda JA ERA SABIDO K O MONTEIRO VAI MENTIR EM PORTUGAL. Pork proibiu as autoridades portuguesas para vir investigar o caso, viu k iam apurar a verdade contrariando dakilo k ele foi mentir em portugal. Moçambíque
Gosto · Responder · 2 h
David Jairosse
David Jairosse O Basilio É Muito Mentiroso,ele Com A Sua Mentira Pensava Ia Convençer Os Colonos? Agora Frelimo Tens Qui Assumir As Consequençias!
Gosto · Responder · 2 h
Lypanga Rosariio Valenty
Lypanga Rosariio Valenty Parabens aos dirigentes portugueses.
Gosto · Responder · 2 h
Proudly Felix Mondlane
Proudly Felix Mondlane Sera Mocambique depende tanto assim de relacoes diplomaticas de Portugal?
Gosto · Responder · 2 h
Manuel Ribeiro
Manuel Ribeiro Não só de Portugal mas sim de todo mundo de momento e isso
Gosto · Responder · 2 h
Hilario Mahumane
Hilario Mahumane Nem devia perguntar isso. Depende e muito
Gosto · Responder · 1 h
Fato Albino
Fato Albino Fica feio um ministro mintir desta forma, quando estavam acriar esquadroes da morte confiava AS costas da RENAMO
Gosto · Responder · 2 h
Franciscodaniel Manhice
Franciscodaniel Manhice Kkkkkkkk,outra coisa dá pra rir mesmo
Gosto · Responder · 2 h
Pedrocas De Ana Kadzombe
Pedrocas De Ana Kadzombe Os portugueses devem apertar,pra dar juizos
Gosto · Responder · 1 h
Bob Liss
Bob Liss ja imaginam s gil sistak fosse portugues????
Gosto · Responder · 1 h
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Hiiii esta azeda mesmo,os policiais portugueses de investigação deviam vir na terra de tseke para verem de perto a tal investigação.
Gosto · Responder · 1 h
Diolde Freeman
Diolde Freeman Um dia isto pode sujar a sombra dalguns dirigentes de Moçambique
Gosto · Responder · 1 h
Adriana Dos Santos
Adriana Dos Santos Cara de alho filho da menina você #Basílio_Monteiro, nós já sabíamos k o sr só vai mentir e sujar o nome da Renamo , sem necessidade. Espero a Agência Lusa faça o seu trabalho pois eles já sabem do assunto k quem mata em Moçambique é a FRELIMO com os seus esquadrões da morte.
Gosto · Responder · 1 h
Americo Cipriano
Americo Cipriano So me faltava essa...
Gosto · Responder · 1 h
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira Metam açucar.
Henderson Kadzombe
Henderson Kadzombe Mataram uma pessoa errada, Portugal é um pais que se preocupa com o seu povo.
Sodja Rinosvika Kure
Sodja Rinosvika Kure Toda mentira tem pernas curtas
Araújo João Muchare
Araújo João Muchare Matam e mentem....agora ja xtão dsnorteado Portugal ñ ker ouvir isso....
Costa Mondlane
Costa Mondlane Todos sabem que os membros governo è que manda raptar os empresario.agora querem descaregar a culpa em cima da renamo.se o Portugal apertar bem nesses criminosos do governo da frelimo vàm divulgar aonde esta o empresario portugues sabem bem o paradeiro do desaparecido.assacinos de merda frelixo
Juliao Mussalafo
Juliao Mussalafo Esse ministro ki sai na sobra de bananeira ,deixar de culpar aRenamo.
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare Essa guengue de palhas pah!
Gosto · Responder · 8 min

Sem comentários: